5 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. O dia de hoje é marcado pela saída de José Eduardo Moniz da TVI. Verdade seja dita, foi um bom profissional no que toca a alguns aspectos. Impulsionou a ficção nacional, recuperando um canal que estava em stand-by. Lançou várias caras, tais como Cristina Ferreira, e promoveu o bom trabalho de outros profissionais - Manuel Luís Goucha, Júlia Pinheiro e recentemente Herman José. A TVI, através de José Eduardo Moniz, ganhou vida, audiência, tornando-se a estação líder em Portugal desde 2005.
Será que esta liderança vai continuar? Na minha opinião sim. Com mais ou menos share, o público via a TVI pela ficção e talk-shows e não por existir um senhor chamado José Eduardo Moniz - director de programas.

Aqui ficam as audiências relativas ao dia de ontem que ainda não foram divulgadas pelo blog:

19:00 - 20:00

O Preço Certo - 6,7% de rat e 30,4% de share
Jornal Nacional - 4,9% de rat e 26,2% de share
Tá a Gravar - 4,7% de rat e 21% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 8,2% de rat e 27,2% de share
Jornal da Noite - 8,2% de rat e 26,6% de share

21:00 - 24:00

Cenas do Casamento - 8,8% de rat e 24,2% de share
Jogo Duplo - 6,9% de rat e 19,4% de share
Caminho das Índias - 5,3% de rat e 20,3% de share
Conta-me como Foi - 4,0% de rat e 10,7% de share
A Minha Família - 2,4% de rat e 7,7% de share

As duas séries da RTP1 bateram no fundo ontem. A RTP2 teve mais audiência que o primeiro canal com a série O Mentalista entre as 23:00 e as 23:30.

Outras notícias sobre a saída de José Eduardo Moniz da TVI

Manuela Moura Guedes continua na TVI
Bernardo Bairrão é o novo homem forte da estação de Queluz de Baixo
Impresa dispara quase 7% com a saída de Moniz da TVI

Aqui fica outra notícia do Diário de Notícias:

José Eduardo Moniz a caminho da OnGoing

Moniz poderá estar a caminho da OnGoing

José Eduardo Moniz já não é Director-Geral e de Coordenação de Informação e Programas da TVI e deixou de ter qualquer vínculo profissional com empresas do Grupo Media Capital. Tudo indica que Moniz estará a caminho da OnGoing.

José Eduardo Moniz saiu da direcção-geral da TVI e já não tem qualquer vínculo profissional com a empresa Media Capital. Tudo indica que poderá estar a caminho da empresa OnGoing, detentora de cerca de 20% da Impresa (detentora da SIC), concorrente directa da Media Capital.

Ontem, os principais responsáveis da Ongoing entregaram ao presidente da Impresa cartas de demissão da administração da dona da SIC para serem utilizadas quando Francisco Pinto Balsemão considere necessário. A OnGoing tem estudado a possibilidade de entrar na Media Capital, desde que consiga obter o controlo da gestão da TVI.

Moniz deixa TVI e Media Capital "triste" mas orgulhoso

A notícia da saída de Moniz foi adiantada num comunicado publicado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O Dr. José Eduardo Moniz ingressou na TVI em Setembro de 1998 como Director-Geral, tendo sido ao longo destes mais de 10 anos o principal responsável pela coordenação de uma vasta equipa de grandes profissionais, que permitiu levar a TVI à liderança indiscutível em audiências e no reconhecimento pelo público português”, pode ler-se no comunicado emitido pelo Grupo Media Capital.

O cargo de Moniz será ocupado interinamente pelo administrador delegado da TVI, Bernardo Bairrão. Ao nível da programação as decisões vão passar por Luís Cunha Velho e na Informação por João Maia Abreu, adianta a Lusa.

"Obviamente, saio triste", afirma José Eduardo Moniz num comunicado divulgado pela estação, no qual confirma a sua saída: "Amanhã já não serei director-geral da TVI".

Referindo estar orgulhoso por "ter contribuído para que a TVI se transformasse naquilo que hoje é", ou seja, "uma estação líder", Moniz considera que a TVI "operou uma verdadeira revolução no mercado português".

"Costumo dizer, sem falsa modéstia, que se conseguiu construir a mais portuguesa das estações de TV do país, em cumplicidade plena com os espectadores", acrescenta, adiantando que a TVI é não apenas "líder de audiências desde 2005 e, sem interrupção" como também "campeã de facturação e, caso raro, em rentabilidade" desde 2006.

Apesar da tristeza, adianta, sai "de consciência tranquila, convicto de que me orientei por princípios de honestidade e isenção, não aceitando pactuar, até final, com orientações ou pressupostos susceptíveis de contaminarem o pacto de seriedade e de verdade celebrado com os nossos espectadores".

