31 de dezembro de 2010

Like & Dislike


Boa noite e seja bem-vindo às últimas escolhas do Like/Dislike de 2010!


LIKE
Refresh na SIC Notícias


É com agrado que vejo a notícia de que a SIC Notícias ira reforçar os seus meios técnicos e fazer um refresh da sua imagem corporativa, como forma de comemoração dos seus 10 anos, dia 8 de Janeiro. 

Como principal e, porque não, melhor canal de informação português, esta renovação gráfica já era mais do que necessária e irá certamente melhorar, ainda mais, a informação praticada por todos os profissionais da redacção Carnaxide! Uma espécie de cereja em cima do bolo... O like desta semana!



DISLIKE
O fim anunciado de As Tardes da Júlia


Terminou ontem aquele que, para mim, era o melhor exemplo de um talk-show ideal. As Tardes da Júlia eram, de facto, um produto alternativo e muito bem conseguido para o seu género. É com alguma tristeza que vejo este mesmo formato despedir-se assim, quase quatro anos depois da sua estreia nas tardes de Queluz.
Mas como, para além das equipas, também acredito (e muito!) nas pessoas, acredito que Júlia Pinheiro continue a fazer um excelente trabalho já a partir de Fevereiro nas manhãs de Carnaxide!

Um excelente 2011 a todos os leitores!


O Televisão-Opinião deseja a todos os leitores um excelente ano. Acima de tudo, que o futuro seja um pouco mais sorridente que 2010, e que os elementos principais da vida estejam em alta: saúde, amor e paz.

Deixo igualmente uma palavra de apreço aos colaboradores do Televisão-Opinião.

Ao Tiago, um abraço forte por todo o trabalho que aqui tem desenvolvido. Diariamente está em cima do acontecimento como ninguém.

Ao Pedro, de salientar o seu engenho na escrita. Apesar de ser o mais novo de nós, tem uma capacidade de opinião ao nível de um jornalista.

Ao André, um obrigado pelo compromisso. Ao longo deste ano, nunca faltou com o seu trabalho no Televisão-Opinião. O seu gosto pelos ecrãs nacionais é nato.

À Vanessa e Marta, sem dúvida que não me arrependo de vos ter aceite neste projecto. Com atrasos ou sem atrasos, com telefonemas ou sem telefonemas, a verdade é que a vossa satisfação por fazer parte deste blog passa para mim e leitores do Televisão-Opinião.

Ao Ivo, a mais recente aquisição deste espaço, um abraço. Apesar de alguns erros, continuas a ser uma das minhas apostas para o próximo ano.

Ao Rúben Baía, um cumprimento especial. No Facebook é ele que actualiza o Televisão-Opinião e é aqui, neste post, que eu actualizo o meu obrigado pelo seu trabalho.

Ao Anselmo, um excelente ano igualmente. Sempre prestes a participar e ajudar-me na difícil tarefa de gerir a imagem do Televisão-Opinião só tenho de lhe agradecer por isso.

Por fim, aos bloggers, e tal como no post de Natal, um excelente 2011. Que o próximo ano seja cheio de acontecimento televisivos e bons programas. Afinal é por isso que cá estamos certo?

Um excelente 2011!

Falar Televisão



Segundo Secret Story divido


A pouco tempo da grande final da primeira edição, muito se tem especulado sobre uma segunda edição de Secret Story. Dizem as revistas que será em meados de Março que a TVI voltará a apostar no reality-show que tanto deu que falar nos últimos dias.

Sinceramente, tenho duas opiniões sobre esta possível aposta.


Por um lado, acredito que se devia fazer regressar A Casa dos Segredos já em Fevereiro. Eu sei que é um risco e que poderá deitar tudo a perder, mas sejamos pragmáticos. Os portugueses ficaram viciados e querem mais, querem mais polémica, espreitar, ver, criticar, adorar, odiar. Por esta perspectiva, fará todo o sentido que o programa regresse o mais rapidamente possível, até porque convém chegar antes que a SIC estreie The Biggest Loser.

