25 de fevereiro de 2010

Feeling


Boa noite! Uma vez mais, aqui me encontro para fazer o “Feeling”. Desta vez, sinto uma motivação adicional, afinal acabámos de festejar um singelo e orgulhoso ano de existência.

Hoje, vamos até ao canal de serviço público, a RTP1. “Conta-me como foi” é uma série portuguesa que já conta com 3 temporadas exibidas desde 2007, encontrando-se agora na 4ª temporada. Como se é de esperar, a música que nos ocorre rapidamente é “Vinte Anos” do prestigiado José Cid. É este o tema do genérico da série.

Ao contrário dos temas anteriormente apresentados, este não se tornou um sucesso por fazer parte deste formato. O sucesso de “Vinte Anos” já vem de há muito tempo, uma vez que é de José Cid que se trata a interpretação.

Cada tema que vem a público deste cantor já é rotulado como um fenómeno. Há que admitir que as suas músicas ficam sempre no ouvido. Exemplos disso são os êxitos “Na cabana junto à praia”, “Como o macaco gosta de banana”, "Um grande, grande amor", e muitos mais.

A série conta com um elenco de luxo de actores portugueses, nomeadamente Rita Blanco, Miguel Guilherme, Catarina Avelar, José Raposo, Maria João Abreu, entre outros. Também dela faz parte, o menos conhecido, mas não menos talentoso Luís Ganito. Este pequeno actor é a personagem principal desta trama. Retrata a sua infância de uma forma extremamente verosímil e por vezes, cómica. E é com ele, que podemos ter momentos que nos façam sorrir, ao mostrar a inocência e extrema esperteza, conjugada com a inteligência do pequeno Carlos.

Deixo-vos um pequeno trecho da série, incluindo também a música de José Cid:


Fecho (Esqueceram-se de...Maria do Céu Guerra!)


Antes de estrear a nova rubrica do Televisão-Opinião, queremos agradecer a todos os que já votaram em nós no Super Blog Awards! Continuamos em primeiro (15:13) na categoria Cultura e Lazer. Se ainda não votou, saiba como faze-lo aqui.
Não custa nada! Se gosta do nosso trabalho, dispense 5 minutos do seu precioso tempo, e ajude-nos a manter este resultado.



Com esta rubrica dá-se início à parceria entre os blogs Por Outro Olhar e Televisão-Opinião, um blog que vi crescer e firmar-se no mundo dos blogs dedicados inteiramente a televisão. Espero que esta colaboração/parceria se mantenha enquanto for proveitosa para ambos e enquanto vocês, leitores, quiserem, pois são vocês que tudo decidem…



Na estreia falarei de uma grande Senhora da televisão e dos palcos de todo o país. Maria do Céu Guerra é para mim uma das figuras que mais falta faz na televisão. Por culpa das produtoras nacionais que não têm projectos suficientemente bons para ela ou simplesmente por opção da mesma, está afastada da televisão há tempo suficiente para ter destaque nesta rubrica.
Tem tudo o que uma grande actriz deve ter: alma, talento, carisma, personalidade forte e marcada, para além de um público que a admira e já sente saudades. Quem não se lembra dela no maravilhoso papel de Ceição, na sitcom da SIC Residencial Tejo, ou em Casos da Vida, “Polaróides da minha Avó”?
É uma actriz bastante versátil que tanto desempenha excelentes papéis de humor como inesquecíveis cenas dramáticas daquelas que nos deixam com uma lágrima ao canto do olho. Na sua já longa e variadíssima carreira, conta com actuações em teatro, televisão e cinema, trabalhando à frente e atrás das câmaras, como actriz e encenadora. É uma Mulher multifacetada que trabalhe onde trabalhar fá-lo-á com uma enorme paixão, prazer e dedicação. Uma actriz de mão cheia que já deu muito de si ao país e que, infelizmente, ainda não lhe recebeu mérito.

Falta de talento não tem, de experiência também não, de público muito menos…o que falta então para regressar à televisão? Para mim, um simples e aliciante convite.

Curiosidades:
  • Frequentou o curso de Filologia Românica;
  • Foi a fundadora da companhia de teatro A Barraca;
  • É mãe da também actriz Rita Lello.

