30 de abril de 2011

Audimetria Semanal



Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".


Resumo semanal


O casamento real inglês, o futebol para a Liga Europa e Liga dos Campeões, a final de "Portugal Tem Talento", e até a despedida da primeira temporada de "A Família Mata" marcaram a semana audiométrica. Ao nível da ficção, nada a acrescentar, com a liderança da estação de Queluz de Baixo.

Em termos de séries, não esquecer o final de "Conta-me Como Foi", no dia 25 de Abril. A série da RTP1 conseguiu atingir a sexta posição na tabela do quinze programas mais vistos do dia, com cerca de 9,2% de audiência média.

Por fim, de referir que a própria liderança diária da TVI acabou por não se verificar. Tanto o canal da Media Capital, como a RTP1, a SIC e até o conjunto de canais por cabo acabaram por ter o seu "quê" de primeiro lugar nas audiências durante a última semana.

Manhãs (10:00 - 13:00)




Depois das férias da Páscoa, "Querida Júlia" continuou a não captar a atenção dos portugueses. O talk-show matinal da SIC ficou atrás da concorrência e fora do top dos dez programas mais vistos da estação de Carnaxide na maioria dos dias.

Assim, resta dizer que a liderança continuou a cargo de "Você na TV!". Com ou seu dupla, o programa da estação de Queluz de Baixo não dá hipótese a Júlia Pinheiro de crescer. Por exemplo, na quinta-feira, o talk-show chegou aos 34,4% de share.

Em relação à "Praça da Alegria", teve uma boa semana, aproximando-se de "Você na TV!". O talk-show da estação pública atingiu um share médio de 28%.

Tardes (14:00 - 20:00)




A liderança no início das tardes da televisão nacional foi disputada por "Ribeirão no Tempo" e "Alma Gémea". Apesar de, no final da semana, a novela da RTP1 conseguir atingir uma quota de mercado superior que à da SIC, a produção da Globo tem-se aguentado no horário das 14:00. De salientar contudo o resultado da novela da TV Record da última quinta-feira: 3,7% de audiência média e 33,6% de share.

Ao nível de talk-shows, destaque para o aparecimento de "Portugal no Coração" no top dos dez programas mais vistos da RTP1, e para as fracas audiências de Fátima Lopes. No dia em que "Boa Tarde" liderou com 26,2% de share, o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira atingiu os 25,7%. Já Fátima Lopes não foi além dos 21,7%.

Em relação a "Agora É Que Conta", nada acrescentar. Maus resultados para Leonor Poeiras e, mais importante, para a TVI. "Portugal em Directo", também não se saiu melhor. 

Apesar disso, Fernando Mendes aproveitou o final de "Escrito nas Estrelas" para subir provisoriamente ao segundo lugar no horário das 19:00 às 20:00. "Ti Ti Ti" não conseguiu aguentar a performance da novela da Globo e caiu para último. Pelo contrário, "Morangos com Açúcar", não tendo alcançado os resultados das férias da Páscoa, conseguiu sair-se bem.


Noite (21:00 - 01:00)




"Portugal Tal e Qual" voltou a cair no horário nobre da estação pública. Na quarta-feira, e com o futebol na SIC, a série acabou por atingir os 3% de audiência média e 7% de share, uma performance inferior à de "Ribeirão do Tempo", telenovela emitida logo a seguir à hora de almoço. Neste nível de ficção não esquecer o último episódio de "A Família Mata", que se ficou pelos 8,3% de rating e 21,1% de share.


Em relação às telenovelas, estas apenas foram suplantadas pelo futebol. Com as partidas para a Liga dos Campeões e Liga Europa, a produção nacional acabou por ficar para trás. No entanto, e com uma queda esporádica, isso não significou o seu "fim", muito pelo contrário. Assim, resta dizer que "Anjo Meu", "Espírito Indomável" e "Laços de Sangue" continuaram a ocupar o top dos cinco programas mais vistos do dia na semana que passou.