Por outro lado, também defendo que o programa tenha a sua segunda edição somente em Setembro. E porquê? Porque Júlia Pinheiro já não estará na apresentação. Deste modo os portugueses não estranhariam tanto a mudança. Sim, eu sei que a apresentadora tem recebido muitas críticas e que Teresa Guilherme tem sido apontada como a sua substituta, mas a mudança poderá causar estranhamento no público. Se aliarmos a tudo isto o facto de tudo isto implicar um grande investimento e a TVI estar a delinear mais duas telenovelas para breve, tudo poderá ter mesmo que ser adiado.


Quanto ao substituto/a de Júlia Pinheiro, a solução mais natural é que Teresa Guilherme seja chamada, mas acharia interessante que fosse Manuel Luís Goucha a substituí-la. Mas aí Pedro Granger já não estaria nas emissões de domingo, dando lugar a Leonor Poeiras, na minha opinião.

Especulações à parte, agora o importante é desfrutar de tudo o que a Casa dos Segredos ainda nos poderá dar. Porque em 2011 tudo mudará!

De Olho nos Segredos

Falta pouco tempo para se saber quem conquistou o maior número de votos ao longo das últimas duas semanas e assim levará para casa o prémio final de 50 mil euros.

Numa espécie de “ante-visão” de tudo o que se poderá passar, aqui estou eu, De Olho nos Segredos (dos finalistas), para expressar a minha opinião sobre cada um dos quatro finalistas.



António, o popular


Entrou para a Casa dos Segredos e de imediato foi apelidado de novo Zé Maria. Por aquilo que demonstrou ao longo dos dias, entrou lá dentro com o grande objectivo de trazer algum dinheiro para casa, pensando ainda que estava num Big Brother. Mas não, não estava, e tentou fingir que estava empenhado no jogo, indo algumas vezes ao confessionário apostar. Lógicas que muito pouco sentido faziam, mas, ainda assim, e eu arriscaria a dizer por alguma falta de coerência da produção, acabou por descobrir o segredo de Ivo. Se pensarmos que quem vota mais neste tipo de concursos são os mais jovens, não acredito que António vença. Todavia, o facto de muita gente achar que é um “coitadinho” poderá ser-lhe útil e aí sim, vai mesmo ganhar. Considero-o um dos mais fortes, se bem que, dentro daquilo que se pretendia, não foi, de todo, o melhor jogador, até porque tentou sempre mostrar uma faceta demasiado “ingénua”, quando de ingénua não tem nada, já para não falar que teve atitudes incoerentes. A meu ver, não é um justo vencedor. Até poderia ser, caso estivéssemos no Big Brother e não no Secret Story.


Ana Isabel, a grande mulher


É odiada por muitos, mas amada por muitos mais. Viveu altos e baixos dentro da Casa, mas superou tudo, mesmo nas situações mais difíceis. Entrou com um segredo bastante complicado e, aos poucos provou ser uma mulher de armas, e talvez tenha sido por isso que foi salva da expulsão por quatro vezes. A recordista desta primeira edição de Secret Story, o que prova, em grande escala a sua força. Tendo em conta todo o seu percurso e aquilo que foi fazendo, que mostrou a grande mulher e jogadora que é, para mim, ela seria a mais justa vencedora. Levou sempre a sério o jogo, respeitou, manteve o nível e ajudou a que muita gente visse a Casa dos Segredos de outra forma. Para além disto, foi a primeira concorrente a acertar num segredo e manteve sempre bem presente a ideia do jogo. Também a considero forte, mas duvido de que ganhe. Primeiro do que tudo, porque causaria muita polémica, em segundo lugar porque há muita gente que não consegue lidar com a popularidade de Ana Isabel e em terceiro porque acho que a Endemol não a vai deixar vencer. No entanto, por aquilo que tenho visto, vai à frente nas sondagens, o que acaba por não ser muito positivo, uma vez que estas se têm enganado muitas vezes. Mesmo que não leve os 50 mil euros para casa, será para mim e para muita gente sempre uma vencedora!


