8 de maio de 2011

Equipa roxa expulsa de "Peso Pesado"


Terminou há instantes a primeira pesagem do novo reality-show da televisão de Carnaxide. E, se Ana foi o Peso Pesado, por ter perdido a maior percentagem de peso, as duplas cor-de-rosa e roxa acabaram por ficar abaixo da linha amarela.


Sujeitas a votação, acabaram por ser Tânia Jacinto e Karen a despedir-se do programa, enquanto que Márcia e Maria José ganharam o passaporte para mais uma semana dentro da Herdade Peso Pesado.


De referir ainda que Tânia, que tinha a pulseira “NADA” a deu a João, membro da equipa laranja, numa medida de jogadora, como a própria afirmou.

Karen deixou a competição com menos 4,100Kg e a sua parceira ficou com 100 kg.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC

É sem dúvida o programa do momento, o mais falado, o que faz mais capas de revista, e também o que gerou polémica ao longo da semana. "Peso Pesado" é a alavanca que a SIC precisava nas audiências para se tornar mais competitiva, e a estreia no domingo foi estrondosa com 1 milhão e 700 mil espectadores e cerca de 45% de share. Mas para mim, mais importante, é os valores dos diários que ajudam bastante a SIC, numa faixa horária em que os resultados estavam abaixo da média do canal. Os foguetes foram lançados por Carnaxide e por outros sítios, mas é preciso ter em conta que um programa não faz a liderança e a meu ver a procissão ainda agora saiu do adro, uma vez que hoje a TVI estreia "Perdidos na Tribo".

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI

O "Jornal Nacional" estreou na TVI no ano 2000, com Manuela Moura Guedes à frente e ficará para sempre na memória a célebre frase: "Boa Noite, eu sou a Manuela Moura Guedes e este é o Jornal Nacional". Começou assim, a mudança na informação pelas mãos de José Eduardo Moniz. Em 2011, esta semana, o "Jornal Nacional" despediu-se dos telespectadores, depois de todas as polémicas, de acusações de sensacionalismo e popularismo, mas também de frontalidade e de dar voz ao povo. Com a chegada de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho à TVI, era necessária uma mudança e assim estreou na passada sexta-feira o "Jornal das 8" que pretende ser algo inovador na informação feita em Portugal. O "Jornal Nacional" despediu-se dos portugueses esta semana atrás da concorrência em todos os dias da semana com excepção de domingo.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo às três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana RTP1

O bloco de informação "Portugal e o Futuro" criado e imaginado pela nova direcção de informação da RTP1, chefiada por Nuno Santos, tem trazido bons resultados à estação pública. Esta semana, com "As Entrevistas", lideradas por Sandra Campos e Vítor Gonçalves, os resultados foram bastante satisfatórios, e provam aqui que a RTP1, mesmo com a saída de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, está na liderança a nível informativo. Com cerca de 1 milhão de espectadores a assistirem, "As Entrevistas" ficaram à frente dos blocos noticiosos das estações privadas.

O Protagonista


Muito boa noite. Depois da estreia de "Peso Pesado", esta semana "O Protagonista" dá destaque a "Perdidos na Tribo - Famosos". Em pleno horário nobre da estação de Queluz de Baixo, Leonor Poeiras abrirá as portas de um novo "Survivor" que, de certeza, não irá deixar indiferente os telespectadores!
Seja por isso bem-vindo a mais uma edição desta rubrica!



Com José Castelo Branco em mais um reality-show da TVI, momentos divertidos estarão garantidos. Apesar de esta fórmula de sucesso já não ser nova, a verdade é que poderá dar luta a "Peso Pesado". A primeira expulsão do concurso do terceiro canal ocorre já hoje, e joga com outro factor negativo: poucos não sabem qual a dupla a ser expulsa. Pelo contrário, "Perdidos na Tribo" promete mais aventura, mais diversão e, acima de tudo, alguma expectativa, ingredientes que neste domingo não existem em tão grande quantidade no programa de Júlia Pinheiro.
Quanto a audiências, é provável que Leonor Poeiras consiga aproximar-se de "Peso Pesado". Apesar de considerar difícil bater o reality-show da SIC, nada é impossível para Queluz de Baixo. Porquê? Neste domingo o factor estreia centra-se na TVI, o que torna forte a hipótese de "Perdidos na Tribo" assumir a liderança no top dos cinco programas mais vistos de hoje. 

