13 de janeiro de 2011

Falar Televisão

A vida tem que continuar


É já amanhã que a TVI estreia a terceira temporada de Depois da Vida, um programa gravado há já algum tempo, mas que apenas agora será exibido.

Face ao sucesso das duas anteriores temporadas, não tenho qualquer tipo de dúvidas de que será mais uma óptima fonte de audiências para Queluz de Baixo. Afinal de contas, embora muita gente o critique, os mais sépticos e, arriscaria mesmo a dizer, os que também não o são, não ficam indiferentes.


Se a tudo isto juntarmos o facto de para a estreia o convidado ser Carlos Castro, o homem que, pelas piores razões tem estado nas bocas do mundo, é óbvio que ninguém dúvida de que a audiência da TVI naquele horário vai, com certeza, multiplicar-se.

Confesso que achei que a direcção de programas esteve bem ao avançar já com o episódio em que o cronista foi protagonista, uma vez que aproveitou o timming do momento e ainda fará uma pequena homenagem.

Para além de tudo isto, é sempre bom ver uma das mais comunicativas apresentadoras da nossa televisão de regresso aos ecrãs. E tanto que eu gosto de Iva Domingues. Com certeza que as boas indicações que deixou na segunda temporada se tornarão agora ainda mais certezas. Sim, porque a comunicadora está com vontade de mostrar que, mesmo subaproveitada, continua a “dar o litro”.

Venha de lá a quarta série, sim, porque esta vai, certamente, manter os bons resultados.

José Raposo em "Alta Definição"


Depois de, na semana passada, Pedro Mourinho ter marcado presença no programa de Daniel Oliveira a propósito do aniversário da SIC Notícias, neste sábado é o ex-marido de Maria João Abreu o grande entrevistado!
José Raposo promete assim desvendar alguns dos seus segredos da sua vida.

Renato Seabra participou em "Salve-se Quem Puder"


Foi na equipa "Fãs da Banheira" que Renato Seabra apareceu pela primeira vez em televisão. Ao lado de Diana Chaves e Marco Horácio, o jovem de Cantanhede referiu que se vencesse o programa das paredes "seria capaz de ir comemorar para uma ilha deserta na companhia de um peluche".



Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fala-se! - 13/01/2011

Boa tarde! Nesta quinta-feira Fala-se de...

José Carlos Malato

O apresentador da estação pública já está de volta a Portugal. Depois de ter passado o ano em Amesterdão com um amigo, José Carlos Malato regressou de umas forçadas férias. Ao que parece o profissional da RTP1 terá apanhado uma gripe que o impossibilitou de sair da cama durante alguns dias. Apesar deste estado, o apresentador já recuperou e está em Portugal com todas as suas forças!

Fernanda Serrano

A actriz da TVI é esta semana uma das figuras principais da TV Mais. Fernanda Serrano acompanhou Eduardo Beauté no dia do seu aniversário. Ciente da importância do cabeleireiro na sua vida, a mulher de Pedro Miguel Ramos fez questão de presentear o amigo com a sua companhia num dia tão especial. Depois de ter arranjado o cabelo, os dois partiram para uma longa tarde de compras, na qual foi possível comprovar a cumplicidade que os une.

Quiosque: TV Mais, TV Guia

"Ídolomania" mais barata


Para fazer frente à crise que afecta o país, Manuel Moura dos Santos já tomou uma decisão para evitar a baixa afluência dos fãs aos concertos da Ídolomania. "Este ano, temos uma política de preços baixos", revelou à TV Guia desta semana.

Ciente de que o sucesso desta quarta temporada do Ídolos não foi semelhante ao da edição passada, o ex-presidente do júri do talent-show da SIC demonstra ter consciência de que os tempos que se vivem não permitem decisões precipitadas. Apesar desta medida, os cachets dos concorrentes não irão sofrer grandes alterações em comparação com os da Ídolomania do ano passado. "Em princípio, será semelhante. Os dois finalistas ganham mais do que os restantes", revelou Moura dos Santos. Assim, enquanto Sandra Pereira e Martim Vicente auferirão cerca de mil euros por cada concerto, os restantes ex-concorrentes apenas levarão para casa quinhentos euros.


De referir igualmente que um dos participantes mais polémicas desta edição do Ídolos poderá estar de partida para o Brasil. Neemias Silva, fortemente criticado pela sua desafinação, foi convidado para participar na edição brasileira deste talent-show. No entanto, ainda não está decidido se o jovem de 17 anos poderá ou não embarcar no avião para encantar as terras de Vera Cruz. "Como ele tem contrato com a produtora portuguesa, ainda temos que falar com os responsáveis e saber se eles autorizam", referiu o pai de Neemias.

Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa - 13/01/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira. Fique a par dos principais destaques informativos da manhã.

