27 de março de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Depois de dois anos na gaveta, a RTP1 decidiu transmitir "Conexão" em pleno horário nobre nas noites de sábado e domingo. Até aí, tudo bem! Mas a verdade é que nesse sábado, na TVI terminava a telenovela "Mar de Paixão" na TVI e a então estreia de "Conexão" bateu no fundo, com um share inferior a 10% e pouco mais de 200 mil espectadores a assistir. No domingo, os valores melhoraram significativamente, mas cerca de 400 mil espectadores e 13% de share, não são valores dignos do dinheiro investido na série. E pergunto: depois de dois anos na gaveta, não haveria melhor fim de semana para transmitir "Conexão"?

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Numa semana muito importante a nível noticioso, com todas as polémicas e a demissão do Primeiro-Ministro José Sócrates do Governo, a SIC com o seu noticiário da noite ficou em último ao longo da semana. Em 7 dias de análise, o "Jornal da Noite" ficou em segundo no horário apenas em dois dias, ficando em último nos restantes (em três dos quais abaixo dos 25% de share), nunca ganhando como é obvio nenhum dia. Se a informação da SIC é má? Não, de todo. Mas a verdade é que foi relegada para terceiro plano atrás da RTP1 e da TVI que também estão à frente à hora do almoço, levando assim o carimbo vermelho desta semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas da semana no "Melhor & Pior" da televisão portuguesa. Consigo entre as 21h e as 23h.





Pior da Semana TVI
Na época de Fátima Lopes o programa arrancou com números extraordinários mas que foram descendo ao longo dos meses, e depois Leonor Poeiras pegou no programa e os valores voltaram a melhorar mas depois desceram e nos últimos tempos estavam abaixo dos 20% de share. Esta semana, com Iva Domingues na apresentação, e com um novo horário (início às 18h) e uma duração mais curta o programa tornou-se num problema nas tardes da TVI. Perdendo de longe para a concorrência, "Agora é Que Conta" teve pouco mais de 300 mil espectadores de média e pouco mais de 15% de share. Para além disso, o aumento em mais uma hora de "A Tarde é Sua" nada ajuda a estação, e a TVI precisa aqui de uma solução rápida.

O Protagonista

Boa noite. O domingo passado marcava a estreia da nova aposta da estação de Queluz de Baixo, "Anjo Meu". Uma semana depois, outra novidade é apresentada pelo canal da Media Capital. "Perdidos na Tribo" é o concurso que sucederá a "Uma Canção para Ti", prometendo surpreender com os mais variados desafios. Assim, o novo programa conduzido por Leonor Poeiras é "O Protagonista" desta semana!



Foi pela imprensa que ficamos a saber que "Perdidos na Tribo" será a próxima aposta da TVI na área dos reality-shows. Bem ao estilo de "Survivor" ou "Fear Factor", "Perdidos na Tribo" já é ansiado por milhares de telespectadores. Porquê? Por ser diferente. Depois de talentos, e talentos, e mais talentos, a cantar ou a dançar, o canal da Media Capital apresenta-nos finalmente um ingrediente diferente que já havia sido mostrado no passado. Mais uma vez não existe uma novidade óbvia, porém espera-se que este novo formato consiga despertar o interesse dos telespectadores nacionais.

No meu ver, e apesar de dar uma espreitadela a "Portugal Tem Talento" e "Uma Canção para Ti", desde há algum tempo que deixei de ser espectador assíduo, pois ambos os concursos não me surpreendem. Apesar de Bárbara Guimarães estar no seu melhor, e de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha terem sucesso em qualquer horário da televisão nacional, a verdade é que estes dois talent-shows são exactamente mais do mesmo. Nas primeiras semanas fez sentido sentar-me no sofá e estar atento à SIC e à TVI ao domingo, porém não é o que se passa neste momento. Por mais dotes artísticos que os concorrentes tenham, não conseguem captar-me a atenção, infelizmente.


