29 de janeiro de 2011

Audimetria Semanal



Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma "Audimetria Semanal"!

Resumo Semanal

Os últimos sete dias foram marcados pela proximidade de audiências entre a RTP1 e a TVI. Ao longo da semana foi possível verificar que a estação pública conseguiu estar a uma décima do canal da Media Capital. Estes números apenas vêm provar a fragilidade da estação de Carnaxide, que não conseguiu ir além dos 23% de share num único dia de semana.
Por outro lado, de salientar a partida emitida pela TVI entre o Futebol Clube do Porto e o Nacional da Madeira. O jogo de futebol não conseguiu atingir os 30% de share, acabando por não figurar na tabela dos cinco programas mais vistos do dia da última quarta-feira. Corresponde este valor a uma ajuda para a estação de Queluz de Baixo concluir que o investimento na Liga Portuguesa nem sempre lhe compensa? Ainda em relação ao futebol, a "Gala Eusébio", apresentada por José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira não se destacou nas audiências, acabando por se ficar pelos 6,7% de rating.
Para além destas apostas, a semana foi igual a tantas outras, na qual o duelo entre as novelas venceu.

Manhãs (10:00 - 13:00)



"Companhia das Manhãs", ao contrário de "Boa Tarde" conseguiu atingir valores que lhe permitiram fazer do top dos dez programas mais vistos da SIC durante alguns dias. Por exemplo, na quarta-feira, chegou praticamente aos 24% de share. Apesar desta subida, "A Praça da Alegria" e "Você na TV!" continuaram à frente. Mesmo sem Cristina Ferreira a seu lado, Manuel Luís Goucha conseguiu suportar o talk-show matinal da TVI, tendo alcançado na última quinta-feira 3,8% de audiência média e 35,2% de share. Jorge Gabriel e Sónia Araújo também não se saíram mal. "A Praça da Alegria" conseguiu aproximar-se de "Você na TV!" em alguns dias, nomeadamente na segunda-feira, data na qual o programa matinal da RTP1 chegou aos 3,5% de rating e 31,1% de share.

Tardes (14:00 - 20:00)

Na semana que passou, o grande destaque vai para "Portugal no Coração". O talk-show das tardes da estação pública alcançou excelentes resultados nos últimos dias. Se, na segunda-feira, o seu share foi de 25,8%, na quinta-feira o mesmo passou para 32%. O principal lesado com tais audiências foi "Boa Tarde" que, mais uma vez, não marcou presença no top dos programas mais vistos da SIC num único dia. Quanto ao programa de Fátima Lopes, de salientar que na segunda-feira se ficou pelos 2,8% de rating e 23,3% de share. No entanto, nos restantes os valores foram bem mais positivos.
Leonor Poeiras continua a obter melhores resultados à segunda-feira. "Agora É Que Conta" atingiu os 4,1% de audiência média no dia 24 de Janeiro. O share do concurso das tardes da TVI rondou os 23 pontos.

Em relação ao final de tarde, a parceria entre "Portugal em Directo" e "O Preço Certo" continua a surtir efeitos. Ambos os programas alcançaram excelentes números. Por exemplo, na quinta-feira, o noticiário apresentado por Dina Aguiar atingiu os 9,1% de rating e 38,1% de share, um excelente lead-in para o concurso de Fernando Mendes, que nesse dia obteve 12,4% de audiência média e 35% de share. Não esquecer a performance de "Morangos com Açúcar" pois, mesmo não liderando, a série proporciona uma boa herança ao "Jornal Nacional". "Escrito nas Estrelas" continua com o valor de 8% de rating.

Destaques negativos para "Lua Vermelha", "Ribeirão no Tempo" e "Ti Ti Ti".

Noite (21:00 - 00:00)



"Espírito Indomável" permanece intocável. A novela da estação de Queluz de Baixo continua a atingir ratings na ordem dos 17%, impossibilitanto a concorrência de vingar no horário nobre. Assim, tanto "Malucos do Riso" como "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" sofreram as consequências das boas audiências da produção da TVI. Quanto ao duelo entre "Laços de Sangue" e "Mar de Paixão", as diferenças de resultados começam agora a ser notadas. Indepentemente do lead-in que cada uma das novelas recebe (o da TVI é claramente superior), a verdade é que a produção protagonizada por Paula Lobo Antunes está à frente, bem à frente. "Laços de Sangue", apesar de continuar a proporcionar bons resultados à SIC, durante esta semana, ficou-se algumas vezes pelos 25% de share.

