26 de abril de 2010

Frente a Frente

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana! Hoje as personalidades em "combate" são dois actores bem conhecidos que se preparam para brilhar fora de Portugal: Diogo Morgado e Paulo Rocha!

A personagem Fred em Morangos com Açúcar marcou a série, marcou os portugueses, e marcou também a vida de Paulo Rocha. Naquela época, toda a gente falava do Bar do Fred. Arriscaria mesmo a dizer que foi o dono do Bar da segunda temporada de Verão de Morangos com Açúcar que impulsionou a sua carreira. Basta pensar que após o Fred, o actor deu vida ao Rodrigo de Vingança. Um grande pulo.

Recordo-me perfeitamente de estar atento às suas maldades, afinal de contas ele era o grande vilão da trama. A meu ver, um dos melhores que já se viu na televisão portuguesa. Rodrigo tinha tudo para ser odiado, era daqueles “maus” a que “apetecia” bater. E de quem é o mérito de tudo isto? De quem lhe deu vida, claro está. Na altura, a crítica ficou rendida. Estava a surgir um grande profissional. E como os bons actores não podem ficar parados, Paulo Rocha ganhou logo o papel de protagonista da substituta de Vingança, Resistirei. Embora fosse o “bonzinho”, penso que também não esteve mal. Apenas lhe faltava um pouquinho de chama. Mas, se fomos a ver, a maioria do elenco padecia do mesmo mal.

Recentemente deu vida ao revisor Hélder de Podia Acabar o Mundo. Um papel muito bem construído e no qual se confirmou a sua grande versatilidade. Actualmente é o Vasco de Perfeito Coração. É aqui que dá, no meu entender, uma lição de representação. É um prazer vê-lo todas as noites a criar artimanhas para resolver os problemas em que se mete. É também uma alegria percepcionar a sua enorme empatia com Luciana Abreu. Tudo aquilo que fazem, que dizem, parece real. Aqui o mérito é de ambos, claro está. Mas Paulo Rocha não deixa de merecer os melhores elogios. Afinal de contas, conseguiu transformar o seu mecânico numa personagem muito querida pelos portugueses.

Talvez tenha sido tudo isto, o que fez com que Rui Vilhena o quisesse na sua grande aposta. É que, ao que tudo indica, o actor vai mesmo ser uma das estrelas de Bem Me Quer Mal Me Quer. Mais do que merecido. É claro que para os lados de Carnaxide se faz boa ficção, mas é em Queluz de Baixo que os portugueses reconhecem melhor o trabalho dos actores. Tenho a certeza de que brilhará.

No entanto, não é este o único reconhecimento que Paulo Rocha terá. Se tudo correr como previsto, ele será um dos próximos actores portugueses a brilhar no difícil mercado brasileiro. É que Aguinaldo Silva quer que ele protagonize a sua próxima trama, Marido de Aluguer. Mais do que um orgulho para nós, portugueses, esta é uma grande vitória para o actor. É que, entre tantos colegas de profissão, é ele o desejado. Oxalá se confirme a boa noticia e que de terras de Vera Cruz venham os melhores elogios para este excelente profissional.

Depois de todos os problemas que teve na sua infância, Paulo Rocha merece todo este e muito mais sucesso. Ele é um exemplo para quem começa e uma inspiração para quem deseja trabalhar em representação. Tudo o que tem alcançado é ainda pouco, certamente que alcançará muito mais. Ele é, Paulo Rocha!

Sinto-me nostálgico quando vejo um dos primeiros trabalhos de Diogo Morgado: Amo-te Teresa. Foi em 2000 que o primeiro telefilme da SIC foi para o ar. Um autêntico sucesso, que levou a estação de Carnaxide a continuar a apostar neste tipo de produções.

Morgado dava vida a um adolescente de 15 anos, Miguel, que choca com uma adulta de 35 anos, Teresa, quando o seu avião telecomandado embate contra o vidro da personagem interpretada por Ana Padrão. É assim o início de um amor proibido, que acaba com a detenção de Teresa. Condenada a três anos de prisão, ela consegue pedir um recurso e sai da cadeia dois anos antes. Quando é posta em liberdade, Teresa vê um avião a sobrevoar a prisão, sendo este comandado por Miguel, agora com 16 anos. O telefilme termina com os dois a beijarem-se, uma vez que a personagem de Ana Padrão já não podia ser acusada de pedofilia.



Este foi só o início de uma grande carreira. Actor, modelo e até apresentador, Diogo Morgado já passou por diversas áreas, desde que começou a trabalhar. Lembra-se de ele ter conduzido Dá-lhe Gás, um programa das manhãs de fim-de-semana da SIC? Por lá passou igualmente Jorge Gabriel, actualmente na RTP1.

Um dos marcos da carreira do actor da SIC foi também o papel de Santiago, em Vingança. Uma novela cheia de acção, intrigas, traições, e sempre com uma história de amor no fundo. O triângulo entre Laura, Santiago e Afonso, criou com os portugueses uma enorme cumplicidade. Todo o enredo acabou por dar à estação de Carnaxide imensos frutos ao nível das audiências.

Eu vi a novela, e posso dizer que na altura sabia que poucas chegariam ao nível de Vingança. Aliás, vários amigos meus, que na maioria das vezes não seguiam produções deste género confessaram-me que poucos eram os episódios que perdiam desta novela.

Obviamente que Vingança acabou por projectar Diogo Morgado como um dos grandes nomes da ficção nacional.
O brilho que tem nos olhos, o talento que possuí, a forma como pronuncia as palavras, acabaram por cativar os produtores do filme Mary, Mother of Christ, cujas gravações começaram em Janeiro de 2010.

Diogo Morgado prepara-se para entrar no momento mais alto da sua carreira, uma vez que para além de participar num filme de Hollywood, vai contracenar com Al Pacino, Peter O'Toole, entre outros.
O Marlon Brando português, forma como o actor é tratado, vai de certeza
arrasar, e dar nas vistas.
Afinal, é disto que se faz uma grande carreira. Com 30 anos, Diogo Morgado já tem um currículo enorme e totalmente invejável. É sem dúvida um grande profissional, e muito melhor que alguns da sua idade que participam em novelas do canal da Media Capital.
Desejo sinceramente que o actor brilhe no estrangeiro e que futuramente, se fale ainda mais dele. Ele merece!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Meu Amor/ Mar de Paixão:


Meu Amor, por Diogo Santos - 67%
Mar de Paixão, por Tiago Henriques - 33%

Fecho (Momentos da Minha Vida)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Momentos da Minha Vida.

Olá César, és o quarto convidado do Momentos da Minha Vida. Como tal, e como os restantes entrevistados, tens o sonho da comunicação. Se também você, leitor, deseja seguir esta área, fale connosco enviando um e-mail para geral@televisao-opiniao.co.cc . Nele fale-nos um pouco sobre si! Será imediatamente contacto.

Como surgiu o teu sonho de seguir comunicação?

Eu desde pequeno sou uma pessoa muito reservada. Sempre gostei de estar sozinho, pelo menos mais sozinho do que acompanhado. Por isso mesmo, é que sempre fui muito contido em tudo. E desde pequeno que assistia televisão, e à medida que fui crescendo cada vez mais, essa "televisão" fez mais parte da minha vida. Comecei a visitar blog's, a comprar jornais e revistas para ver as notícias sobre televisão e a acompanhar mais detalhadamente o outro lado dos profissionais de tv. Pensei como seria o estar por detrás de uma câmara, como contactar com o mundo, e desde logo apaixonei-me por isso

Alguém da tua família seguir esta área?
Não, infelizmente ninguém da minha família está a segir esta área , mas é verdade que gostava que alguem tivesse seguido. Mas alguém tem de ser o primeiro, quem saiba eu daqui a algum tempo.

Como te vês daqui a 25 anos?
É dificil 'nós' fazemos uma perspectiva daquilo que será daqui a 20, 25 anos, porque não sabemos o dia de amanhã, mas se daqui a 25 anos eu estiver tão interessado e motivado como estou agora vai ser muito bom.

Qual o teu actor, apresentador e jornalista favorito?


Há muitos na televisão, que são muito bons profissionais e que muitas das vezes não tem esse talento reconhecido, mas na minha opinião neste momento escolheria Manuel Luís Goucha. Tem versatilidade, talento, atitude, sabe como se comportar em diferentes situações e é isso que eu aprecio num bom apresentador. Jornalista, talvez o Pedro Mourinho, que tem desempenhado um excelente trabalho no canal generalista e na SIC Notícias. Quanto ao melhor actor/actriz é difícil. Há muitos bons talentos mas o meu 'voto' vai para Margarida Marinho. Fantástica, adorava vê-la numa peça/série/novela em tudo. Excelente!

