Mostrando postagens com marcador Pedro Guedes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pedro Guedes. Mostrar todas as postagens

30 de agosto de 2010

Frente a Frente

Boa noite e bem-vindo ao Frente a Frente desta semana!

Depois de Iva Domingues e Merche Romero em duelo na passada semana, esta noite estarão frente a frente os dois programas de moda do Verão televisivo português: À Procura do Sonho e Projecto Moda!



Se podemos falar em Verão de Moda na época estival deste ano, a SIC foi a principal impulsionadora ao ser a primeira a anunciar a aposta para os domingos de Agosto. A estação de Carnaxide associou-se assim ao concurso Face Model Of The Year para dar forma ao novo formato dos serões de domingo – À Procura do Sonho.

As regras do concurso são simples: milhares de concorrentes que ao longo de várias provas vão sendo eliminados para assim sagrar apenas um rapaz e uma rapariga como vencedores deste Face Model Of The Year, concurso promovido pela estilista Fátima Lopes.


E tal como na música ou na dança, também na moda concursos deste género são possíveis moldarem-se à TV sendo assim este uma espécie de Ídolos ou Achas que Sabes Dançar? da moda.

Para formato de Verão este programa é bastante agradável. O júri é equilibrado. Com uma Fátima Lopes, que por razões óbvias, se torna na figura central desse mesmo júri mas que transmite uma imagem bastante forte. E quando se alia a essa imagem agradável na televisão o seu vasto conhecimento acerca do complexo mundo da moda, o próprio júri torna-se assim num pilar forte deste concurso.

A apresentação apenas confirma o crescimento de Vanessa Oliveira. Com um Pedro Guedes que está por ali, acima de tudo, numa brincadeira, ao nível dos apresentadores as boas razões estão todas em Vanessa. Desde o Fama Show que foi crescendo e em À Procura do Sonho apenas consolida esse à-vontade e brilho à frente das câmaras. Quer no papel mais brincalhão nos pequenos blocos gravados com Pedro, quer no papel mais paternalista na forma como lida com os concorrentes e conforta os derrotados, Vanessa está óptima e a provar que está pronto para novos desafios mais ambiciosos na SIC.



De uma forma geral, este é um concurso agradável para as noites quentes de Verão. Como espectador gosto de seguir as várias eliminatórias a cada semana que passa e estou expectante para saber qual dos concorrentes ainda em jogo irá sagrar-se uma nova promessa no mundo da moda.



Desde o primeiro instante em que comecei a ouvir falar de que Portugal teria uma versão de Project Runway que aguardava ansiosamente pela sua estreia.


Embora não siga atentamente as versões original e canadiana, transmitidas pela SIC Mulher, o facto de ser um programa de moda e diferente do que já foi feito por terras lusas, cativa-me. Ora, sendo eu um apaixonado por design de moda, juntou-se o útil ao agradável.


E assim foi, no dia de estreia lá estava eu à espera que o programa arrancasse. E, hoje, seis semanas volvidas, estou, definitivamente, viciado. Já não consigo não ver Projecto Moda, tenho sempre que falar sobre o programa com alguém. É estranho, mas é, definitivamente aquilo que acontece. Aos domingos à noite fico, verdadeiramente, “modado”.


A meu ver, tanto a RTP, como a Freemantle estão de parabéns, conseguiram realmente surpreender. A estação pública porque provou que é capaz de fazer um programa com qualidade e chegar também a um público mais jovem do que aquele que é normalmente o seu target. A produtora de Frederico Ferreira de Almeida porque mostrou capacidades de fazer um trabalho que não está muito longe da qualidade do formato original.


No entanto, nem tudo são rosas. Nada é perfeito, e Projecto Moda também não o é. Sinceramente, penso que a escolha de Nayma para apresentadora foi um tiro ao lado. Com uma péssima dicção e muito pouco à vontade, a manequim é, claramente, uma das falhas do programa. Todavia, o facto de aparecer muito poucas vezes, faz com que o mal seja menor.


Por outro lado, destaco também o grupo de jurados fixo. Assumir esta posição é sempre complicado, e ainda para mais numa fase em que têm 100% de responsabilidades, mas, penso que dizer apenas “gosto”, “não gosto” ou “esse coordenado é demasiado primário” pouco ou nada ajuda os participantes. Deviam tentar ser mais técnicos e não ter receio de fazer aquilo que os jurados de Achas que Sabes Dançar?, por exemplo, fizeram, ou seja, falar em termos técnicos. Até porque, afinal de contas, também há que ajudar os designers a serem cada vez melhor.


