17 de agosto de 2010

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries!

Aclamado pela crítica e adorado pelos fans, “Heroes” é a série de que falaremos hoje. Da criação de Tim Kring, esta série conta-nos a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como a capacidade de voar, de se regenerar, pintar o futuro ou até mesmo ler o pensamento das outras pessoas. A pouco e pouco as personagens vão descobrindo que não estão sós, apercebendo-se que terão de evitar a realização dos desastres previstos nas imagens feitas pelo pintor com o dom de prever o futuro. Mas isto é apenas a primeira temporada. As seguintes entrelaçam histórias cada vez mais complexas, que garantem o suspense até ao último momento.

A série segue o estilo das histórias de quadrinhos (banda desenhada) americanas de super-heróis. "Heroes" tem garantido uma série de prémios e indicações. A série foi indicada em oito categorias no “Primetime Emmy Awards 2007”, incluindo Outstanding Drama Séries. A série ganhou um “People's Choice Award” em 2007 na categoria de Melhor novo drama, e foi indicada o “Programa do Ano” em 2007 pela “Television Critics Association” e Melhor Programa Internacional no” Bafta Awards” 2008.

A primeira temporada é claramente a melhor de todas, contudo todas as seguintes são aliciantes. Actualmente, a série está na sua quarta temporada, a ser reproduzida pela “FOX” às 2:30 da manhã, um horário deprimente para uma série de tamanha qualidade, mas que ainda assim merece ser vista. E como as férias ainda estão para durar (relativamente), é claramente uma aposta para as noites da semana. Até porque o fim está perto – a quinta temporada encerrará a série.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Hoje ainda há Só Séries, para ver às 21H00!


A fórmula do sucesso

São três os elementos que mais vendem: a morte, a fama e o mistério. Na ausência de uma boa conjugação entre eles, o "justiceirismo" faz as vezes. No essencial, porém, dois daqueles três elementos chegam para vender uma história: mesmo sem mistério, e como nos mostrou o caso de António Feio, a morte de um famoso dá pano para mangas; mesmo sem fama, as três misteriosas mortes da Lourinhã aí estão, para lavar e durar; mesmo sem morte, o mistério em torno da actuação de Sócrates ao longo do licenciamento do Freeport acaba de ser recuperado.

A fórmula vale em TV e vale nos jornais também (e, aliás, em todos os restantes suportes onde se produza informação). E, porém, se juntar dois elementos nos garante uma boa história, só juntar os três nos traz a história perfeita. É daí que vem, por exemplo, esta ansiedade de manter Michael Jackson no ecrã, reforçada com a notícia de que o chamado "rei da pop" será a estrela de um episódio especial da próxima temporada de Glee (Fox). E é daí também que vem o crescente tratamento dado à morte de Rosalina Ferreira, numa história em que misteriosamente aparece o nome de Duarte Lima - e que, provavelmente, dominará o fim--de-semana.

Porque é que "não ouvimos falar das Josefas que são o sal da nossa terra", como muito bem se inquietava Ferreira Fernandes no DN de ontem? Morreu uma rapariga. Não era famosa nem morreu em circunstâncias misteriosas. De forma que, para salvar a sua história, só nos resta o "justiceirismo". Enxugadas as lágrimas, há que apanhar os incendiários - e há que apanhar também os responsáveis pelo sistema de protecção civil que colocou Josefa no lugar onde encontrou a morte. São assim os media. Porque é assim a espécie.

"Operação Triunfo 2010" já tem logótipo!

A pouco e pouco, vão sendo reveladas novidades sobre a quarta temporada do talent-show da RTP. Depois da abertura das inscrições, na página oficial do Facebook do programa, já está disponível o novo logótipo da Operação Triunfo 2010.

Com uma grande aposta nos tons de vermelho, e nas letras a prateado a nova imagem é diferente das anteriores, o que leva a crer que a geração 2010 seja, também ela, diferente das anteriores.

Previstas estão também algumas alterações no cenário, cujo arranque de construção deverá estar para breve.


À semelhança do que aconteceu em 2007, o programa volta a ser apresentado por Sílvia Alberto e a produção está a cargo da Endemol. O grupo de jurados também deverá sofrer algumas alterações, não sendo ainda conhecido o horário de exibição.

Ao que tudo indica, a estreia está agendada para a última semana de Setembro ou princípios de Outubro.

Sporting de Braga vs Sevilha é na RTP!


É já amanhã que começa a derradeira batalha do segundo classificado da Liga Sagres 2009/2010 no que à Liga dos Campeões diz respeito. Depois de ultrapassado o Celtic de Glasgow, o próximo jogo será crucial para a equipa de Domingos Paciência se manter em competição.


Como não podia deixar de ser, a RTP vai transmitir o jogo, até porque é a detentora dos direitos da prova. Assim, nesta quarta-feira, a partir das 19h45, ao sintonizar no canal do estado terá a oportunidade de assistir ao jogo Sporting de Braga vs Sevilha.


A não perder!

Conceição Lino regressa em Setembro, sem “Nós por Cá”


Depois de ter apresentado durante quase dois anos o programa das 19 horas, a jornalista vai manter-se em antena, mas num formato diferente. A notícia é revelada pelo Jornal Público.


É "diferente de tudo o que existe", começa por dizer Conceição Lino, que acrescentou ainda: "Estou muito entusiasmada. Vou continuar a dar atenção às pessoas, como sempre fiz, mas de uma forma ainda mais próxima".


Já Nuno Santos acredita que “o conteúdo é forte e surpreendente” e que este formato “será estruturante” na grelha da estação que dirige. A opinião é partilhada ainda por Luís Marques, que elege esta como a “melhor escolha”, no actual panorama audiovisual. "Este programa reforça a nossa oferta integrada de informação e entretenimento. Queremos e vamos ter uma SIC mais forte", confessou ainda o director geral da SIC.


Com este novo programa, ao que tudo indica Caras e Bocas fixar-se-á no antigo horário de Nós Por Cá, precedida pelo formato de Conceição Lino, sendo que ainda antes, no lugar de Vida Nova, estará o novo espaço das tardes de Carnaxide, que, segundo a imprensa, será apresentado por Nuno Graciano e Rita Andrade.

As estreias estão previstas para dia 13 de Setembro.


Quiosque: Público

Fala-se! 17/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo à edição de terça-feira do Fala-se!




Daniel Oliveira e Andreia Rodrigues


Parece que há um novo casalinho para os lados de Carnaxide. Segundo a revista VIP desta semana, o coordenador e a apresentadora de Fama-Show estão apaixonados.

Ao que a referida publicação apurou, junto de fonte da SIC: É muito provável que os dois namorem. Tudo terá começado a fazer sentido pouco tempo depois da Andreia entrar para o Fama.


Com esta notícia, fica-se também a saber que Daniel Oliveira se separou da sua antiga companheira, a também jornalista da SIC, Marisa Caetano Antunes, com quem namorava há mais de seis anos.



Helena Costa


A actriz está novamente solteira. Embora tenha revelado recentemente que estava muito feliz com Daniel Mustafá, a relação dos dois jovens acabou por não resistir à distância, após a partida do jogador para a Argentina.


Foi em declarações à revista Notícias TV, que Helena Costa confirmou a notícia: “Confirmo que estamos separados, mas não vou comentar mais nada, é um assunto delicado”, disse a jovem, que não gosta de comentar a sua vida privada.


Quiosque: VIP, Notícias TV

André Cerqueira não comenta ida de Moniz para a SIC



Depois da mudança de Gabriela Sobral para a estação de Carnaxide, na imprensa, já corre o rumor de que, para breve, poderá estar, também, a chamada de José Eduardo Moniz. Afastado dos ecrãs desde que se despediu da TVI, o jornalista afirmou recentemente que o seu regresso à antena não está para breve.


Quando confrontado com este tema pela revista TV 7 Dias, André Cerqueira foi peremptório: “A saída da Gabi e a entrada do José Eduardo Moniz na SIC é uma coisa deles. A SIC está a trabalhar e estão a fazer os projectos deles. Nós estamos com força e com os directores e actores todos unidos”, afirmou, não querendo entrar em polémicas.


Estará para breve o confronto entre Moniz e o seu sucessor?


Quiosque: TV 7 Dias

Jornalistas da TVI preocupados com vinda de Fátima Lopes



À semelhança do que aconteceu com a mudança de Gabriela Sobral para a SIC, quando Rodrigo Guedes de Carvalho manifestou, à TV 7 Dias preocupação em termos financeiros, a mesma publicação avança, esta semana, com uma notícia semelhante, mas desta vez com a estação de Queluz de Baixo como pano de fundo.

Segundo esta revista, um dos mais carismáticos jornalistas do canal, Pedro Pinto, está “inquieto” com a recente contratação de Fátima Lopes, que vem auferir cerca de 30000€ por mês e com o aumento salarial de Cristina Ferreira, não esquecendo ainda o ordenado que Teresa Guilherme irá receber.

Para o pivô do Jornal Nacional tudo isto poderá ser prejudicial para uma eventual actualização salarial dos jornalistas da redação.


Terá André Cerqueira contabilizado tudo isto quando contratou novas estrelas para o entretenimento?


Quiosque: TV 7 Dias

Nuno Santos com projectos para Carolina Patrocínio


Afastada do entretenimento desde que deu a cara por XXS, ao lado de Pedro Miguel Ramos, a jovem apresentadora está a preparar o seu regresso.


Embora, até Setembro esteja ocupada com a sua tese de mestrado, após essa data, a direcção de programas conta com ela, tal como a própria revelou à TV 7 Dias: “Depois de entregar a tese, vou reunir-me com o Nuno Santos. Ele diz que há projectos para mim na área do entretenimento e eu vou ouvir o que ele tem para dizer”, disse.


Após um estágio na redação da SIC, Carolina Patrocínio sente-se dividida entre a informação e o entretenimento: “Não consigo eleger o que gosto mais, se o jornalismo ou o entretenimento, gosto dos dois e aceitarei propostas de trabalho nestas duas áreas”, explicou à mesma publicação.