Ivo, a surpresa


Se me questionassem na primeira semana se Ivo estaria hoje no lugar em que está, eu diria que não. No entanto, face ao seu comportamento e à pessoa que mostrou ser ao longo dos tempos, é justo. Embora o tenha criticado por diversas vezes por vários comportamentos que teve, não posso deixar de dar a mão à palmatória e confessar que admiro a inteligência do surfista. Basta ter em mente que, ao longo dos primeiros tempos tentou manter-se na casa, ou seja, criou ódios, mas foi salvo pela produção, depois continuou a criar mexericos e mal-entendidos, mas sempre com a certeza de que havia gente que o “seguia”, que o “protegia”. Só na recta final do jogo, em que a presença na final estava quase certa é que começou a apostar em segredos. Talvez por isso, e por já não ter tanta pressão em cima foi o concorrente que mais segredos descobriu, o de Andreia e o de António. Para além de tudo isto, conquistou o carinho dos portugueses com a sua história de amor pelo pai. E talvez seja esse um dos grandes presentes que este programa lhe trouxe. Considero-o bastante inteligente e acho que seria um justo vencedor, no entanto, se pensar nas suas primeiras atitudes, tenho para mim que não deveria levar para casa os 50 mil euros. Ainda assim, tenho duas opiniões sobre o desfecho desta noite. Por um lado, acredito que, face ao aumento de popularidade nos últimos dias, Ivo será o grande vencedor de Secret Story. Todavia, e até porque muita gente acusa a produção de o ter ajudado algumas vezes (o próprio confessou conhecer gente na Endemol num vídeo que deu muito que falar), tenho para mim que acabará por não vencer, caso contrário a polémica seria ainda maior.


Vera, a bebé

Nos primeiros dias, cheguei a achar que ia desistir. Mas não, mostrou ser forte e, tal como afirmou num destes dias, esta foi uma das maiores provas que deu a si mesmo. Nunca foi nomeada e isso poderá jogar a seu favor, todavia, também não lhe ajuda a perceber a ideia que os portugueses têm de si. É uma mulher bastante divertida e foi a alegria da casa, mas é importante ter ainda em conta o facto de nunca ter sentido a pressão de ir a votos. Por aquilo que já percebi, tem muitos amigos cá fora, mas não sei se isso a ajudará a vencer o jogo. Sinceramente, não acho que tenha sido uma grande jogadora, embora tenha que enaltecer todo o seu empenho nas missões que recebeu. Não trouxe muita mecânica ao jogo, mas pelo menos trouxe alegria e diversão. Mas poderá ela vencer o concurso? Talvez não, até porque creio que os seus concorrentes serão, tecnicamente, mais populares. Para além de tudo isto, há que ter em mente que o vídeo em que confessa ter tido garantias de que entrava na Casa dos Segredos por parte de amigos da Endemol a poderá prejudicar. Já imaginou o que dirão os apoiantes dos restantes jogadores caso Vera leve para casa os 50 mil euros? Mas com aquilo que todos pudemos ver ao longo dos últimos três meses, já não digo nada…


E pronto, as apreciações a cada um dos quatro finalistas estão feitas, agora resta continuar a votar. Já elegeu o seu favorito? Eu já e, por aquilo que já observei acredito que os resultados serão:


Primeiro Lugar: Ivo ou António

Segundo Lugar: Ivo ou António

Terceiro Lugar: Ana Isabel

Quarto Lugar: Vera


Ainda assim, o mais justo, no meu entender, seria:


Primeiro Lugar: Ana Isabel

Segundo Lugar: Ivo

Terceiro Lugar: Vera

Quarto Lugar: António


E, pronto, foi tudo, por agora! Votos de um feliz 2011!

Paula Neves ambiciona novo cargo na TVI


Numa altura em que as transferências televisivas inundam as páginas das revistas e jornais portugueses, Paula Neves afirmou estar de pedra e cal na TVI. A gravar Sedução, a actriz já tem planos para o próximo ano quando a novela terminar: regressar à direcção de actores de Queluz de Baixo.
"Ainda não sei quando volto a fazê-lo, mas gostava muito. É realmente um trabalho que adorei mesmo fazer", confessou à
Notícias TV.

Depois de ter desempenhado essa função em Espírito Indomável, Paula Neves sonha agora com ela para o futuro. Afinal, e segundo a mesma, a vontade de ser mãe está a falar mais alto: "Sinto que 2011 é um bom ano para ser mãe. Está na altura e faz todo o sentido quando terminar de gravar a novela Sedução".

Quiosque: Notícias TV

O que poderá esperar do Televisão-Opinião

Ainda esta tarde, o Tiago Henriques estará de Olho nos Segredos. A poucas horas da final da Casa dos Segredos, poderá contar com uma previsão ao que a noite da TVI promete.

Depois disso, e às 21:00, o Pedro Esteves dá o último Like & Deslike de 2010!



No final da gala do Ídolos, o Diário de um Ídolo entrará em linha no Televisão-Opinião.


Ainda depois da meia-noite, e já no primeiro dia do ano, poderá contar com as últimas do talent-show da SIC e do reality-show da TVI.

Quanto ao dia de amanhã, e ao contrário do ano passado, o Televisão-Opinião não vai parar. Apesar de a grelha que normalmente é apresentada aos sábados estar suspensa, será divulgado O Protagonista do Ano e será postada uma análise ao final da Casa dos Segredos com o "De Olho nos Segredos".

É tudo, por agora.

Tenha um excelente 2011!

A estratégia na ficção de Carnaxide


A Notícias TV desta semana revela alguns pormenores sobre o plano que a SIC está a desenvolver em matéria de ficção. Segundo Luís Marques, os vários contratos de exclusividade que têm vindo a ser assinados são necessários na medida que no próximo ano serão duas as novelas portuguesas no ar: "No próximo ano vamos ter sempre ficção portuguesa, com novelas a gravar em simultâneo. E por isso precisamos de mais pessoas".
Já Nuno Santos, não deixa de lado o seu sentimento de felicidade por perceber que a equipa está finalmente a compor-se. Se, no passado, eram apenas cinco os exclusivos de Carnaxide, agora já são doze: "Nós tínhamos quatro ou cinco actores exclusivos, a TVI e a Plural têm 40 a 50 actores. O que nós estamos a fazer é trazer para a SIC actores que têm trabalhado connosco, mas que não tinha um vínculo com a estação, e a ir buscar ao mercado outros actores. Agora temos mais sete exclusivos".

De referir igualmente que será no mês de Março, altura em que deverá estrear a versão portuguesa do The Biggest Loser, que arrancarão as gravações da nova produção de Carnaxide. "Temos duas histórias na mão, será seguramente um texto forte. É uma novela portuguesa com actores portugueses, não se passa no Brasil", explicou.

Quiosque: Notícias TV

Júlia Pinheiro promete uma grande gala!


Apresenta hoje a última gala da Casa dos Segredos e de certeza que vai deixar saudades aos telespectadores e profissionais da TVI.

O ano foi de muito trabalho e, como tal, Júlia Pinheiro só pensa ir de férias e gozar o seu merecido descanso: "Estou doidinha para ir de férias". No ar praticamente todos os dias, a nova estrela de Carnaxide não desvenda nem um pouco do seu futuro profissional. No entanto, revela que o seu ano irá começar da melhor forma, com o seu marido a ir buscá-la ao Campo Pequeno: "O meu príncipe encantado irá buscar-me ao Campo Pequeno e partiremos os dois montados num cavalo branco para um castelo, onde iremos festejar com tudo a que temos direito".


À Notícias TV confessou ainda que a primeira edição da Casa dos Segredos "foi um sucesso" e desvendou alguns pormenores sobre a sua indumentaria da noite de passagem de ano. "Será um vestido vermelho, de Valentino, e outro branco, de Yves Saint Laurent", explicou.

Com a gala a ser aberta pela actuação de Angélico e Diana Monteiro, Júlia Pinheiro promete o seguinte: "Vamos fazer uma festa com temperatura popular".

Quiosque: Notícias TV

Fala-se 31/12/2010


Boa tarde. No último dia do ano falamos dos desejos e ambições de algumas caras conhecidas da nossa televisão para o ano de 2011 que se aproxima...


Pedro Granger

Para 2011, Pedro Granger só tem um único desejo: descansar. Depois de um último trimestre de 2010 bastante preenchido, entre apresentação de Secret Story e gravações de Sedução, o actor pretende aproveitar o novo ano que mais logo começa para recarregar baterias: “Para o próximo ano, quero dormir, quero descansar. A partir de Janeiro, vou fazer uma compensação, porque este ritmo não é viável durante muito tempo. Quero mesmo é dormir”, remata.

Mafalda Luís de Castro

Já Mafalda Luís de Castro, que em 2010 encarnou a protagonista da série Lua Vermelha, pretende dedicar grande parte do próximo ano ao voluntariado e também à culinária: “Tenho nove cães e uma gata, e quero poder ter um bocadinho mais de tempo para poder fazer voluntariado em canis. Quero também tirar um curso de culinária, porque gosto muito de cozinhar”, conta.
Quiosque: TV Mais

Vera pode ser processada!

vera

O segredo com que entrou para Secret Story poderá vir a causar alguns dissabores à concorrente do Cacém.


Segundo a edição desta semana da revista Maria, Vera poderá mesmo ser processada por Rúben Amorim. É que o jogador não está nada satisfeito com a constante associação do seu nome ao da jovem e agência que o representa, a Glam, enviou um comunicado à imprensa a desmentir que os dois tenham tido alguma vez um romance.


“O futebolista apenas viu a concorrente de forma circunstancial uma única vez e nunca teve qualquer tipo de relação, inclusive de amizade, com a mesma”, pode ler-se.

Face a estes novos desenvolvimentos, qual será então o jogador com que Vera teve um caso? Ou será este mais um segredo “tratado” pela produção?


Quiosque: Maria

Inês Castel-Branco recusa TVI e vai para a SIC!

inescastelbranco

Depois de a TV Guia desta semana dar como certa o regresso da actriz à estação de Queluz de Baixo, eis que o Diário de Notícias revela que houve um “revés” nesta contratação.

“Era a actriz que estava a ser mais disputada neste momento, isso porque a TVI também a pretendia e fez-lhe uma proposta”, contou uma fonte da SIC ao referido jornal. Inês Castel-Branco é, assim, a mais recente exclusiva da estação de Carnaxide.


Por aquilo que o DN apurou, a recém-mamã deverá assinar o seu contrato no inicio de 2011 e espera-a um papel de destaque na próxima telenovela do canal, cujas gravações arrancam em meados de Março.

Inês Castel-Branco junta-se assim às mais recentes estrelas SIC, que já “trouxe” da TVI actores como Rogério Samora, Helena Laureano, Manuel Cavaco ou André Nunes. Nos próximos tempos deverá haver mais confirmações.


Quiosque: Diário de Notícias

Maria João Abreu na SIC, ainda sem exclusividade!

mariajoaoabreu2


Nos últimos tempos tem brilhado na TVI, com personagens bastante marcantes nas telenovelas no canal. No entanto, o seu próximo projecto é para os lados de Carnaxide.

De acordo com a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã, Maria João Abreu vai fazer parte do elenco de A Família Mata, a nova série de humor da SIC que promete fazer rir os portugueses, logo após o Jornal da Noite.


