28 de setembro de 2009

Última Hora : Está a chegar "Perfeito Coração"



Já passam na SIC as promos oficiais da nova telenovela da SIC. Protagonizada por Sandra Barata Bello e por Ricardo Pereira, a trama chama-se "Perfeito Coração". O genérico será a música "Gaivota", dos "Amália Hoje".

O grande enigma será o horário da aposta. Irá para o lugar do cada vez pior "Nós Por Cá"? Ou ocupará o lugar de "Salve-se Quem Puder"? Aceitam-se apostas.


Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo à segunda edição do Frente a Frente. A partir de hoje esta rubrica passa a centrar-se apenas na defesa de um programa e não em referir também os seus contras. O duelo desta noite é entre as novelas nacionais e brasileiras. Vote na sua opinião preferida.


A aventura das novelas do Brasil já começou há muito. Em Portugal, a RTP1 foi a sua pioneira ("Gabriela, Cravo e Canela" e "Escrava Isaura", por exemplo) , mas foi na SIC que elas tiveram o devido protagonismo. No início de vida da estação de Carnaxide, as novelas brasileiras muito contribuíram para o seu crescimento.
Os seus resultados puseram a SIC na ribalta, tendo ajudado o canal a atingir shares próximos dos 50%.

As novelas brasileiras foram um marco da história televisiva em Portugal. Milhões e milhões de pessoas até há bem pouco tempo acompanhavam em massa as produções da terra de Vera Cruz. No entanto, nos últimos anos, temos assistido no nosso país a uma quebra de audiências nas novelas de origem brasileira.
Com o crescimento a olhos vistos da produção nacional, tornou-se visível a mudança de hábitos dos portugueses. A maior parte do público deslocou-se para a TVI, onde assistiu e continua a assistir a verdadeiros fenómenos de audiência.

No entanto, nunca é de desprezar a qualidade das novelas brasileiras. Acompanhei várias que me marcaram. "A Torre de Babel", "Terra Nostra", "Malhação", "New Wave" e "Laços de Família" foram algumas delas. Mas mais recentemente, também acompanhei "Páginas da Vida", "Cobras & Lagartos", "Paraíso Tropical" e "Beleza Pura".

No meu ver, a qualidade das novelas brasileiras é nata. As histórias de vida que nelas são retratadas, os personagens que nos ficam na cabeça, algumas expressões que não esquecemos, as paisagens maravilhosas que são mostradas, são
elementos de enorme prestígio das produções do Brasil.
No entanto, o facto de se estar constantemente a lançar novas novelas, muitas delas com argumentos parecidos, leva a
que as pessoas não fiquem a elas tão agarradas.
Isto acontece em Portugal, mas também no Brasil. Apesar da Globo ser a líder de audiências nas terras de Vera Cruz, já viveu melhores dias.

Por isso tenho esta opinião: às vezes para se ter qualidade, é preciso não existir tanta quantidade. As novelas brasileiras vão ser sempre um marco de televisão, mas pelo menos em Portugal, a SIC tem de mudar a estratégia que tem, ou então escolhe-las melhor.
É por isso que neste momento vemos a estação de Carnaxide a apostar na promoção de "Viver a Vida".
Não sei se vai ter grandes resultados, mas acredito que o primeiro episódio vai agarrar muitas pessoas ao ecrã. Mano
el Carlos é do melhor!


Quando se fala em telenovelas portuguesas, a nossa ideia vai sempre ter ao encontro da TVI. Afinal foi para os lados de Queluz de Baixo que se apostou forte em ficção nacional. Mas, antes disso, elas também existiram no canal público (o caso de “Vila Faia”) ou na SIC (“Ganância”, ”O Jogo”). Contudo foi efectivamente pela mão de José Eduardo Moniz que as telenovelas portuguesas entraram nas “bocas do povo”.

A “bomba” deu-se com “Jardins Proibidos” e desde aí, nunca mais parou, tendo a TVI somado sucessos atrás de sucessos. É notório o aumento de qualidade das produções, do elenco, das personagens e dos argumentos.

Há um progresso. A aposta em enredos mais populares, a descoberta de locais fascinantes, a expansão até outros países, culturas, formas de estar.. O uso de temas fortes, como a homossexualidade, as doenças terminais… tudo isto contribuí para aquilo que hoje fez, faz e fará parte do universo ficcional português. Quem não se lembra de “Todo o Tempo do Mundo”? De “Saber Amar”? De Fernanda Serrano a rapar o cabelo em “Queridas Feras”?

Se há produto que actualmente consegue (e faz) muitas vezes resultados superiores a jogos de futebol, ele é sem duvida alguma uma telenovela nacional. Telenovelas estas, que acabaram com a liderança das homónimas brasileiras. Talvez devido ao facto de se adequarem mais ao panorama nacional, de estarem mais ao encontro da realidade portuguesa. Perderão estes produtos de ficção o protagonismo? Não, não. Penso que cada vez mais alcançarão óptimos resultados, porque os portugueses estão fartos de “programas da carochinha”, e as telenovelas permitem que vejam a vida com esperança. Contudo, por vezes tornam-se um pouco saturantes e cansativas.

Mas é disto que o povo gosta, e é graças a ele que as telenovelas alcançaram o seu “estatuto” na televisão nacional.


PS - Aqui ficam os resultados do primeiro Frente a Frente:

Vida Nova, por Tiago Henriques - 66%
"As Tardes da Júlia" por Diogo Santos - 33%

Findada a enquete, damos início a outra. Vote na opinião que achou mais forte!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje inclui uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Não esquecer que às 21:00 está presente a rubrica Frente a Frente no Televisão-Opinião.

Um homem certo no lugar errado

“Domingo seremos muito mais”. O último cartaz eleitoral que o CDS colocou na rua, nos derradeiros dias de campanha eleitoral, era premonitório. A correria de Paulo Portas, com uma campanha inteligente, já não assente na lavoura como há quatro anos e meio, mas em todos os assuntos importantes da governação do País, deu resultados ontem à noite.

Com um resultado histórico, Paulo Portas ganhou em toda a linha: secando o PSD (milhares de eleitores sociais-democratas, não se revendo no estilo e nas ideias conservadoras de Ferreira Leites, votaram em Portas) e encostando Sócrates à parede, deixando os socialistas reféns do seu resultado.

Se é certo que o PS é o claro vencedor das eleições, não é menos certo que os socialistas vão ser obrigados a negociar. Ao chegar às duas dezenas de deputados na Assembleia da República, Portas conta. E pode ser o fiel da balança.

A vitória de Portas, que lhe permite continuar a cavalgar a onda anti-sondagens (que, apesar de lhe terem sido mais favoráveis na última sondagem, não se aproximaram do resultado final), é mais uma prova do que cada vez mais gente diz: Portas, este Portas, é o homem certo no lugar errado. Fosse ele líder do PSD e outro galo cantaria...

Audimetria - 27/09/2009


Já era de esperar a vitória da RTP1 nas Legislativas. É raro que quando ocorrem eleições, não seja a estação pública a que mais audiência tem na sua emissão.
Eu acompanhei os 3 canais a partir das 20:00, e achei a SIC mais fraca.

Em termos de audiências, o Legislativas 09 na RTP1 obteve 12,2% de rating e 34,1% de share, na TVI conseguiu 8,2% de rating e 22,6% de share e por fim o na SIC ficou-se pelos 7,7% de rating e 21,4% de share.

O programa de talentos da TVI ficou em segundo lugar a partir das 19:00. 7,9% de audiência média e 32,8% de share foi o resultado de Uma Canção para Ti.

Quanto ao filme da SIC, O Tesouro 2, superou os 30% de share. Foi um bom resultado que não transitou para o Legislativas 2009 das 19:00.
A RTP1 esteve fraca durante a tarde, com Dá-me Música e Telejornal a fazerem menos de 19% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor


Ainda relativamente a audiências, dou por encerrada a enquete que tinha com pergunta o seguinte: "Em termos de audiências, quem ganhará a noite eleitoral?".

Aqui ficam os resultados:

SIC - 45%
TVI - 33%
RTP1 - 21%

Como podemos ver, as expectativas dos leitores acerca das audiências para as Legislativas, saíram "furadas".

Revista de Imprensa 28/09/2009



Bom Dia, bem vindos à primeira Revista de Imprensa de hoje.
Mostramos-lhe por isso os convidados desta semana do programa fenómeno da SIC, e uma das novidades da RTP2.

E os Esmiuçados desta semana são...


Já são conhecidos os convidados desta semana do "Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios".

António Vitorino, dirigente do PS, estará presente no programa na segunda-feira. No dia seguinte, é a vez de António Costa ser "esmiúçado". Já a meio da semana é o candidato social democrata à Câmara Municipal de Lisboa que fará companhia ao quarteto humorístico. Na quinta-feira, o entrevistado é o autarca do Porto, Rui Rio.

"Paraíso Filmes" em reposição na RTP2

A série que em tempos animava os serões da RTP1 está de volta, mas desta vez ao segundo canal estatal.

Apesar de ser uma reposição, vale a pena ver de novo a série protagonizada por António Feio e José Pedro Gomes. "Paraíso Filmes" foi produzido pelas Produções Fictícias e conta com textos de Nuno Markl e Filipe Homem Fonseca e foi gravada em 2001.

A série narra a história de uma equipa de produção que se propõe fazer grandes filmes para uma estação televisiva que quer combater o líder de audiências. O grande problema é o escasso orçamento, que leva cada uma das personagens a fazer vários papeis.

Fontes: Jornal de Notícias, 24 Horas