Resta aguardar por novidades de Carnaxide, mas o certo é que Nuno Santos não quer deixar “fugir” mais uma das suas apresentadoras.


Quiosque: TV 7 Dias

André Cerqueira nega saída de Júlia Pinheiro


Foi na passada semana que se tornou público um alegado descontentamento da apresentadora em Queluz de Baixo. E a notícia de uma saída para a SIC ganhou novos contornos, no entanto, em entrevista à TV 7 Dias desta semana, o director de programas veio desmentir tudo o que foi escrito.


“A Júlia está muito bem na TVI. Estamos muito fortes, muito sólidos e sabemos exactamente o que vamos fazer”, começou por dizer André Cerqueira, que ainda acrescentou: “Não mudou nada comigo como director de programas. Acho é que estamos todos juntos. Estão os directores em peso aqui, mais do que em outros anos, e eu acho que isso é muito importante.”


Para terminar, o responsável lançou ainda um comentário às notícias que dão conta da possível saída de actores do canal que dirige: “É engraçado que os actores tenham vindo à festa de Verão, em peso, mostrando que estão juntos”.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 17/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Diana Chaves disposta a trabalhar na Globo

Terminaram na passada semana as gravações em território brasileiro daquela que é a grande aposta da estação de Carnaxide para a rentrée televisiva. Ao lado de Diogo Morgado e Sisley Dias, Diana Chaves filmou em terras de Vera Cruz.


Em declarações à revista Maria, a jovem actriz demonstrou vontade em regressar ao Brasil por mais tempo. É que é um desejo da apresentadora de Salve-se Quem Puder trabalhar com a rede Globo, tal como revelou, quando questionada se gostaria de vir a seguir os passos do colega Ricardo Pereira: “Dependendo do momento da minha vida pessoal e profissional, não me importava de vir para o Brasil, trabalhar na Globo”, começou por dizer.


Diana Chaves fez ainda questão de explicar a forma como leva a sua vida: “Gosto de viver cada momento e estou dedicada a este projecto. O que tiver que acontecer, acontecerá”.

Face à ligação existente entre a SIC e a emissora brasileira, há grandes possibilidades de o desejo da actriz se tornar realidade e, assim, Diana ser mais uma das portuguesas a demonstrar talento além-fronteiras.


Joana Anes “triste” com falta de convites


Foi uma das protagonistas de Rebelde Way e desde esse tempo, não mais voltou a marcar presença em nenhuma produção televisiva. Até há bem pouco tempo, quando a RTP a desafiou a apresentar Já Sei Cozinhar.


Recém-casada, Joana Anes mostrou-se, à revista Maria desapontada com a falta de convites para fazer testes para novos projectos: “Infelizmente, não há muita coisa. É estranho, mas há quase dois anos que não há um convite para fazer sequer um casting. Fizemos a nossa parte, mostrámos que temos talento: o elenco da Rebelde Way foi muito bem escolhido, tinha grande qualidade. Não consigo perceber”, confessou.


Quando poderá o público português voltar a ver a Mia da série juvenil novamente em acção? A resposta permanece incógnita.


CITAÇÃO DO DIA:


"(na apresentação) sinto-me como um peixe dentro de água. Gosto de comunicar com o público"


Carla Matadinho



Número do dia:


31.2%


Foi o share da despedida de Há Volta, que foi para o ar no passado domingo, na RTP.


Quiosque: Maria, Vidas

Para lá das 24


Boa Noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


The Biggest Loser. É este o nome de um dos programas que ajudou a SIC Mulher a aumentar a sua audiência durante os meses de Verão.

Em casa, tive uma grande seguidora deste formato. Todas as noites lá ia a minha irmã para o sofá vê-lo. Confesso que não sou muito dado a formatos estrangeiros, mas este despertou a minha atenção.

Sendo um reality-show, com um prémio final chorudo, pode dizer-se que, aqui, todos os participantes ganham. Mais do que um programa, O Peso Certo é uma forma de muita gente concretizar o sonho de uma vida e ser mais saudável.

Ora, sendo o nosso país uma terra com muita gente longe do peso ideal, porque não apostar numa versão nacional?


Mais importante do que Secret Storys ou Ídolos, que exploram de todas as formas a vida dos seus participantes, The Biggest Loser talvez fosse uma aposta ganha. No entanto e infelizmente para nós, Portugal não possuí, aparentemente e, neste momento, mercado publicitário para uma aposta deste género.


Entendo que seja demasiado “caro” para qualquer uma das nossas televisões, mas, com um esforço, talvez se conseguisse. Mais do que dar dinheiro, seria concedida a cada um dos participantes a oportunidade de uma vida melhor e muito mais saudável. Onde andam os nossos directores de televisão? A oportunidade está aí! Porque não arriscar? Se há dinheiro para “aguentar” cinco pesos pesados da apresentação, na TVI, não haverá possibilidades de trazer até nós The Biggest Loser?


O sucesso estaria, quase de certeza, garantido. E as inscrições seriam muitas, disso não tenho dúvidas. Mas, será que a mentalidade portuguesa aceitaria? Fica a dúvida.