Se pudesses apresentar uma notícia num noticiário qual seria: o fim da crise ou a estabilidade política em Portugal. Porquê?

O fim da crise, com certeza. Na minha opinião o povo português é muito, muito, muito pessimista. Crise, para aqui, crise para lá... Enfim! Acho que dizem mais daquilo que é! Por isso era mesmo essa notícia que escolheria!

Se eu f
osse um director de programas de um canal, e te pedisse para te descreveres em três palavras, quais escolherias?

Diferente, Inovador e Actual.

Uma mensagem para os leitores da televisão - Opinião.

Continuem a visitar este blog, porque é um dos melhores blog's sobre tv, entre outros!

Afinal ser "moranguito" não significa tudo..


Se chegar à série da TVI não é fácil, então fazer disso uma rampa de lançamento ainda mais difícil é.

Para Rita Pereira, Mariana Monteiro, Sara Prata, Cláudia Vieira ou João Catarré, isso foi "canja", no entanto, para outros, o mesmo não acontece.

Por exemplo, Inês Jindrich após ter participado na quarta temporada da série da estação de Queluz de Baixo, não teve mais convites na produção nacional do canal, tendo acabado por entrar na agência de Fátima Lopes: Face.
A Inês Aleluia, a Aurora da quinta série de Morangos com Açúcar, aconteceu o mesmo. Após participar na temporada de 2007, acabou por voltar ao curso de Engenharia Civil, devido ao não aparecimento de novos papéis para integrar outras novelas.
Por fim, Sara Moniz é talvez a personalidade que ficou mais conhecida por este facto. Apesar de ter participado em mais produções que as restantes actrizes aqui referidas, após ter participado em Morangos com Açúcar, poucos foram os convites que lhe foram feitos para novas produções. Acabou por isso por colocar a carreira de representação para segundo plano. Resultado: foi para Londres trabalhar como cabeleireira.

Quiosque: TV Guia

Esta noite


Às 21:00. Não perca!

A acção de "Bem Me Quer Mal Me Quer"


É já em meados de Junho ou Julho que começam as gravações da trama de Rui Vilhena. Todavia, adiantamos-lhe já um pouco da história que substituirá Meu Amor.

A personagem central, a cargo de Fernanda Serrano, Júlia, é uma mulher seca e calculista, com um mistério familiar que vai infernizar a vida de uma cunhada, papel a cargo de Maria João Luís. Júlia é uma advogada de sucesso, viúva e com um filho. Durante o desenvolvimento da acção, vai encontrar um novo amor. O actor que irá desempenhar este papel ainda não está decidido, estando em cima da mesa os nomes de Joaquim Horta e de João Reis.

Todavia, o grande mistério da trama envolve a personagem de Fernanda Serrano e a de Maria João Luís. Trata-se de um segredo que envolve esta família, logo no inicio de Bem Me Quer, Mal Me Quer. Nesse núcleo familiar, muitos são aqueles que não percebem o que aconteceu no passado e que levou ao ódio entre cunhadas do presente.

Ao contrário do que se especulava, Júlia não será uma imitação da Luíza Albuquerque de Ninguém como Tu. Enquanto que a personagem de Alexandra Lencastre era uma mulher mais expansiva e eléctrica, a de Fernanda Serrano é uma pessoa introvertida, calculista e muito seca nos seus sentimentos, que vive de rendas que o marido lhe deixou, embora mantenha a profissão.

Outras histórias também farão parte de Bem Me Quer Mal Me Quer. Dalila Carmo, que interpretará Sofia, será uma mulher um pouco neurótica, sonsa e dissimulada, mas que é engraçada pelas coisas que diz e situações em que estará envolvida. Já Marco Delgado dará vida a um realizador de um programa jornalístico de entrevistas, cujos convidados são figuras públicas.