Só Visto! ao estilo de Fama show


Tal como foi possível ver no passado domingo, o Só Visto! vai passar a centrar-se em conteúdos culturais e em entrevistas a ilustres personalidades da nossa praça. À semelhança de Fama Show, onde Andreia Rodrigues, Laura Figueiredo, Liliana Campos, Rita Andrade e Vanessa Oliveira dão o corpo ao programa, também em Só Visto! serão as mulheres a reinar em frente às câmaras. É neste sentido que Marta Leite de Castro afirma notar agora uma grande alteração do magazine após a saída de Daniel Oliveira do primeiro canal: "O Só Visto! era muita herança do Daniel Oliveira e isso é de louvar. Porém, cada vez mais, temo-nos distanciado um pouco. Primeiro, quando eu comecei a apresentar e, agora, com estas mudanças de conteúdo. Nesse sentido, cortámos o cordão umbilical".

Numa tentativa de reduzir os custos, os estúdio do Só Visto! e Top + são o mesmo. Para tentar fazer frente à crise, a estação pública procurou rentabilizar o investimento feito nos dois programas. "São dois décors num só, que se transformam. É uma forma de rentabilizar, que torna os custos mais baixos", revelou José Fragoso à TV Guia desta semana.

Fim de Negócio da China provoca polémica


Joaquim Monchique, um dos actores portugueses de Negócio da China, já demonstrou à imprensa o seu descontentamento pela decisão da SIC em retirar a novela do ar. Face aos maus resultados o terceiro canal optou por atirar a produção da Globo para as madrugadas. No entanto, e não satisfeito com isso, Nuno Santos acabou mesmo por suspender a novela da grelha de programação da SIC. Segundo o que o director de programas da estação de Carnaxide referiu na sua página do Facebook: "A novela não atingiu os níveis de audiência pretendidos e é preciso ser pragmático a decidir, defendendo o todo em detrimento das partes. Fica a explicação aos espectadores e um lamento pela equipa de produção e equipa artística onde estão, ainda por cima, quatro actores portugueses de crédito firmados".

Perante tal atitude, Joaquim Monchique apenas lamenta a falta de respeito que o canal teve para com os telespectadores que seguiam a novela e que muito a elogiavam. "Considero lamentável e desagradável para os telespectadores que seguiam a novela. É uma falta de respeito! Quanto a nós, actores, tenho pena, mas não sou eu que dirijo o canal".
Quem também não parece ter gostado da situação foi Miguel Fallabela. Ao que Joaquim Monchique revelou à TV Guia, o autor ficou desconsolado com a decisão da SIC: "Falei com o Miguel, que não sabia de nada, e ficou chateado. Disse que nunca viu uma coisa destas: retirar uma novela do ar sem chegar ao fim".

Citação do dia

"Espero ir de férias"

Diana Chaves


Curiosidade do dia

No quinquagésimo quarto aniversário da estação pública irá ser lançado o novo canal de cabo da RTP. Dedicado à música, e com a direcção de Jaime Fernandes, o objectivo do mesmo passará por apoiar a música e os artistas portugueses.



Quiosque: TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Entretanto, em Portugal

1 O fim da transmissão de espectáculos taurinos na TVE é um forte revés para a causa das touradas. Inclusive em Portugal. Com a deserção do principal canal espanhol, a RTP praticamente deixa de ter argumentos em defesa da sua velha tradição, de resto progressivamente manietada ao longo dos últimos anos. A existência de touradas na TV portuguesa, com ou sem bolinha, neste ou naquele horário, tem, pois, os dias contados. E, tendo em conta o recrudescimento da bem--aventurança, que vai encontrando na crise económica e na demagogia evangelística (incluindo a de natureza político-partidária) terrenos assaz férteis, não hão-de ser muitos, esses dias.


2 Continua a crescer, o Canal Benfica - e Zona de Decisão, programa de entrevistas "a grandes figuras de relevo da sociedade portuguesa" (sic), é mais um passo nesse sentido. A presença de Jerónimo de Sousa como convidado prova que a estação começa a ter dimensão suficiente para que a primeira linha da política portuguesa a considere já um veículo de comunicação eleitoral a ter em conta. E isso, mesmo tratando-se do Benfica, o maior clube português (e, eventualmente, o mais bem representado entre os comunistas), é sinal de que já se percorreu um longuíssimo caminho.


3 Insistem os arautos da TV generalista que o anúncio da morte da dita é manifestamente exagerado. A paráfrase, bebida em Mark Twain, tem graça, mas apenas isso. Segundo os principais medidores do investimento publicitário, e perante um contexto de persistente declínio no universo dos media, só a TV codificada e a Internet se vão aguentando. As previsões podiam ser contestadas. As opiniões também. Os números já é mais difícil.