31 de março de 2010

Os prémios já foram entregues!


Depois de lançarmos o primeiro passatempo do Televisão-Opinião, e de termos anunciado os vencedores, apenas restou dizer a parte dos prémios já terem sido entregues.
É hoje que tenho o privilégio de anunciar tal facto. Tanto a Daniela como o Anselmo já receberam o telemóvel e o livro, respectivamente!
Mais passatempos serão anunciados em breve!

Cine-Opinião


Estou a tentar calcular há quantos anos li, pela primeira vez, o livro “Visto do Céu” de Alice Sebold. Não me lembro do ano em concreto, mas não devia ter mais de 15 anos. Demorei pouco mais de três horas a, literalmente, “devorá-lo”, e senti uma mistura de emoções e sentimentos reservados apenas para “os livros especiais”.

Quase cinco anos depois, foi com enorme surpresa que li uma pequena notícia na revista “Premium” – e realço novamente pequena, pois facilmente passaria despercebida não tivesse eu o hábito de ler todas as linhas da revista, mesmo as que precisam de uma lupa – dizendo que “Visto do Céu” estrearia em 2010.
A história centra-se numa jovem adolescente de catorze anos, barbaramente violada e assassinada, que assiste ao desenrolar da vida depois da sua morte. Incapaz de realizar a “passagem” e abandonar a sua família – e o seu assassino – Susie Salmon (Saoirse Ronan) mantém-se agarrada à revolta e angústia de ter perdido o seu lugar na terra. Paralelamente, o seu pai e irmã procuram desesperadamente encontrar o assassino, que poderá estar mais perto do que imaginam…


O filme chega ao grande ecrã pela mão de Peter Jackson, e é marcado por excelentes actores, efeitos visuais e banda sonora. Certamente a não perder!

Nicholas Sparks está em alta! “Juntos ao Luar” já estreou e “A Melodia do Adeus” estreia dia 15 de Abril! Duas obras incríveis, e certamente dois filmes maravilhosos!

Abril vai trazer grandes novidades, nomeadamente “Um cidadão exemplar”, “Green Zone” e, em 3D, “Confronto de Titãs”, entre outros a não perder.


Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Jornalismo à antiga


Revê-se Eu e os Meus Irmãos, a grande reportagem de Cândida Pinto e Jorge Pelicano agora exibida no Festival Internacional de Grandes Reportagens (França), e percebem-se as razões por que inspirou a criação de uma organização não governamental. O Terceiro Mundo, já se sabe, está agora pejado de ONG perigosas, com objectivos paralelos obscuros e criminosos, incluindo a espoliação, o tráfico e o próprio terrorismo. Por esta, que recebeu o nome da própria reportagem, porém, é fácil pôr as mãos no fogo.

Porque o trabalho de que nasce não é paternalista ou manipulado, excitadinho ou tampouco "fácil". Desde que deixámos de meter estilo com a bandeira do "jornalismo de investigação" e a substituímos pela da "grande reportagem", o que não tem faltado pelos canais nacionais é isso: a tentação de pegar nos pobrezinhos e fazer da dor deles a nossa lágrima. Pelo contrário, Eu e os Meus Irmãos é um pequeno oásis de contenção, nunca perdendo de vista que ali, entre os meninos de Inhambane, fracasso e resistência estão de mãos dadas e tão depressa nenhum se sobreporá ao outro, por muito que nos soubesse bem sermos definitivos sobre o desfecho.

Mérito para Cândida Pinto - e mérito também para Jorge Pelicano, autor dos documentários Ainda Há Pastores? ou Pare Escute Olhe! Há algo de profundamente contemporâneo no resultado final. E de profundamente antigo também: algo do tempo em que o jornalismo contava histórias independentemente da agenda mediática e era ainda capaz de mobilizar o público para uma causa sem que viesse de imediato contaminado de indícios de que, em breve, os protagonistas da boa vontade se sobreporiam aos protagonistas da história.

Esta noite..

Às 21:00!

Os famosos também têm heróis..


A TV Guia desta semana, dá a conhecer os heróis dos famosos.
Se para Almeno Gonçalves, o Super-Rato sempre foi o seu preferido, para André Nunes, o seu predilecto foi, desde pequeno, o Super-Homem. Tal como confessou à referida publicação "facto de simbolizar o bem, fez com que gostasse dele desde o inicio".
De salientar ainda as actrizes Dânia Neto e Helena Isabel. Enquanto a primeira tem saudades do Topo Gigio, boneco que a acompanhou desde os seus 2, 3 anos, a segunda é fã de Tom & Jerry.
Por fim, Joaquim Horta confessou que não era indiferente às "aventuras do Beep Beep e do Coyote". Segundo ele "ainda hoje, assisto na TV, se tiver oportunidade para isso".

Quiosque: TV Guia

Momentos


Boa tarde. O Momento desta tarde relembra não só um programa da SIC -
Acorrentados -, como também, o início da carreira de Isabel Figueira. Lembra-se?


