24 de novembro de 2009

Elas Também São Finalistas

Solange Hilário



Catarina Boto


Última hora - "Aqui & Agora" de volta


Não estava previsto a SIC voltar a apostar neste formato televisivo, mas a verdade é que está. Basta, neste momento, 21:09, sintonizar a estação e perceber.

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. Seja bem-vindo ao Discurso Directo desta terça feira. Esta semana, eu, Diogo Santos, assumo o papel de entrevistador, e Miguel Reis, o de entrevistado.


A primeira pergunta está relacionada com audiências. O que tens achado da subida de "Nós por Cá" e "Paraíso", que durante esta semana foram dos programas mais vistos da SIC?

Eu confesso que vejo os dois programas. "Paraíso" está a ficar com uma história mais forte do que no início, e tem começado ligeiramente mais tarde, o que deve ajudar. O "Nós por Cá" é o programa com mais qualidade desde as 7:00 até às 20:00. Acho que está a melhorar um pouco, mas não tem roubado público à TVI e à RTP, mas sim ganho novos telespectadores. Acho que deviam fazer um especial Nós por Cá à noi
te, pois era capaz de dar um impulso ao horário das 19h (era um tentativa de arranjar mais telespectadores).


A troca de "picardetes" entre Manuel Moura dos Santos e Luís Jardim tem preenchido as páginas da imprensa. Achas correcta a atitude dos júris de "Ídolos" e "Uma Canção para Ti"? Terá isto como objectivo promover os dois
programas?

Quero desde já lembrar que quem começou com esta troca de insultos foi o Jardim. Ele disse que o Ídolos era um programa falso, mas se ele acha que o programa é falso, então porque é que esteve lá durante 2 edições?! Eu começo a achar que ele está desesperado com as audiências... Acho que o Manuel esteve muito bem e responder-lhe. Esta polémica teve o início no Luís Jardim, por isso, se alguém quer com esta polémica promover o seu programa é ele... mas não está a resultar...!

Quanto a "Ídolos", o que tens achado da pres
tação de Cláudia Vieira e João Manzarra? Achas que a dupla vai funcionar nas galas em directo? Eu acho que a apresentação de "Ídolos" até agora tem sido "a brincar". Penso que a Cláudia durante mais ou menos as duas primeiras galas vai ficar um pouco "âncorada" no Manzarra mas depois deve ganhar o jeito. Terá de ser mais instantânea.


Fátima Lopes tem-se aproximado de Júlia Pinheiro nas tardes televisivas.
Pensas que "Vida Nova" vai liderar a curto/média prazo?

Eu acho que a luta deve ficar assim mais ou menos até ao Natal. Penso que em Janeiro, "Vida Nova" é capaz de liderar durante a semana inteira. Acho é que têm de pôr para lá mais "pimbalhada", pois está demasiado formal e é só histórias... Mais humor, mais música e mais animação!



Soubemos esta semana que Nilton, foi a primeira opção da SIC, para apresentador de "Salve-se quem Puder". Quem preferias? Marco Horácio ou Nilton? Porquê?


Ainda bem que o Nilton recusou o convite. Ele é muito sério. Até pode ter piada mas não teria quase ligação com o público como o Marco Horácio. E enquanto o Marco Horácio fazia aquela picardia com a Diana o Nilton talvez ia ficar a olhar para as pernas... (risos). A ligação entre o Marco e a Diana é que fez o sucesso... Se fosse o Nilton era capaz de isso não ter acontecido.



Para terminar, Ana Rita Clara substituiu Adelaide de Sousa na condução do programa "Mundo das Mulheres", durante a licença de parto desta. Com o seu regresso, a apresentadora do extinto "SIC ao Vivo" ganhou um novo programa na SIC Mulher - "Querido Mudei o Visual". Acompanhas-te a prestação de Ana Rita Clara no canal temático da estação de Carnaxide? Se sim, o que achaste?