Mesmo com os bons resultados dos campeonatos referidos (Real Madrid vs Barcelona com 16,1% de rating e 44,2% de share; Sport Lisboa e Benfica vs Sporting Clube de Braga com 21,9% de rating e 53,6% de share), os portugueses estiveram atentos às conhecidas novelas.


Assim, e por esse motivo, "Sedução" manteve-se no primeiro lugar, apesar de ter baixado os seus resultados em relação às últimas semanas. A produção de Rui Vilhena está a começar a estabilizar nas audiências. Quanto a "Araguaia" e "Passione" não surpreenderam, mantendo os valores já analisados noutras edições da "Audimetria Semanal". De referir contudo que a novela das 23:35 da estação de Carnaxide não anda assim tão longe de "Seduzir" os portugueses.


Figura da semana


CSI: Miami


Tal como já seleccionado uma vez, nesta "Audimetria Semanal", a figura da semana corresponde não a uma pessoa, mas sim a um programa. Por outras palavras, a série da estação de Carnaxide, "CSI Miami" é a destacada deste sábado. Mesmo sendo emitida de madrugada, esta oferta da SIC consegue obter na maioria das vezes melhores resultados que "Querida Júlia", "Boa Tarde" e, já agora, "Alma Gémea".


Por outro lado, e sabendo que a partir das 23:30, as generalistas perdem força, a SIC continua a garantir alguns telespectadores com a repetição de uma das séries de maior sucesso do mundo. Refiro assim o resultado de terça-feira, do segundo episódio desse dia: 2,6% de rating e 37,9% de share.


Número da semana


4,7%


... foi a audiência média da emissão de "Quem Tramou Peter Pan?", no último sábado. O programa apresentado por Catarina Furtado não fez parte da tabela dos quinze mais vistos desse dia.


Minuto Mais Visto da semana


O Minuto Mais Visto da Semana que passou pertenceu à SIC, com mais uma partida de futebol. O jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paços de Ferreira, emitido no dia 23 de Abril, obteve pelas 22 horas e 38 minutos, 18,9% de audiência média e 54,8% de share. Em números absolutos, quase um milhão e oitocentos mil telespectadores seguiam a estação de Carnaxide aquela hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a TVI, com o episódio de "Espírito Indomável" do dia 18 de Abril. Este alcançou às 22h43, 17,9% de rating.

Esqueceram-se de... Sílvia Balancho!


Boa noite, bem-vindo a mais uma edição da rubrica que recorda os rostos esquecidos da televisão nacional, 'Esqueceram-se de Mim'. Esta noite recordamos uma actriz talentosa mas que nunca teve um papel que lhe permitisse brilhar.

Sílvia Balancho é uma actriz multifacetada, dona de um currículo invejável, mas acima de tudo capaz de desempenhar qualquer papel que lhe seja entregue. Não é daquelas actrizes que por muito que se esforcem têm sempre o mesmo registo, ela muda completamente de atitude dependendo do personagem e fá-lo com alma, trabalho e dedicação, cativando e convencendo quem está a ver.
Para alguns, se calhar, o seu nome é-lhes completamente desconhecido, mesmo tendo entrado em novelas de grande sucesso e repercussão como é o caso de 'Anjo Selvagem' ou 'Vingança'.
Tal como acontece a muitos bons profissionais valeu à actriz a capacidade de antever o esquecimento e fundou em 2007 a empresa 'Bem Ditas - Criadores Culturais', da qual é directora artística. A par disso, abraçou o Teatro e o Cinema com paixão, áreas onde tem brilhado constantemente, mas sem o impacto que a televisão proporciona. Talento e dedicação são certamente qualidades que não lhe faltam, mesmo que muitos teimem em não lho reconhecer. O seu afastamento da televisão, em trabalhos fixos, não em anúncios como os que também já chegou a fazer, é incompreensível tal como a falta de convites para projectos de longa duração. A aposta em ficção é agora um projecto de todos os canais generalistas pelo que seria de esperar vê-la numa próxima produção, mas não. É preferível repetir até à exaustão os mesmos actores, fazendo parecer que a trama nunca acaba. Sílvia Balancho preenche com distinção os requisitos necessários de um bom actor, porque não apostar nela? Sem dúvida que ninguém iria sair a perder.