Tudo isto é apenas um “cheirinho” daquilo que poderá ver em meados de Setembro, naquela que será a grande aposta da estação de Queluz de Baixo para a reentre. Outros actores bem conhecidos que deverão marcar presença são: Helena Isabel, São José Correia, Manuela Couto, Rita Salema, Maria João Bastos, Paula Neves, Dânia Neto, Sofia Grilo, Pedro Granger, Frederico Barata, Paulo Rocha, entre muitos outros.


Quiosque: Correio TV

Fala-se 26/04/2010

Bom dia! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana! Hoje os protagonistas são:



Rita Pereira

A actriz é a capa da edição desta semana da revista Nova Gente, que tal como o Correio da Manhã, garante que a jovem tem novo amor. Todavia, a própria fez questão de desmentir as publicações, através do 24 Horas: “Esses namoros são todos mentira. Estou livre, descomprometida e feliz.”

A Mel de Meu Amor deixou ainda claro que quando estiver apaixonada o dirá publicamente: “Sou uma figura pública e não vou esconder o meu namorado. Quando o tiver, vou mostrar quem é a pessoa, revelar o nome. Tudo o resto é a parte mais privada”, garantiu.

Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula

Depois de terem feito as pazes, parece que o ex-casal voltou a estar mais próximo. Quem o garante é uma fonte da revista TV Guia que viu os dois actores juntos na estreia da nova peça de Cucha Carvalheiro, no Teatro da Trindade.

Por outro lado, também uma fonte da produção de Mar de Paixão afirmou à mesma publicação que Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula estão novamente mais cúmplices: “Há clima, mas não namoram. Há uma cumplicidade especial, mas tem a ver com a amizade que ainda os une”, garantiu a mesma fonte.


Quiosque: TV Guia, 24 Horas

Carvalho da Silva em "Sinais de Fogo"


Depois de ter promovido um debate entre energias renováveis, Miguel Sousa Tavares entrevista esta semana o líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, Carvalho da Silva. A não perder, em Sinais de Fogo. Já sabe, é logo após o Jornal da Noite, quando o relógio marcar 21 horas, na SIC.

Revista de Imprensa - 26/04/2010

Segunda-Feira, dia 26. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Canais apostam tudo na visita do Papa

É já daqui a duas semanas que o Papa Bento XVI vem a Portugal. RTP, SIC e TVI vão mobilizar a maior parte dos seus recursos para uma cobertura exaustiva.

A estação pública vai ter no terreno mais de 200 profissionais, a SIC cerca de 150 e a TVI cerca de 100, entre jornalistas, técnicos e responsáveis.
José Alberto Carvalho, director de informação da RTP, sublinha a importância da visita: "Vamos fazer uma cobertura muito intensiva, que vai dominar por completo toda a programação. Trata-se de uma visita de estado", lembra. É aliás à RTP quem cabe a cobertura da visita em Lisboa, enquanto que a TVI transmite as deslocações do Papa em Fátima e a SIC a partir da cidade do Porto.
Até lá, já se podem ver alguns trabalhos relacionados com esta visita. Os três canais têm preparadas até dia 13 várias reportagens e vários debates em torno do tema.
Apenas não foram divulgados os valores monetários investidos por cada estação nem os comentadores residentes de cada canal.


Moita Flores participa em Sentimentos
Como convidado do programa de rádio de Inês (Bárbara Norton de Matos) e Thai (Jani Zhao) o ex-inspector da PJ vai ter uma participação especial na novela de fim de noite da TVI.
Nesta participação, Francisco Moita Flores, deu literalmente a sua opinião sobre o tema em debate, a pena de morte: "Fiz mesmo de mim próprio, disse verdadeiramente o que penso sobre a pena de morte. Dei a minha opinião, que sou contra, porque não sou capaz de decorar duas linhas de texto"
O presidente da Câmara de Santarém fez um balanço positivo das gravações, que lhe despertaram o bichinho enquanto argumentista: "Nas minhas séries entrava sempre como figurante e tive saudades daqueles ambientes"
Estas cenas irão para o ar no decorrer desta semana, pouco depois das 23h, na TVI.

CITAÇÃO DO DIA
"Não tenho muitas saudades de trabalhar em televisão"
José Diogo Quintela


CURIOSIDADE DO DIA
Vai começar a ser exibida, no Fox Life, a nona temporada do American Idol, edição onde participa a luso-descendente Katie Stevens. Sexta-Feira às 21h15.

Quiosque: 24 Horas, Notícias TV