Num duelo muito mais equilibrado estão "Passione" e "Sedução". A novela do canal da Media Capital está claramente abaixo das expectativas, provando os seus resultados as consequências das constantes mudanças de horário que a TVI decidiu. Por exemplo, na última quinta-feira, enquanto "Passione" atingiu os 4,2% de rating, "Sedução" não foi além dos 5%, um valor muito baixo para uma novela da estação de Queluz de Baixo.


De referir por fim, as reportagens no horário nobre. Na "Linha da Frente" desta semana, "Quem És Tu?" alcançou o quinto lugar da tabela dos programas mais vistos de quarta-feira, com 12,4% de audiência média.


Figura da semana




Rui Vilhena

Foi nesta sexta-feira que a Notícias TV lançou uma reportagem sobre o mal-estar que o elenco de "Sedução" está a viver. As constantes alterações de horário da novela da TVI acabaram por levar o autor Rui Vilhena a pronunciar-se sobre os resultados que a produção tem vindo a alcançar. O profissional da estação de Queluz de Baixo está desiludido "com o que fizeram com Sedução". Rui Vilhena protagoniza assim a semana desta "Audimetria Semanal", vindo provar que a TVI está disposta a sacrificar as suas produções em favor das audiências. E se a próxima estreia também não agradar aos telespectadores, o destino será o mesmo?

O número da semana


2,1%

Foi o share que o National Geographic atingiu na terça-feira. O canal foi o terceiro mais visto do cabo desse dia.



MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O "Minuto Mais Visto" desta semana foi disputado pela TVI e RTP1. Apesar disso, foi a estação de Queluz de Baixo que acabou por vencer este campeonato, com "Espírito Indomável" a atingir os 19,6% de audiência média e os 47,4% de share, às 22:01, do dia 19 de Janeiro.
Já na estação pública, foram as "Presidenciais 2011" que alcançaram o maior pico de audiência da semana em análise. O especial alcançou 19,1% de rating e 42% de share, pelas 20:36, do dia 23 de Janeiro.

Esqueceram-se de...Ana Bustorff!


Boa noite, seja bem vindo à última rubrica de Janeiro de Esqueceram-se de Mim! Esta semana recordaremos uma actriz que está afastada há tempo suficiente para que já se faça notar a sua ausência: Ana Bustorff.

A actriz que já foi presença regular em televisão está afastada do pequeno ecrã desde que terminou a série da RTP 'Um Lugar para Viver' gravada no verão de 2009. De lá para cá não tem tido papéis em televisão mas tem feito várias peças em teatro, aliás é a própria que revela que já se viu diversas vezes sem trabalho, nomeadamente "depois de ter feito a série Equador, seis meses após a série, estive desempregada" adiantando que "Já me aconteceu estar quase dois anos desempregada".
De todos os seus trabalhos televisivos lembro-me de vê-la numa promissora série da SIC que na altura em que foi exibida foi um marco pois misturava a animação digital com a realidade, 'A Minha Família é uma Animação'. Antes disso trabalhou numa outra série de grande destaque ao lado da saudosa actriz Rosa Lobato de Faria, 'A minha Sogra é uma Bruxa'.
Considero que todos os papéis entregues a Ana Bustorff são marcos na representação pois conseguimos abstrairmos-nos da actriz e pensar apenas no personagem. Se revirmos 'Equador' é bem notório aquilo de que falo.
Actuou em televisão e teatro, dando o grande passo para o cinema. De entre produções nacionais e estrangeiras o seu talento foi-lhe sempre reconhecido e nunca ninguém lhe retirou o mérito. Do humor à comédia, passando pelo drama, Ana Bustorff é aquilo que se costuma dizer: Uma actriz de mão cheia.