Assim, espero por "Perdidos na Tribo" e "Peso Pesado", por conseguirem oferecer algo mais ao público para além de músicas repetidas, e alguns talentos que não surpreendem.
Com a apresentação de Leonor Poeiras, e participação de caras bem conhecidas do grande público, o novo concurso da TVI transporta os telespectadores para a aventura, para o risco, para uma realidade diferente. Se irá aumentar o grau de conhecimento do público? Certamente não, contudo a televisão tem um importante papel na vida de qualquer um de nós: o entretenimento. Nesse sentido, não vejo qualquer aspecto negativo em "Perdidos na Tribo" ser a próxima aposta da estação de Queluz de Baixo.



Ainda sobre Leonor Poeiras, fico deveras contente por ser-lhe apresentada uma proposta de horário nobre após o seu sucesso na "Casa dos Segredos". Estando "Agora É Que Conta" a dar as últimas nas audiências, a apresentadora merece um desafio maior, e melhor. Apesar de ser temporário, implica responsabilidade e, acima de tudo, profissionalismo. Leonor Poeiras merece mais um oportunidade, uma irreverente oportunidade, que a colocará num papel que tão bem desempenhou no passado, ao apresentar "Fear Factor".


Em relação ao grupo de concorrentes, nada a acrescentar. O dinheiro é necessário para qualquer um de nós, e não tenho dúvidas que o "sim" de alguns deles foi baseado na quantia oferecida pela TVI, assim como pela visibilidade que poderiam ter com o formato. Unir José Castelo Branco a Vera Ferreira parece-me uma ideia engraçada, assim como dar a oportunidade a José Carlos Pereira de provar aos telespectadores que o seu problema com o alcool já faz parte do passado. Kapinha, Marta Cardoso, Sérgio Vieira, Luís Lourenço, Mafalda Teixeira? Não me surpreendem. Aliás, tenho condições para afirmar que tal como José Castelo Branco, Marta Cardoso prepara-se para fazer um hat-trick em mais um reality-show nacional. Um feito! A selecção dos concorrentes não foi má, porém também não foi a melhor. Tantas caras da nossa praça pública que poderiam dar origem a momentos engraçados em "Perdidos na Tribo" foram esquecidas!



Independentemente de tudo, considero que possa estar neste concurso um novo sucesso, e uma hipótese de a TVI vencer o "Peso Pesado" da SIC.
Venham lá daí essas tribos!




Filipa Azevedo em "Uma Canção Para Ti"

Foi a grande vencedora do Festival da Canção do ano passado e será uma das convidadas musicais da gala de hoje do talent-show da TVI.

Em mais uma semi-final de Uma Canção para Ti, Filipa Azevedo cantará ao lado de alguns dos talentos do programa, bem como Mickael Carreira, Emanuel e o conhecido grupo português Mundo Secreto.

Já sabe, não pode perder, hoje à noite, após o Jornal Nacional, na TVI.

A luta no Facebook chegou aos apresentadores!


Cientes da importância desta rede social, cada vez mais os apresentadores dedicam uma parte do seu tempo à actualização do Facebook. É o caso de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, que já não dispensam esta ferramenta para se aproximarem dos seus seguidores.
"Passou a ser uma ferramenta interessante, conseguimos saber o que as pessoas pensam, temos algumas ideias e eu próprio vejo-me a actualizar a página antes e durante o programa", explicou o apresentador de "Você na TV!". O profissional da TVI afirmou ainda que o Facebook acaba por despertar o interesse dos telespectadores, levando-os algumas vez a sintonizaram o canal da Media Capital quando estão a distrair-se na Internet: "O Facebook chama as pessoas para o programa, para o que se está a passar em directo, e é uma forma de o divulgar".

Assim, quantos mais amigos e fãs uma página de um programa ou apresentador tiver, maior será a probabilidade de uma simples actualização no Facebook prender a atenção dos telespectadores.

Feitas as contas, Cristina Ferreira vai à frente com 37 mil fãs. Manuel Luís Goucha ocupa a segunda posição, com cerca de 34 mil fãs e, por fim, Júlia Pinheiro com mais de 3 mil e quinhentos fãs no último posto.

