13 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje volta com as "Apostas". Serão as últimas, e como tal teriam de referir-se a "Qual o melhor canal generalista deste Verão?". Começamos hoje com a RTP1.



A RTP1 não foi no meu ver a estação do Verão. A Aposta em repetições de séries não deu resultado, e os frutos dessa ideia ficaram à vista de todos. Eram raras as vezes que "Liberdade 21" e "A Minha Família" chegavam aos 15% de share, já para não falar também das baixas audiências de "Conta-me como Foi".
Apesar disso, a estação pública voltou a apostar em "Verão Total", reforçando o seu horário da manhã e da tarde, e lançou a terceira edição de "Jogo Duplo" no mês de Agosto. No Verão podemos ver ainda a "Volta a Portugal" e o regresso do futebol da primeira liga.
Conclusão, a RTP1 quis reduzir custos, e fê-lo bem, na medida em que durante Junho e Julho perdeu o segundo lugar para a SIC. Obviamente que estou a ser irónico, mas a estação publica abusou nas repetições, tendo até transmitido durante uma semana e em dois fins-de-semana, os melhores momentos de "Verão Total".
No meu ver a única coisa que é de louvar para além de "Jogo Duplo", é o programa de Catarina Furtado "Dá-me Música", que também foi exibido durante o Verão.
Parece que a estação pública se esqueceu que o público não é parvo e não gosta de ver repetições. Eu falo por mim. Quando vi que estava a dar no fim-de-semana a repetição de "Verão Total", pensei simplesmente: "Isto é o cúmulo!".


Audimetria - 12/09/2009


Com o debate mais esperado das legislativas a SIC ganhou o dia. O confronto entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates obteve 14,1% de rat e 39% de share. Apesar disso, não foi o mais visto de todos.
O noticiário com maior audiência foi o Jornal da Noite com 9,1% de rat e 31,1% de share. Seguiu-se o Telejornal com 8,2% de rat e 29,1% de share e por fim o Jornal Nacional com 8% de rat e 28,2% de share.
O top5 é ainda ocupado pelas novelas Deixa que te Leve, que conseguiu uma audiência média de 12%, e Flor do Mar, com 10,4%.
No horário das 19:00, a série Morangos Com Açúcar foi a vencedora com 7% de rat e 34% de share. Em segundo lugar ficou Pai à Força com 4,7% de rat e 23,4% de share, e em terceiro o filme da SIC Quase Famosos, que não passou dos 3,5% de rat e 19,6% de share.
Ainda de referir os seguintes resultados: Dá-me Música a ficar-se pelos 5,5% de rat e 15,3% de share, e Salve-se quem Puder a atingir os 8,2% de rat e 26,8% de share.

Revista de Imprensa


Bom dia. Apesar de estar atrasada, a Revista de Imprensa já está no blog! Fique a par das novidades televisivas desta semana.


CBV em crise



A conhecida produtora de Piet-Hein, não tem tido sorte nesta reentré. Depois de ser fundada, em Outubro de 2007, surgiram vários projectos: "Quem quer ser Milionário", "O Momento da Verdade", "À Procura de Sally", "A Minha Geração", "Atreve-te a Cantar", "Camilo, o Presidente", "Vip Manicure", "Apanha-me se Puderes", e ainda algumas galas, a CBV tem apenas dois pedidos em confirmação para a reentré.
"Neste momento, não estamos a produzir nada para as estações, mas estamos à espera de respostas para dois projectos que podem ir para a frente, estamos só à espera de confirmação", confessa Piet-Hein. Talvez por isso, os restantes sócios da CBV estejam a apostar no mercado angolano:" Estamos a preparar um projecto para Angola, mas ainda não posso dizer nada".
Na notícia, é-nos confirmado o sucesso de outras produtoras nesta reentré. Ao invés da CBV, a Fremantle tem a seu cargo "Ídolos", "Preço Certo", "Jogo Duplo" e "Quando o Telefone Toca", a Endemol "Uma Canção para Ti", "Dança Comigo" e ainda "Quem quer Ganha", e por fim a Valentim de Carvalho já assinou contrato para o novo programa de Sílvia Alberto.


Manuel Arouca volta a escrever para a SIC


Depois de "Podia Acabar o Mundo", o autor deverá escrever a próxima novela da estação de Carnaxide, a estrear em 2010. "Tenho algumas ideias, mas ainda têm de ser trabalhadas. Gostava que fosse uma grande história, que apaixonasse e inovasse", refere Manuel Arouca.
Confessa por outro lado que não irá ter expectativas muito altas para a novela. Depois das baixas audiências de "Podia Acabar o Mundo", o autor revelou à TV Guia desta semana o seguinte: "Acho que o único erro nesta novela foi ter criado expectativas muito elevadas e, por vezes, isso não é benéfico".

Mais aquisições para o elenco de "Orgulho"


Apesar de a sinopse da nova novela de Rui Vilhena ainda não ter sido entregue à TVI, vários actores já estão confirmados para nela participar. Depois de Fernanda Serrano, agora é a vez de Pedro Granger, Rogério Samora, Maria João Bastos, Dalila Carmo e Maria João Luís serem os escolhidos para participar no próximo projecto de ficção nacional da TVI.
"A Fernanda Serrano está certo que vai entrar, é o regresso dela no ecrã, mas não posso adiantar mais nada", revela Rui Vilhena à Notícias TV desta semana.
A referida revista averiguou que a actriz irá ter uma personagem exclusivamente pensada para si, sendo para além disso diferente de tudo aquilo que já fez até agora.
De referir ainda que as gravações de "Orgulho" devem começar no final de ano.



Pêpê Rapazote na música


O protagonista de "Pai à Força", prepara-se para se estrear na música: "Tenho um projecto na música, que é uma coisa que está a renascer das cinzas. Um disco com uma banda que já vem de há muitos anos. Em breve vamos começar a dar alguns concertos", confessa o actor que irá participar na próxima novela da SIC, "Eterno Amor".

Emídio Rangel à espera


Depois da saída de José Eduardo Moniz da TVI, Rangel está à espera que a administração da Prisa discuta com ele a hipótese de se tornar director de programas da estação.
"Ele já esteve em Queluz de Baixo reunido com os administradores", "continua a ser uma hipótese em cima da mesa", é o que a TV Guia desta semana revela mediante a afirmação de um amigo de Rangel.
Apesar disto, a polémica entre Manuela Moura Guedes e José Sócrates pode tê-lo prejudicado, uma vez que "o Emídio não quereria prejudicar-se e muito menos prejudicar o PS". Assim, as eleições de dia 27 de Setembro serão decisivas para se tomar uma decisão: "Os resultados das eleições podem alterar tudo. As peças do xadrez ainda não se começaram a movimentar no tabuleiro, mas a partir de dia 27 de Setembro, tudo é possível, de facto", admitiu fonte da estação de Queluz à TV Guia.



"Não é nenhuma faca no Zé Eduardo, não é. Ele deu-me os parabéns" - Júlio Magalhães a propósito da sua nomeação para director de informação da TVI.


Fonte: TV Guia; Notícias TV

Nota: Todas as notícias são resumidas e posteriormente publicadas na Revista de Imprensa.