Não, no canal temático não acompanhei infelizmente, mas acompanhei no SIC ao Vivo. Ana Rita Clara podia ter sido apresentadora e não a repórter dos beijinhos. Acho que a deviam ter escolhido para o lugar de Vanessa Oliveira, embora esta tenha feito um bom trabalho.
Devia-lhe ter sido dada mais importância... Mas é uma profissional em que devemos apostar!

Discurso Directo


Hoje, no Fecho!

Audimetria - 23/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 27,8%, seguida da RTP1, e por fim da SIC.
No horário das 19:00, Morangos com Açúcar venceram O Preço Certo. Enquanto a série da TVI obteve 11,2% de rating, o concurso de Fernando Mendes ficou com menos duas décimas. Nós por Cá esteve longe. Ontem conseguiu 6,2% de audiência média.
O noticiário mais visto foi o Telejornal, tal como pudemos ver no quadro. O Jornal Nacional passou para último, apesar da diferença não ser muita. Enquanto o noticiário da SIC obteve 11,5% de rating, o da TVI ficou com menos duas décimas.
No que toca às reportagens, a surpresa vai para a da estação de Carnaxide. "Cadeia Alimentar", chegou aos 14,6% de audiência média e 35,5% de share. "CSI: Portuagal", da TVI, obteve um bom resultado, mas não chegou para a concorrência. Foi o quarto programa mais visto do dia.
No primeiro lugar do top5 de ontem está Meu Amor. A novela da TVI chegou aos 14,8% de audiência média. Deixa que te Leve não esteve muito bem, e baixou aos 12,8% de rating.
No horário nobre da RTP1, As Notas de António Vitorino conseguiram 23,8% de share. Salvador, esteve bem, e chegou aos 20 pontos. Jogo Duplo obteve 8,6% de rating e 22,4% de share.
Na SIC, Perfeito Coração fez 19% de share, e Viver a Vida 24,5%. Sentimentos, na TVI, esteve mal, e ontem não foi além dos 30,1%.

Só Séries


E voltamos esta semana com...


Penso que toda a gente leitora deste blog conhece esta série: Damages.

Uma série comprada pela TVI há cerca de dois anos tendo transmitido a primeira temporada em 2007 e a segunda encontra-se em exibição, às segundas. Claramente, não foi só a TVI que a comprou.

O AXN tem vindo a surpreender-me com as séries que compra e, consequentemente, que transmite. No início, quando saiu, não me suscitou curiosidade porque, apenas me contavam algumas coisas e não prestava muita atenção. Contudo, quando o AXN a estreou fiquei com "a pulga atrás da orelha" (em português curriqueiro) e decidi ver. Não desisti e não me descolei do ecrã.

A série está construída sobre uma história sólida, interessante, misteriosa e fantástica contanto com a fantástica actriz e vencedora do Emmy deste ano para Melhor Actriz Principal em série de drama - Glenn Close.

Glenn Close interpreta a advogada Patty Hewes que é conhecida pela sua atitude pouco normal e bastante insistente. Desde o primeiro episódio da T1 até ao 13 (o último da T1), a história desenrola-se com um suspense incrível: não dizem demais mas também não dizem de menos e o final termina com os chamados "cliffhanger" em que uma pessoa desespera por saber o que vai acontecer a seguir.

Bem, da forma como terminou a T1, não iria esperar menos da T2. Contudo, pelos episódios que vi (dois) não posso inferir que seja boa ou má ou que esteja melhor ou pior. Contudo, ouso dizer que os primeiros episódios não me agarraram tanto como os da T1. Surpreenderam-me, claro mas estão muito parados. Necessita mais acção, mais emoção, mais suspense, mais mistério.


Uma outra série que está para estrear no AXN, às quintas, é Trauma, o novo drama médico da NBC que não tem sido alvo de boas audiências.

Para já, a história é algo interessante a meu ver: um grupo de pessoas que tenta, ao máximo, chegar a tempo para socorrer alguém. E, depois, a partir daí, são desenvolvidas várias situações capazes de os colar ao ecrã. Será boa? Será má? Direi tudo, na próxima crónica e é favor de não perder a estreia desta série, na próxima quinta, às 22h25, no AXN.

