17 de abril de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI


Uma vez que já é conhecido o vencedor do programa (Pedro Ferreira foi sempre o meu favorito e o melhor, e que grande e bonito momento protagonizou com Simone de Oliveira), "Uma Canção Para Ti" foi também o vencedor das batalhas da noite de domingo e mais que a TVI, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha mereceram. Manuel Luís manteve-se como sempre irrepreensível na apresentação da melhor selecção de talento infantil desde que o programa estreou e Cristina Ferreira conseguiu fazer esquecer Júlia Pinheiro, e para mim, tornou-se sinónimo de audiências e a cara do futuro da estação (deixando para trás Leonor Poeiras e mesmo Fátima Lopes). O programa apesar de hoje haver uma gala especial, acabou em grande com mais de 40% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1


Nicolau Breyner tem agora o seu talk show todas as sexta-feiras na RTP1. Ele que é sem dúvida um dos melhores actores, colocou a representação a descansar e dedicou-se à apresentação. Mas o talk show "Nico à Noite" existe porque era preciso tapar um programa na programação da RTP1, e é chato, aborrecido, sem qualquer dinâmica, com o um cenário triste e escuro. Existe porque é na RTP1 e tenho pena porque acredito que Nicolau Breyner conseguisse fazer muito melhor e bem. Os números também são muito fracos, sempre abaixo dos 15% e pouco mais de 300 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo à edição da noite do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana SIC


É a terceira novela mais vista em Portugal e não é da TVI. E logo por aí "Laços de Sangue" está de parabéns porque veio quebrar a hegemonia da TVI na ficção nacional. A novela apelidada pela de SIC de "todos nós" conseguiu, fazendo frente à líder "Espírito Indomável" resultados muito positivos ao longo da semana e por dois dias passou a barreira de 30% de share fazendo com que a novela da TVI baixasse dos 40%. "Laços de Sangue" ainda se manterá no ar durante bastante tempo (uma vez que foi aumentada para 300 episódios) e será que vai ao longo dos próximos tempos continuar a conquistar os espectadores portugueses?

O Protagonista


Boa noite! Depois da vitória de Pedro Ferreira em "Uma Canção Para Ti", esta semana as luzes de "O Protagonista" voltam-se para a informação de Queluz de Baixo! José Alberto Carvalho e Judite de Sousa são as figuras principais deste domingo!




As suspeitas confirmaram-se esta semana. Depois dos rumores sobre o facto de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa puderem formar dupla na condução do "Jornal Nacional", a TV Guia desta semana informou que essa será mesmo a estratégia da TVI para combater as boas audiências do "Telejornal", e para conseguir afastar-se do "Jornal da Noite". Tal como afirmara o antigo jornalista da RTP1, o caminho faz-se caminhando e, como tal, será apenas com pequenos passos que a estação de Queluz de Baixo conseguirá subir alguns pontos na informação. Juntar dois profissionais muito queridos por parte dos portugueses e, mais importante, voltar a lançar uma dupla num noticiário, torna-se numa estratégia bem pensada. Afinal, não só de más notícias se constrói um espaço informativo, mas igualmente com a empatia dos pivôs, com o trabalho em estúdio, com o seu olhar que chega a casa dos portugueses. Não tenho dúvidas que também a apresentação de matérias noticiosas exija o dom da representação, de forma a transmitir o olhar mais imparcial para os telespectadores.


A TVI torna-se assim mais forte na selecção dos pivots, não sendo apesar disso este um factor de sinónimo de audiências. Claro que ajuda, mas não é suficiente para levar os telespectadores a abandonar Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, José Rodrigues dos Santos ou João Adelino Faria. O aspecto positivo está claro na força que ambos os jornalistas poderão ter na condução do "Jornal Nacional", na forma como se apresentarão ao público quando derem a cara por entrevistas importantes, com relevo para a sociedade.


