26 de julho de 2010

Fecho

Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Frente a Frente da semana entra em linha!

O medo de José Carlos

O mais curioso, neste caso do suposto alcoolismo de José Carlos Pereira, não é a notícia em si. Nem sequer o afastamento prematuro do actor de Mar de Paixão (TVI). Nem mesmo o facto de José Carlos Pereira não só negar que tenha problemas com o álcool, mas também que a sua personagem na dita telenovela vá morrer mais cedo do que o previsto. É o tom em que José Carlos Pereira faz o desmentido.


Um político declamaria um discurso sisudo, mesmo ofendido - e, concluída a conferência de imprensa, ainda poria os assessores a ligar para os directores dos jornais, tentando capitalizar a falha. Um futebolista mandaria os jornalistas todos para casa da mãezinha deles, questionando inclusive o carácter da senhora - e depois lá andariam repórteres e editores a tentar resolver o problema, que isto não pode ser assim, que dependemos todos uns dos outros, que o que é preciso é paz. José Carlos Pereira, não. Confrontado numa festa, tentou fugir à questão, depois negou timidamente ter problemas com o álcool - e, finalmente, apelou ao coração dos repórteres: "Pensem lá um bocadinho: se fosse convosco, não ficavam incomodados?"


Talvez se pudesse ver aqui paternalismo. José Carlos Pereira podia achar que os jornalistas de TV são todos tontos e, portanto, precisam mesmo daquele pedido para que parem um instante a considerar o imbróglio que estão a causar-lhe. Não é o caso. José Carlos Pereira, um dos principais actores de telenovelas da sua geração, tem medo dos jornalistas. Dos directores, dos editores, dos próprios repórteres. O que talvez diga alguma coisa sobre o nosso jornalismo de TV. Mas diz de certeza sobre a nossa indústria de televisão e a sua imensa fragilidade.

Nenhum comentário: