6 de fevereiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Desde que passou a ser transmitida às 19h, a novela "Escrito nas Estrelas" nunca deixou o terceiro lugar no horário perdendo indiscutivelmente para "Preço Certo" e também para os "Morangos" da TVI. Esta semana isso não foi excepção com valores de share perto da média do canal mas inferiores à concorrência bem como claro o número de espectadores. Também é verdade que apesar de fazer menos que "Caras e Bocas", faz muito mais que outros programas que já passaram por este horário. Mas mesmo assim, a novela da Globo não ajuda a SIC.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
É verdade que a partir de Março vem concorrência da forte (leia-se Júlia Pinheiro na SIC) mas esta semana o programa das manhãs da TVI arrasou a concorrência. O programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira conseguiu liderar toda a semana (excepto na quinta-feira que perdeu por pouco). Mas nos dias que liderou conseguiu ter mais de 300 mil espectadores de média e shares sempre acima dos 35% não deixando a "Praça da Alegria" se aproximar. Avizinha-se uma guerra a partir de Março!

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Depois das três primeiras escolhas no período da manhã, fique agora com as três últimas do "Melhor & Pior" desta semana na TV. Consigo entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana RTP1

O final de tarde e início de noite é liderado indiscutivelmente pela RTP1. E "Portugal em Directo" não tem qualquer concorrência a segui-lo de perto. A média de cerca de 700 mil espectadores e bem mais de 30% de share contrasta com os valores de "Ti Ti Ti" e da repetição de "Morangos com Açúcar" que ficam na ordem dos 500 mil espectadores e share abaixo dos 25% e abaixo dos 20% por vezes na TVI. O noticiário regional da RTP1 é uma arma importante e ajuda confortavelmente o "Preço Certo" de Fernando Mendes a ser líder indiscutível às 19h.

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista. Na semana passada Bárbara Guimarães era a grande destacada, com a estreia de Portugal Tem Talento. Volvidos sete dias, chega a vez de Luciana Abreu ocupar a cadeira central desta rubrica!


Foi num abrir e piscar de olhos que Luciana Abreu voltou a deslumbrar os portugueses. Depois de ter terminado a ligação que mantinha com a estação de Carnaxide e de ter sido mãe, a actriz, apresentadora e cantora confessou sentir-se saudosa das luzes da ribalta. Apesar de se ter iniciado nos negócios, com a abertura da primeira loja de roupa, a eterna Floribella anseia o regresso aos ecrãs nacionais.
Foi numa entrevista ao Você na TV! que Luciana Abreu recordou os sucessos da sua carreira, partilhou com Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha os melhores momentos da sua vida e, acima de tudo, alimentou os rumores de que estaria a apenas dois passos de se tornar uma das caras do canal da Media Capital.
Na produção A Terceira Vez, a mulher de Yannick Djaló iria assim fazer parte de uma estação vencedora, e continuar o seu percurso na área da representação.



Acarinhada por uns, criticada por outros, a verdade é que quem contacta com Luciana Abreu fica com uma ideia positiva sobre ela. Por exemplo, Manuel Luís Goucha confessou ter ficado surpreendido com a personalidade da ex-concorrente do Ídolos. No entanto, podemos também referir o caso de Teresa Guilherme que, desde o final do mega-sucesso de Floribella, não mais esqueceu a actriz que encantou miúdos e graúdos. Ciente de que dentro de Luciana Abreu está um autêntico talento, a apresentadora tem acompanhado de perto o seu percurso, não me espantando por isso que venham no futuro a trabalhar juntas.

Depois de Cantigas da Rua, Lucy ou Perfeito Coração, há algo que poucos podem discordar: Luciana Abreu continua a ser um valor seguro para qualquer projecto. Indepententemente do nome que dê à sua filha ou do nome que escolha para a sua loja, o seu sorriso chama a atenção dos portugueses. Numa altura em que o mercado de contratações continua em aberto, seria uma boa decisão da TVI em contrata-la. Sabendo que por terras de Queluz de Baixo persistem algumas dúvidas na ficção, com os maus resultados de Sedução, a ideia de reforçar o leque de actores exclusivos não seria mal pensada.

Comparando Luciana Abreu a algumas das estrelas do canal da Media Capital, não tenho dúvidas de que esteja num patamar semelhante ao de Rita Pereira ou Sofia Ribeiro, a mais recente estrela da TVI. Deste modo, porque não juntá-la a elas e a tantas outras divas que estão presentes na estação, e deixá-la aprender e crescer ainda mais na área da representação? Humilde ou não, certeza tenho de que Luciana Abreu tem a noção de que não sabe tudo, e que só junto dos grandes profissionais poderá continuar a vingar com actriz.


Por outro lado, e na música, depois do Festival da Canção, com a música Yes We Can, a irmã de Luísa Abreu deixou de se ouvir.

Questiono eu: porque não voltar a conciliar o talento de Luciana Abreu no canto e na representação numa telenovela nacional? A actriz não só captaria mais audiência para esse mesmo projecto como, quem sabe, poderia ajudar às vendas dos tipícos cd's das produções portuguesas. Seria uma ideia a ponderar bastante proveitosa, de certo. Tudo está nas mãos da TVI. Quase tudo...

Carla Matadinho regressa à televisão


Depois de Mesmo a Tempo, concurso da SIC que apresentou com Iva Lamarão e Nuno Graciano, Carla Matadinho vai regressar à televisão. A modelo, volta assim a apostar na sua carreira nos ecrãs nacionais, apesar de ainda não se saber exactamente o projecto e o canal em que vai ser exibido. ""Estou de volta à televisão. Gravei uma série de 13 programas para um canal, mas ainda não posso falar sobre isso", confessou à Vidas.
Recordo que Carla Matadinho também já apresentou o programa de desporto Carlsberg Cup, na estação de Carnaxide, em 2009.

Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

TV Cabo lidera audiências deste Sábado


Depois de um crescimento galopante nos últimos anos, ontem a televisão por cabo concretizou o que há muito se esperava. Pela primeira vez desde que se faz a medição audimétrica em Portugal, os canais do cabo e IPTV lideraram as audiências deste Sábado com uns consideráveis 26,5 pontos percentuais de cota de mercado.

Apesar de os fins-de-semana serem sinónimo de bons resultados para a televisão paga, foi a inexistência de um acontecimento de relevo transmitido por um destes canais ao longo do dia de ontem que destaca ainda mais este resultado histórico.

“Cuidado com Elas” chega a 12 de Fevereiro à SIC

É já no próximo sábado que a estação de Carnaxide estreará um novo programa de apanhados. Desta vez sem ter o cunho de Nuno Graciano, mas apresentado por três beldades, estão prometidas muitas gargalhadas na oferta da SIC aos sábados.

Iolanda Laranjeiro, de 26 anos, Marta Borges, com 31, e Catarina Guerreiro, de 34, são as protagonistas de Cuidado com Elas e as situações caricatas que vão protagonizar não ficarão, certamente, indiferentes a ninguém.


Com um ar ingénuo, de quem não parte um prato, as três belas raparigas “apanham” os homens, armam-lhes ciladas, pregam-lhes partidas inimagináveis e sempre cómicas. E não perdoam! Estão em todo o lado à procura de homens, as vítimas perfeitas! Ruas, jardins, cafés, ginásios ou até centros comerciais. Qualquer local serve para as por à prova e deixar qualquer elemento do sexo masculino à prova.


Para já, a primeira temporada está quase gravada e conta com 13 episódios, mas, caso o programa vingue, a estação de Carnaxide e a Valentim de Carvalho apostaram numa segunda série, adianta o Diário de Notícias deste domingo: “Temos um segredo para a segunda temporada”, adiantou Nuno Santos durante a apresentação à imprensa.

Resta aguardar pelo próximo dia 12 de Fevereiro, para tirar todas as conclusões!


Quiosque: Diário de Notícias

“A Família Mata” estreia na segunda quinzena de Fevereiro!



É já na próxima terça-feira que a estação de Carnaxide apresentará à imprensa a sua nova aposta para o horário nobre semanal. Com um elenco de estrelas, A Família Mata promete fazer esquecer Os Malucos do Riso.


Segundo a edição deste domingo do Diário de Notícias, a nova série da SIC deverá estrear ainda neste segundo mês do ano, mais precisamente, na segunda quinzena, o que significa que dia 14 ou 21 são as datas mais prováveis para a chegada aos ecrãs.


