26 de julho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo duas jornalistas da estação de Queluz de Baixo. Lurdes Baeta e Susana Bento Ramos estão em destaque nesta segunda-feira.


Quando me perguntam uma pivô feminina de referência da estação de Queluz de Baixo, a primeira que me vem à cabeça é, sem quaisquer tipo de dúvidas Lurdes Baeta.

Desde há algum tempo, nomeadamente após a saída de Ana Sofia Vinhas que o canal deixou de ter muitas senhoras à frente dos seus noticiários. A cara maior do canal, por assim dizer, passou então a ser esta jornalista. No entanto, actualmente, há que ter em mente o facto de Ana Guedes Rodrigues começar a dar o ar da sua graça e a mostrar que também é um membro presente.

Ainda assim, penso que ainda não consegue substituir Lurdes Baeta.

Avaliar pivôs de blocos noticiosos é sempre complicado. Mas esta jornalista é sem sombra de dúvidas um exemplo em televisão. Não possuí a popularidade de Clara de Sousa ou Judite Sousa, mas, nos ecrãs da TVI ela é “a pivô”. Prova disso é o facto de ter sido por diversas vezes chamada para emissões especiais, como a cobertura da visita do Papa Bento XVI a Portugal ou várias noites de eleições.

No ecrã, Lurdes Baeta apresenta sempre uma imagem cuidada, sofisticada e ao mesmo tempo forte. A sua dicção é quase perfeita e dá um toque especial ao que diz. Talvez seja pelo seu característico tom de voz, ou pelos anos de experiência, mas o certo é que consegue sempre captar a minha atenção.

Quererá isto dizer que não transmite uma certa juventude? Não, claro que não. Embora já tenha um curriculum preenchido, a pivô demonstra muita frescura. E, após ter sido mãe recentemente parece estar ainda melhor. Eu arriscaria a dizer que está mesmo “na sua melhor forma”.


Uma das minhas memórias mais remotas em que o seu nome esteja envolvido é do tempo em que o Jornal Nacional ainda era apresentado em dupla. Lurdes Baeta era a companheira de Pedro Bello Morais.

Não sei porquê, mas sempre gostei de os ver juntos. Para mim eram, efectivamente, a melhor “equipa” da TVI. Com o seu final, deixei de poder ter o prazer de os ver juntos, mas é claro que ainda não perdi a esperança de que voltem a trabalhar em conjunto. Desde esse tempo que passei a ficar ainda mais atento ao trabalho desta jornalista.

Outra situação que muito aprecio é o facto de já ter participado em vários programas de entretenimento da estação. Para além das habituais galas de Natal e de aniversário do canal, Lurdes Baeta também demonstrou a sua queda para a música em Canta Por Mim, ao lado de Pedro Camilo. Todas estas “fugas à informação” foram provas de que um jornalista também pode demonstrar outros lados.

Para mim, foi uma clara forma de desmistificar alguns estereótipos que ainda existem em relação a estes profissionais. Se gostei de a ver cantar? Não digo que cante muito bem, mas até se desenrasca bem!

Por tudo isto e muito, muito mais, esta semana decidi defender Lurdes Baeta, mais do que uma referência, ela é um exemplo de sucesso e crescimento para quem um dia sonha entrar no fascinante mundo da informação.




A minha primeira memória de Susana Bento Ramos remota ao Diário da Manhã. Na altura, considerava-a ainda um pouco verde para pivô de um noticiário. No entanto, com o tempo fui-me acostumando a acordar com a jornalista da TVI. Todos os dias, após despertar, ligava a televisão para ser informado por Susana Bento Ramos. A sua voz, o seu olhar, a sua imagem, o seu formalismo misturado com uma certa simpatia, cativavam-me.
Recordo ainda os seus colegas, dos quais tenho saudades de ver no Diário da Manhã: José Carlos Araújo, Rui Baptista e Sofia Barciela.

Com a mudança de pivôs, acabei por mudar de canal a partir das sete da manhã. A minha televisão nessa hora, sintoniza-se agora na SIC. Mas nem por isso deixo de ficar saudoso do tempo em gostava bastante de ver Susana Bento Ramos no ecrã. A jornalista passou para o Jornal da Uma, acompanhada por Pedro Carvalhas. Por lá permaneceu muito tempo, tendo construído uma dupla profissional e cheia de empatia. Ao que li na imprensa, Susana Bento Ramos foi convidada a dar a cara pelo Diário da Manhã. No entanto, a pivô rejeitou a proposta. Acabou assim por ser colocada de lado na apresentação dos noticiários de Queluz de Baixo.
Os trabalhos de reportagem, pesquisa e alinhamento passaram assim a ser o seu trabalho.