Quiosque: Jornal Académico

José Fidalgo acredita na ficção da SIC


Um dos novos exclusivos da estação de Carnaxide confessou que o valor monetário que lhe foi proposto pelo canal de Pinto Balsemão não foi o principal motivo pelo qual aceitou juntar-se à família SIC. "Quando decidi ir para a SIC a questão monetária não estava em primeiro lugar. E até hoje não estará.,graças a Deus", explicou José Fidalgo à Notícias TV.
O actor acrescentou ainda que os projectos que lhe foram apresentados muitos contribuíram para a sua decisão final: "Foi difícil tomar a decisão, isso foi. Há uma mútua vontade de trabalhar e os projectos que me foram apresentados a longo prazo são bastante motivadores".
É caso para dizer que o trabalho que tem vindo a ser realizado por Gabriela Sobral está a surtir efeito junto daqueles que se dedicam à representação.

Quiosque: Notícias TV

Jade Carpinteiro com programa infantil na TVI?

jadecasadossegredos

Foi uma das mais simpáticas concorrentes de Secret Story e, à semelhança de muitos outros colegas, está prestes a ter a sua oportunidade no pequeno ecrã.


É a própria Jade Carpinteiro quem o garante, em declarações à Telenovelas desta semana, quando questionada sobre o que mudou na sua vida, desde que participou no reality-show da TVI: “Tenho muitas presenças e há propostas de trabalho, como é o caso de um programa televisivo que está a ser escrito para eu apresentar. Quero ter aulas de dicção e fazer formação teatral com a encenadora Florbela Oliveira”, explicou.


Dado que tem contrato com a Endemol e com a televisão de Queluz de Baixo, é de esperar que, caso esta informação se confirme, Jade Laura seja a apresentadora de um novo programa infantil da TVI, provavelmente aos fins-de-semana.


Quiosque: Telenovelas

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Protagonistas fora de “Morangos com Açúcar – Férias de Verão”!

davidcarreiragabrielabarros


Numa medida totalmente inovadora, David Carreira e Gabriela Barros não vão integrar o elenco da série de Verão de Morangos com Açúcar.

A notícia é avançada pela edição desta semana da revista Telenovelas, que dá ainda conta de que a produção da série juvenil está já a fazer castings para descobrir as novas vozes que vão dar cor à oitava temporada de Verão.


Esta medida poderá ser uma forma de tentar renovar Morangos com Açúcar, até porque a história protagonizada por David Carreira e Gabriela Barros tem tido audiências muito a baixo das expectativas.

Assim, ao contrário do que sempre aconteceu, o “casalinho sensação” não prosseguirá a sua história de amor durante o período quente de Verão. Esta saber se o público reagirá bem a esta mudança.


Quiosque: Telenovelas

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


volta a ser atacada

Depois de ter sido atacada por duas vezes, a rapariga volta a ser vítima de um atentado. Tudo acontece quando a jovem está a caminhar pela herdade. Subitamente, um homem agarra-a por trás, tapando-lhe a boca com a mão. A vaqueira debate-se, mas o atacante agarra-a com força.


finge então acalmar-se para poder encontrar uma fraqueza do agressor e aproveita o momento para lhe dar um pontapé. O desconhecido, combalido pela dor, solta-a. Mas, num acto de desespero e para proteger a sua identidade, o homem misterioso pega numa pedra e agride na cabeça. A rapariga cai, inconsciente, enquanto um fio de sangue lhe escorre pela cabeça.


Mais tarde, acorda e percebe que está na sua cama. Enquanto isso, Rodrigo olha desconfiado para Hugo. Foi o rapaz que encontrou a irmã e a levou para casa, no entanto, o marido de Teresa suspeita que o filho de Hermínia possa estar envolvido nos constantes ataques à sua filha.


Laura é expulsa da vila

Agora que todas as suas mentiras estão prestes a ser descobertas, desde a falsa gravidez à falsa cegueira, a pescadora já não consegue agarrar Miguel. Sem saber o que fazer, Laura pede ajuda a Alice, mas a mãe do seu amado diz-lhe que chegou a altura de pagar por tudo o que fez.