E-mail novamente activo!



Se nos tentou contactar no último mês e meio através do e-mail do Televisão-Opinião (geral@televisao-opiniao.co.cc), então informarmos que devido a um problema técnico qualquer mensagem enviada não chegou ao destinatário. Assim, se foi um dos que enviou algum e-mail, então pedimos que nos contacte novamente.
O e-mail está novamente activo!
Qualquer assunto, já sabe: geral@televisao-opiniao.co.cc!

SIC sem especial dedicado à beatificação de João Paulo II


É já durante a manhã deste domingo que o falecido papa João Paulo II será beatificado, no Vaticano. Todavia, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com o casamento de William e Kate de Inglaterra, a estação de Carnaxide não terá nenhuma emissão especial dedicada a este evento. Apenas TVI e RTP dedicarão a manhã ao acontecimento.


Assim, e de acordo com o Correio da Manhã, Fátima Campos Ferreira, Rosário Salgueiro e Ana Santos são os rostos da televisão pública que estão encarregues da emissão que arranca logo às 8 horas da manhã.


Já a estação de Queluz de Baixo inicia a transmissão às 8h45, com Pedro Pinto, Pedro Moreira e o Padre Rêgo a partir do Vaticano e Júlio Magalhães a comandar a emissão a partir de Lisboa.


Quiosque: Correio da Manhã

"Fama Show" especial no dia da mãe!




Tal como no passado, também este ano o "Fama Show" terá uma edição muito especial dedicada ao dia da mãe. Amanhã, para além de os telespectadores matarem saudades das cinco beldades da SIC (Andreia Rodrigues, Cláudia Borges, Laura Figueiredo, Rita Andrade e Vanessa Oliveira), terão a oportunidade de acompanhar as rubricas do costume, contudo apresentadas pelas mães das apresentadoras.
Espera-se assim uma grande familiaridade entre elas, assim como um programa diferente!
A não perder, amanhã, depois do "Primeiro Jornal", na SIC!

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Escândalo no primeiro episódio de "Remédio Santo"


Com a apresentação à imprensa marcada para o próximo dia 9 de Maio, a pouco e pouco vão surgindo novos pormenores sobre a nova telenovela de António Barreira. Esta semana, a revista Maria dá conta de alguns pormenores do primeiro episódio.


Tudo se desenrola no baile de finalistas de Gonçalo (João Catarré) e Celso (Jorge Corrula), em Espanha. O estudante confessa a Celso que pretende ir para Salamanca trabalhar e o amigo apoia-o. Entretanto, decidem divertir-se na festa que culmina com o final da faculdade.


Entretanto, Helena (Rita Pereira) chega ao baile, vai ter com Gonçalo e beija-o. Depressa começam a dançar um slow agarrados e a jovem declara-se ao amado. Contudo, o recém-formado não está verdadeiramente apaixonado e comunica-lhe que vai viver para Salamanca.

Completamente obcecada por Gonçalo, a vilã avisa-o de que irá com ele, mas o jovem não está muito interessado na sua companhia. Frustrada, a morena faz um escândalo em plena festa, chamando a atenção de toda a gente.


Pouco depois, perante o ar incomodado do amado, Helena afirma não se importar de acusar polémica e volta a avisar que ele não a pode deixar. Visivelmente perturbado, Gonçalo abandona a festa. Sentindo-se humilhada, a vilã corre atrás dele e diz-lhe que está grávida e que não pode ficar sozinha nesta fase desta vida.


Quiosque: Maria

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte de Abril!

Geraldo não é pai de Eva


Dentro de poucos episódios, Matias descobrirá que, afinal, é filho do visconde, fruto de uma relação extraconjugal que Geraldo sempre manteve com Joana Rita. De imediato os dois apaixonados ficam em desespero com a possibilidade de serem irmãos.


Todavia, surge uma nova esperança para esta relação: Eva também é fruto de uma relação extraconjugal da sua mãe com aquele que julgava seu tio.


Exactamente, a rapariga é irmã de Teresa e Matilde. No passado, Maria Luísa e Rogério mantiveram um romance. No entanto, Geraldo acabou por abalar este amor e casou-se com a mãe de Eva. O carácter rebelde e lutador nunca passou despercebido à viscondensa, que sempre lhe encontrou um encanto especial.


Às escondidas de toda a família, os dois apaixonados acabaram por manter uma relação e a viscondessa acabou por envolver-se com ele. Ao aperceber-se do perigo que corre, Maria Luísa começa a evitá-lo, mas já não vai a tempo e descobre que está grávida.


Para não ser descoberta, acabou por manter a farsa e disse sempre que Eva era filha do marido, Geraldo. Mas esta revelação promete revolucionar toda a Vila do Anjo e em especial esta família.


Júlia matou Aníbal

Através de Sofia, a vilã toma conhecimento de que Belmiro participou num assalto com Vicente e que este o denuncia numa entrevista, ficando surpreendida.


Pouco depois, Júlia mostra o DVD ao amado, deixando-o sem palavras. Julgando que a antiga companheira vai usar a informação para o ter de volta, o marido de Alice parte para o ataque. Quase a gritar, ameaça a loira, afirmando que, caso ela conte alguma coisa à polícia sobre o roubo, a denuncia como autora da morte de Aníbal.


Nisto, ambos recordam o momento em que foram apanhados na cama pelo milionário. Nesse dia, Aníbal regressou a casa mais cedo e, ao entrar no seu quarto, viu a mulher preparada para fazer amor com o irmão. Espantado, Belmiro empurrou-o do quarto. O marido de Júlia reagiu, preparando-se para lhe dar um murro.


Em pânico, a vilã alcançou o companheiro no cimo das escadas e bateu-lhe com um gato preto de loiça. Este desequilibrou-se e caiu das escadas, acabando por morrer.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, depois de ser atingido por Ambrósio, Rodrigo pede desculpas a , mas esta, revoltada e desiludida, rejeita o pedido.


Em Laços de Sangue, saturada dos piropos dos homens, Marisa desiste de ser modelo, para alegria de César.


Em Araguaia, após o telefonema de Mariquita, Beatriz decide ir até Girassol. Lá encontra a velha amiga de Antoninha e confessa-lhe que ainda não está na hora de conhecer o filho.


Em Ti Ti Ti, Marcela aceita casar com Renato para salvar a Moda Brasil. Edgar fica arrasado. Entretanto, Cecília lembra-se do seu passado.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia, ANA

Irene Palma saiu a bem da TVI

Foi uma das grandes apostas da estação de Queluz de Baixo no desporto e apresentava o programa Vamos à Bola na TVI generalista. Todavia, a jornalista está agora de saída para assumir o cargo de directora de comunicação do Sporting, tal como havíamos revelado há bem pouco tempo.


É em entrevista à Correio TV desta semana que a loira confessa que a nova direcção de informação tentou mantê-la: “Fui bastante acarinhada, quer pelo meu editor e amigo, Joaquim Sousa Martins, quer pelo director de Informação. O José Alberto Carvalho perguntou-me: ‘O que posso fazer para ficar na TVI?’ E eu disse-lhe: ‘Ajude-me a sair a bem da estação’. Era só isso que queria. A minha decisão em aceitar o convite do Sporting já estava tomada”, começa por dizer.

Esta mudança, garante Irene Palma não se deu por dinheiro: “Nunca se tratou disso, mas apenas de traçar um novo caminho, de enfrentar um novo desafio”, adiantou.


A terminar, a antiga cara de Vamos à Bola confessou ainda que o regresso ao jornalismo poderá mesmo acontecer: “Regressar ao jornalismo é uma hipótese, claro, e por isso também não queria sair mal de uma casa que sempre me tratou bem. Mas neste momento é este o desafio a que me proponho. Felizmente sempre fiz aquilo de que gostava”, concluiu.