Anselmo Oliveira

Última hora

A TVI está a preparar uma emissão especial sobre a Madeira, que irá para o ar este fim-de-semana.
Na promo que a estação passou, Júlio Magalhães assegura várias horas de informação dedicadas ao que se passou, e ao que se passa, no arquipélago.

Só Séries


Em todos os países, a televisão rege-se pelas audiências. São elas que ditam o futuro de uma série/novela/talk-show/concurso. Contudo, estas variam de país para país pois 6.0 pontos de rating, em Portugal, significam o normal para qualquer programa e nos Estados Unidos é sinómino de excelência de programas e um marco memorável. Muitas séries têm sido riscadas do mapa muito por causa disso mesmo. De facto, o futuro de qualquer programa depende da relação história-audiência-público, três coisas que andam de mão dada. Sem história. não há público, logo não há audiência. Dollhouse, Terminator: The Sarah Connor Chronicles, The Deep End e Ugly Betty foram 4 das muitas séries que, ao longo destes anos têm vindo a terminar porque as audiências não são satisfatórias consoante o canal em que são transmitidas tenham elas qualidade ou não.



Life Unexpected, a nova série da CW, tem vindo a sofrer desde o início pois as suas audiências têm vindo a cair. Neste momento, a cadeia de televisão já renovou muitos dos seus trunfos como 90210, The Vampire Dairies, Gossip Girl, Supernatural e America's Next Top Model estando, ainda, no limbo, Life Unexpected, One Tree Hill e Smallville.

Para desagrado de muitos fãs, Supernatural volta para uma sexta época e a CW não sabe se quer um décimo ano da série sobre Clark Kent. Restam duas: Life e OTH. Uma destas duas será renovada com certeza. Mas e o que acontecerá à outra?

OTH tem vindo a manter as audiências em 1 ponto de rating mas já vai na sua sétima época enquanto que Life é nova mas anda pelos 0.8/0.9 pontos de rating. Por um lado, Life é uma excelente série para quem quer escapar à rotina porque é light e tem uma história simples, comovente, interessante. OTH tem já uma legião de fãs que ficariam desgostosos por saber do seu término.


Como vêem, as audiências são de tal modo fulcrais que todo o conteúdo de uma série e toda a sua qualidade vem por aí abaixo quando chega a altura de Maio, altura dos cortes.

Logo à noite

Esqueçeram-se de Mim, às 20:00, no Fecho. Saiba qual a personalidade relembrada!


Feeling, às 21:00! Não perca mais uma edição, de uma das suas rubricas preferidas!

Fala-se 25/02/2010

Boa Tarde! São 15 horas e está na altura de se falar de:

Vanessa Oliveira
A apresentadora de "Fama-Show" foi notícia nos últimos dias por dois motivos. Se, por um lado se diz que terminou o relacionamento de oito anos com o DJ João Fernandes, por outro há quem diga que Mickael Carreira está perdido de amores por ela. Ao 24 Horas, uma fonte próxima de Vanessa Oliveira disse "É verdade que o Mickael anda doido com ela, mas a Vanessa não está nem aí para ele".

Laurent Filipe
O saxofonista é um dos protagonistas da última edição da FHM portuguesa. A TV Mais testemunhou a produção fotográfica do antigo jurado de "Ídolos" e este mostrou-se entusiasmado:" Senti-me bem na pele de modelo. Acho que me saiu facilmente", revelou.

Os Escolhidos - A final está a chegar


Vote! A final é já amanhã! Desde Setembro que os Escolhidos estão em linha, e chegou a altura de decidir o vencedor! Contamos consigo!

Audimetria - 24/02/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz chegou aos 28,4% de share, seguida da RTP1, com 26,7%, e da SIC, com 23,2%.

Deixa que te Leve, a segunda novela da noite da TVI, ultrapassou Meu Amor. A diferença foi de apenas uma décima no rating, mas no share, as coisas já não foram assim tão parecidas. A novela protagonizada por Mariana Monteiro e João Catarré, chegou aos 44,6%!
No que toca a noticiários, e com futebol às 20:00, a SIC, e mais propriamente o Jornal da Noite, ficaram a ganhar.
Ontem, Júlia Pinheiro, apesar de ter empatado com Mulheres Apaixonadas, e ficado atrás de Poder Paralelo, conseguiu um rating superior ao do talk-show de Fátima Lopes. Enquanto As Tardes da Júlia obteve 3,6% de audiência média, Vida Nova, ficou-se pelos 3,2%.