Perante a recusa da velha senhora em ajudá-la, a vilã pensa em matar mais uma vez Benedita, mas volta a falhar. O problema é que, desta vez, toda a vila assiste à situação. Amarelo, Gué, Duarte e Rodrigo, juntamente com Ana Marta e Joaquim perseguem-na.


Miguel assiste a tudo à distância e, apesar de Laura lhe pedir ajuda, finge que não a vê. Mais tarde, Amarelo e Rosa contam-lhe que ele não vai ter mais com que se preocupar pois a malvada foi expulsa da vila.


CURTAS:


Em Sedução, Júlia arranja forma de impedir a reaproximação entre Alice e Belmiro, pedindo a Tiago que arranje uma forma de o amado ir ao programa de Ester falar sobre o dia do atentado e assim afectar a rival.


Em Laços de Sangue, depois de se confessar ao padre, Francisca decide romper de vez com o passado e conta a Gastão e a João que os dois são pai e filho e não tio e sobrinho, como sempre pensaram.


Em Lua Vermelha, como se não bastasse a descoberta da doença de que sofre, Daniela perde também o amor de Joel, ao ser apanhada a beijar Gustavo, no átrio do colégio.


Em Ti Ti Ti, louco de paixão, Edgar declara-se a Marcela e confessa que não a consegue tirar da cabeça. Ela corresponde e os dois entregam-se um ao outro.


Em Escrito nas Estrelas, ao descobrir que foi enganado por Sofia e Beatriz, Vicente ameaça expulsá-las de casa.


Em Passione, após ter sido esbofeteada, Melina vai à esquadra da polícia acusar Mauro da morte de Noronha, mas Fred desmente tudo.


Quiosque: TV Guia, Telenovelas, Mariana

Faleceu José Pedro Barreto, jornalista da TVI!

josepedrobarreto


Chegou a ser director da estação de Queluz de Baixo, entre 1996 e 1999, e era actualmente editor de Internacional. Um acidente vascular cerebral, após uma cirurgia, acabou por tirar-lhe a vida.

Com apenas 62 anos de vida, José Pedro Barreto faleceu na noite de quinta-feira, revela o Correio da Manhã deste sábado.


“Ele faz parte do início e da história da TVI”, começa por dizer Júlio Magalhães ao referido jornal, descrevendo ainda o “companheiro de trabalho sereno e tranquilo, que dava bom ambiente à redacção” como “um dos jornalistas mais reconhecidos e competentes” do canal. José Pedro Barreto “foi uma das pessoas mais excepcionais com quem me cruzei na TVI, apesar de muito marcado pela vida, devido a alguns dissabores familiares”, acrescentou o director de Informação de Queluz de Baixo.


Quiosque: Correio da Manhã

Afonso Pimentel não quer contratos de exclusividade

afonsopimentel

Depois de ter estado ausente dos ecrãs, uma vez que se dedicou à produção, o actor teve um dos grandes papéis de Espírito Indomável. Ao lado de Mariana Monteiro conseguiu cativar os portugueses. Agora que a telenovela está a chegar ao fim, era de esperar uma abordagem para um contrato de exclusividade com a TVI.


Todavia, o próprio Afonso Pimentel desmente tal situação, mostrando-se, inclusivamente contra este tipo de ligações: “Tive-o há muitos anos, com a SIC, mas agora não vejo necessidade. Acho que, enquanto o mercado estiver a funcionar, não vejo necessidade para tal. Gosto de ser encarado como alguém que preza a sua liberdade. E depois, se tivesse contrato, não tinha tempo para os meus projectos… para os que faço cá dentro e lá fora”, garantiu em entrevista à TV Guia desta semana.


Já sobre a despedida de Espírito Indomável, o actor foi peremptório: “Criei ligações que vão ficar para sempre: a Sara Barradas – que acompanhava os capatazes nos jantares -, o Luís Esparteiro, com quem adorei trabalhar, o João Catarré, a Mariana Monteiro… essas coisas deixam saudades”, frisou.