Li posteriormente que Susana Bento Ramos tinha por hábito ser convidada para dar palestras e participar em conferências nas várias faculdades do país. A ser verdade, isso só veio provar toda a admiração que nela tinha.

Com a entrada de Júlio Magalhães na direcção de informação da TVI, Susana Bento Ramos passou a apresentar um programa de discussão no canal de notícias da estação de Queluz de Baixo. Discurso Directo, é este o seu nome, e tem por objectivo receber o telefonema dos telespectadores para darem a sua opinião sobre um determinado tema. Assemelha-se por isso a Opinião Pública da SIC Notícias e Antena Aberto da RTPN.

Tenho pena que Susana Bento Ramos já não faça dupla com Pedro Carvalhas na minha hora de almoço, que o
canal da Media Capital a tenha dispensado por um simples "não" e, acima de tudo, por considerar que era um dos rostos jovens da informação da TVI que caía nas graças dos portugueses. Provavelmente alguns dos leitores do Televisão-Opinião poderão não conhecer de quem estou a falar esta semana, mas se acompanhassem todo o seu trabalho tal como eu o fiz, de certeza que ficariam rendidos a esta magnífica profissional.

O país precisa de pessoas cultas, informadas sobre a actualidade, com um grau de inteligência que as leve a questionar um simples pormenor. Não conhecia Susana Bento Ramos pessoalmente, mas na altura em que a via no ecrã, dava-me ideia de que ela era esse tipo de ser humano, atenta a tudo e a todos.
Por outro lado, o à vontade que demonstrou nos últimos tempos que conduzia o Jornal da Uma, dava-me vontade de visualizar o noticiário.
Aliás, recordo-me de Manuel Luís Goucha muitas vezes brincar com a jornalista, aquando dos directos de Você na TV! para a redacção de informação da TVI, e de ela alinhar com ele.

Por outras palavras, Susana Bento Ramos não dava nas vistas só por ser culta, mas também por ter sentido de humor e uma simpatia à flor da pele.

Porque é que a estação de Queluz de Baixo a retirou da condução do Jornal da Uma? Penso que não valeu a pena. Pedro Carvalhas passou a brilhar menos, acabando as notícias por serem difundidas com um carácter soturno. Susana Bento Ramos não só dava vida ao noticiário como ao seu colega. Há decisões que, infelizmente, não se compreendem. Esta, foi uma delas.
Espero que a TVI repense melhor a situação desta jornalista no canal. Ela merece!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Kelly Nakamura e João Lopes/Marco Ferreira e Mariana Paraízo:

Marco Ferreira e Mariana Paraízo, por Tiago Henriques - 70%
Kelly Nakamura e João Lopes, por Diogo Santos - 30%

Fecho

Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Frente a Frente da semana entra em linha!

O medo de José Carlos

O mais curioso, neste caso do suposto alcoolismo de José Carlos Pereira, não é a notícia em si. Nem sequer o afastamento prematuro do actor de Mar de Paixão (TVI). Nem mesmo o facto de José Carlos Pereira não só negar que tenha problemas com o álcool, mas também que a sua personagem na dita telenovela vá morrer mais cedo do que o previsto. É o tom em que José Carlos Pereira faz o desmentido.


Um político declamaria um discurso sisudo, mesmo ofendido - e, concluída a conferência de imprensa, ainda poria os assessores a ligar para os directores dos jornais, tentando capitalizar a falha. Um futebolista mandaria os jornalistas todos para casa da mãezinha deles, questionando inclusive o carácter da senhora - e depois lá andariam repórteres e editores a tentar resolver o problema, que isto não pode ser assim, que dependemos todos uns dos outros, que o que é preciso é paz. José Carlos Pereira, não. Confrontado numa festa, tentou fugir à questão, depois negou timidamente ter problemas com o álcool - e, finalmente, apelou ao coração dos repórteres: "Pensem lá um bocadinho: se fosse convosco, não ficavam incomodados?"


Talvez se pudesse ver aqui paternalismo. José Carlos Pereira podia achar que os jornalistas de TV são todos tontos e, portanto, precisam mesmo daquele pedido para que parem um instante a considerar o imbróglio que estão a causar-lhe. Não é o caso. José Carlos Pereira, um dos principais actores de telenovelas da sua geração, tem medo dos jornalistas. Dos directores, dos editores, dos próprios repórteres. O que talvez diga alguma coisa sobre o nosso jornalismo de TV. Mas diz de certeza sobre a nossa indústria de televisão e a sua imensa fragilidade.

E depois de "Achas Que Sabes Dançar?"?


