






Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente do Frente. Nesta segunda-feira, o duelo ocorre entre mais dois actores de Morangos com Açúcar - Miguel Santiago e Rui Andrade. 

Recordo-me perfeitamente de ler a notícia de que este excelente actor iria ser um dos talentos da sétima temporada de Morangos com Açúcar. Tinha tido o prazer de o ver actuar em West Side Story e a sua garra, o seu talento encantaram-me. Esta oportunidade de chegar a uma produção televisiva tão conhecida como a série juvenil era mais do que merecida. Infelizmente, não posso acompanhar todos os dias, como gostaria, mas sempre que me é permitido, dou uma espreitadela. Por entre a grande quantidade de talentos que por lá existem, Rui Andrade destaca-se. Não só por dar vida a um vilão, mas também por ser notório o facto de ter um grande à-vontade perante as câmaras e
de cantar muito bem. E, quanto a mim, há uma justificação para tal: o actor é um “papa-musicais”. Ele brilhou em Piaf, West Side Storyou Jesus Cristo Superstar, sem esquecer que também entrou em Música no Coração ou Um Violino no Telhado, entre outros.
Está mais do que provado porque consegue cativar tanto o público. Os seus olhos, os seus gestos, as expressões faciais, a maneira de falar, tudo, mas tudo, faz com que seja único. Único a representar, único a movimentar-se, único a cantar. “How much I feel”, tema que faz parte da banda sonora de Morangos com Açúcar é uma dos mais belos que ouvi até hoje. E a sua voz sobressai. É raro o dia em que não a ouço.
Tudo isto, e o facto de ser um dos melhores de todo o elenco, fez com que os autores da trama decidissem dar-lhe maior protagonismo. Segundo li, Rui Andrade chegou a ser equacionado para fazer par romântico com Sara Matos. Tudo devido ao facto de Lourenço Ortigão não conseguir destacar-se. É certo que não faria muito sentido a Margarida e o João Pedro passarem a ser o “casalinho” da história, mas faz todo o sentido que lhe seja dado mais protagonismo.
Por outro lado, tudo o que posso dizer sobre este grande talento será sempre muito pouco. Se o grande Filipe lá Féria o tem escolhido para participar permanentemente nos seus musicais é porque algumas qualidades ele há-de ter. Eu acredito que não são poucas. Não percebendo eu nada de “futurologia”, arriscaria a dizer que Rui Andrade ainda vai dar muito que falar. Não só no teatro, como também na televisão. Basta que continuem a acreditar no seu potencial e a dar-lhe o devido reconhecimento.
Eu sou um dos grandes apreciadores do seu trabalho!
Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Cátia Tavares/Rita Matos: