16 de abril de 2010

Os Escolhidos

Boa Noite! Seja bem-vindo à edição desta semana de Os Escolhidos!

Depois de uma semana a averiguar quem deveria continuar em jogo, é o momento de lhe revelar quem foi o escolhido pelos nosso visitantes para deixar a competição: com 80% dos votos, José Alberto Carvalho abandona a competição. Sorte para Clara de Sousa que, assim, continua a lutar pelo lugar de Escolhido!

Passemos então ao momento de nomeações. Em seguida mostro-lhe a tabela com os resultados da semana em análise, de 9 a 15 de Abril:

De referir que na tabela desta semana, os valores que nela estão presentes, estão mais descriminados. Por outras palavras, e tendo por exemplo a Clara de Sousa, os dias em que o Jornal da Noite foi avaliado, corresponderam a sexta e quinta-feira, dias em que a pivô apresentou o noticiário.

No campo positivo, o destaque vai para:

Paula Lobo Antunes: Mar de Paixão, nos seis dias em que foi emitida levou sempre a melhor sobre a concorrência, apesar de por apenas duas vezes ter ultrapassado os 40% de share.

Vanessa Oliveira: Depois de na semana passada o seu Fama Show ter sido batido pela concorrência, no domingo o magazine fez um excelente resultado, a sua quota de mercado foi superior a 35%

Nicolau Breyner: Em sete dias de exibição, Meu Amor apenas foi relagada da sua posição de líder por uma vez. Foi no domingo, quando perdeu para Achas que Sabes Dançar?. Mas como um dia não são dias, o destaque desta semana continua a ir para o actor, que por cinco vezes ultrapassou a barreira dos 40% de share.


No campo negativo, os destacados são:

Diamantina: no único dia em que o seu programa foi para o ar, perdeu para a concorrência. Há algo a alterar em Portugal sem Fronteiras!

Francisco Mendes: com a quebra de E-Especial, o seu Top Mais tende a ficar na segunda posição. Com isto, o seu apresentador é esta semana destaque, mas pela negativa.

Clara de Sousa: apesar de apenas estar em análise sexta-feira e quinta-feira, os resultados alcançados pelo Jornal da Noite nesses dias continuam aquém das expectativas. Ficou sempre atrás da concorrência.

Depois de analisados os destaques positivos e os negativos é o momento de lhe revelar as escolhas da equipa do Televisão – Opinião:

Paula Lobo Antunes sucede a Nicolau Breyner no lugar de intocável para a próxima semana.

Clara de Sousa, depois de ter estado nomeada na passada semana, fica agora a salvo das votações. Os nomeados são, então: Francisco Mendes e Diamantina.

Qual deles é a sua escolha para abandonar ser o segundo expulso de Os Escolhidos? Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais uma edição de Os Escolhidos!

"Granda nóia, pá!"

Eles prometem um magazine juvenil e eu tremo. Eles até podem ser bem-intencionados, mas não sabem nada de juventude: do que ela gosta, do que ela vê, das novas formas de comunicação adoptadas pelos sub- -30, da linguagem, das práticas e das ralações de quem começa a preocupar--se com namoros, com faculdade, com o primeiro emprego e com os primeiros filhos.

Num destes dias, encontrei o Eurotwitt, auto-intitulado um "magazine juvenil semanal, que fala sobre tudo o que se passa na Europa", para, diz a RTP, o segmento 15-30 anos. Carreguei no botão do REC, deixei a gravar e fui à minha vida.

É suposto um homem ou mulher de 28 anos ser tratado como juvenil? É suposto tratar-se por tu um adulto licenciado e pai de dois filhos? É suposto a linguagem ser folclórica e condescendente, acompanhada por uns trejeitos e uns arregalares de olhos, só porque se está a falar para... jovens?

Que ideia é esta de que a juventude tem de ser tratada como mentecapta? "São estas algumas das notícias extraordinárias sobre a Europa que vais ficar a conhecer em primeira mão aqui no Eurotwitt", diz-nos, entre muitos gestos, Carlota Crespo, a apresentadora de Eurotwitt. E que notícias extraordinárias são estas? "Os europeus estão a ficar loucos: inventaram uma nova forma de tomar café, põem chimpanzés a filmar e fazem exercício até cair para o lado."