É caso para dizer que mais uma vez a TVI vai à frente!

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Eles recusaram ficar "Perdidos na Tribo"


Até chegar aos dez primeiros participantes do seu novo reality-show, a TVI levou algumas “negas” de vários famosos. Embora ainda faltem encontrar os restantes dois concorrentes, pelo menos seis pessoas disseram “não”.


Segundo a edição desta semana da Nova Gente, Pedro Rodil foi um deles. Ao que parece, o actor recusou o convite “para não ter que se cruzar com a ex-namorada (vera Ferreira”, adiantou uma fonte próxima à referida revista. Já Marco Borges, ex-concorrente do Big Borther e ex-marido de Marta Cardoso não aceitou o convite porque a data das gravações coincide com o nascimento do seu segundo filho.

Já Arlinda Mestre, Vítor Espadinha e João Malheiro também deram “nega” à TVI, mas a Nova Gente não revela os motivos.


Por último, e de acordo com uma informação da página oficial no Facebook, também Carlos Costa, antigo participante do Ídolos recebeu um convite de Queluz de Baixo, mas não o aceitou. Escreveu o cantor na sua página: “AH E TAL... QUERES IR PARA A TRIBO?? PANHAR COM CARRAÇAS? NÃO!!! -.-“


Quiosque: Nova Gente

Nuno Santos já tem equipa formada


Depois de sexta-feira surgir a notícia de que Vítor Gonçalves fora escolhido pelo antigo director de programas da SIC para integrar a nova direcção de informação da RTP, eis que neste domingo o Correio da Manhã dá a conhecer outros dois membros.


Segundo o referido jornal, Nuno Santos chamou Rosário Salgueiro e Luís Castro para a sua equipa. Se, por um lado, o jornalista já fazia parte da direcção anterior, onde era editor executivo de informação, a jornalista chegou a ser dada como reforço da TVI, seguindo os passos de Judite Sousa e José Alberto Carvalho.


Ainda de acordo com o CM, enquanto que Luís Castro será o director executivo de Informação, responsável ainda pela RTP N, RTP África e RTP Internacional, Rosário Salgueiro ocupará o cargo de subdirectora de Informação, com a responsabilidade de programas de informação “não diários”, como Linha da Frente ou 30 Minutos.


Já Vítor Gonçalves será o “número dois” de Nuno Santos, que, confessou ainda ao Correio da Manhã que “A equipa não estava fechada”.


Quiosque: Correio da Manhã

Hugo Matias pode estar de regresso à SIC

Fez parte dos quadros da SIC há alguns anos, tendo sido um dos repórteres que mais se destacou em cenários de incêndios, mas mudou-se para a TVI, pela mão de Manuela Moura Guedes, que poderá estar a um passo de o trazer novamente para a televisão de Carnaxide.


A notícia é avançada pela edição deste domingo do Correio da Manhã e dá conta da vontade da esposa em trazer alguns jornalistas com os quais trabalhou no canal de Queluz dew Baixo, nomeadamente Hugo Matias e Carlos Enes, que chegaram a fazer parte da sua equipa no Jornal Nacional de sexta-feira.


Contudo, Manuela Moura Guedes não confirmou estas abordagens: "É prematuro falar ainda da equipa, porque não há nada de concreto", começa por dizer, acrescentando em seguida: "Um programa com esta matriz precisa de cinco ou seis pessoas," explicou. Ainda assim, segundo o mesmo jornal, há profissionais na redacção da SIC que já mostraram interesse em integrar a equipa de A Rede Social.


Certo mesmo é que Carlos Rodrigues será o “número dois” deste programa: "Carlos Rodrigues é um excelente profissional. Tem as características que eu gosto num jornalista e em particular para este projecto", começa por dizer Manuela Moura Guedes, acrescentando ainda: "Carlos Rodrigues é só uma das pessoas que mais sabe de televisão. Ele vai ser o meu braço-direito".

