19 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Presente envenenado

Não era preciso Júlio Magalhães ter anunciado que se havia aconselhado com a família: toda a gente sabia, desde o início, que ele queria chegar a director de Informação da TVI. Já quando se falou na necessidade de chamar a Queluz os principais nomes da estação após o escândalo Moura Guedes, ele foi um dos poucos (se não o único) a admitir essa hipótese. E, se em Portugal essa assumida vontade de progredir na carreira é mal vista, é Portugal que está errado. Ainda bem que Júlio estava interessado, que está entusiasmado e que se sente preparado.

Se efectivamente estará preparado, é outra coisa. Porque Júlio Magalhães, tal como o descrevem os amigos à imprensa, é um homem de bom feitio, conciliador e incapaz de dizer não. Ora, esse parece ser exactamente o perfil oposto àquele de que a TVI precisa agora. Perante uma redacção aos tiros, a TVI provavelmente nem sequer precisava de um jornalista: precisava de um talhante. Quem conhece as redacções sabe-o bem: nomear alguém notoriamente capaz de cortar cabeças, às vezes, é a melhor forma de evitar ter de cortá-las. E Júlio, que é sobretudo um bom jornalista, vai precisar de esforçar-se muito por conseguir forjar essa imagem.

Entretanto, aliás, continua por esclarecer em definitivo o tipo de estrutura a implantar em Queluz. Dois directores com um director geral por cima? Dois directores e um deles mandando no outro? Ou dois directores apenas - e com iguais poderes? Talvez "Juca" devesse ter esperado para ver.

Audimetria 18/09/2009

A TVI regressou ontem ao primeiro lugar, obtendo 27.9% de share. A RTP1 subiu ao segundo lugar, com 24.6% de share e a SIC desceu à 3ª posição, com 22.7% de share. Já a RTP2 ficou-se pelos 6.5% de share.

Em primeiro lugar do top 5 surge novamente o Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, com 15.8% de rating e 39% de share.

O segundolugar pertence a Deixa Que Te Leve, que alcançou 13.6% de rating e 34.3% de share. Segue-se Sentimentos, com 11.2% de rating e 33.3% de share.

O espaço informativo mais visto foi o Jornal Nacional, com 11.2% de rating e 31.3% de share. Segue-se o Jornal da Noite, que obteve 10.8% de rating e 29.4% de share.

O programa mais visto da RTP1 foi o Telejornal, com 10% de rating e 28% de share, obtendo assim o 7º posto geral.

Na RTP2 o programa com maior audiência foi A Teoria do Big Bang, com 2.6% de rating e6.9% de share.
Outras audiências:

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar – 10,4% de rat e 36,7% de share
Preço Certo - 7,4% de rat e 27,1% de share
Nós por Cá - 4,3% de rat e 15,3% de share

21:00 - 24:00

Flor do Mar – 9.5% de rat e 40,9% de share
Jogo Duplo - 9,2% de rat e 26% de share
Salve-se Quem Puder – 8,7% de rat e 24,6% de share
Antes Pelo Contrário - 7,4% de rat e 19,1% de share
Os Reis da Selva – 5,7% de rat e 14,3% de share
Caminho das Índias - 5,6% de rat e 24,2% de share
Telerural(repetição) – 4,6% de rat e 16,5% de share

Notícia - "Um Lugar Para Viver" a partir de dia 25 na RTP1


É já na próxima quinta-feira que estreia a mais recente aposta do canal público na área da ficção. “Um Lugar para Viver” invade os ecrãs da estação publica, a partir de dia 24 de Setembro pelas 21h30.
A acção passa-se a bordo de uma auto-caravana que percorre várias localidades do país. A série narra a historia de uma família de emigrantes portugueses que regressa de França e anda de auto-caravana por Portugal à procura de “Um Lugar para Viver”, depois de terem perdido a casa que tinham na “terra” de origem. Existe um facto curioso: fazem se acompanhar da falecida matriarca da família, que “descansa” na arca congeladora da auto-caravana.
Cada episodio foi gravada numa localidade diferente e torna a serie num formato inédito em Portugal.
A produção fica a cargo da Plano6, e do elenco fazem parte Rui Mendes, Adelaide João, Ana Bustorff , João Lagarto e a estreante Isabel Figueira.

Fonte: Jornal de Notícias