A finalíssima do programa de dança da SIC ocorreu no dia de ontem. Se pensa que isso significará o esquecimento de todo o percurso que os concorrentes fizeram até este domingo, desengane-se!
Tal como revela a Telenovelas desta semana, o top 20 de Achas Que Sabes Dançar? ainda vai dar muito que falar! A referida publicação informa que Tiffanie Jorge e Tiago Careto estão a trabalhar juntos. O primeiro projecto que os uniu foi a abertura de uma nova companhia de dança em Cascais. "Gostamos mesmo muito um do outro e adorámos poder voltar a dançar juntos. Este convite surgiu da parte da minha tia, Paula Careto. Foi um espectáculo coreografado por mim e pela Tiffanie. É óptimo podermos mostrar que também gostamos de coreografar", confessou o concorrente de Oeiras. Seguiu-se ainda um espectáculo em Oliveira do Bairro.
Percorrer vários palcos do país são os desejos destes dois concorrentes, que até já moraram juntos. Ao contrário da maior parte dos ex-finalistas de Achas Que Sabes Dançar?, Tiago e Tiffanie já se conheciam há vários anos, existindo entre eles "uma bonita amizade".

Quiosque: Telenovelas

Esta noite..

..não perca o duelo de segunda-feira. Frente a Frente, às 21:00!

Fala-se 26/07/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Luciana Abreu


Depois de tanta especulação sobre o alegado estrado de graça da eterna Floribella, parece que é desta que Luciana Abreu e Yannick Djaló vão ser pais. Quem o garante é a edição desta semana da revista Nova Gente, que surpreendeu o casal à saída de uma das primeiras consultas.


Foi a 16 de Julho que um fotógrafo desta publicação fotografou o jogador do Sporting e a actriz à porta de uma clínica em Lisboa, onde Luciana já era acompanhada pela mesma médica desde o tempo em que tenta engravidar.


Embora ainda não tenham confirmado a notícia, parece que desta é mesmo de vez e, ao que apurou a Nova Gente, a cantora está grávida de 11 semanas. O anúncio oficial deverá ser feito brevemente, quando Lucy completar três meses de gestação.



Paula Lobo Antunes


Parece que a protagonista de Mar de Paixão já esqueceu definitivamente o antigo namorado, Jorge Corrula. É que, segundo a revista Vidas, Paula Lobo Antunes tem estado muito próxima do colega Paulo Vintém.


Ao que apurou a referida publicação, junto a amigos próximos da estrela de Queluz de Baixo, entre os dois há já um clima de grande cumplicidade e fala-se num provável romance. Recorde-se de que, também o cantor terminou recentemente uma relação que parecia sólida.


Terá a história de Patrícia Müller sido o ponto de partida para mais um romance entre estrelas bem conhecidas da nossa televisão?


Quiosque: Nova Gente, Vidas

Promoção de "Na Internet Há Talento"!

Tal como já tem sido hábito, o Televisão-Opinião tem divulgado determinados eventos que alguns leitores do blog enviam para o e-mail geral@televisao-opiniao.co.cc . Desta vez, contactaram-nos para difundirmos um interessante passatempo na Internet, que tem por objectivo mostrar ao país o talento de portugueses através da Web. Se está interessado, leia o seguinte texto:
"Venho deste modo felicitar-vos pelo excelente trabalho que têm prestado.

Faz 3 anos que os concursos virtuais baseados em programas de televisão tinham findado. Em 2007, a imprensa nacional (http://4.bp.blogspot.com/_1Tr49B6sCMQ/TCNMUKT-gBI/AAAAAAAAABY/Zpe8G9edyCM/s1600/artigotv.jpg) noticiou as histórias que uniam a 'Operação Triunfo' da RTP 1 ao 'Big Brother' da TVI.

Sempre com um espírito inovador e centrado na convicção de que a Internet pode (e deve) ser um espaço também ele de lazer e divertimento, os concursos virtuais foram uma aposta de jovens para jovens talentos. Das mais diversas áreas, dos mais diversos pontos do país.

Estamos neste momento a realizar um novo projecto, que assinala o regresso destes concursos inspirados nos talk-shows da nossa TV PORTUGUSA - «Na Internet Há Talento» é o nome do próximo projecto que entendemos ter 'asas' para voar.

Inspirado num 'Britains Got's Talent' ou mesmo num 'Aqui Há Talento' da RTP, este é um projecto que visa 'caçar talentos' nas mais diversas vertentes artísticas. Tudo isto através de um clique e de várias prestações vias YouTube.

Estamos neste momento a proceder à recolha de castings e seria, de todo, bastante oportuna a divulgação deste projecto junto de quem ainda o desconhece e que poderia vir a querer participar nele. Contamos neste momento com a vossa atenção e disponibilidade para uma publicação que fizesse alusão ao mesmo. Estamos neste momento, igualmente, em contacto com alguns programas de TV para o fazer.

