9 de abril de 2011

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!

Resumo Semanal

Mais uma semana passou e, mais uma vez, a ficção liderou. Tanto "Anjo Meu" como "Espírito Indomável" continuaram a ocupar o top dos cinco programas mais vistos do dia, e até "Sedução" surpreendeu!
Nas manhãs, nada a acrescentar. A dupla de apresentadores de "Você na TV!" continua imbatível, não perdendo nem em horário nobre! "Uma Canção Para Ti" venceu "Portugal Tem Talento" no último domingo, e a diferença em rating foi significativa. Razões? Marcelo Rebelo de Sousa capta a atenção dos portugueses, o que faz com que estes continuem sintonizados na TVI durante o resto da noite.
Nas tardes, a subida de "Escrito nas Estrelas" é de assinalar, tal como veremos mais à frente.
Por outro lado, não esquecer o futebol. A partida entre o Real Madrid e o Tottenham para a Liga dos Campeões marcou a semana, assim como a entrevista de José Sócrates à RTP!
Fique agora com uma análise mais pormenorizada às audiências!


Manhãs (10:00 - 13:00)



Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuaram à frente de Jorge Gabriel e Sónia Araujo, e Júlia Pinheiro. Os apresentadores de "Você na TV!" foram os eleitos dos telespectadores nacionais no horário das 10:00 às 13:00, conseguindo alcançar shares superiores a 30%.

Quanto à "Praça da Alegria", manteve o seu segundo lugar, assegurando à RTP1 um bom lead-in para o noticiário da hora de almoço.

Por fim, e sobre "Querida Pinheiro", nada a acrescentar. O talk-show da estação de Carnaxide conseguiu esta semana marcar presença no top dos dez programas mais vistos da SIC, ainda que com resultados pouco competitivos. Só com o tempo Júlia poderá, ou não, tornar-se competitiva.

Tardes (14:00 - 20:00)




A descida de "O Preço Certo" está a tornar-se num pesadelo para a RTP1. Apesar de a estação pública não estar ainda em terceiro lugar, a verdade é que a concorrência de "Morangos com Açúcar" aumentou, acabando por captar mais espectadores que Fernando Mendes. Na segunda-feira, a novela da SIC ficou em primeiro lugar e, na terça-feira foi a vez de "Morangos com Açúcar" subir ao pódio. Com um "Portugal em Directo" cada vez mais fraco, "O Preço Certo" não tem aguentado o horário das 19:00 da estação pública.

No início das tardes, destaque para o resultado de "Ribeirão do Tempo" de quinta-feira. A novela do início das tardes da RTP1 alcançou 4,2% de audiência média e 35,2% de share. "Alma Gémea" acabou por ser relegada para segundo lugar esta semana, mas mesmo assim à frente de Fátima Lopes que, anteontem, não foi além dos 19,9% de share.

Quanto aos restantes talk-shows, "Portugal no Coração" e "Boa Tarde" não surpreenderam, e continuaram abaixo do esperado. Pelo contrário, "Ti Ti Ti" tem conseguiu manter a sua audiência, vencendo igualmente a concorrência da RTP1 e TVI. Aliás, em relação a esta última não há muito a acrescentar, na medida que "Agora É Que Conta" não consegue atingir um resultado competitivo.

Noite (21:00 - 00:00)



Os últimos dias foram de "Sedução". A novela da autoria de Rui Vilhena tem alcançado audiências muito satisfatórias, tendo sido nesta última sexta-feira o sexto programa mais visto do dia. Para trás ficaram "Araguaia" e "Passione" que, apesar da derrota, conseguiram atingir resultados superiores à média diária da SIC. Aliás, no caso da última produção referida, não esquecer o resultado de quinta-feira no início da madrugada: 4,7% de rating e 29,7% de share.

Ainda ao nível da ficção, de destacar a presença de "Laços de Sangue" no top dos cinco programas mais vistos do dia, assim como os bons resultados de "Anjo Meu" e "Espírito Indomável". Tal como nas semanas anteriores, as duas novelas da TVI lutaram pelo primeiro lugar!

Em termos de séries, a queda de "Portugal Tal & Qual" para os 9,4% de share na última quinta-feira deveu-se à concorrência do jogo transmitido pela estação de Carnaxide. A partida entre o Sport Lisboa e Benfica alcançou 16,6% de audiência média e 43% de share. Com ela, o pós-jogo acabou por surtir resultados no top dos programas mais vistos, alcançando "Os Golos" e "Os Homens do Jogo" valores satisfatórios.

