Mostrando postagens com marcador Miguel Santiago. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Miguel Santiago. Mostrar todas as postagens

23 de junho de 2010

Fala-se 23/06/2010


São 15h00, as últimas sobre os famosos. Hoje Fala-se de...

Júlia Pinheiro
De semblante carregado, a apresentadora disse o último adeus ao seu pai, no passado Sábado. Agarrada à mãe e com o filho, Rui Pêgo, a amparar a avó, a apresentadora saiu do crematório do Cemitério dos Olivais, ao início da tarde, visivelmente abatida, seguida pelo marido, Rui Pêgo.
Ao funeral apenas a família e os amigos mais próximos compareceram. No entanto, na noite de sexta-feira José Eduardo Moniz, João Maia Abreu, André Cerqueira, Gabriela Sobral e Filipa Garnel, entre muitos outros, fizeram questão de se deslocar até à igreja, em Lisboa, onde decorria o velório, para assim prestarem uma última homenagem a Hélder Augusto Pinheiro.
O pai de Júlia Pinheiro faleceu na última quinta-feira depois de ter lutado durante vários meses contra um cancro no pulmão e de se ter submetido a duas intervenções cirúrgicas e a tratamentos de quimioterapia.


Miguel Santiago
O jovem actor desabafou à TV7 Dias desta semana sobre a discriminação a que está a ser alvo na vida real, muito por causa da sua personagem Fábio (um jovem homossexual) em Morangos com Açúcar.

"Estava numa grande superfície comercial e fui comer. Quando cheguei à caixa, o empregado disse: 'Desculpa, tu és gay, não és? Então eu não te vou atender' e saiu. Pediu à outra rapariga para me atender. Foi muito estranho", contou revoltado.
Tal como esta, houve outras situações idênticas e o que mais surpreende Miguel é o facto de serem os adolescentes a gozarem com a situação: "Já estou farto. Não conseguem distinguir a personagem da realidade. É normal que isso exista, porque é a minha cara, a minha voz, a minha pessoa, mas às vezes são um bocado ofensivos. Tento sorrir, mas às vezes é um bocado chato"
Miguel Santiago receia que o estigma criado à sua volta vá crescendo com o desenrolar da trama: "Agora que as cenas vão para o ar será mais complicado, porque Portugal não está preparado para ver dois homens aos beijos", finalizou.
Quiosque: TV7 Dias

20 de junho de 2010

Beijo gay de "Morangos com Açúcar" pode ser censurado


A série de Verão da conhecida série juvenil promete surpreender os telespectadores. Entre muitas das histórias, o amor entre dois jovens será um dos temas mais polémicos.


Fábio e Nuno poderão mesmo fazer algo inédito em Morangos com Açúcar. É que foi gravada uma cena em que os dois namorados trocam um beijo. Para Miguel Santiago, o Fábio da trama, esta foi apenas mais uma entre tantas outras: "Não foi difícil. No fundo, é apenas um chocho. Eu cumprimento o meu pai na boca e os meus avós também. Há que olhar para estas coisas sem pudores", disse à Telenovelas.


Todavia, tal situação poderá não ir para o ar, uma vez que ainda não há certezas de que seja para avançar. Foi durante a apresentação à imprensa da trama que André Cerqueira deixou a dúvida no ar: "Nunca fizemos isso (mostrar cenas íntimas homossexuais) nesta série... Esse não é o nosso propósito", revelou à mesma publicação.


A pergunta que se coloca é: "porque razão a estação de Queluz de Baixo pondera não transmitir uma cena que já foi filmada?"

17 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente do Frente. Nesta segunda-feira, o duelo ocorre entre mais dois actores de Morangos com Açúcar - Miguel Santiago e Rui Andrade.

Quem é Miguel Santiago na série de talentos da estação de Queluz de Baixo? Vamos por partes: é preconceituoso, está sempre a provocar os que estão á sua volta, nunca está bem consigo mesmo, e não descansa enquanto não der nas vistas. Já adivinhou? Sim, é o Fábio!