Fala-se 31/03/2010

Boa Tarde! Está em linha o último Fala-se de Março!

Hoje as protagonistas são:

Sara Norte

Afastada dos ecrãs desde que deu vida a 'Joana' em Morangos com Açúcar, a filha de Vítor Norte está, actualmente, a trabalhar na noite lisboeta, mais propriamente num bar de striptease. Apesar de apenas servir bebidas ao balcão, a jovem não comunicou ao seu pai a actividade que exerce. Este, ouvido pela "TV 7 Dias" mostrou-se bastante surpreendido e chocado com a notícia, uma vez que não sabia da nova vida da filha. "Estou estupefacto", disse à referida publicação.

Ana Paula Mota

Ausente da televisão desde que findou a sua colaboração com a RTP, a actriz viu a sua vida desabar numa tragédia. Aos 43, a mais conhecida palhaça da televisão descobriu que sofre de uma doença incurável, que já colocou a sua vida em risco. Sem trabalho permanente e a depender da família, Ana Paula Mota já ponderou o suicidio. Apesar de tudo, várias têm sido as ajudas que tem recebido, o que faz com que não baixe os braços. A partir de dia 15 de Abril, está de regresso aos palcos, com uma nova peça no Teatro Ibérico.

Quiosque: TV 7 Dias

Alinne Moraes é a Melhor Actriz de 2009

Foi no passado domingo que Alinne Moraes conquistou um dos prémios mais ambicionados da televisão brasileira. A Luciana de Viver a Vida valeu à actriz a distinção de Melhor Actriz do ano de 2009, pela Rede Globo. Na luta pelo troféu estavam também Lília Cabral e Juliana Paes, que receberam um valente abraço de Alinne Moraes quando esta recebeu a boa nova.

Já o prémio de Melhor Actor do Ano foi para Eriberto Leão, pela personagem Zeca de Paraíso.

Revista de Imprensa 31/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa do mês de Março!

Uma Canção para ti "vai descansar um bocadinho"
Depois de chegar a ser noticiada uma nova edição do concurso de talentos da TVI, Júlia Pinheiro revelou esta semana, em entrevista à "TV 7 Dias" que, por enquanto, o regresso de Uma Canção para ti não está agendado. Talvez ocorra numa época festiva, no entanto, o formato "vai descansar um bocadinho". Em cima da mesa está a possibilidade de por altura do Natal a quarta edição do programa chegue aos ecrãs.

RTP volta a emitir Divinas Comédias
Após a polémica que surgiu quando foi exibido pela primeira vez, o programa Divinas Comédias voltará a passar na RTP. A história dos últimos 50 anos do humor português é conduzida por três humoristas: um narrador, Nuno Markl, e dois apresentadores/ entrevistadores, Bruno Nogueira e Raul Solnado. Recorde-se de que este foi um dos últimos programas em que o avô de Joana Solnado esteve envolvido. A data de exibição ainda não é conhecida.

CITAÇÃO DO DIA:

"Detesto que as pessoas digam que sou um comediante. Sou um actor e pronto"
Jorge Mourato
Curiosidade do dia:

Mais de um ano depois de terem ganho o Festival da Canção,os Flor de Lis preparam-se para lançar o seu primeiro álbum. "Signo Solar" chega às lojas já no próximo dia 12 de Abril.

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Para lá das 24. Sempre às 00:05!

Sílvia Alberto é uma excelente apresentadora. Não tenho dúvidas disso. Simplesmente ainda não teve nas suas mãos um formato à sua medida.
Numa entrevista à Notícias TV, a cara da RTP1, considerou que a apresentação de Ídolos e Operação Triunfo, tinham sido, até hoje, os momentos altos da sua carreira. No entanto, e se tivermos em consideração que no primeiro caso, ela ainda estava a dar os primeiros passos na "caixinha mágica", e no segundo, ficou com o papel que caberia a Catarina Furtado, percebe-se que algo ainda está por acontecer.

A meu ver, o percurso televisivo de Sílvia Alberto é como a miragem de São Sebastião. Fico sempre a pensar que será o próximo programa o seu grande sucesso. No entanto, acaba por concluir que o mesmo foi um fracasso.

Aconteceu com Febre da Dança e, mais recentemente, com O Último Passageiro. Apesar de a apresentação do Festival da Canção não ter corrido mal a Sílvia, a duração do concurso não é suficientemente grande para se afirmar que foi um sucesso.

Nesta segunda-feira estreou Super Miúdos. Os resultados não foram muito animadores. Tendo sido uma estreia, tendo recebido uma boa promoção por parte da RTP1, o concurso ficou-se pelos..
E a história continua: Sílvia Alberto continua à espera de um formato que a leve para o estrelato. Às vezes a solução está em arriscar e mudar de camisola.
Não seria melhor ter aceite o convite da SIC?