O maior derrotado do dia é, no meu ver, Jogo Duplo. O concurso de José Carlos Malato, já deu tudo o que tinha a dar. 5,5% de rating e 14,6% de share, é bastante pouco, para um programa que já esteve no top5 dos programas mais vistos do dia.
Também na RTP1, Vila Faia, continua com baixas audiências. Ontem, não foi além dos 22 pontos.
Já na SIC, Perfeito Coração, já teve melhores dias. Apesar de, em termos de rating, nem estar mal, no que toca ao share, 22,2%, é pouco para o horário nobre de uma estação privada.


Notícias em 2ª Mão esteve bem. Chegou aos 9,9% de audiência média e 23,9% de share.
Poder Paralelo, da RTP1, subiu, e liderou! A novela da TV Record, obteve 3,9% de rating e 29,1% de share. A forte liderança do Jornal da Tarde, deve ter ajudado a este resultado. Isto porque, o noticiário da RTP1, não descola dos 40 pontos.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 25/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira

Produzir no estrangeiro é "mais barato"
Tal como aconteceu com "TGV", também "XXS" será gravado no estrangeiro. Esta opção deve-se, segundo o sub-director de programas da SIC ao facto de utilizar instalações de outros países acabar por se tornar menos dispendioso "do que algumas produções que têm sido feitas em Portugal. O facto de o cenário e as equipas técnicas e de produção já estarem montadas no local faz esmagar os custos", explicou.

"Idolomania" arranca com 15 finalistas
É já no próximo dia 13 de Março que arranca a tournée de "Ídolos", no Campo Pequeno. Com o aproximar do grande dia, vão se conhecendo novidades sobre o grande espetáculo. Assim, o primeiro concerto será o único que juntará os 15 finalistas. A ideia é fazer um tributo a todos os concorrentes, dando-lhes a oportunidade de enfrentar uma plateia repleta. Nos restantes espetáculos estarão apenas 10 vozes em palco, sendo que a presença de Filipe, Diana, Carlos, Solange e Inês é garantida. Os restante cinco lugares serão "rotativos". Há ainda a possibilidade de haver artistas convidados, não sendo conhecido porém nenhum nome oficial. Devido ao pouco tempo disponível para ensaiar, os temas interpretados serão os mesmos que os concorrentes cataram durante o talent-show.

CITAÇÃO DO DIA

"Na televisão ainda sinto que tenho alguma resitência, mas aqui estou eu mais uma vez para mostrar que sei fazer bem"
Pedro Miguel Ramos
Curiosidade:
Durante um dos episódios de "Deixa-me Amar", telenovela que passou recentemente na TVI, António Pedro Cerdeira teve a companhia de Laurent Filipe. O jurado de "Ídolos" participou num capítulo desta produção e deu várias dicas ao actor que, recorde-se, interpretava um saxofonista.

Fontes:
.24 Horas,
.ANA

Para lá das 24


Muito boa noite, bem-vindos a mais um “Para lá das 24”.

Hoje falamos da aguardada estreia de “37”, a nova aposta da TVI. Após o sucesso da mini-série “Destino Imortal”, o canal volta a lançar-se neste género de formatos, desta vez na área policial.
Helena Bastos (Sofia Alves) é a nova coordenadora do pólo de investigação, na Faculdade de Medicina, especializada no trabalho com crianças autistas. A trama “aquece” quando começam a desenrolar-se estranhos crimes, todos eles direccionados para as peritas da especialidade. Assassinadas sem motivo aparente, as vítimas são estranguladas, e deixadas nuas, cobertas com o traje universitário.

A história de Rui Vilhena procurou misturar crime e suspense, acção e investigação, onde durante seis episódios se procurará desvendar a identidade do psicopata, autor dos macabros crimes. Tenho a dizer que, ao contrário do que aconteceu quando vi anunciado “Destino Imortal”, esta nova mini-série parece-me bem mais interessante. Ainda não se sabe se serão reproduzidos os seis episódios individualmente ou, à semelhança do que aconteceu em “Destino Imortal”, serão reproduzidos dois cada Domingo. Seja como for, os próximos fins-de-semana prometem muita emoção!

A não perder, "37" estreia já no próximo Domingo. Para aguçar a vossa curiosidade, não deixem de ver a promo já lançada na TVI!



Vanessa Vieira Dias