Em relação "A Família Mata", nada a acrescentar. A série da estação de Carnaxide continua a fazer rir alguns portugueses, pois aos restantes parece não captar grandes interesse. Com valores inconstantes, esta aposta da SIC ainda não se afirmou no horário nobre, apesar de vencer a "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão".

Por fim, de referir o resultado da primeira entrevista a José Sócrates depois da sua demissão, transmitida pela RTP1. O "Especial Informação" atingiu os 12,1% de rating e 29% de share.

Figura da semana


Judite de Sousa

As entrevistas de Judite de Sousa transmitidas pela estação de Queluz de Baixo acrescentaram qualidade ao "Jornal Nacional". No entanto, as audiências do noticiário não se alteraram, ficando atrás do "Telejornal" e, em alguns dias, do "Jornal da Noite".
Ninguém dúvida do talento de Judite Sousa, contudo os valores registados apenas provam que a informação da TVI ainda não está totalmente ligada aos telespectadores nacionais. Apesar de Marcelo Rebelo de Sousa vencer, uma semana tem mais dias para além de domingo.
Veremos...

Número da semana



22,9%

... foi o share alcançado pela última emissão de "Depois da Vida". O programa apresentado por Iva Domingues foi o sétimo mais visto da TVI.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela estação pública. A partida entre a selecção nacional e a Finlândia atingiu os 21,1% de audiência média e 47,6% de share, pelas 21 horas e 29 minutos do dia 29 de Março. Assim, a essa hora, estavam sintonizados na RTP1 mais de dois milhões de telespectadores.
Em segundo lugar neste campeonato ficou o episódio de "Espírito Indomável", transmitido no dia 30 de Março. A novela da TVI alcançou 17,5% de rating e 46,5% de share, pelas 22 horas e 37 minutos desse dia.

Esqueceram-se de...Gonçalo Santana!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim! Esta noite recordamos o actor Gonçalo Santana.


Actualmente com 34 anos, começou a sua carreira em televisão na 5ª série de 'Morangos com Açúcar' e depois disso participou na novela 'Perfeito Coração' da SIC, onde desempenhou o papel de melhor amigo do protagonista, Ricardo Pereira e fez uma curta participação na série da RTP 'Cidade Despida'. Antes de dar o passo que o levou para a ribalta, Gonçalo Santana foi e continua a ser, desde 1997, manequim profissional tendo por isso trabalhado em várias capitais da moda e desfilado algumas vezes na Moda Lisboa e Portugal Fashion.


O seu percurso profissional tem sido sempre ascendente, fazendo todos os projectos em que se insere com sucesso e profissionalismo. Numa altura em que a aposta em ficção tem ganho novos contornos seria bom voltar a vê-lo num novo projecto e, já que foi a SIC a última estação para o qual trabalhou, seria até inteligente 'transformá-lo' num dos seus novos galãs, uma vez que esse papel apenas tem ficado a cargo de Ricardo Pereira e de Diogo Morgado, o que já se torna cansativo quer para o público quer para os próprios actores, que não podem assim mudar radicalmente o seu registo.
Gonçalo Santana está casado há dois anos com Ana Cunha e para que a sua vida seja repleta de felicidade só lhe faltava mesmo regressar ao trabalho.

Irene Palma de saída da TVI


A apresentadora do magazine "Vamos à Bola", da TVI, parece estar de saída! Segundo a comunicação social, Irene Palma irá integrar a equipa da direcção de comunicação do Sporting Clube de Portugal. Fruto das reformulações no clube de Alvalade, Irene Palma acabou por ser a escolhida do vice-presidente do clube, Carlos Barbosa.
É assim o adeus da apresentadora ao canal da Media Capital! Qual será a sua sucessora?

Informação da TVI de "cara lavada"


Desde a confirmação oficial da chegada de José Alberto Carvalho à informação de Queluz de Baixo que se tem especulado que a cenografia dos blocos noticiosos do canal serão renovados.


E é isso mesmo que o Correio da Manhã confirma, ao revelar que o novo director de Informação da TVI chegará à apresentação do Jornal Nacional quando os novos cenários estiverem prontos.


