29 de junho de 2010

SÓ séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Só Séries! Hoje falamos da série Irmãos e Irmãs, cuja quarta temporada vai estrear na Fox Life já no dia seis de Julho.

Irmãos e Irmãs é uma série televisiva de cariz dramático, criada por Jon Robin Baitz, que nos narra os conflitos e acontecimentos da família Walker, uma família americana descendente de irlandeses e judeus. Tendo como palco Los Angeles, a história de Irmãos e Irmãos começa no dia de aniversário de Kitty (Calista Flockhart), uma reputada jornalista política, apresentadora de um programa político na rádio, que vive em Nova Iorque. Porém, no dia do seu aniversário, tem de voltar a casa dos pais e voltar a ver a família, com quem mantém uma relação dividida devido a questões políticas. Tommy (Balthazar Getty) é o filho leal e provável herdeiro dos negócios da família. Sarah (Rachel Griffiths), a poderosa executiva que luta para equilibrar a sua carreira profissional com a maternidade. Kevin (Matthew Rhys) é o advogado gay, que está a aprender sobre o amor. Justin (Dave Annable), o mais novo da família, é atormentado por vícios e traumas de guerra. Por fim, William e Nora Walker (Sally Field) são pais dedicados que representam, para os seus filhos, o modelo da união perfeita. Contudo, quando o patriarca da família morre, muitos e tenebrosos segredos começam a surgir, pondo em causa o ideal de família perfeita que anteriormente ninguém duvidara.

Numa família carregada de mistério, as surpresas são muitas na estreia desta nova temporada, que promete novas emoções. A não perder, dia 6 de Julho, pelas 21:25, na Fox Life!

Até para a semana!

Portugal diz adeus aos sonho

A força dos portugueses era muita. O sonho também. No entanto, nem sempre a energia da nação se transforma em resultados. Neste sentido, é com muita pena que informo que Portugal não passou aos quartos-de final do campeonato do Mundo!
A selecção portuguesa jogou bom futebol até aos 67 minutos, período a partir do qual sofreu o golo do adversário - Espanha. Eduardo foi, na minha opinião, o homem do jogo. Não tinha deste guarda-redes uma boa opinião. No entanto, surpreendeu-me sem dúvida nesta partida!

Sinceramente, estou satisfeito com o meu povo, com a minha selecção, apesar do desfecho deste Mundial. Parabéns PORTUGAL!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Daqui a uma hora fique com o SÓ Séries desta semana. Às 00:05, o Para lá das 24 é dedicado ao jornal 24 Horas. Não perca!

Pequenas observações

1. O site oficial do Mundial, incluindo a sua secção de vídeo, tem uma série de funcionalidades importantes. Com as imagens colocadas no YouTube imediatamente retiradas, ficamos em parte reduzidos a ele sempre que perdemos aquele jogo que gostaríamos mesmo de ter visto. Por um lado, ainda bem: está lá quase tudo. Mas não estão nunca os erros dos árbitros - e este Mundial tem sido um Mundial de erros clamorosos. Qual é a intenção, afinal? Fazer passar a ideia de que os árbitros não erram? Mas desde quando o futebol é futebol sem erros dos árbitros?

2. O regime de pré-pagamento aplicado pela Zon aos canais premium é uma boa ideia, de resto adequada aos tempos que correm. A proposta é simples: assinar a SportTV, os canais TVC ou mesmo o canal Venus durante um, três ou seis meses, sem período de fidelidade e sem menção na factura. A última prerrogativa tem muito mais a ver com o Venus e demais prazeres culposos. Assinar um canal codificado como quem carrega o telemóvel já trará vantagens tanto para os clientes como para o próprio operador. E pena é que, para já, a modalidade não seja aplicável a todo o pacote.

3. Não sei se estou de acordo com a decisão do STJ que impôs à RTP o pagamento de 65 mil euros a Ana Paula Cerqueira, concorrente que havia ganho o concurso A Herança sem declarar que tinha uma irmã a trabalhar na delegação do Porto da estação. O facto é que o regulamento diz que pessoas com familiares ligados à RTP não podem concorrer. Mas, já agora, pergunta-se porquê. Ainda por cima, tendo em conta a absurda dimensão da empresa, quantos cidadãos haverá em Portugal sem um só familiar ligado à comunicação social pública?

O Tim Gunn português


Para quem acompanha Project Runway, o nome Tim Gunn diz tudo. Para quem ainda não teve a oportunidade de visualizar o reality-show, então, e na versão portuguesa, será Paulo Gomes a ocupar o seu lugar. Afinal o que fará este senhor? Paulo Gomes, e tal como Tim Gunn, será o orientador de Projecto Moda. Será ele o responsável por guiar os concorrentes nas suas criações, e por os aconselhar durante o seu percurso no concurso.
As primeiras impressões do consultor de moda são positivas: "Todos eles (concorrentes) são muito interessantes e têm muito consitência". Paulo Gomes garantiu ainda que Projecto Moda, com apresentação de Nayma, e com estreia prevista para Julho, "vai ser um sucesso! Já fazia falta uma edição portuguesa".


Quiosque: Notícias TV

Esta noite..

..o mundo das séries com Marta Miranda! Às 21:00!

Fala-se 29/06/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!



Bárbara Guimarães


Com já seis meses de gestação, a apresentadora da SIC é, a cada dia que passa, o rosto da felicidade. Presença assídua em eventos de carácter social, Bárbara Guimarães não falhou a abertura da loja Prada, na capital portuguesa e, como não podia deixar de ser, foram vários os jornalistas que com ela falaram.


À imprensa, a esposa de Manuel Maria Carrilho confessou que, por enquanto, o seu guarda-roupa ainda não sofreu muitas alterações: “Ainda não comprei roupa propositadamente para grávida. Para já vou adaptando as que tenho. Por exemplo, este vestido é de tamanho 42 e serve-me perfeitamente”, contou.



Carla Matadinho


Sem projectos em televisão, depois de ter visto Mesmo a Tempo chegar ao fim, a apresentadora não baixa os braços. Assim, tem continuado a percorrer o país com um projecto de solidariedade em que está envolvida.


Durante uma tarde, ou uma manhã, Carla Matadinho e o namorado, Paulo Sousa e Costa, penteiam e maquilham idosos e, no final, até fazem uma sessão fotográfica com eles.


Foi em entrevista ao 24 Horas que a manequim explicou aquilo que fazem: “Tentamos passar uma imagem positiva, alertar sobre a importância do exercício físico e de uma alimentação saudável”.


Quiosque: Vidas, 24 Horas

Carlos Cruz fala do seu afastamento da televisão


A última vez que trabalhou como apresentador de televisão foi no ano de 2002, corria então o mês de Novembro. Por esta altura, já havia rebentado o processo Casa Pia. Dois meses depois, a 21 de Janeiro de 2003 era detido pela polícia judiciária.

Hoje, a pouco tempo de se conhecer a sentença de tão mediático processo, Carlos Cruz deu uma entrevista ao jornal 24 Horas.


Nela assegurou que nunca pensou em fugir para o Brasil, reafirmou a sua inocência, acusou as alegadas vitimas de falsidade, apontou o dedo ao papel do Ministério Publico e, mais que tudo, garantiu colocar em praça publica todo o processo, sem ocultar os nomes de ninguém.


Uma conversa sincera, em que houve ainda tempo para se dar destaque ao seu afastamento do grande ecrã, mais precisamente da SIC, que muitos disseram ter sido uma forma de preparar a sua fuga.


Sobre este assunto, o eterno “senhor Televisão”, disse: “Na altura, a SIC tinha alguma dificuldade em encontrar um programa que se adaptasse às minhas características e foi-me proposta a rescisão do contrato. Negociámos a rescisão do contrato, trocaram-se e-mails, que estão no processo a pedido da PJ. Eu estava numa fase de rescisão do contrato com a SIC e simultaneamente tinha sido abordado pelo Nuno Santos e pelo Luís Marques, na altura estavam os dois na RTP, para voltar ao canal público. Portanto, não tive problemas nenhuns com a SIC. Foi uma negociação normal de um contrato de colaboração que chegou ao fim por mútuo acordo.”




Revista de Imprensa 29/06/2010


Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Rita Pereira regressa em Março


É já amanhã que a actriz se despede da Mel de Meu Amor. Depois de vários meses de gravações, Rita Pereira prepara-se agora para umas longas férias, que deverão ser, principalmente em território canadiano.