Temos neste momento disponível um blog oficial (http://www.talentosvirtuais.blogspot.com) onde está reunida toda a informação sobre o mesmo.

Um grande bem haja para vocês e continuem o excelente trabalho."

Se ficou interessado, porque não participar?

Revista de Imprensa - 26/07/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana.

Castings de Ídolos já começaram... sem qualquer elemento do júri!


Já começou a corrida para encontrar o novo Ídolo de Portugal. Depois de Nuno Norte, Sérgio Lucas e Filipe Pinto, quem os seguirá? Uma mulher? É uma incógnita, mas a mais pura das verdades é que, independentemente do sexo, o talento está intrínseco ao ser humano. Quer seja na voz, no sentido de humor, ou simplesmente num dom.
As primeiras reacções que o Diário de Notícias apurou, no início dos castings em Lisboa (mais concretamente no Centro Cultural de Belém), provam isso mesmo. Se uns temiam o júri, e ameaçavam enfrentá-lo se sofressem duras críticas, outros demonstraram que aparecer como cromo na quarta temporada do talent-show da SIC não seria um aspecto negativo.
Tal como acontece em todo o mundo, e neste tipo de concursos, existem sempre repetentes. No primeiro dia de castings, isso ficou provado com duas candidatas a Ídolo de Portugal que nunca chegaram a aparecer na temporada três: Cláudia Lopes e Denise.

João Manzarra, que apresenta hoje a final de Achas Que Sabes Dançar?, e Cláudia Vieira, não faltaram à caça ao talento neste sábado. No entanto, nenhum dos elementos do júri esteve presente. Ao que o Diário de Notícias apurou, os concorrentes foram seleccionados pela própria produção do programa.

De referir ainda que, até terça-feira os castings decorrem em Lisboa, seguindo-se posteriormente para o Porto e Algarve.

André Cerqueira reforça a sua equipa


Depois da saída de Gabriel Sobral da TVI, chegou a vez de Helena Forjaz passar a fazer parte da equipa de Queluz de Baixo. Segundo o Correio da Manhã deste domingo, e tendo por base palavras de André Cerqueira: "A Helena é uma mais-valia para a nossa equipa. É uma pessoa com um largo currículo e experiência. E tem todas as qualidades de uma excelente profissional de televisão".

O referido jornal informa ainda que Helena Forjaz, para além de ser bastante próxima de Bernardo Bairrão, já tinha trabalhado com André Cerqueira. Ao que parece, estes cruzaram-se quando o actual director de programas da estação de Queluz de Baixo assumiu o cargo provisório de coordenador da produtora da Plural Entertainment.
De destacar ainda que, na prática, Helena Forjaz mudou apenas de "posto de trabalho", uma vez que esta deixou de trabalhar na produtora, para exercer funções na programação do canal da Media Capital. "Um elemento que irá contribuir para o seu crescimento (TVI)", é esta uma das certezas de André Cerqueira sobre a nova directora de Gestão e Planeamento da estação de Queluz de Baixo.

Curiosidade do dia


O 5 Para a Meia-Noite de hoje vai ter muito talento à mistura. A mulher-palhaço, Teté, vai ser uma das convidadas do programa, assim como os alunos do Chapitô, que irão de certeza dar asas à sua imaginação no programa da RTP2.

Citação do Dia


«Ainda estou a refazer-me e precisava de tempo para mim, para limpar uma memória e abraçar uma nova personagem, construir uma nova alma através da minha, e sinto que o tempo é escasso.»

Alexandra Lencastre
(a propósito das férias que está a gozar antes do esperado regresso ao teatro)

Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã e Lux

Marco Ferreira é o bailarino favorito dos portugueses!



Chegou ao fim o programa que marcou o mundo da dança. Foram mais de cinco os meses de trabalho e dez as galas em directo. Por lá passaram alguns dos melhores talentos neste universo. Mas só vinte chegaram às emissões em directo. E apenas quatro dançaram até ao último momento pela viagem a Nova Iorque.


João, Kelly, Marco e Mariana. Foram eles os quatro bailarinos preferidos dos portugueses. Depois de uma semana de muito trabalho, em que qualquer um deles, em particular as meninas, estiveram lesionados, voltaram a provar que merecem estar no local onde estão.


Mas só um foi o mais votado. E ele é o Bailarino Favorito dos portugueses:


Marco Ferreira





E as restantes posições foram:


segundo lugar: João Lopes


terceiro lugar: Kelly Nakamura


quarto lugar: Mariana Paraízo