Ao lado de José Pedro Gomes, Rita Blanco ou André Nunes, entre muitos outros, a actriz regressa assim ao formato em que se notabilizou, a comédia. As gravações arrancam já na segunda semana de Janeiro e a estreia está prevista para meados de Fevereiro, em horário nobre.

Apesar de tudo, Maria João Abreu não terá, para já, qualquer tipo de vínculo de exclusividade com a SIC, embora Nuno Antes afirme ao referido jornal ter “esperança de que possa vir a ser exclusiva”.


Quiosque: Correio da Manhã

TVI quer 500 mil € de Rogério Samora!

rogeriosamorasic_thumb_other399_265

Tal como a TV Guia noticiou em primeira mão, a estação de Queluz de Baixo vai mesmo avançar para tribunal contra a mais recente estrela da SIC.

Em causa está a saída do actor, cujo vínculo terminava apenas em Agosto de 2011.


Segundo a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã, a TVI já interpôs uma providência cautelar no Tribunal do Trabalho de Sintra, para fazer com que Rogério Samora não possa começar a trabalhar no seu novo canal.

Pelo incumprimento do contrato que mantinha com a televisão de Queluz de Baixo, esta exige cerca de 500 mil euros como sanção. Para além disso, vai avançar com um outro processo, que ainda não deu entrada no Tribunal, no qual exigirá uma outra indemnização pela rescisão unilateral e violação do contrato de exclusividade que este mantinha. O valor ainda não está decidido, mas será mais elevado do que estes 500 mil euros.


Contactado pelo CM, Nuno Santos afirmou estar “tranquilo” com toda a situação e mostrou-se “à disposição do Rogério Samora para apoiar em tudo o que for necessário”. Por aquilo que ainda apurou o mesmo jornal, o contributo da SIC neste processo poderá, inclusivamente, pela ajuda júridica durante a providência cautelar e do processo principal. Para além de tudo isto, o director de programas de Carnaxide afirmou ainda que mesmo que o actor fique impedido de representar, o seu vínculo com a estação ficará de pé: “temos uma relação duradoura e sólida e não estamos preocupados com detalhes”, frisou.


Já uma fonte da TVI garantiu ao Correio da Manhã que este é o primeiro caso deste tipo a acontecer e que é “com muita relutância que a TVI avança para estes processos”.


A terminar, o matutino explica ainda que o regresso de Samora a Queluz de Baixo poderá parar todo o processo, ou seja, se o actor voltar à TVI e por lá permanecer até ao final do seu contrato, a estação estará disponível para retirar da providência cautelar e desistir de avançar com a acção principal.

Começa assim uma telenovela, mas “da vida real”…


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 31/12/2010


Sexta-feira, último dia do ano. Bem-vindo à Revista de Imprensa!

TVI lidera as audiências em 2010


A 31 de Dezembro, é tempo de fazer contas. E no que toca aos números das audiências é claro o facto de que a TVI conseguiu sagrar-se, mais uma vez, campeã no último ano com um share total na ordem dos 27,4%. A RTP1 continua no segundo posto, com 24,2%. A SIC não descola do terceiro lugar, com 23,4 pontos percentuais em share. E finalmente a RTP2, que fica em último de entre as quatro generalistas, com 5,3% de média de share.

No horário nobre, a estação de Queluz continua a ser a favorita, aumentando ainda mais a sua margem de diferença para com as concorrentes. No total, a TVI arrecadou no horário compreendido entre as 20h e 24h um share médio de 32,4%, contra os 23,8% da SIC, que neste horário fica com o 2º lugar, e os 21,9% do canal 1, que se manteve em terceiro no prime time.

Março foi o melhor mês para a estação líder, com uma média mensal no valor dos 28,7 pontos percentuais. Já a RTP1 beneficiou do efeito do Mundial de Futebol e, em Junho deste último ano, arrecadou um share médio de 26,6%. A SIC conseguiu obter o melhor resultado do ano no mês de Fevereiro, influenciado pela final da terceira edição do concurso Ídolos, com 25,3%.