O que deveria ser um programa para motivar jovens portugueses para a importância do Parlamento Europeu e para as vantagens da vivência no espaço comum é um programa de "notícias extraordinárias". Assim se passam 25 minutos na RTP2.

Os motivos da saída de Merche Romero de "Lua Vermelha"

Foi há algum tempo que muito se falou sobre a saída de Merche Romero de Lua Vermelha. No entanto, nunca foram avançadas os verdadeiros motivos para este acontecimento. A TV Guia desta semana revela algumas das razões para a morte de Diana Amaral, e consequente saída da da trama.

Segundo uma fonte da referida publicação, a apresentadora não se empenhava verdadeiramente no trabalho: "Ela chegava às cenas sem saber as falas, além de nunca chegar a horas às gravações". Também a inexperiência a representar terá sido um dos factores decisivos para tal decisão, uma vez que começaram a ser cortadas do guião algumas das suas cenas. Tudo isto provocou alguma irritação na luso espanhola que chegou mesmo a chorar.

Apesar de tudo, estes momentos já foram ultrapassados e um dos próximos projectos de Merche é fazer uma formação em representação, possivelmente em terras de "nuestros hermanos".

Herman José em "Grande Entrevista"

Depois de regressar à televisão, neste sábado, Herman José estará na próxima semana em Grande Entrevista. O regresso à RTP, o novo talk show, os espectáculos ao vivo, a carreira televisiva e muitos outros temas farão parte da conversa que terá com Judite Sousa.

A não perder, quinta-feira, após o Telejornal.

Quiosque: 24 Horas

Novidades de "Bem Me Quer Mal Me Quer"

É apontada como a grande aposta da TVI para substituir Meu Amor e tem a "bonance" de marcar o regresso de Fernanda Serrano à representação. No entanto, há já dois actores que disseram não à proposta da TVI para entrarem em Bem Me Quer, Mal Me Quer. São eles António Pedro Cerdeira e Joana Solnado.

Actualmente como o Leonardo de Meu Amor, o actor foi convidado para transitar para a trama de Rui Vilhena. As razões para a recusa são simples: António Pedro Cerdeira quer "descansar a imagem", tal como revelou à Notícias TV: "Fiz quatro novelas e uma série seguidas, não tenho parado. Surgiu a hipótese de entrar na próxima novela do Rui Vilhena, mas isso foi posto de parte. Vou ficar afastado da televisão durante algum tempo."

Também a Leonor de Sentimentos ambiciona algum tempo fora do ecrã, de modo a que a sua imagem seja "renovada": "Eu ia agora trabalhar na novela do Rui Vilhena. Foi uma ideia colocada sobre a mesa, mas não me sinto preparada para voltar a trabalhar antes de neutralizar o ano passado, que foi muito complicado e com muito trabalho", disse à referida publicação. No entanto, a neta de Raul Solnado fez questão de deixar claro que é uma fã do argumentista: "Tenho muita pena, queria muito fazer uma novela do Rui, já tenho saudades... mas acho que vou ter outras oportunidades."

Mas se uns dão nega, há quem dê uma resposta afirmativa. Uma das actrizes já confirmadas é Dalila Carmo. Apesar de se encontrar a viver entre Espanha e Portugal, a talentosa actriz não poderia deixar de aceitar o convite do argumentista, ou não fosse ele um dos seus autores "fétiche". Apesar de garantir que não vai ter uma personagem muito "intensa", Dalila Carmo vai mesmo fazer parte de Bem Me Quer, Mal Me Quer.

Hoje às 21 horas


Há a primeira expulsão da segunda temporada de Os Escolhidos, bem como a segunda ronda de nomeações! Fique atento!

Thiago Lacerda já não vem a Portugal

Ao contrário do inicialmente previsto, Thiago Lacerda já não virá a Portugal gravar cenas de Viver a Vida. Esta alteração prende-se com o facto de Manoel Carlos não ter conseguido encontrar uma forma de mandar Bruno a Lisboa, agora que o fotógrafo está a viver em pleno o seu amor por Helena.

Assim, apenas Rodrigo Hilbert e a sua companheira na trama, Bárbara Paz, virão à capital portuguesa em trabalho. O embarque é já no próximo sábado e as gravações decorrerão a todo o vapor, uma vez que, no Brasil, estas cenas irão ser emitidas brevemente.