Pontos negativos à parte, não posso deixar de elogiar o magnifica grupo de finalistas. Dos 10, ainda hoje me recordo de Vânia, a primeira eliminada, o que não deixa de ser positivo. Acima de tudo, em Projecto Moda estão os melhores. E, embora o conceito de moda de cada um possa ser diferente, à sua maneira, cada um deles é bom.


Desde o primeiro episódio que há 6 concorrentes que admiro: três senhoras e três senhores: Carina, Rosina, Vera, André Amorim, João e Pedro.

É claro que o jovem de Braga é, provavelmente, o melhor de todos eles, e este facto não deixa de ser curioso. É que, embora pouca gente saiba, Pedro Reis não terminou a sua formação académica. Não, não estou a ter uma atitude discriminatória ou algo do género. Estou sim é a enaltecer esse facto, o facto de este rapaz ser a prova viva de que mesmo sem um curso de desing completo se pode ser alguém neste tão complicado mundo.


De igual forma, elogio Rosina, a tão simpática desinger, que cada vez que apareciam planos dos seus enormes saltos altos me fazia lembrar a conceituada Fátima Lopes. Não, não acho que a concorrente da Guarda seja uma imitação, muito pelo contrário. Embora a tenham acusado, por diversas vezes, de jogar muito pelo seguro, o certo é que as suas criações fizeram furor. E, para além de tudo isto, o seu característico sotaque fazia sorrir qualquer um. Não num tom pejorativo, claro, mas tendo em conta a enorme tensão que se vive em qualquer um dos episódios.

Carina é, para mim, sinónimo de crescimento, Vera de sofisticação, André Amorim de dedicação e João de elegância.


Com o avançar da competição aproxima-se cada vez mais o final de Projecto Moda. e, como tem sido possível verificar, semanalmente, perde-se sempre um talento. Sinceramente, não concordo com os concorrentes que ainda estão em competição, mas sou apenas mais um entre tantos outros e, comparativamente a profissionais desta área, pouco ou nada percebo de moda. Mas, se me perguntarem se gostava de uma segunda temporada do programa a minha resposta é um SIM categórico. Porque aqui, ao contrário do que acontece em outros programas de moda, não se retiram sonhos, mas ajudam-se a lançar jovens talentosos que muito têm a dizer num universo em que é cada vez mais perceptível a enorme competitividade.

E o que será de mim (e de tantos outros fãs) quando Projecto Moda terminar? Não sei, mas espero bem que a RTP não tenha “receio” e nos brinde com uma segunda série do programa. Porque a moda merece e, nós, telespectadores, também!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Iva Domingues e Merche Romero:

Iva Domingues, por Tiago Henriques - 72%

Merche Romero, por Pedro Esteves - 28%

18 de agosto de 2010

Pedro Guedes afirma: "Se na SIC estão à procura de manequins e se na RTP de estilistas, podíamos juntar tudo"!


O manequim e agora apresentador de À Procura do Sonho deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia. Nela explicou como surgiu a oportunidade de conduzir o concurso das noites de domingo da SIC: "Fiz um casting para a CBV e para a SIC e fui escolhido entre três ou quatro. Gostaram da minha prestação e fiquei... Eu e o meu irmão já tínhamos feito um programa curtíssimo sobre animais, na SIC Mulher, Gostar e Cuidar, agora sinto que estou a subir uns quatro ou cinco degraus seguidos".

Sobre a sua prestação, Pedro Guedes é sincero: "sou muito crítico". Com noção de que num programa gravado uma má peça pode ser repetida várias vezes, o manequim refere mesmo assim que tem estado à altura: "Gostei da minha prestação".

No que toca à sua parceira, Vanessa Oliveira, com quem mantém uma amizade há doze anos, a cara de À Procura do Sonho não lhe aponta qualquer defeito. "A Vanessa tem muito jeito, por isso, tem sido uma grande ajuda", afirmou à referida publicação.

Em relação às audiência do programa, Pedro Guedes confessou que as do primeiro episódio foram bastante satisfatórias. Sobre as restantes não tem qualquer parecer por parte da produção.
Por fim, e sobre a concorrência de Projecto Moda da RTP1, o apresentador especula: "Não vi ainda (o concurso). Se na SIC estão à procura de manequins e se na RTP de estilistas, podíamos juntos tudo".

Quiosque: TV Guia

6 de agosto de 2010

Teresa Guilherme critica “À Procura do Sonho”



Semana já não é semana se a eterna “senhora televisão” não crtiicar uma personalidade e, ou um programa televisivo.

Na sua habitual crónica na revista Notícias TV, Fungagá da Bicharada, Teresa Guilherme já teceu duras críticas a Rita Ferro Rodrigues ou Iva Domingues, entre muitas outras. Desta vez, o seu “alvo” é o mais recente talent-show de Carnaxide.


A cronista começa por escrever: “Face Model of the Year é o que desejam ser os meninos que foram ao casting descobrir se tinham peso, altura, rosto e atitude ideais para encherem as medidas ao júri, que até tem uma régua para medir os concorrentes que podem esperar horas numa fila, mas não entram à má fila.” Mas não é só o programa em si que é criticado, também os seus intervenientes o são. Escreve Teresa Guilherme: “Está lá a Vanessa Oliveira, que parece uma educadora de infância a falar com os candidatos, mais o mano Guedes Pedro, que não sabe que graça com graça dá desgraça. Mas é o júri que apresenta pérolas como Tu tens falta de auto-segurança!, que deve ser a auto-confiança que está na Moda, afirma Tu és muito telegénico uma fusão entre fotogénico e audiogénico e assegura Há quase oito mil candidatos a desforrarem-se para estarem aqui!”


Mais uma vez, Teresa Guilherme prova que não tem “papas na língua”. Irão estas palavras causar “sururú” na SIC?


Quiosque: Notícias TV

2 de julho de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje!


Como já o referi aqui por diversas vezes sou um grande fã de tudo o que está relacionado com moda. Foi com grande alegria que soube que Portugal ia ter uma versão de Project Runway e agora é a vez de ser a SIC a apostar num programa com esta temática. Embora não seja um projecto novo, pelo menos vem com algumas mudanças.


Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que, curiosamente havia sido a RTP a televisão oficial e que o espectáculo televisivo teve direito apenas a uma gala especial, em 2010, haverá, pelo menos 6 emissões de FaceModel of the Year 2010, ao domingo, e o formato será algo semelhante a Ídolos, mas versão moda. A estreia é já no próximo dia 1 de Agosto e à frente das galas semanais vai estar uma nova dupla: Vanessa Oliveira e Pedro Guedes.

Sou um grande admirador da apresentadora de Fama-Show. Sempre gostei dela, desde os tempos em que ainda estava na TVI, como pode perceber no Frente a Frente em que expressei a minha opinião sobre ela. Tem muito talento e já o provou por diversas vezes. A oportunidade que agora lhe é dada é mais do que merecida e, com certeza que conseguirá superar os desafios que lhe irão propor. Há ainda que ter em conta que também ela é modelo e que poderá ajudar, em grande parte, cada um dos 20 concorrentes que chegar à final.


Quanto à escolha masculina, também a percebo.Pedro Guedes já conduziu um programa na SIC Mulher e, embora se perceba que a apresentação não é a sua especialização, sabe estar, é divertido, consegue animar o público presente e, no meu entender, tem todas as possibilidades de fazer uma grande dupla com Vanessa Oliveira. Até porque, vistas bem as coisas, penso que não existirá outra alternativa ao manequim. Quem poderia então ser a escolha? Rui Pêgo? Talvez ainda não esteja “preparado” para tamanha responsabilidade. Miguel Domingues? Está há muito tempo na Benfica TV e, talvez não conseguisse alcançar química com Vanessa. Por isso, digo que Pedro Guedes talvez venha a mostrar-se uma aposta acertada. Há ainda que ter em conta que também ele é modelo e que, à semelhança da companheira, poderá dar boas dicas aos concorrentes.

Para além de tudo isto, parece cada vez mais provável que Projecto Moda e Face Model of the Year 2010 sejam concorrentes directos. Esta será, sem dúvida uma batalha interessante de se ver. Até porque, embora um programa seja mais direccionado para os estilistas e o outro para manequins, são os dois sobre moda, logo, à partida, os públicos serão os mesmos. Quem vencerá, então? Aqui entre nós que quase ninguém nos ouve, eu penso que há duas hipóteses: ou vencem os dois, ou vencem as telenovelas da TVI. É apenas um feeling, mas esperemos por resultados.

24 de junho de 2010

Vanessa Oliveira e Pedro Guedes à procura de modelos!


Já está decidido o nome dos apresentadores de Face Model of the Year 2010. Depois de se ter estreado em Gostar e Cuidar, na SIC Mulher, Pedro Guedes ganha agora uma nova oportunidade na apresentação e junta-se à jovem, mas experiente, Vanessa Oliveira. A dupla prepara-se para substituir João Manzarra.


É que a primeira emissão do novo programa de moda da SIC vai para o ar no dia 1 de Agosto, uma semana após o término de Achas que Sabes Dançar?. De modo a estar tudo pronto a tempo, os castings para escolher os melhores modelos masculino e feminino iniciam-se já este fim-de-semana, em Lisboa. Ao contrário do que sucedeu no ano passado, desta vez só haverá testes na capital portuguesa e na cidade do Porto, de onde sairão 10 rapazes de 10 raparigas que serão, posteriormente submetidos a vários testes até que se encontre o par vencedor.


Para uma melhor performance dos 20 finalistas, estes terão a ajuda de dois modelos profissionais. São eles: Fiona, manequim da Face Models e que irá ajudar as raparigas, e Pedro Crispim, manequim e consultor de moda, que ensinará os rapazes. O antigo membro de Esquadrão G explicou ao 24 Horas um pouco daquilo que os jovens irão aprender: “Na área da imagem, vamos prepará-los para a componente fotográfica e convencional. No desfile é toda a técnica a nível clássico e das coreografias contemporâneas”, disse.


Quanto ao júri de Face Model of the Year 2010 ainda não é totalmente conhecido, mas é um dado adquirido que será presidido por Fátima Lopes, proprietária da Face Models, promotora do concurso. Já a produção do programa estará a cargo da CBV, que se estreia, assim, neste tipo de formatos.

Com uma duração de seis semanas, o talent-show da estação de Carnaxide será, certamente, o concorrente de Projecto Moda, da RTP, cuja estreia poderá ser no dia 25 de Julho.


Quiosque: 24 Horas

10 de setembro de 2009

Revista de Imprensa


Bem-vindos à revista de imprensa desta quinta-feira.

“Gostar e Cuidar” estreia hoje na SIC Mulher


Produzido pelas Produções Fictícias, o programa que dará dicas aos telespectadores sobre como cuidar dos animais de estimação é apresentado pelos mais que famosos “Manos Guedes”.
"Gostar e Cuidar" contará com a presença de especialistas, e em apenas 5 minutos, serão retratadas inúmeras áreas, tais como mimos, nutrição, saúde ou higiene, entre outras.
Os modelos prometem muito humor, num programa que promete ser um sucesso. Em declarações à revista TV Mais Pedro Guedes “brincou” um pouco.”Não tenho animais de estimação, a não ser o meu irmão”. Palavras para quê? Espreite hoje às 20 horas na SIC Mulher.

Ultimo casting de Ídolos hoje em Lisboa


A grande aposta da SIC para a reentré volta hoje à capital para dar uma última oportunidade a quem não conseguiu submeter-se ao mais que temido grupo de jurados. A partir das 11 horas, no centro de Congressos do Estoril inicia-se a derradeira oportunidade para encontrar o próximo ídolo de Portugal.


Caras da televisão unem forças numa campanha solidária



Sandra Barata Bello, Joana Seixas, Ana Rita Clara, São José Correia, Joana Cruz e Mafalda Pinto são as embaixadoras deste ano da campanha da Laço, que pretende consciencializar as mulheres portuguesas para o crescente problema que é o cancro da mama. As conhecidas actrizes e apresentadoras uniram esforços para ajudar a Laço nesta campanha anual.

“Companhia das Manhãs” estreia segunda na SIC


É uma notícia de última hora, que está a passar nos rodapés da SIC. Já é conhecido o nome do novo programa das manhas de Carnaxide.
“Companhia das Manhãs” fará parte da grelha da estação, e ao que tudo indica será apresentado por Merche Romero.
Ainda está por confirmar se existirá companhia masculina e quem será. Especula-se que será Nuno Graciano, no entanto não existem ainda confirmações oficiais.


Nota: Termina hoje este especial de Revista Imprensa. Durante 6 dias contámos com as novidades da Imprensa no Televisão-Opinião. Sábado tudo volta ao normal, com a Revista de Imprensa a sair de manhã.

Fontes: 24 Horas, ANA, TV Mais