É um passo fundamental para a TVI, contudo torna-se-à ainda mais importante quando a informação ganhar de facto destaque para o canal. O TVI 24 ainda continua nas sombras dos temáticos e as reportagens de Queluz de Baixo já tiveram muito melhores dias (relembro as audiências das mesmas, que muitas vezes as levavam aos lugares cimeiros do top dos programas mais vistos do dia). No plano oposto existe a credibilidade de Judite Sousa, que muito ajuda à presença de convidados especiais em alguns espaços de Informação do canal.

Veremos então como se comportará esta nova dupla, e quais os frutos que colherão nas audiências do canal da Media Capital. Estaremos perante um novo sucesso da TVI, ou numa aposta que valerá milhões de telespectadores? Fica a pergunta no ar!

Nuno Santos e a estratégia da Informação RTP


Pouco mais de duas semanas depois de ter assumido o comando da Informação da televisão pública, o jornalista conversou com a edição desta semana da Notícias TV sobre aquilo que pretende fazer no futuro e os profissionais com que conta.


“O país e o mundo são os mesmos. Estamos todos com o mesmo objectivo, mas a RTP é uma máquina bem montada. E, dizendo isto, acrescento que queremos mexer na organização e nos métodos de trabalho. Acho que é possível reforçar ainda mais as linhas que nos separam da SIC e da TVI”, começa por dizer, explicando de seguida: “Regra número 1: inovar, ser mais ambicioso e criativo na abordagem dos temas. Investir na reportagem. E fazer uma informação mais próxima dos cidadãos. A principal aposta é sublinhar ainda mais o Telejornal como a grande marca de informação portuguesa. Paralelamente, continuar a acompanhar o Jornal da Tarde, um produto vencedor, e o Hoje, que está a fazer um caminho muito interessante na 2.”


Quanto às apostas em termos de programas não diários, Nuno Santos confessa: “Estamos a trabalhar na criação de uma linha continuada de programas informativos de diversos géneros para emitir a seguir ao Telejornal, na faixa das 21h00. Já temos dois programas, que são o 30 Minutos e o Linha da Frente. Queremos criar mais, mas sabemos que esse projecto só é passível de ser concretizado em Setembro, por força das circunstâncias”.


Quanto aos colegas, o director de Informação começou por comentar uma “intriga” sobre José Rodrigues dos Santos: “Eu não perco tempo com a pequena intriga. Reconheço que essa pequena intriga existe nas empresas de comunicação social, mas sou imune a ela. Farei o que tem de ser feito. Ainda ontem estivemos a trabalhar os dois. E ele vai ter, como em breve se verá, mais impacto na nossa antena. Está disponível para isso”, começa por afirmar, acrescentando: “Não conheço toda a história, mas sei que os portugueses não convivem bem com o sucesso alheio. (…) O Zé paga o preço do seu talento e da sua invulgar capacidade e qualidade. E ele convive bem com isso. Ele também não perde tempo com a intriga.”


Já sobre Fátima Campos Ferreira, Nuno Santos foi peremptório: “A Fátima é inexcedível e isso dá-me muita satisfação, confesso. A notoriedade que a Fátima conseguiu ao longo dos últimos largos anos, que resulta da qualidade do seu trabalho, é um crédito dela, de mais ninguém”, frisou.


Quiosque: Notícias TV

Júlia Pinheiro "não tem vocação, nem competência para ser directora de programas"


A afirmação é de Nuno Santos e promete ainda vir dar que falar. É em entrevista à edição desta semana da Notícias TV que o actual director de Informação da RTP fala sobre a realidade que viveu na SIC ao longo dos últimos três anos.


“Deixei uma marca na ficção e no entretenimento, mas não tapo o sol com a peneira. Não mudei na linha que eu esperava, com toda a franqueza. Mas com a mesma franqueza digo que não tive as condições que, legitimamente, esperava ter. Por razões de conjuntura”, começa por dizer, explicando de seguida: “Também conjuntura interna. Mas tenho um dever de reserva em relação à SIC. Tenho um profundo respeito pelo dr.Balsemão e pelo Pedro Norton e uma relação profissional e de amizade com o Luís Marques, o que me faz não querer entrar por esse caminho”.