Quiosque: 24 Horas

Fala-se 16/04/2010

Boa Tarde! São 15 horas e está na hora do Fala-se desta sexta-feira!
Hoje fala-se em:

Inês Castel-Branco

2010 é mesmo o ano escolhido pelas nossas celebridades para darem à luz. A mais recente “futura mamã” é a filha de Luísa Castel-Branco, que está grávida de três meses. A barriga já é notória e é fruto da relação que a actriz mantém há já cinco anos com o artista plástico Filipe Pinto Soares. O nascimento do bebé está previsto para Outubro, no entanto Inês Castel-Branco ainda não confirmou a notícia.

Albano Jerónimo

O actor foi flagrado pelos fotógrafos da revista TV Mais na semana passada, enquanto passeava com a companheira, Cláudia Chéu. As fotos tiradas demonstram que o casal de actores terá, alegadamente, dado o nó. Esta suspeita advém do facto de Albano andar de aliança na mão esquerda. Contactado pela referida publicação, o protagonista do remake de Vila Faia não fez qualquer tipo de comentários, mas deixou a dúvida no ar.


Quiosque: TV Mais, 24 Horas

Revista de Imprensa 16/04/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!

Cidade Despida estreia para a semana!
A grande aposta da RTP em ficção está prestes a estrear. É já no próximo dia 23 de Abril que os portugueses conhecerão Cidade de Despida, logo após o Telejornal.

Esta série é inovadora e tem nos seus maiores trunfos a criminalidade, muita acção, bem como momentos emotivos. Durante treze espisódios, os telespectadores poderão ver um elenco de luxo, encabeçado por Catarina Furtado, que regressa assim à representação.

Na apresentação à imprensa, José Fragoso mostrou-se confiante com o novo projecto: “Temos uma série com grandes condições para agradar ao público”, disse ao 24 Horas. Afinal de contas, “todos podemos matar quando levados ao limite”!


Super Miúdos ganha nova sérieO formato que marcou a estreia de Sílvia Alberto no horário nobre diariamente vai ser alargado. Quem é o garantiu foi o director de programas da RTP, que avançou que será feita uma nova série de mais 25 episódios, para além dos 30 iniciais. Apesar de os resultados ficarem um pouco à quem das expectativas, Super Miúdos tem feito melhores resultados que o seu antecessor, Jogo Duplo.

Entretanto, José Fragoso já está no mercado em busca do concurso que se segue.

Citação do Dia:

Estou muito tranquila. Esta pausa está a saber-me muito bem.”

Iva Domingues

Número do dia:

98000

Foi este o resultado alcançado pela reposição da telenovela Vila Faia, na passada terça-feira. Um recorde negativo que em nada ajuda Portugal no Coração.

Quiosque: 24 Horas, Caras

Para lá das 24

Boa noite! Está na hora do Para lá das 24 de hoje!

É já no próximo domingo que estreia a última de três minisséries que a TVI preparou para o público português. A trama conta a história de um amor por acaso. Um homem casado e uma mulher casada apaixonam-se depois de descobrirem que os seus pais eram amantes. Ao viverem a tristeza da morte dos progenitores nasce o amor.

Até aqui tudo parece igual, semelhante a tantas outras histórias que já passaram pelos ecrãs. No entanto, há algo que poderá marcar a diferença: o facto de ter o seu cerne na ilha da Madeira. Bonitas paisagens que, certamente, muitos portugueses admiram. Convém não esquecer que a “pérola do Atlântico” tem estado nas “bocas do mundo”, depois da tragédia que por lá se deu. A juntar a tudo isto está um elenco de luxo encabeçado por Marco Delgado e Dalila Carmo. Um par inovador e que parece ter bastante química.

Depois dos baixos resultados de 37, as expectativas já não são tão elevadas. Pelo menos é aquilo que parece. E se Dias Felizes não conseguir atingir os calcanhares de uma telenovela? Irá a TVI desistir definitivamente do formato minisséries? Oxalá que não, uma vez que, apesar de os resultados físicos não serem dos melhores, foi dado um grande passo em frente no modo de se fazer ficção no nosso país. Espera-se que os próximos domingos sejam Dias Felizes para a estação de Queluz de Baixo.