Em 2010 também se salienta a subida exponencial da televisão paga. No total, a televisão por cabo, IPTV e satélite obteve uma média anual de 19,7%, mais 1,5% do que em 2009.

Todos estes dados estão compreendidos no intervalo entre 1 de Janeiro de 2010 e a última quarta-feira, 29 de Dezembro.


Porto Canal abre amanhã três novas delegações


Novo ano é sinónimo de investimento e expansão para o Porto Canal. Com quatro anos de vida, este canal quer-se identificar ainda mais como um canal da região Norte. Para isso, e a partir de amanhã, dia 1 de Janeiro, terá a funcionar mais três novas delegações, sediadas em Guimarães, Braga e ainda uma na região do Douro.

Juan Figueiroa Boullosa, director-geral do Porto Canal, afirma que esta expansão envolve um investimento de 100 mil euros, depois de em Julho passado outras três delegações também já terem aberto portas. Foram elas, Mirandela, Arcos de Valdevez e Penafiel.

Por isso mesmo, a mudança de nome do próprio canal regional está também equacionada nos planos da actual direcção, pois com o alargamento do número de delegações a expressão 'Porto canal' torna-se “algo redutora”, nas palavras de Juan Boullosa: “Queremos que as pessoas percebam que, de facto, somos uma televisão regional do norte. Neste sentido, vamos tentar encontrar uma solução que reflicta esta nova realidade”, conclui.

CITAÇÃO DO DIA
"Gosto de fazer galãs, porque o universo do amor é-me muito caro"
Pedro Lima



CURIOSIDADE DO DIA
É um clássico das passagens de ano e hoje não deixará de marcar presença nos ecrãs das nossas televisões aquando da meia noite. Falamos claro do countdown da Super Bock, empresa que voltou este ano a apostar forte na publicidade da passagem de ano, comprando o primeiro anuncio de 2011 nos três canais generalistas.


Quiosque: Jornal de Notícias, Público, TV Guia

Fecho


Boa noite. O último Fecho de 2010 pertence a Joel Neto, e incluí uma crónica retirada, como sempre, do Diário de Notícias.


Os meios e os fins

1. A passagem de Fátima Lopes para o comando das tardes da TVI, decidida em função da transferência de Júlia Pinheiro para Carnaxide, não é apenas um remendo: é uma verdadeira oportunidade de reconverter a ex-apresentadora da SIC. Queira-se ou não, Fátima Lopes foi a mais importante transferência do ano, agitando o mercado e provando-nos que, apesar de tudo, ainda é possível os tempos de crise serem também tempos de investimento. Mas Agora É Que Conta foi um tiro ao lado. Independentemente das audiências, a transferência do ano teria de produzir outros resultados, tanto a nível comercial como a nível de frenesim social.



2. As notícias mais interessantes da semana vêm, porém, do exterior. Uma diz-nos que os Governos de Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2011, inseriram publicidade em mais de oito mil meios, o que representa uma subida superior a 1500% em relação ao investimento publicitário de Fernando Henrique Cardoso. Outra informa-nos do aumento da influência de Silvio Berlusconi sobre a televisão espanhola, via Mediaset (e após, nomeadamente, a venda do canal Cuatro à operadora Telecinco). Em Itália, um país que durante tantos anos mudou de Governo como quem muda de camisa, Berlusconi é já o segundo classificado entre os primeiros-ministros com mais tempo de exercício. Já Lula deixa atrás de si um Brasil violentíssimo, apesar do desenvolvimento económico (que, aliás, bem pode ser assacado ao Plano Real, de Fernando Henrique) - e, no entanto, goza de um prestígio nacional e internacional como nenhum estadista brasileiro gozou desde D. Pedro II. Será possível dissociar esses sucessos da ligação aos media?