17 de abril de 2011

O Protagonista


Boa noite! Depois da vitória de Pedro Ferreira em "Uma Canção Para Ti", esta semana as luzes de "O Protagonista" voltam-se para a informação de Queluz de Baixo! José Alberto Carvalho e Judite de Sousa são as figuras principais deste domingo!




As suspeitas confirmaram-se esta semana. Depois dos rumores sobre o facto de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa puderem formar dupla na condução do "Jornal Nacional", a TV Guia desta semana informou que essa será mesmo a estratégia da TVI para combater as boas audiências do "Telejornal", e para conseguir afastar-se do "Jornal da Noite". Tal como afirmara o antigo jornalista da RTP1, o caminho faz-se caminhando e, como tal, será apenas com pequenos passos que a estação de Queluz de Baixo conseguirá subir alguns pontos na informação. Juntar dois profissionais muito queridos por parte dos portugueses e, mais importante, voltar a lançar uma dupla num noticiário, torna-se numa estratégia bem pensada. Afinal, não só de más notícias se constrói um espaço informativo, mas igualmente com a empatia dos pivôs, com o trabalho em estúdio, com o seu olhar que chega a casa dos portugueses. Não tenho dúvidas que também a apresentação de matérias noticiosas exija o dom da representação, de forma a transmitir o olhar mais imparcial para os telespectadores.


A TVI torna-se assim mais forte na selecção dos pivots, não sendo apesar disso este um factor de sinónimo de audiências. Claro que ajuda, mas não é suficiente para levar os telespectadores a abandonar Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, José Rodrigues dos Santos ou João Adelino Faria. O aspecto positivo está claro na força que ambos os jornalistas poderão ter na condução do "Jornal Nacional", na forma como se apresentarão ao público quando derem a cara por entrevistas importantes, com relevo para a sociedade.


É um passo fundamental para a TVI, contudo torna-se-à ainda mais importante quando a informação ganhar de facto destaque para o canal. O TVI 24 ainda continua nas sombras dos temáticos e as reportagens de Queluz de Baixo já tiveram muito melhores dias (relembro as audiências das mesmas, que muitas vezes as levavam aos lugares cimeiros do top dos programas mais vistos do dia). No plano oposto existe a credibilidade de Judite Sousa, que muito ajuda à presença de convidados especiais em alguns espaços de Informação do canal.

Veremos então como se comportará esta nova dupla, e quais os frutos que colherão nas audiências do canal da Media Capital. Estaremos perante um novo sucesso da TVI, ou numa aposta que valerá milhões de telespectadores? Fica a pergunta no ar!

Nenhum comentário: