10 de maio de 2009

Audimetria - 09/05/2009


Ontem o dia foi ganho pela Rtp1. Não me surpreendeu. A Vila Faia deu a liderança ao Telejornal que por sua vez garantiu um bom resultado do jogo entre o Sporting e o Vitória de Setúbal.
Apesar disso a novela Feitiço de Amor foi o programa mais visto com 16% de ratio e 41,1% de share. Com ela, outras duas da estação de Queluz figuraram no Top5 tal como podemos ver. Flor do Mar e Olhos nos Olhos ocuparam respectivamente o 3º e 5º lugares.
O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite que ocupou a 10ª posição dos mais vistos do dia. Obteve 8,5% de ratio e 24,9% de share.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


Apesar de não ter sido colocada em horário nobre, Vila Faia foi uma aposta ganha na Rtp1. Tendo liderado frequentemente as tardes de Sábado e Domingo, a novela conquistou cerca de um milhão de espectadores ao longo da sua emissão. Merece o sinal positivo desta semana.

O pior da semana vai para Prós e Contras que nesta Segunda feira fez 3% de ratio e 11,8% de share. À mesma hora a Rtp2 pairava nos 2% de ratio e entre os 6 e 8% de share.
Demasiado perto para estes canais tão distintos.

Crónica da TV - Nuno Azinheira

O humor de Camilo é popularucho. Mas isso não interessa. O que é certo é que ele fá-lo como ninguém.

Estava-se mesmo a ver. Num país que renasceu num 25 de Abril, não é surpresa para ninguém que um Presidente tenha sido batido por uma Generala... Voltou a ser assim, sexta-feira à noite. A estreia de Camilo, o Presidente não esteve mal (27% de quota, mais de um milhão de espectadores no actual contexto da SIC é quase uma revolução...), mas perdeu para Manuela Moura Guedes e o seu Jornal Nacional. Bastou a hora e meia da praxe de notícias e opiniões (ou opiniões e notícias, que a ordem dos factores é arbitrária...) na TVI para que a estreia da SIC ficasse para segundo plano. Mesmo assim, foi o melhor programa da estação, chegou ao quinto lugar do dia, coisa há muito não vista em Carnaxide. O que tem de tão especial este homem sem idade, que faz tanto segredo da sua? Camilo resume: "É um humor popular, sem ser popularucho." O cliché vale o que vale e nestas coisas vale pouco. O humor de Camilo é obviamente popularucho e não é por não ter asneiras nem palavrões que o deixa de ser. Mas também não é isso que interessa. O segredo do sucesso de Camilo é que ele sabe fazer aquilo como ninguém: aqueles maneirismos, aquelas caretas, aquela forma popular de fazer comédia, aquela ternura que nos faz pensar "oh, que querido. Tão velhote e ainda tão bem". E depois, é, como sempre foi, muito bem produzido. Aqueles 25 minutos resultam porque não há ali truques. São genuínos. E ninguém ousa não gostar de um avôzinho querido, genuíno, e que luta por se manter vivo...