1 de dezembro de 2009

Eles são irmãos!


De facto, aqui fica uma verdade que muitos desconheciam. Luísa Sobral, terceira classificada da primeira edição de "Ídolos", e Salvador Sobral, actual concorrente do concurso, são irmãos. Quem o afirma é o site TV Universo. De facto, já existem vídeos com os dois na internet, e o "Fama Show" deu uma pista que apenas vem confirmar esta revelação. Quando Salvador mostrou a sua casa ao programa, no momento em que chegou à parte de mostrar quarto da irmã, ele disse qualquer coisa como "ela estava fora, e que tinham feito mudanças a essa divisão".

Quem diria..
Se quiser saber mais informações sobre Luísa Sobral, e o que tem feito desde a sua participação em "Ídolos", clique aqui.

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais um Discurso Directo. Neste edição, eu, Diogo Santos, respondo às perguntas de Miguel Reis.



Ao que parece, o "Jornal da Noite" vai passar a ter de terça a sexta o espaço "Aqui e Agora". Com a falta de programas às 21h, achas que esta é uma boa solução?

R: Sinceramente não tinha conhecimento que isso ia acontecer. Mas acho bem. A SIC tem um furo de programação entre as 21:00 e as 23:00, e é necessário combate-lo. Neste caso, esticar a informação, parece ser uma excelente ajuda. Assim, o furo que referi, iria ficar mais pequeno, logo a estação iria perder menos nas audiências.
Por outro lado, esta aposta acaba sempre por dar credibilidade à SIC.

Outra novidade nesta semana foi o possível regresso de Maya à antena da SIC. O que te parece esta aposta?

R: A Maya não é apresentadora. Uma pessoa que vem mostrar à imprensa, as operações ao seu peito, não tem qualquer credibilidade em estar à frente de um formato. Imagina a Fátima Lopes ou a Júlia Pinheiro a fazerem isso. Como é que o público reagiria? Eu ficaria espantado com esta atitude. Felizmente não fizeram isso. A Maya como apresentadora simplesmente não tem jeito. E não percebi qual foi a ideia da SIC, em colocá-la à frente do extinto “Contacto”, com tantas profissionais do sexo feminino para o fazerem.


Está a chegar ao cabo mais um canal com a marca SIC. Trata-se de um canal direccionado para o público infanto-juvenil. O SIC K começa as suas emissões no dia 18 de Dezembro, às 16 horas. Achas que o canal terá sucesso?

R:
Penso que sim. Actualmente existe uma grande tendência para o público se deslocar para o Cabo. Ninguém tem dúvidas disso. Como tal, é necessário que tanto a RTP1, como a SIC, como a TVI, invistam nesse sector. Isto porque, mais público no Cabo equivale a mais publicidade. E eu acredito veemente que ambas as estações queiram ter mais dinheiro para investir na grelha de programação.

Alguns dos “nossos colegas” blogueiros acusam Filipe Pinto (de "Ídolos") de querer passar a imagem do "coitado", para conseguir mais votos do público. O que pensas sobre isto?
R: Eu acompanho o “Ídolos” todos os domingos na SIC. E sem dúvida que o Filipe é o meu favorito. Eu compreendo a indecisão dele. A maioria dos que participam neste tipo de concursos, ficam com um rótulo. O Filipe não queria ficar com ele. E acredito que ainda não queira, mas já percebeu que é uma boa rampa de lançamento. Por o menos, vai dar visibilidade a quem vencer o programa. Agora, a verdadeira vitória será continuar na “ribalta” (esta é a principal dificuldade para todos).


Nuno Graciano, vai mesmo voltar á antena da SIC com Não há Crise. O programa já teve grandes audiências mas as suas últimas emissões não foram muito famosas… Achas que com esta pausa o programa vai voltar bem ou será ainda um fracasso?
R:
O “Não há Crise” está gasto. E eu concordo com os críticos. Para a SIC voltar a este programa, é como dar um passo atrás. Qualquer dia estamos outra vez com repetições de “Malucos do Riso” e “Camilo&Filho”. Não faz sentido a estação voltar a apostar neste tipo de conteúdos. Está gasto. Mais vale repetir o “Salve-se quem Puder” uma vez por semana ou emitir os últimos episódios de “VIP Manicure” (que Nuno Santos pensa que os espectadores já se esqueceram).