Embora ianda não haja uma data prevista, tal poderá suceder ainda em Abril ou, no mais tardar, no mês de Maio. Até lá, Pedro Pinto e José Carlos Pereira continuarão à frente do principal noticiário da estação de Queluz de Baixo.


Quiosque: Correio da Manhã

Marco Horácio feliz na SIC


Depois de alguns programas de sucesso em Carnaxide, o actor é um dos mais recentes exclusivos do canal. Actualmente a dar vida ao Marco de A Família Mata, Marco Horácio mostrou-se feliz com a proposta da SIC, em entrevista à mais recente edição da TV Mais:


“A SIC sempre foi a minha casa. A exclusividade com o canal é o resultado do trabalho que tenho feito há alguns anos e que também tenho realizado. É um voto de confiança que me estão a dar. É bom saber que contam connosco”, começa por dizer.


Na mesma conversa, o actor adiantou que acredita que a estação de Carnaxide lhe dará novos projectos com os quaise se identifique: “Não gosto de fazer nada por obrigação. Sempre me deram carta branca para fazer o que quisesse em cada projecto”.


A terminar, Marco Horácio mostrou vontade em voltar a fazer dupla com Diana Chaves: “Tenho saudades de trabalhar com a Diana Chaves. É uma companheira cinco estrelas”, explicou.


Quiosque: TV Mais

Treinadores falam de "Peso Pesado"


Eram, até há bem pouco tempo desconhecidos dos portugueses, mas a partir de 1 de Maio passarão a ser bastante admirados pelos telespectadores da SIC. Sara e Rui são os dois treinadores dos 20 concorrentes de Peso Pesado.

Em entrevista à Maria desta semana os dois profissionais falaram sobre este projecto.


“O grande objectivo é, claro, perder peso, mas há toda uma estrtura mental que temos de ajudar as pessoas a alterar. Estamos a falar de pessoas deslocadas da sociedade e psicologicamente afectadas com alguns dramas. São pessoas que não se souberam libertar de algumas angústias. Se saírem da herdade com a auto-estima mais elevada, ainda que tenham algum peso, já valeu a pena”, começa por dizer o professor de educação física de 39 anos.


Já a personal trainer de 31 anos admitiu que já se emocionaram ao longo do programa: “Sim, já me emocionei bastante. Há determinados concorrentes com histórias de vida emocionantes, que nos levam mesmo a abraçar aquele momento de uma maneira espectacular. Deixam-nos sem palavras”, admite.


Ainda assim, os dois treinadores têm conseguido manter a postura que a posição de ambos “impõe”: “Há situações em que temos de ser duros e outras mais carinhosos. Isto tem de ser trabalhado, porque muitos deles já prometeram mil vezes que iam deixar de comer isto e aquilo e falharam sempre”, frisou Rui.


À semelhança do que já aconteceu no original norte americano, também por cá já houve desilusões na hora da pesagem, garante o treinador: “Haverá situações em que as coisas podem correr menos bem, há uns que vão perder peso mais rápido. Isso é algo que foge ao nosso controlo, que é o metabolismo”, concluiu.


Quiosque: Maria

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

TVI quer António Vitorino


Tal como a imprensa já havia avançado, a nova direcção de informação da televisão de Queluz de Baixo pretende mesmo contar com o antigo comentador de As Notas Soltas (da RTP).


Foi num encontro com os jornalistas que José Alberto Carvalho adiantou que o socialista "está entre os potenciais" reforços face à necessidade de a TVI alargar o seu lote de comentadores.

Embora desminta o convite oficial, o novo director de informação de Queluz de Baixo já falou com António Vitorino e afirmou ao Correio da Manhã que se trata de “um excelente comentador” e que “não há nenhuma dúvida sobre isso”.


Este seria mais um reforço de forma a garantir o “equilibrio” no que ao lote de comentadores diz respeito, pretendido pela nova direcção de informação da TVI.

Resta aguardar para ver se António Vitorino se voltará a cruzar com Judite Sousa, como o fez durante vários anos na RTP.


Quiosque: Correio da Manhã

TVI vai mesmo avançar com "Mulheres Ricas"

Depois de muito se ter especulado sobre o programa que promete dar que falar, eis que a edição desta semana da revista Maria adianta que a versão portuguesa de Mujeres Ricas vai mesmo avançar.