Confrontado com a possibilidade de Júlia Pinheiro, que muitos sucessos teve em Queluz de Baixo, se tornar na sua sucessora na SIC, Nuno Santos foi peremptório: “Quem teve bons resultados na TVI foi o José Eduardo Moniz. Mas não, nunca senti isso. Sempre tive uma grande descontracção em relação a esse assunto. A Júlia foi muito bem-vinda na SIC. Ela não quer ser directora de programas. Aparentemente, até teve essa oportunidade na TVI. Mas ela não quer, não tem vocação, nem competência, ou competências, para ser rigoroso, para responsável da programação”. A explicação é simples: “Não tem conhecimento da gestão orçamental, da gestão de alinhamentos, da negociação de direitos, da programação estrangeira”.


Contudo, o antigo director de programas fez questão de explicar a diferença entre ele e Júlia Pinheiro, uma vez que ele próprio ocupou essa função na RTP vindo da Informação: “Bom, não tinha competência, mas tinha vontade. A Júlia já disse isso. Ela não tem vontade de ser directora. Ela quer fazer, e bem, aquilo que sabe fazer de melhor. Portanto, até se pode dizer apetência em vez de competência, acho que até é mais correcto”.


A terminar, Nuno Santos garantiu ainda que a cara de Querida Júlia foi uma das que mais fez pressão para que continuasse à frente da estação de Carnaxide: “A nossa relação foi de uma lealdade e de uma amizade verdadeiras. A Júlia foi das pessoas que mais força fizeram para que eu ficasse na SIC”.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Bárbara Guimarães tem novo projecto na SIC


Ainda falta uma semana para o término de Portugal tem Talento, mas a apresentadora do talent-show da SIC já tem um novo projecto no canal, tal como a própria garante, em entrevista à Nova Gente desta semana:

“Apesar de ainda não poder revelar, confesso que já tive uma reunião sobre aquilo que vou fazer a seguir”, começa por dizer, adiantando apenas que “Sim, é entretenimento”. Será o renovado Chamar a Música, que recentemente chegou a ser falado para os serões da SIC?


Na mesma conversa, Bárbara Guimarães mostrou-se ainda satisfeita com a performance de Portugal tem Talento: “(os responsáveis da SIC) estão muito contentes com o facto de o programa ter dinamizado muito mais a estação. E depois não consigo descurar quando se fala em audiências. Para mim aqueles números são pessoas que representam a quem chegamos. Está a correr bem e estamos a competir com uma grande concorrência que nos é dada pela TVI”.


A terminar, a comunicadora confessou ainda que tem em mãos um novo programa sobre cultura: “Já está escrito, apresentado e é de minha autoria, como o Páginas Soltas, o Oriente e o Terceiro Elemento. É um programa que quero muito fazer e para o qual preciso de disponibilidade”.


Quiosque: Nova Gente

Leonor Poeiras preparada para combater "Peso Pesado"


Depois de ter trabalhado com Júlia Pinheiro na "Casa dos Segredos", Leonor Poeiras prepara-se para combatê-la nas audiências. Depois da estação de Carnaxide ter dado a conhecer que não tem medo de "Perdidos na Tribo - Famosos", ainda por mais sabendo que "Peso Pesado" terá emissões diárias, a apresentadora de "Agora É Que Conta" responde na mesma moeda: "São canais e apostas diferentes, formatos distintos". Apesar de considerar a versão portuguesa de "The Biggest Loser" um "formato vencedor", a mulher de Miguel Braga não tem dúvidas de que o seu programa também o é.

Em relação ao facto de passar a disputar com Júlia Pinheiro o horário nobre das noites de domingo, Leonor Poeiras confessa que esse já foi um motivo de brincadeira com a sua "mentora": "A vida é mesmo assim, estamos em canais diferentes e já nos rimos um bocadinho sobre isso, vai ter muita graça".

Resta por isso dizer que se espera que "Peso Pesado" entre em antena no primeiro dia de Maio, e que "Perdidos na Tribo" se estreia uma semana depois, a 8 de Maio.

Quiosque: Diário de Notícias

As 10 duplas de “Peso Pesado”



A pouco mais de duas semanas da grande estreia, o Propagandista Social já revelou mais fotografias e curiosidades sobre os vinte concorrentes do novo reality-show da SIC. Ei-las:

Paula e Rodrigo

Concorrem como mãe e filho e são a equipa castanha de Peso Pesado. À semelhança do que acontece com muitas das inscrições nos Estados Unidos, também por cá Paula se decidiu inscrever pela preocupação com o futuro do filho.

A mãe tem 43 anos e é empresária e o filho 18 anos e é estudante.

Maria José e Márcia

São a dupla cor-de-rosa e mãe e filha. Ambas concorrem com o mesmo objectivo e que, aliás, se adapta a todos os concorrentes de Peso Pesado: perder peso e ter uma vida mais saudável.

Maria José tem 50 anos e é cozinheira, enquanto que a filha tem 32 e é professora.

Tânia e Karen

Concorrem como amigas on-line e integram a equipa roxa. Têm ambas 18 anos e, enquanto que a primeira está desempregada, a segunda é estudante.

O grande objectivo de ambas é perder o máximo de peso, sendo que Karen quer ter menos 70 kg, quando Peso Pesado chegar ao fim.

Ana e Paulo

São enteada e padrasto e compõem a equipa azul clara. Têm uma diferença de idades relativamente curta, penas seis anos, uma vez que Ana conta com 29 primaveras e Paulo com 35.

Padrasto e enteada querem provar que sabem tomar conta das suas vidas.

Rúben e Cristina

Integram a equipa verde e já foram colegas de trabalho. Actualmente, Rúben é estudante universitário e tem 22 anos. Já Cristina é formadora de Call-Center e está a um ano de completar 30 primaveras.

O grande objectivo de ambos é melhorarem as condições de vida.

Susana e Tiago

São irmãos, uma das duplas mais pesadas do Biggest Loser português e integram a equipa vermelha. Tiago tem 31 anos e é auxiliar de serviços gerais, enquanto que Susana tem 28 anos e é assistente de call-center.

Desde o inicio das suas vidas sempre estiveram ligados ao desporto, mas nos últimos tempos não têm praticado nenhuma actividade que puxe pelo físico.

João e Sandra

Já foram namorados no passado e concorrem como ex-casal. Integram a equipa laranja e estão ambos desempregados. João tem 33 anos e a ex-namorada 28.

Os dois pretendem conseguir ficar com uma melhor resistência física, mais saudáveis e ter mais agilidade.

Fábio e Vanessa

Se a dupla anterior já foram namorados no passado, a equipa cinzenta é composta por um casal apaixonado. Fábio tem 21 anos e está desempregado, já Vanessa tem 20 e é estudante.

O grande sonho de ambos é casar e ter filhos saudáveis.

Filipe e Ricardo

Compõem a equipa azul escura e são vizinhos há alguns anos. Ambos desempregados, Filipe tem 33 anos e Ricardo 29.

Ambos pretendem perder o máximo de quilos possível para que a vida volte a ser como era antes.

Tânia e Fátima

Amigas há alguns anos são a equipa amarela de Peso Pesado. Trabalham ambas no ramo dos salões de estética, sendo que a primeira tem 26 anos e é esteticista e a segunda tem 38 e é cabeleireira.

Concorrem para melhorar a condição física e pela amizade que têm há já doze anos.

Quiosque: Propagandista Social

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC


O programa de apanhados da SIC é puro lixo televisivo. "Cuidado Com Elas" é paupérrimo e tudo aquilo que já foi visto em TV. E os números também demonstram que não é isto que os portugueses ou telespectadores da SIC gostam de ver. No passado sábado o programa de humor foi arrasado pela concorrência. A SIC ficou-se no horário com 600 mil espectadores e cerca de 17% de share, enquanto na TVI estava mais de 1 milhão a seguir "Anjo Meu" e na RTP1 cerca de 900 mil a a acompanhar a estreia do novo programa de Catarina Furtado. Mas pergunto eu: porque é que a SIC não transmite "A Família Mata" ou mesmo "Lua Vermelha" entre as 21h30 e 22h30 de sábado?

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI


Ao longo da semana transacta, o talk show das tardes da TVI teve números bastante inconstantes. Se nuns dias liderava confortavelmente acima dos 25% de share, noutros dias baixou dos 20% de share. Mas curioso é que apesar dos 19% de share, por exemplo, da última sexta-feira, Fátima Lopes foi mais vista que "Boa Tarde" na SIC e que "Portugal no Coração" na RTP1. Sinal de que o Cabo está realmente forte. Mas, os números também aqui, ficam para segundo plano. "A Tarde é Sua" tornou-se num programa "chato" e aborrecido nos últimos tempos e dou por mim a ter uma sensação de "dejá vu" e a achá-lo muito parecido com "Vida Nova" da SIC apresentado por Fátima. É urgente uma mudança de comteúdos, dinêmica e cenário.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". A rubrica estará consigo na parte da manhã entre as 10h e as 12h.

Melhor da Semana RTP1


As audiências do passado sábado de "Herman 2011" pouco ou nada importam depois do momento televisivo que se viveu em mais uma rábula de Herman José. O comediante decidiu parodiar os programas das manhãs da RTP1, SIC e TVI. E os bonecos foram magníficos e ficarão na memória por muitos anos, e imortalizados também no You Tube onde já foram visualizados por mais de 5000 pessoas e fazem sucesso nas redes sociais. Herman provou que tudo que se dizia dele, que estava "morto" e que não tinha piada, era puro ressabiamento ou má lingua. Para mim, ele é o génio do humor e é o melhor. Neste caso, a qualidade sobrepõe-se às audiências e Herman e Manuel Marques estão de parabéns.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Isto já não é o que era

1. Impressionante. No dia em que a SIC exibiu o PSV Eindhoven-Benfica, com 1,5 milhões de portugueses de audiência média (programa mais visto do dia), mesmo assim, os canais temáticos foram os preferidos dos portugueses. A estação de Carnaxide conseguiu fechar o dia com 25% de share, à frente de TVI e RTP1, mas o conjunto dos canais de cabo e de IPTV chegaram aos 26,3. Já nem o futebol de alto nível, por si só, chega para uma vitória descansada no campeonato das audiências.



2. Fátima Campos Ferreira está a conseguir fazer um 2 em 1. Por um lado, está segura, assertiva e bem preparada na condução das entrevistas de Portugal e o Futuro. Por outro, está a conseguir simpáticas audiências com a sua série de entrevistas. Uma média de 850 mil espectadores não é de deitar fora... A tentação das comparações é grande, mas injusta. Judite Sousa e Fátima Campos Ferreira têm carreiras independentes e que falam por si, têm um estilo próprio e incomparável e uma legitimidade e reconhecimento que lhe advêm da aprovação popular junto dos portugueses.



3. Pedro Fernandes despediu-se quinta- -feira do seu público do 5 para a Meia Noite com 220 mil espectadores, ou seja, cerca de 15% dos portugueses que viam televisão àquela hora. Para um programa da RTP2, feito com poucos meios, mas muita vontade, é obra. 220 mil espectadores é pouco menos do que a audiência que CSI e Dr. House tiveram, sensivelmente à mesma hora, na SIC e na TVI. Vão lá de férias, rapaziada (Filomena, Alvim, Nilton, Pedro e Borges), mas não demorem muito, que a televisão portuguesa continua a precisar de vocês...