Adaptada por Pedro Lopes, a primeira grande aposta de Carnaxide em 2011 na ficção tem um autêntico elenco de luxo, encabeçado por José Pedro Gomes, o protagonista Artur Mata, Rita Blanco, Marco Horácio, Maya Booth, André Nunes ou Maria João Abreu, entre muitos outros.

Mais pormenores serão adiantados terça-feira!


Quiosque: Diário de Notícias

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Com o final de "Ídolos" e de "Casa dos Segredos", faltava um grande programa de entretenimento nas noites de domingo para ver em família ou com amigos. Esse espaço foi colmatado com a estreia no passado domingo de "Portugal Tem Talento" com apresentação de Bárbara Guimarães. Uma adaptação "rica" de "Got Talent" uma vez que a RTP1 já tinha feito a adaptação "pobre" pelas mãos de Sílvia Alberto. O novo programa da SIC teve uma estreia muito positiva com mais de 1 milhão e 500 mil espectadores, batendo as 3 horas de "Espírito Indomável" na TVI. O concurso foi também importante na conquista da vitória da SIC na média diária.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Desde a passagem de testemunho de Fátima Lopes para Leonor Poeiras no início de 2011 que o programa das contas melhorou em muito na sua dinâmica, muito por culpa de Leonor que dá imensa alegria ao programa e também com algumas alterações no formato. Mas se essas mudanças foram positivas nas primeiras semanas a nível de audiências isso agora não acontece com "Agora é Que Conta". Neste momento o concurso é um dos responsáveis por prejudicar a média diária do canal, com share a rondar os 23% e perdendo inclusivamente para "Lua Vermelha" e deixando "Portugal no Coração" se aproximar, programas que está mais tempo em contacto durante a emissão.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Fique com as três primeiras escolhas do dia entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana RTP1
É curioso perceber a programação da RTP1 após as 22h30. Ou matam um excelente programa como "Portugueses Pelo Mundo", que deveria ser transmitido após o "Telejornal", uma vez que não consegue fazer frente ao monopólio de novelas e seria mais "serviço público" num horário mais cedo ou então opta por transmitir repetições de programas já transmitidos. Esta semana foi o caso da excelente série "República" já transmitida por altura do festejo do Centenário da República. Mas os resultados desta repetição não chegaram sequer aos 10% de share e uma audiência na ordem dos 200 mil espectadores, valores "dignos" duma RTP2. Mas mais curioso é a sistemática insistência em repetir um best of (dupla repetição) de "Lado B". Pergunto: quantas vezes já se repetiu este best of na antena da RTP1? Mais de três direi!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Que pena, Fátima

Uma entrevista de Fátima Lopes ao portal Sapo Fama, publicada aqui há dias, veio colocar em perspectiva a actual relação entre a TV nacional e o género do reality show. Dizia Fátima há mais de dez anos, nomeadamente depois do arranque da primeira edição de Big Brother, que dificilmente apresentaria um produto da televisão- -realidade, uma vez que sentia preconceitos (sic) em relação à dita. Pois agora mudou de discurso.


"Já tinha percebido, com os anos, que é possível fazer qualquer formato com dignidade, classe e profissionalismo. Não é por ser um reality show que nos cai uma perna, nem deixamos de ser os profissionais que somos. Temos é de fazer bem feito e com enorme respeito por quem está lá dentro", diz. Ora, se as palavras fossem proferidas por uma qualquer antiga estrela entretanto esquecida, e, portanto, determinada ao que fosse preciso para regressar à primeira linha, era uma coisa. Pelo contrário, o que encontramos é uma apresentadora na crista da onda - não só em resultado da megatransferência de 2010 como em resultado da saída de Júlia Pinheiro da TVI já em 2011 - a rever por completo a sua posição.


Ou seja: o reality show virou uma simples rotina - e nem a maior estrela do canal líder de audiências pode já dar-se ao luxo de continuar a desdenhar dele. Fátima Lopes há-de provavelmente apresentar a próxima edição de Casa dos Segredos. Aparentemente, aliás, está não só em paz mas também feliz com a ideia. E, porém, terá ajudado, com isso, a que a bitola da televisão nacional voltasse a descer mais um bocadinho. "Todas as semanas um bocadinho mais abaixo" - eis o que parece ser o slogan da nossa televisão generalista.