O actor começou com alguns trabalhos como modelo e, aos 22 anos, fez um casting para a sétima temporada de Morangos com Açúcar. O seu talento e engenho para representar não ficaram indiferentes a ninguém e, por isso, Miguel Santiago foi escolhida para o elenco da série.
O seu papel tem sido bastante interessante. O Fábio é uma personagem com bastantes dúvidas ao nível da sua sexualidade, o que faz com que tenha aversão aos homossexuais. Na vida real, Miguel Santiago confessou que já teve alguns comportamentos homofóbicos, o que justifica como sendo normais da adolescência: "Por normalidade, tudo o que foge à regra já mostra, um pouco, o conceito de já não ser tão igual, porque nós jogamos futebol e há um rapaz que está a jogar às escondidas com as raparigas. Acho que a malta jovem, especialmente os adolescentes que não têm ainda a sexualidade definida, passam um pouco por isso”.


O seu percurso televisivo é ainda curto, uma vez que, ao que se sabe, o seu primeiro papel na "caixinha mágica" é o de Morangos com Açúcar.
Pessoalmente, acho piada a este actor. Sabe representar e cantar, dois aspectos bastante importantes para esta sétima temporada. Quanto à dança, não considero que seja a sua praia.
A verdade é uma - Miguel Santiago é dos melhores de Morangos com Açúcar.
Para mim, é superior a Lourenço Ortigão, por exemplo, que conseguiu o papel de protagonista.
Ao contrário dele, o actor que dá vida a Fábio é espontâneo, tem dotes para cantar, consegue irritar os próprios telespectadores por ser tão intrometido na vida alheia, e pelo facto de querer saber tudo sobre todos. Quando esta "raiva" passa cá para fora, é porque o actor tem talento. E, no caso de Miguel Santiago, noto que existe muito.
Depois desta temporada de Morangos com Açúcar terminar, deveria ser-lhe dada uma nova oportunidade. Este actor merece!

Recordo-me perfeitamente de ler a notícia de que este excelente actor iria ser um dos talentos da sétima temporada de Morangos com Açúcar. Tinha tido o prazer de o ver actuar em West Side Story e a sua garra, o seu talento encantaram-me. Esta oportunidade de chegar a uma produção televisiva tão conhecida como a série juvenil era mais do que merecida.


Infelizmente, não posso acompanhar todos os dias, como gostaria, mas sempre que me é permitido, dou uma espreitadela. Por entre a grande quantidade de talentos que por lá existem, Rui Andrade destaca-se. Não só por dar vida a um vilão, mas também por ser notório o facto de ter um grande à-vontade perante as câmaras e

de cantar muito bem. E, quanto a mim, há uma justificação para tal: o actor é um “papa-musicais”. Ele brilhou em Piaf, West Side Storyou Jesus Cristo Superstar, sem esquecer que também entrou em Música no Coração ou Um Violino no Telhado, entre outros.

Está mais do que provado porque consegue cativar tanto o público. Os seus olhos, os seus gestos, as expressões faciais, a maneira de falar, tudo, mas tudo, faz com que seja único. Único a representar, único a movimentar-se, único a cantar. “How much I feel”, tema que faz parte da banda sonora de Morangos com Açúcar é uma dos mais belos que ouvi até hoje. E a sua voz sobressai. É raro o dia em que não a ouço.


Tudo isto, e o facto de ser um dos melhores de todo o elenco, fez com que os autores da trama decidissem dar-lhe maior protagonismo. Segundo li, Rui Andrade chegou a ser equacionado para fazer par romântico com Sara Matos. Tudo devido ao facto de Lourenço Ortigão não conseguir destacar-se. É certo que não faria muito sentido a Margarida e o João Pedro passarem a ser o “casalinho” da história, mas faz todo o sentido que lhe seja dado mais protagonismo.

Por outro lado, tudo o que posso dizer sobre este grande talento será sempre muito pouco. Se o grande Filipe lá Féria o tem escolhido para participar permanentemente nos seus musicais é porque algumas qualidades ele há-de ter. Eu acredito que não são poucas. Não percebendo eu nada de “futurologia”, arriscaria a dizer que Rui Andrade ainda vai dar muito que falar. Não só no teatro, como também na televisão. Basta que continuem a acreditar no seu potencial e a dar-lhe o devido reconhecimento.

Eu sou um dos grandes apreciadores do seu trabalho!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Cátia Tavares/Rita Matos:

Cátia Tavares, por Tiago Henriques - 59%
Rita Matos, por Diogo Santos - 41%