"Faço votos para que assim continue e que se preserve o espírito livre, inconformista e batalhador desta empresa", acrescenta ainda, lembrando que "a vida é feito de ciclos" e "este chegou ao fim".

Última hora - José Eduardo Moniz abandona a TVI


A estação de Queluz anunciou a saída de José Eduardo Moniz do cargo de director geral. As suas funções serão assumidas pela administração da TVI, através do administrador delegado Bernardo Bairrão.

Luís Cunha Velho assume interinamente as funções de Coordenação da Área de Programas. A Informação continuará a ser dirigida por João Maia Abreu. Os valores da rescisão não foram revelados.

A saída de Moniz tem efeitos imediatos. O jornalista estava na estação desde 1998.

Em comunicado, Moniz afirma que sai “de consciência tranquila”, orientado “por princípios de honestidade e isenção, não aceitando pactuar com orientações ou pressupostos susceptíveis de contaminarem o pacto de seriedade e de verdade com os nossos espectadores”.

Fonte: Jornal de Notícias

José Eduardo Moniz estará no Jornal Nacional às 20 horas.

Momentos


Boa tarde, o Momentos de hoje traz-nos um fenómeno que começou em 2006 e só acabou no ano passado. O sucesso começou na primeira série mas não prosseguiu para a segunda. Apesar disso Floribella gerou milhões para a SIC. Foram vendidos milhares de cd's, revistas, roupas, perfumes, dvd's, mp3, doces, jogos, entre outros. Aqui fica uma parte de um episódio que chegou a ser o programa mais visto do dia.


Audimetria - 04/08/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI com um share que há muito não conseguia. Tudo se deveu ao futebol que permitiu que os programas que foram emitidos posteriormente na estação de Queluz de Baixo tivessem uma grande herança. Ora vejamos, o Twente-Sporting conseguiu 41% de share, Deixa que te Leve 38,8%, Sentimentos 43,7% e Flor do Mar 46,1%! A última novela referida arrasa de todo a concorrência.
Apesar disto, Salve-se quem Puder subiu. 11,1% de rat e 29,6% de share foi o resultado obtido pelo programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio.
O Telejornal foi o que mais audiência teve na RTP1 - 8,2% de rat e 27,2% de share.
De referir ainda que o segundo canal subiu aos 8% de share, tendo a série O Mentalista conseguido 11,1% de share.

Mais informações mais logo.

Notícias- Público identifica-se com "Sentimentos"


Episódio da novela escrita por Tozé Martinho foi o programa mais visto de Julho

Um dos episódios da novela escrita por Tozé Martinho foi o programa mais visto do mês de Julho. Joana Solnado, a protagonista de "Sentimentos", considera que o sucesso se deve ao facto do público se identificar com os "dramas familiares".

A mais recente ficção da TVI no ar, a novela "Sentimentos" tem recolhido boa adesão por parte do público. Diariamente ocupa os lugares cimeiros da tabela (a liderança pertence a "Deixa que te leve", também com a chancela de Queluz) e o episódio emitido a 13 de Julho foi o mais visto no balanço mensal das audiências. Nesse dia, a emissão registou 16,3% de audiência média (calculada sobre a população total) e 41,6% de quota de espectadores ("share"), marca só ultrapassada pelo episódio de estreia, a 22 de Junho, com 17% e 44,7%, respectivamente.

"É uma história com que qualquer português se identifica, pela variedade dos seus núcleos e dramas familiares", revela Joana Solnado. A actriz conta que para compor a personagem "Leonor" se atirou "para uma zona de representação muito naturalista". E explica: "É uma guerreira, luta contra tudo e contra todos. Sempre com a sensibilidade à flor da pele, uma coisa que ainda não tinha explorado".

Questionada sobre o "peso" de ser a personagem principal - em "Ilha dos amores" partilhou o protagonismo com Sílvia Alves e Diana Chaves -, Joana Solnado diz que a única alteração é o maior volume de trabalho. "Tenho pena de não poder fazer sempre melhor, mas luto por esta personagem tanto como lutei pelas outras". Na rua, os espectadores reconhecem o trabalho. "As pessoas de mais idade dizem que gostavam de ter uma neta como a 'Leonor'. Os mais novos sentem compaixão pelas coisas que ela não consegue concretizar".

Com experiência de ter participado numa novela da Globo ("Como uma onda"), a actriz, além das diferenças culturais e estruturais, aponta outras como a diferença entre episódios nas gravações. "No Brasil gravam seis episódios por semana. Em Portugal, no mesmo dia, gravamos o 15 e o 40. É um salto brutal, que faz com que o percurso emocional da personagem seja mais complicado de atingir".

Fonte: Jornal de Notícias