Segundo a referida publicação, Mulheres Ricas já está mesmo a ser gravado e deverá estrear após o término de Perdidos na Tribo. A apresentação, essa, parece estar mesmo destinada a Fátima Lopes e Lili Caneças é uma das concorrentes.


Quiosque: Maria

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Está em linha mais um Episódio Seguinte!


João é detido


Depois de muito tempo afastados, João e Inês voltam a ficar juntos. Todavia, Diana, ao tomar conhecimento do reatamento prepara a vingança. Durante uma tarde, a vilã segue o médico e vê-o trocar beijos apaixonados com a irmã. Furiosa, prepara um esquema para dar uma lição a Inês, mas o tiro sai-lhe pela culatra.


Quando está prestes a sacar de uma arma e apontá-la à loira, João descobre tudo e ataca-a. Completamente fora de si, o filho de Francisca tenta estrangular a ex-mulher na rua e em plena luz do dia. Inês consegue travar a fúria do amado e Diana sai a correr.


Com sede de vingança, a dona da Ioiô procura uma esquadra da polícia e faz queixa do médico por agressão. Furiosa, mostra ainda ao agente da autoridade as marcas no pescoço e a polícia regista o ocorrido. Ainda insatisfeita, a malvada aproveita e faz queixa de Graciete e António por rapto quando ela era ainda uma criança.


Entretanto, a polícia procura João e pedem-lhe que os acompanhe. O médico fica preplexo, mas acaba por concordar. Já na esquadra, recebe a visita de Gastão, que lhe eprguntaq se ele pôde ter sido tão rude com Diana.


O rapaz tenta explicar o que aconteceu e que eprdeu a cabeça naquele momento, mas garante que, por mais ódio que sinta pela ex-mulher, não a queria matar. O advogado diz ao filho que o compreende, mas assegura-lhe que não consegue evitar que ele passe a noite na prisão. João fica preocupado com Inês, que não sabe de nada.


Júlia manda matar Belmiro


O pai de Vitória está muito irritado desde que descobriu que toda a verdade sobre ele está disponível em DVD… e que Danilo possui a gravação que o incrimina de muitos roubos – motivo pelo qual Alice desapareceu no passado.


Numa primeira fase, Júlia instiga o marido a matar o cabeleireiro, para se ver, finalmente, livre dele. Todavia, a vilã continua sem ficar descansada, pois teme que Belmiro, mesmo que vá preso, conte à polícia algo sobre Aníbal.


Assim sendo, e sobre chantagem, contrata Danilo para acabar com a vida de Belmiro. O falso gay recusa, numa primeira fase, mas ele diz que tem provas que o colocariam em maus lençóis. O cabeleireiro acaba por aceitar, mas não executa a tarefa e confidencia a Laura o que se está a passar.


CURTAS:

Em Espírito Indomável, Beta faz tudo para esquecer o dia em que ficou “plantada” no altar e embebeda-se na festa do Refúgio. Completamente fora de si, a jovem dança em cima das mesas e fala bastante alto. Acaba por ser Cris quem a leva para casa.


Em Anjo Meu, na véspera do dia das eleições, algo de grave acontece a Joana Rita. A proprietária da Tamargueira é raptada e brutalmente violada. Revoltado, o povo “elege” um culpado: Rogério, mas somente a irmã de Hermano poderá dizer quem fez tamanha maldade.


Em Morangos com Açúcar, Inês e Marta estão em casa à noite, quando lhe batem à porta. São dois assaltantes armados, que lhes apontam armas de fogo.


Em Escrito nas Estrelas, Ricardo e Vicente há muito que estão de costas voltadas, mas o destemido e frontal Vicente tenta por um fim ao desentendimento e acaba esmurrado, no escritório de Ricardo.


Em Araguaia, Solano vai para o rio socorrer Manuela, mas o seu barco fica sem combustível e é arrastado para a cachoeira. O acidente deixa-o em coma profundo.


Quiosque: Maria, Telenovelas, Mariana, ANA, TV Guia

Cláudio Ramos ambiciona "Jornal Rosa" independente


Actualmente à frente de uma das rubricas do Querida Júlia, o comentador volta a afirmar algo que já dissera anteriormente: gostava de ter um programa sobre o “social” independente.


“Este formato teria audiências e eu tenho afirmado esa ideia. Não tenho a mais pequena dúvida de que o caminho a seguir é por aí”, começa por dizer à Notícias TV desta semana.