Com actores bem conhecidos dos portugueses, ex-concorrentes de concursos que poucos esqueceram e até figuras públicas que marcam as páginas das revistas cor-de-rosa nacionais, o canal da Media Capital tem fortes surpresas para esta noite. Depois das polémicas declarações dos doze escolhidos no que toca à forma como foram tratados na selva, a expectativa sobe ainda mais. As fotografias publicadas pelos meios de comunicação, as entrevistas às várias publicações, e até o especial de "A Tarde É Sua", irá agudizar a curiosidade de muitos telespectadores para o horário nobre da TVI deste domingo.



Leonor Poeiras, por outro lado, vê assim um novo desafio na sua carreira. Apesar de considerar muito mais interessante a sua deslocação às tribos, sem dúvida alguma que este desafio espelha a personalidade da apresentadora. Com a aventura na flor da pele, teria sido uma boa aposta se Leonor Poeiras desse o seu contributo na selva com os doze concorrentes do reality-show, contudo isso não aconteceu. Assim, teremos uma apresentadora a fazer uma espécie de "Fama Show", mas sem estar no terreno a fazer as reportagens. A culpa não é de Leonor Poeiras, mas sim da direcção de programas da estação de Queluz de Baixo, pelo facto de querer desafiar uma profissional a dar a cara por algo que na realidade não se dedicou na "íntegra". Por outras palavras, irá faltar o trabalho de terreno, que dá sempre outro sentido ao rumo de um novo projecto na vida de qualquer ser humano.



Apesar de este reality-show passar pela temática de "Survivor", não tenho dúvidas que terá maior sucesso que ele. Os concorrentes assim o exigem, tal como a promoção do programa. Resta esperar para ver a reacção dos telespectadores nacionais, pelo seu veridicto final. Afinal, são estes que dão a palavra final nas audiências. E neste campo, nada é mais soberano que o público!

Concorrentes de "Perdidos na Tribo" ponderam processar produtora


Ainda nem estreou nos ecrãs da TVI e a polémica já está mais do que instalada. Depois de a Notícias TV e a TV Mais terem noticiado o descontentamento dos concorrentes, é a edição desta semana da Nova Gente que conta mais pormenores.


“Tinham-lhes dito que não iam passar fome e que teriam o mínimo de condições de higiene. Obviamente que isso não iria passar na televisão, mas ficou acordado que o cozinheiro que estava com a produção também tratava da alimentação deles. Nada disso aconteceu e agora eles sentem-se enganados”, começa por revelar à referida revista fonte próxima de um dos concorrentes.


Os momentos passados nas diferentes tribos foram bastante penosos para muitos dos concorrentes e houve vários que pensaram em desistir. Fernando Mendes foi um deles: “Emocionalmente foi muito duro, nunca pensei. Houve momentos que custaram muito e cheguei mesmo a pensar desistir”, revelou o antigo jogador de futebol.


E parece que todas as situações que se passaram durante as gravações de Perdidos na Tribo deverão, inclusivamente, custar alguns processos à produtora, Quatro Cabezas. Quem o garante é fonte próxima à Nova Gente: “As pessoas da TVI perceberam logo que havia muitas queixas, por isso disseram para eles não falarem à imprensa. Planeiam fazer uma reunião para tentar abafar algumas situações, mas os concorrentes querem apurar responsabilidades e saber quem falhou. Há alguns que estão a pensar na hipótese de pôr um processo à produtora e pedir uma indemnização, porque as combinações verbais não foram minimamente cumpridas”.


Esta mesma fonte contou ainda alguns pormenores sobre aquilo que se passou nas três Tribos: “Eles sofreram imenso. O Kapinha, a Cláudia Jacques, a Io Appolloni e o Fernando Mendes estiveram sempre doentes, com problemas intestinais. A Marta chegou a desmaiar de fraqueza: caiu em cima de uma fogueira e queimou a mão. E a Vera passou quatro dias sem comer nada, fartou-se de vomitar e depois, porque já não aguentava mais, bebeu uma mistura de leite com farinha, que estava num balde nojento e cheio de moscas, mexido pelas mulheres com o mesmo pau com que batiam nas vacas!”.


Por outro lado, desengane-se quem pensa que a polémica termina aqui. Os concorrentes queixam-se ainda, de acordo com algumas informações recolhidas pela referida revista, de não terem cumprido com as chamadas para a família: “Garantiram que podiam telefonar de quatro em quatro dias e quem tivesse filhos podia ligar dia sim, dia não. Tal como as outras coisas todas que prometeram, isto também não aconteceu…”, revelou a mesma fonte.

Ainda segundo a Nova Gente, durante as gravações houve concorrentes que quiseram falar com alguém da TVI, mas por lá permaneciam apenas elementos da produtora Quatro Cabezas: “Deviam ser uns oito por cada grupo. Houve concorrentes que, a dada altura, se passaram completamente e exigiram falar com alguém da TVI, com quem tinham combinado as coisas paralelamente. Mas não os deixaram fazer telefonemas, diziam sempre que o telefone-satélite não funcionava bem… cada vez que alguém discutia, a resposta deles era: ‘Não temos nada a ver com isso! Vocês assinaram um contrato e sabiam para o que vinham.’ Mas a verdade é que muitos deles só foram porque tinham algumas garantias”.


Por último, Bruno Santos, da TVI, confrontado com todas estas acusações disse apenas: “Não houve combinações verbais com nenhum dos concorrentes. O contrato dizia que eles tinham de se adaptar às condições das tribos onde iam ser inseridos, foi assinado e todos concordaram. O que nós assegurámos com a produtora foi que a integridade física e a segurança dos concorrentes estavam asseguradas. O que pode ter acontecido é eles terem sido surpreendidos com o que encontraram. Provavelmente, não estavam à espera que fosse tão duro.”


Quiosque: Nova Gente

Exclusivo TVU/TV-O: “Brazil Amazing Tour” já foi gravado!



Depois de andar a circular na internet que, supostamente, a TVI tinha adquirido um novo reality show com o nome “Brazil Amazing Tour”, o TVUniverso soube, através de fonte próxima da produção, que a verdade é outra…


De facto, a TVI adquiriu o “Brazil Amazing Tour”, mas não foi agora… e o mesmo não se trata de um reality show! Este formato, que terá a apresentação de um português e de uma espanhola, já foi gravado entre Outubro e Novembro de 2010 e assemelha-se mais a um documentário (tem como objectivo dar a conhecer zonas “menos conhecidas” do Brasil).


O programa, de 6 episódios, que mostra algumas zonas turísticas do Brasil (entre praias, museus, cidades e costumes), já está pronto a ser exibido, esperando que a TVI dê “luz verde”. Aliás, o formato, produzido pela Volcano Hotmind, vai ser exibido no TVI24.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

"Tempo Final" estreia brevemente na RTP1


Brevemente estreará na RTP1 esta mini-série de 6 episódios que já havia sido gravada no ano passado. Tempo Final é a adaptação de um formato argentino com o mesmo nome e conta com um elenco de luxo. Ivo Canelas, Carla Maciel, Ana Cristina Oliveira, Fernando Luís, São José Correia, Diogo Morgado, Rui Unas e Lúcia Moniz são alguns dos actores que integram este projecto.
Serão seis histórias independentes contadas em tempo real. A realização ficou a cargo de Leonel Vieira, Pedro Varela e Yuri Alves. Conheça, então, a ficha técnica de cada um dos episódios desta mini-série que foi filmada em alta definição.

1. Venenosos

Actores: Fernando Luís, Rita Lello, Luís Castro, Marta Melro e Cucha Carvalheiro
Realização: Leonel Vieira

2. Hora Marcada

Actores: Carla Maciel, Vera Alves e Sérgio Grilo
Realização: Pedro Varela

3. A Armadilha

Actores: Rui Unas, Diogo Morgado, Patricia Bull, Patricia André e Joaquim Nicolau
Realização: Yuri Alves

4. Vida Dupla

Actores: Lúcia Moniz, Ivo Canelas e João Tempera
Realização: Pedro Varela

5. Mano a Mano

Actores: São José Correia, Adriano Carvalho, Susana Arrais, Joaquim Horta, Ana Rita Frazão
Realização: Yuri Alves

6. A Despedida

Actores: Mafalda Pinto, Nuno Pardal, Ana Cristina de Oliveira, Bárbara Costa
Realização: Leonel Vieira
Crime, acção e suspense são ingredientes que não faltarão em Tempo Final. De acordo com a produtora Stopline Films a estreia dar-se-á ainda antes do Verão, sendo que já divulgaram um sneak peek para aguçar o apetite aos telespectadores. Pode vê-lo em seguida, bem como o genérico.

AXN Black substitui Animax



O novo canal da Sony está a chegar aos ecrãs das televisões por cabo. Denominado AXN Black, tem por objectivo não só substituir o Animax, como também apostar em séries direccionadas para um público mais exigente. Segundo o Jornal de Notícias, o canal irá exibir "Boardwalk Empire" a partir do dia 14 de Maio, sábado.
De acordo com o vice-presidente da Sony Pictures Television, Juan Maria Romeu, o AXN Black  é dirigido "para algo mais selecto, exclusivo, com um atractivo especial".