Quiosque: TV Guia

Rúben Gomes reforça “Laços de Sangue”

rubengomes

Desengane-se quem pensou que agora que João descobriu quem é na realidade Diana, o caminho para a felicidade com Inês estava aberto. Dentro de pouco tempo, a dona do restaurante M terá uma nova paixão.


Segundo a edição desta semana, dentro em breve o elenco de Laços de Sangue será reforçado por Rúben Gomes, cuja personagem será o grande rival de João pelo coração de Inês. Nuno é um jovem rapaz que procurará o M em busca de uma empresa de catering. Ao dar de caras com a filha de Eunice a empatia entre ambos será imediata e, a partir daí surgirá um novo triângulo amoroso, até porque Inês, magoada com as atitudes de João acabará por cair nos braços de Nuno.


Rúben Gomes regressa assim aos ecrãs, depois de ter dado vida a um dos vilões de Deixa que Te Leve, na TVI.


Quiosque: Telenovelas

Angélico Vieira jurado de “Uma Canção Para Ti”!

angelicovieira2

É já no próximo dia 20 de Fevereiro que chega à TVI a quarta temporada do talent-show infantil. Para além de Cristina Ferreira, haverá mais um novo elemento na equipa do programa.


Pois é, tal como a TV Guia adiantou há poucas semanas, Pedro Granger não voltará a fazer parte do grupo de jurados de Uma Canção Para Ti, mas parece que já tem um substituto à altura. Segundo a edição desta semana da Telenovelas, a estação de Queluz de Baixo decidiu que Angélico Vieira ocupará o lugar deixado vago pelo colega de Sedução.


Para além de ser uma forma de captar ainda mais os públicos jovens femininos, há ainda o alicerce de ver qual será a reacção entre o cantor e a ex-namorada, Rita Pereira, quando as galas começarem.

Por outro lado, Luís Jardim e Helena Vieira manter-se-ão no júri de Uma Canção Para Ti.


Quiosque: Telenovelas

Momentos


Bom dia! O Momento de hoje pertence ao talent-show da SIC, Ídolos. Nesta edição recordamos um dos concorrentes mais persistentes do últimos anos: Rui Pedro. Aproveitamos igualmente para lembrar a dupla Pedro Granger e Sílvia Alberta.
Ora veja...





Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Eu pecador me confesso

Falei antes do tempo, é o que é. Ainda há meia dúzia de dias aqui confessei que me absteria de ver a noite eleitoral. Pois bem, pequei. Fui fraco. Na hora certa, não resisti. Recusei um convite para jantar fora e a alternativa cinematográfica que me foi apresentada. Vacilei. Disse que sim e depois que não. Invoquei o frio para não sair de casa, mas foi cobardia, confesso-vos. Não tive coragem de admitir a minha fraqueza. O que eu queria mesmo era ver a noite eleitoral. "Vou só ver um bocadinho, prometo", disse, à laia de justificação, lá em casa. E fui ficando, ficando. O homem é um animal de hábitos e eu fiquei refém dos meus. Sempre de comando na mão, saltando de canal em canal.



E o que vi eu? Vi uma RTP1 globalmente muito melhor, apesar da persistência daquele cenário medonho, virtual e moderno, é certo, mas com tanto ruído que eu não sabia se havia de olhar para o iPad de José Alberto Carvalho se para o quadro de Mário Soares imortalizado por Júlio Pomar. Vi António Vitorino e Rui Rio a fazerem a mais racional e interessante análise aos resultados - ter apenas dois comentadores em estúdio numa noite em que as interrupções são mais que muitas, revelou-se uma decisão acerta- da. Vi as três televisões falharem a declaração de Manuel Alegre (como é possível, ninguém do staff ter dito ao candidato que as televisões estavam em intervalo?). Vi o mesmo Alegre a irritar-se com o jornalista da SIC ("Oh, José Manuel Mestre, essa pergunta é muito deselegante") por causa de uma pertinente, mas incómoda, questão. Vi um Júlio Magalhães, one man show, seguro, mas a gritar. Vi a TVI a potenciar bem o seu senador e a deixar Marcelo Rebelo de Sousa para o comentário final. No final, vi tudo sem surpresas. Ganhou quem já se esperava que ganhasse: Cavaco e a RTP1.