Cláudio Ramos defende que faria todo sentido a aposta num programa deste género com a duração de “35 a 40 minutos”: “O Jornal Rosa e esta maneira de fazer fama em televisão marcam a diferença. Mas ainda é cedo. Eu também aprendi a esperar. Tenho tido muita sorte na vida… quando chegar a altura certa, cá estarei”.


A terminar, o apresentador desvalorizou os parcos resultados do novo programa de Júlia Pinheiro: “Eu só olho para os números do Jornal Rosa. Todos os produtos precisam de tempo para se afirmar”, frisou.


Quiosque: Notícias TV

"Depois da Vida" com Artur Agostinho

À semelhança do que aconteceu com Carlos Castro, na terceira temporada do programa de Iva Domingues, também a quarta contará com a presença de um convidado que já não se encontra entre nós.


“Foi uma infeliz coincidência. São coisas que não prevemos, está fora do nosso controlo”, explicou a apresentadora à edição desta semana da Notícias TV.


Assim, quando estrear a quarta temporada de Depois da Vida, que deverá ser ainda antes do início do Verão, Iva Domingues conversará com Artur Agostinho, que faleceu recentemente.


Quiosque: Notícias TV

"Quem Tramou Peter Pan" com políticos?



Hoje é o dia marcado para a estreia do programa Quem Tramou Peter Pan? que vai contar com a apresentação de Catarina Furtado.

Como já foi noticiado, os primeiros convidados vão ser o seleccionador nacional, Paulo Bento, Fernando Mendes, Ana Moura e Rui Unas.

Contudo a apresentadora tem o desejo de receber outras figuras da nossa sociedade como por exemplo políticos, “Gostava imenso de ter os nossos grandes políticos: o primeiro-ministro demissionário e o actual Presidente da Republica” revelou a apresentadora à Notícias TV desta semana.

“Houve convites recusados na área da política. Não é a altura ideal para fazer convites e percebo perfeitamente todas as recusas. E nesta altura que temos esta situação política não faz sentido nenhum eles virem” considera.

Apesar de tudo, espera-nos um programa muito divertido e que vive do improviso.

Hoje pelas 21:00H não deixe de ver a estreia de Quem Tramou Peter Pan? na RTP1.

Quiosque: Notícias TV

Momentos

Bom dia! Este sábado no Televisão-Opinião é marcado por um programa apresentado por Eduardo Madeira e Marco Horácio. Apesar de não ter tido o devido sucesso, "Notícias em 2ªMão" saltou na grelha de Carnaxide e, actualmente, é emitido pela SIC Radical.
Sintonize-se numa das peças com mais sucesso do programa!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A dúvida metódica

É impossível dizer se José Sócrates teria sido primeiro-ministro deste País sem televisão. Mas é óbvio para qualquer observador que o "animal feroz" construiu a sua imagem no pequeno ecrã. Primeiro como comentador, ainda na RTP1. Corria o ano de 2002, Durão Barroso estava em S. Bento e Sócrates e Santana Lopes debatiam a actualidade política ao domingo à noite na estação do Estado.



Foi, pois, na televisão que se tornou conhecido dos portugueses, foi na televisão que ensaiou as suas mudanças de humor: ou quando se irritou com José Alberto Carvalho e Judite Sousa na RTP1, na fase mais irada da sua governação, ou quando foi cândido e doce com Ana Lourenço, na SIC, após a derrota nas Europeias de há dois anos.


Foi na televisão, a pensar nela e no seu impacto, que Sócrates governou, sabendo do poder das imagens, do marketing, mais na forma do que no conteúdo. Foi pela televisão, e a pensar nela, que o engenheiro aprendeu a falar com teleponto, tornando-se no primeiro primeiro-ministro português treinado para falar às massas, num contexto global.



Sou dos que acham que não vale a pena antecipar cenários. Sócrates não está morto, e já provou ser um resistente. Mas não deixa de ser irónico que um primeiro-ministro construído na TV cometa harakiri na televisão. Aquela dúvida metódica socrática ("fico melhor a olhar para aqui ou para ali?"), transmitida pela RTP e TVI, antes de comunicar ao País o pedido de ajuda externa, vai sair-lhe cara.


Neste contexto, o grave não é o que as imagens mostram, é sim a interpretação popular que as imagens permitem.