Revista de Imprensa 24/11/09

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira. Antes de mais, um pedido de desculpas a todos os leitores desta rubrica, mas por razões pessoais, não a pude postar. Revelo-lhe agora que a partir do próximo mês, esta rubrica sofrerá alguns ajustes ao nível de imagem e algumas inovações no seu conteúdo.

Rita Pereira prestes a gravar CD

Parece que a experiência como jurada em "Uma Canção Para Ti" despertou em Rita Pereira um maior gosto pela música. Ao que tudo indica, a actriz e modelo deverá gravar um CD, após o termino das gravações de "Meu Amor". A ideia surgiu da parte de Luís Jardim, que já tem em mãos vários temas a propor à colega de júri. Resta agora saber se este projecto se torna realidade.

Teresa Guilherme de volta à TVI?

A apresentadora de "Momento da Verdade" está prestes a terminar o período de ausência na televisão portuguesa. Segundo a própria revelou à Notícias TV, o seu regresso deverá ser a um canal por cabo. Nas declarações, referiu ainda que o canal em questão poderá ser o TVI24. Resta agora saber qual o formato que Teresa Guilherme apresentará.

"Portugal de Olhos em Bico" com combinação explosiva

Como o próprio nome do programa indica, Portugal irá ficar "de olhos em bico. Isto porque o programa contará com a apresentação de uma dupla muito curiosa. José Pedro Vasconcelos e Yoshi, o apresentador do original japonês. A comunicação entre os dois deverá ser complicada, mas estão prometidos vários momentos de diversão. O contributo de nipónicos estende-se também ao júri, que será o mesmo da versão original, Mr Flu. Os assistentes que têm como missão "atrapalhar" os concorrentes, também serão japoneses. A estreia do programa será já este domingo, e não no sábado como chegou a ser anunciado.

Cristina Areia fora da segunda série de "Camilo, o presidente"

Depois de ter feito parte do elenco da primeira temporada da série da SIC, a filha de Carlos Areia recusou-se a trabalhar novamente com Camilo de Oliveira. Cristina Areia optou por não continuar no elenco da série, por divergências com o protagonista e autor da série. Em causa estão afirmações que Camilo de Oliveira alegadamente terá proferido. Apesar de tudo, a série arranca com as gravações já em Janeiro do próximo ano.

Fontes: Notícias TV, 24 Horas

Para la das 24

Boa Noite! Seja Bem-vindo ao Para Lá das 24 desta noite

Daniel Oliveira é, na minha opinião, o melhor entrevistador que está no activo. Sabe fazê-lo como ninguém. Consegui por Fátima Lopes a falar da sua vida, é capaz de falar qualquer assunto com os seus convidados. Para além de tudo isto exerce funções na direcção de programas de Carnaxide. É ele o "pai" de "Episódio Especial", "Fama Show", "Os Incríveis", entre outros. Mas, o motivo pelo qual escrevo hoje é outro. Chama-se "Alta Definição" e é actualmente o programa que Daniel Oliveira apresenta. Este programa é um dos melhores, dentro do género em que se insere. Dá-nos uma visão "diferente" das pessoas que estamos habituados a ver na nossa televisão. Qualquer um dos convidados tem sempre uma história, uma curiosidade, algo que nunca tinha revelado em público. Foi aqui que Cláudia Vieira revelou que estava grávida, foi a Daniel Oliveira que Rita Pereira falou abertamente sobre a tão "polémica" separação de Angélico Vieira.
Infelizmente, raramente posso ver este programa, devido ao horário em que é emitido. Posso sempre visualiza-lo na internet, mas aí a qualidade de imagem não é tão boa.
Dada a qualidade do programa e os números de audiência que tem obtido, será que a direcção de programas nunca pensou em colocá-lo em horário nobre? Eu seria certamente uma das pessoas que estaria disposto a acompanhá-lo e, como eu, muitos portugueses poderiam fazer o mesmo.
A minha sugestão era que "Alta Definição" fosse transmitido após o "Jornal da Noite" de sábado. Nuno Santos e Luís Marques deviam pensar nisto: o público merece, "Alta Definição" também e sobretudo Daniel Oliveira. Fica a sugestão.