Nuno Santos vai renovar com a SIC. Mesmo com a probabilidade da estação cair para terceiro lugar este ano, Pinto Balsemão aposta novamente no dito “Salvador” de Carnaxide…Se fosses tu, farias o mesmo que o dono do grupo Impresa?
R:
Sim faria. Já viste se se estivesse sempre a mudar de director de programas?
Põe-te no lugar dos profissionais da SIC. Como é que reagirias se o teu patrão estivesse sempre a mudar? Não era confortável. Ficarias sempre a pensar:”Será que eu vou ser aposta dele?”; “Será que o meu programa vai continuar?”.
É necessário tempo. Sim, Nuno Santos já teve dois anos, mas a SIC não tem dinheiro. Os seus responsáveis assim o afirmam. Como tal, atribuir as culpas só a Nuno Santos não é justo. Eu gosto dele, mas sei que algumas das suas apostas foram ridículas.
Quanto ao terceiro lugar da SIC em 2009, é mais que certo. Acho que ninguém tem dúvidas disso. Mas uma coisa é certa. A estação de Carnaxide, foi de extremos este ano. Na minha opinião lançou os melhores e piores formatos em 2009.

Camilo de Oliveira não quer Cristina Areia no seu elenco porque… a actriz se despiu para a Playboy. Foram afirmações de Camilo: “Ela é boa actriz e não tinha necessidade de se pôr nua numa revista.” Vais para o grupo dos que concorda com Camilo, ou dos que discordam?

R: Para mim uma actriz não tem de ser posta de lado por se despir para uma revista. Afinal só compra a “Playboy” quem quer. Que eu saiba, a Alexandra Lencastre, por exemplo, é uma actriz conceituada, e foi a capa da primeira edição da FHM. A TVI nunca a penalizou por isso.
Logo, não concordo com a decisão de Camilo de Oliveira. Afinal o que interessa aqui? O talento da actriz, ou a produção para uma revista? Não faz sentido.

Momentos


Boa tarde. Esta semana há "Momentos" a dobrar. A de hoje pertence à TVI. "A Amiga Olga", foi um concurso, apresentado por Olga Cardoso, transmitido a partir de 1993. Lembra-se?

Audimetria - 30/11/2009


Ontem a TVI voltou ao primeiro lugar. A estação de Queluz chegou aos 30,6% de share, a RTP1 aos 23,9%, e por fim a SIC, que desceu aos 21,4%.
Depois de há uma semana, a "Grande Reportagem SIC" ter ganho a "Repórter TVI", no dia de ontem as posições inverteram-se. Enquanto a primeira se ficou pelos 9,5% de rating e 23,3% de share, a segunda foi o programa mais visto do dia, com 16,7% de audiência média.

No horário das 19:00, "Morangos com Açúcar" venceram à repetição de "O Preço Certo". A série da TVI obteve 10% de rating e 30,7% de share, contra os 9,7% de audiência média e 31,6% de share do concurso de Fernando Mendes. "Nós por Cá" conseguiu 7,4% de rating e 22,8% de share.

O noticiário mais visto foi o "Telejornal", tal como pudemos ver no quadro. A duas décimas de audiência média ficou o "Jornal Nacional" . O "Jornal da Noite" ficou-se pelos 10,8% de audiência média e 27,7% de share.

No horário nobre, "Meu Amor" esteve bem. Foi o segundo programa mais visto do dia, seguido de "Deixa que te Leve". A novela protagonizada por Mariana Monteiro alcançou ontem 14,5% de rating e 44,7% de share.
Na SIC, "Perfeito Coração" fez 8,7% de audiência média e 21,5% de share. Desceu relativamente a domingo.
O duelo entre "Sentimentos" e "Viver a Vida" foi ganho pela novela da TVI. Enquanto a primeira obteve 8,7% de rating e 35,1% de share, a segunda ficou-se pelos 7% de audiência média e 23,4% de share.
O horário da RTP1 a partir das 21:00, não correu da melhor maneira. "Notas Soltas" não foram além dos 22,1% de share, "Salvador" ficou-se pelos 17,6%, e "Jogo Duplo" pelos 20,9%.

De referir a prestação da estreia da segunda série de "5 Para a Meia-Noite" - 1,1% de rating e 7,4% de share.

Revista de Imprensa

Bom Dia! Seja bem-vindo à nova Revista de Imprensa. A partir de hoje, esta rubrica passará a contar com dois espaços, para além das tradicionais notícias. O primeiro chama-se Citação do Dia, e conta com uma citação de alguma personalidade ligada à nossa televisão. O segundo denomina-se Fala-se, e traz-lhe de uma forma muito sucinta um pequeno "aparte" da vida daqueles que compõem a nossa televisão. Espero que goste.

Formatos de Natal SIC arrancam dia 10

Com a época natalícia a chegar, é agora conhecida a grelha especial que a televisão de Carnaxide apresentará. O primeiro programa a ir para o ar é uma gala, intitulada "Natal de Esperança". Emitida em directo, esta gala ocupará o horário matinal e o horário da tarde do próximo dia 10 de Dezembro. Vários rostos SIC a abrilhantarão, mas a apresentação estará a cargo de Fátima Lopes e Bárbara Guimarães. Dois dias depois, chega a vez de Marco Horácio conduzir "Natal das Urgências". Previamente gravado, ao longo de cerca de 70 minutos o humorista mostrará "As Mais Belas Melodias De Natal que Ninguém quer Ouvir". A 16 de Dezembro, e novamente durante a manhã e a tarde, é emitido o especial "Companhia de Natal", cujos donativos obtidos reverterão para instituições de solidariedade social. A apresentação deverá ser de Rita Ferro Rodrigues. No dia 19 de Dezembro, a emissão arranca logo às 7h00, com um especial a partir da Kidzânia, que será transmitido em simultâneo com o SIC K. Após o "Jornal da Noite", chega à antena da SIC o "Circo de Natal".

"Só Visto" completa 5 anos

Faz no próximo domingo 5 anos que a primeira emissão de "Só Visto" foi para o ar. Como não poderia deixar de ser, o magazine semanal terá direito a um programa especial de aniversário. Não existirá um convidado central, contudo, outras surpresas estarão reservadas para este domingo. A não perder, logo após o "Jornal da Tarde".

Primeiros convidados de "5 Para a Meia Noite"

Já é conhecida a lista de convidados da primeira semana da segunda temporada de "5 Para a Meia Noite". Hoje à noite é a vez de Fernando Alvim conversar com os astrólogos Paulo Cardoso e Delfina Lapa. Amanhã, Nilton recebe Miguel Sousa Tavares e quinta-feira é Pedro Fernandes que entrevista os Anjos. A fechar a semana, é a vez de Luís Filipe Borges dar as boas-vindas a Margarida Rebelo Pinto.


CITAÇÃO DO DIA

"Dar aquilo que dói é que é ser generoso"

É esta a citação de hoje, que pertence a Catarina Furtado






Fala-se de:
Rodrigo Menezes


Ao que parece, o actor de "Meu Amor" está
zangado com Andreia Sampaio, mãe do seu filho de um mês e meio.








Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Daqui a uma hora..

Revista de Imprensa, com um novo visual!

Para lá das 24

Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite.

Quarta-feira, dia 25 de Novembro, 10 horas, treze minutos e quarenta segundos, e "Companhia das Manhãs" estava a começar. Treze minutos e quarenta segundos antes, "A Praça da Alegria" e "Você na TV!" já estavam no ar. É assim que a SIC quer que o seu talk-show matinal atinga
bons resultados?


Sabendo que os antecedentes de "Companhia das Manhas" estão bastante atrás da concorrência entre as 7:00 e as 10:00, não percebo porque o programa começa tão tarde.
A consequência deste facto é tão lógica: o público muda de canal, e não espera que "Companhia das Manhas" comece.


E é assim que "A Praça da Alegria" e "Você na TV!", vão somando pontos atrás de pontos. Ambos os programas estão mais competitivos do que nunca, e até costumam ter mais espectadores que os talk-shows da tarde dos respectivos canais.


É verdade que um programa novo demora a ganhar terreno. Eu concordo com isto.
Por exemplo, e tal como todos sabemos, "Você na TV!" começou com audiências baixas, mas foi subindo ao longo do tempo.

Já se passou cerca de 3 meses desde a estreia de "Companhia das Manhãs", e o programa continua a não dar grandes sinais de vida. Mas uma coisa é certa: a começar quase quinze minutos depois da concorrência, é muito difícil chegar mais alto.

(clique na imagem para aumentar)