De referir igualmente outras duas séries que serão apostas do canal: "Injustiça Criminal" e "A mesquita da Pradaria".

O Animax despede-se assim dos telespectadores para dar vida a uma outra linha do AXN. É já a partir de amanhã!
Quiosque: Jornal de Notícias

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1

A RTP1 estreou no passado domingo a série, derivada do filme "Mistérios de Lisboa" realizada por Raul Ruiz e com um elenco de luxo, e também vencedora de numerosos prémios internacionais em Festivais de Cinema. Os resultados foram numa palavra: desastrosos. "Peso Pesado" liderou com números excelentes e a TVI esteve bem acima dos 10% de rating. "Mistérios de Lisboa" nos dois episódios transmitidos ficou com uma média de share miserável de 8% e pouco mais de 300 mil espectadores. A culpa poderia ser da concorrência, mas a RTP1, fez das noites de domingo um "caixote de lixo" e prova que apesar de as audiências não serem "importantes" algo de grave se passa, para desperdiçar tanto dinheiro em tempos de crise.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI

Será estranho "Anjo Meu" ser considerado o melhor da TVI, quando perdeu para "Peso Pesado" na SIC, quase toda a semana. Mas sejamos sensatos e pensemos em conjunto: "Anjo Meu" tem bem mais duração que os diários de "Peso Pesado" e também um intervalo no meio, coisa que "Peso Pesado" não tem. E se as vozes da desgraça caiem sobre a novela dos anos 80, a verdade é que perdeu espectadores mas mesmo assim manteve uma média de 1 milhão e 200 mil e continua a ser a segunda novela mais vista de Portugal, com um share que também sendo inferior está acima dos 30% tal como os diários da SIC. Não estou com isto em defesa da novela, mas os números devem ser analisados com cautela, e se estivermos atentos, "Anjo Meu" perdeu por décimas para "Peso Pesado", mas em comparação com "A Família Mata" que perdia para a TVI por 4/5 pontos de rating, não estou aqui a ver, uma "derrota" e um "flop" para a novela protagonizada por Alexandra Lencastre.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição da manhã do "Melhor & Pior da Semana" que estará condigo entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana SIC

Agora que a novela que mais dores de cabeça deu à SIC em horário nobre se vai despedir ("Passione"), cabe a "Araguaia" ocupar o horário pós 23h30 da estação de Carnaxide até depois da meia noite. Mas parece-me que esta novela vai ser mais uma dor de cabeça para Carnaxide. Ao longo desta semana, a novela ficou-se na ordem dos 450 mil espectadores e uma média de share de 22%, valores, sejamos francos, baixos e também abaixo da média da estação. Nem os últimos episódios de "Passione" ajudaram com que a novela subisse, e na sexta-feira passada teve o mesmo número de espectadores de "Passione" quando é transmitida bem mais cedo.

Fecho


Boa noite. Fechamos este sábado com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Coisas para rir

1. O regresso especial do 5 para a Meia-Noite, esta semana, para entrevistas aos candidatos dos principais partidos às eleições do próximo dia 5 de Junho revela duas coisas: em primeiro lugar, o peso e a importância que Filomena Cautela, Nilton, Pedro Fernandes, Fernando Alvim e Luís Filipe Borges ganharam no panorama televisivo português nos últimos dois anos. Eles são hoje os porta-estandartes de uma geração de jovens que habitualmente não vê televisão generalista e que a RTP2, em boa hora, conseguiu resgatar. Em segundo lugar, é a prova de que, em tempo eleitoral, os políticos fazem tudo em busca de votos. E, nesse particular, José Sócrates é um caso à parte. Se não houvesse eleições em breve e votos por conquistar, o seu gabinete nem responderia. Como aconteceu há três ou quatro meses quando Herman José lhe formulou o convite. Prioridades...

2. A RTP2 prepara-se para estrear, já na segunda- -feira, Café Central, uma animação 2D, em que seis personagens animadas comentam a actualidade, que vai passando a partir de imagens reais dos telejornais dessa noite. O projecto parece interessante, até porque tem a marca de qualidade de Henrique Oliveira, José de Pina e Filipe Homem Fonseca, nomes bem conhecidos do guionismo humorístico nacional. À partida, e ainda antes de ver o primeiro episódio, uma perplexidade e um desencanto: a hora de exibição tardia (00.30) e a caracterização estereotipada das personagens (um portista comerciante, um benfiquista taxista, um sportinguista monárquico, uma consultora em busca de clientes, um crítico de cinema que ninguém entende e um bêbado profissional). Veremos como os textos conseguem fintar este excessivo afunilamento temático.