Com estreia marcada para meados de Abril, A Rede Social promete causa polémica.


Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Houve desde a segunda estreia do "Boa Tarde" uma melhoria a nível audiométrico mas mais importante que isso é de salientar a nova dinâmica que o programa tem. Para mim, que raramente espreitava o programa, após o refresh isso deixou de acontecer, e dou por mim a rir e a divertir-me com Conceição Lino, que no seu jeito (por vezes pouco à vontade, mas com a intenção de fazer o melhor) me diverte. As novas rubricas assentam que nem uma luva ao programa e o cenário está muito melhor do que o anterior. O futuro é incerto, mas para já, a SIC tem aqui todos os ingredientes para que "Boa Tarde" possa liderar.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
Nas semanas anteriores à estreia de "Querida Júlia" na SIC, eram muitos os que vaticinavam que "Praça da Alegria" estaria longe da luta pela liderança nas manhãs e que essa mesma luta se daria entre a SIC e a TVI. Mas o que acontece é que o talk show apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel é o que consegue estar mais perto do agora mais líder "Você na TV" de Goucha e Cristina. A "Praça" conseguiu ao longo da semana uma média bem superior ao que estação conseguiu na média diária e um segundo lugar bem seguro nas manhãs. Se o jogo poderá mudar nos próximos meses? Sim poderá, mas para já, a "Praça da Alegria" merece um destaque positivo porque se aguenta e bem, ao contrário do que se afirmava por aí.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" aqui no Televisão-Opinião. Estaremos consigo, com as três primeiras escolhas da semana entre as 10h e as 12h.





Melhor da Semana TVI
É na minha opinião uma das melhores novelas feitas e exibidas pela TVI nestes muitos anos de ficção nacional. Confesso que já há algum tempo que uma trama não me prendia ao televisor como fez "Anjo Meu" ao longo desta semana. Para além dos anos 80, que por si só prendem a atenção do espectador, a história de Maria João Mira é boa e a escolha do elenco, bem como as suas interpretações, merecem uma salva de palmas com destaque para Alexandra Lencastre, num regresso que lhe assenta que nem uma luva onde o sotaque e a leveza e estilo da personagem foram muito bem conseguidos. E os resultados foram animadores ao longo da semana com quase uma média de 1 milhão e meio de espectadores e bem mais de 35% de share.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Táctica de eucalipto

1 A demissão de Paquete de Oliveira é apenas mais um capítulo na longa saga em que se transformou o processo de nomeação do novo provedor do espectador da RTP. Há quase um ano que Paquete vem clamando por substituição, concluídas que estão há muito as suas obrigações originais, e há quase um ano que clama no deserto. O mais curioso é que, com este esvaziamento do cargo, accionado e deixado agravar pelos diferentes departamentos responsáveis, é o provedor, e não o Conselho de Opinião, que de repente parece a mais na equação. Torna-se fundamental, pois, recolocar as coisas em perspectiva. O que está a mais na actual regulação da RTP, e considerando a existência da ERC, é o Conselho de Opinião. Não o percamos de vista, pois ainda pode ser útil para perceber novas etapas do processo.


2 A Marktest lamenta ter perdido para a GfK a gestão do sistema oficial de medição de audiências televisivas, argumentando que a CAEM "nem atendeu à qualificação de dezenas de profissionais que correm o risco de ficar sem emprego". Mas não se lembrou de salvaguardar a sobrevivência desses profissionais durante os anos em que prestou um serviço crescentemente inútil, protegendo o seu contrato com um silêncio de ouro sobre a desactualização do mesmo. Mau sinal seria, quanto à pujança do sector, se visse revalidada a encomenda.



3 Nos EUA, o julgamento do dito "violador de Telheiras" marcaria a agenda televisiva, com directos ao longo do day-time e piadas nos programas late- -night. Em Portugal, promete passar quase despercebido. Consequência de uma crise económica (e agora também política) que nos toma por completo. E, se calhar, ainda bem.