Quiosque: Correio TV

Nuno Janeiro é o novo vilão de "Laços de Sangue"


Depois de ter participado em A Família Mata, o actor vai continuar nas produções de Carnaxide. é que, de acordo com a Telenovelas desta semana, Nuno Janeiro prepara-se para dar vida ao novo aliado da vilã Diana (Joana Santos).


Quando tudo parecia correr bem na vida de Inês (Diana Chaves) e João (Diogo Morgado), a vilã contrata um homem para seduzir a irmã. Bruno é o novo aliado da morena e, a troco de uma choruda quantia vai seduzir a antiga proprietária do M, inscrevendo-se na mesma associação de solidariedade com a qual Inês colabora.


Daí até “piscar o olho” à loira vai um pequeno passo, sendo que o primeiro passo será enviar-lhe um ramo de flores, que provocará a ira de João.


Quiosque: Telenovelas

É oficial: José Alberto Carvalho e Judite Sousa na condução do "Jornal das 8"


Foi ontem à tarde que a estação de Queluz de Baixo enviou um comunicado às redacções onde apresenta uma nova imagem da informação, onde podem ser vistos alguns dos pivôs do canal. No mesmo comunicado, anuncia-se que o Jornal Nacional passará a ser Jornal das 8 já a partir de segunda-feira.


E, tal como a TV Guia anunciou em primeira mão há algumas semanas, José Alberto Carvalho e Judite Sousa serão os dois pivôs deste novo bloco noticioso, confirma o Correio da Manhã deste sábado.


Num jornal completamente “diferente” do que já foi feito no nosso país, os dois jornalistas terão responsabilidades diferentes, sendo que a esposa de Fernando Seara ficará responsável pelos apontamentos de comentário e as eventuais entrevistas, o director de informação da TVI dará as diferentes notícias.


É já a partir de segunda-feira, às vinte em ponto!


Quiosque: Correio da Manhã

Momentos

Bom dia! O "Momento" de hoje pertence à estação de Carnaxide. Há pouco mais de um ano, o arquipélago da Madeira viu-se confrontado com um grave desastre natural. Ciente disso, a direcção de programas da SIC decidiu organizar uma gala que tivesse como objectivo angariar fundos para a ilha. Na altura Fátima Lopes e João Manzarra deram as boas-vindas a actores, futebolistas e até mesmo o Presidente da Républica Aníbal Cavaco Silva não faltou!

Fecho


Boa noite. Fechamos esta sexta-feira com a habitual crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

'Money making'

1 Vale a pena ter em atenção a nova aposta da TVI em megaproduções (Mundo Sem Fim, Labirinto Perdido, Treasure Island, Neverland...), que de resto espelha a crescente atenção dispensada às megaproduções pelas próprias feiras internacionais. Parece, como já aconteceu no passado, a televisão fazendo um esforço por entrar no mercado do cinema, tentando juntar grandes actores e narrativas épicas. Mas não é: é, desta vez, o cinema fazendo um esforço por entrar no mercado da televisão, como o prova a presença, entre os novos e mais activos produtores de TV, de nomes como os de Ridley e Tony Scott, entre tantos outros. O resultado, regra geral, é um claro salto qualitativo em relação ao que se verificou com as intercepções do passado. Ou seja, ganham todos: o cinema acumula uma nova fonte de rendimentos, a televisão cresce em qualidade, e nós, espectadores, passamos a dispor de mais e melhor escolha.

2 Confesso alguma expectativa em relação ao que será exactamente uMan, esse "reality show interactivo" que a Ongoing prepara para a Zon e, aliás, para o mercado chinês também. Para já, registo duas evidências: que José Eduardo Moniz permanece um visionário e um homem de TV como não tivemos nunca outro; e que José Eduardo Moniz continua muito pouco preocupado em fazer a evoluir a TV do ponto de vista da qualidade de conteúdos, mantendo-se interessado sobretudo em reforçar a sua rendibilidade. É um trabalho sujo, mas alguém tem de o fazer. Em televisão, são cada vez mais os maus programas que pagam os bons. O que seria aborrecidíssimo se não se desse o caso de, regra geral, o mesmo acontecer com o cinema, com a música e com a cultura pop em geral.