Em Setembro, o seu tempo será passado em terras de Tio Sam, mais precisamente, na cidade de Nova Iorque, onde irá estudar na Strasberg Theatre & Film Institute, escola que também foi frequentada por outra actriz portuguesa, Daniela Ruah. Esta é uma aposta na formação de actriz, algo muito importante para Rita.


Apesar de tudo, na bagagem, a jovem já leva uma certeza. Em meados de Março estará de regresso ao trabalho, numa nova telenovela de horário nobre, provavelmente, a substituta de Espírito Indomável ou de Malmequer. Sobre este assunto, Rita confessou ao 24 Horas: “Tenho um contrato de exclusividade com a TVI e sei que só em Março de 2011 voltarei a gravar uma novela. Ainda não sei qual será a novela ou o meu papel, mas espero que seja uma personagem e uma história que me agradem”.


Pré-época do Benfica é na Sport TV



O canal desportivo anunciou parte da grelha para os próximos tempos. Em altura de preparação de mais uma época futebolística, A Sport TV garantiu a transmissão de vários jogos dos “3 grandes” do futebol português.


Assim, emitirá as partidas do Benfica no Torneio de Guimarães, entre 17 e 18 de Julho, no Torneio do Guadiana, entre 31 de Julho e 1 de Agosto e o desafio frente ao Sunderland, inserido no Albufeira Summer Cup, a 27 de Julho. Do Sporting, estão já asseguradas as partidas do clube no New York Challenge, nos dias 23 e 25 de Julho. Do Futebol Clube do Porto ainda não está assegurada a transmissão de qualquer desafio.


Apesar de tudo, ainda há jogos por vender, de qualquer um dos clubes e, certamente que RTP, SIC e TVI deverão dar o tudo por tudo para assegurar a transmissão de alguns deles.


CITAÇÃO DO DIA:


“Não trabalho para mim. Trabalho para os realizadores e para o público. Toda a vida foi assim e não me tenho dado nada mal”


Rogério Samora



Número do dia:

2,5


Foi esta a diferença de share entre a RTP e a SIC no horário nobre do passado sábado, com vantagem para o canal do estado. Se há uns tempos, a estação de Carnaxide conseguia, neste dia da semana fazer dos seus melhores resultados, actualmente, com a junção de Salve-se Quem Puder e Camilo, o Presidente, estes têm sido cada vez mais baixos. Há alerta, para estes lados.



Quiosque: 24 Horas, Correio da Manhã, TV Guia

Para lá das 24

Boa noite. Mais um dia, mais um Para lá das 24!

O regresso de Salve-se Quem Puder fazia sentido. Os portugueses tinham saudades de ouvir o "soltem-se a parede" por Marco Horácio. No entanto, e após algumas semanas de exibição, concluem-se que os resultados têm ficado muito aquém das expectativas. Talvez tenha sido precipitada a opção da SIC em colocar o programa diariamente. Não seria melhor Salve-se Quem Puder ser emitido semanalmente? Se repararmos nos resultados, estes assemelham-se ao que a aposta da estação de Carnaxide obtinha nos seus últimos episódios do ano passado. Ora, os 20 e os 21% de share que Salve-se Quem Puder tem alcançado já demonstram desgaste!

Obviamente que isto não é bom sinal. Apesar de o programa ter recebido um refresh em termos de jogos (destaque para Barata Tonta) e música novas, parece que estes não surtiram qualquer tipo de efeito nos portugueses. Então qual é a opção mais acertada que a SIC deverá tomar? Terminar mais cedo a segunda temporada do "soltem a parede"? Pôr fim à dupla de sucesso Diana Chaves/Marco Horácio? Ou encurtar os dias de exibição do programa na grelha? A terceira opção parece-me a mais viável. No entanto, não consigo perceber o que a estação de Carnaxide poderá colocar às 21:30, sem ser as conhecidas reposições.
As coisas estão a ficar pretas para o terceiro canal, e se no ano passado podíamos acompanhar o crescimento da SIC no horário nobre, em 2010 isso não está a acontecer. Medidas urgentes precisam-se!