16 de maio de 2011

Frente a Frente









Muito boa noite. Depois de debatidos os vilões de duas das produções nacionais, esta semana o "Frente a Frente" direcciona-se para o desporto e, mais concretamente, para os treinadores mais falados dos últimos tempos. Rui Barros e Sara Freitas são os protagonistas da rubrica desta semana!


Muitas pessoas dizem que o sucesso de The Biggest Loser se deve a dois factores determinantes: os concorrentes e os treinadores. Por cá, embora nem tenhamos uma Jilian, nem um Bob, temos também dois excelentes profissionais. Não querendo ser injusto, não posso deixar de frisar que, tendo em conta a performance televisiva, e esquecendo um pouco o lado mais desportivo, que não é, de todo, a minha área, Rui Barros é o mais carismático dos treinadores de Peso Pesado.

Sabe falar, sabe puxar pelos concorrentes e tem uma excelente imagem televisiva, uma voz que resulta muito bem. e, embora os resultados físicos dos concorrentes sejam, fundamentalmente, a maior preocupação, não deixa de ser importante que os dois responsáveis pelos treinos dos concorrentes do reality-show da SIC ajudem também a um melhor show televisivo. E aí, claramente que Rui Barros está à frente.

À entrada na terceira semana de programa, pode ver-se que os concorrentes que têm sido treinados por ele têm conseguido bons resultados e os treinos que vemos durante a semana têm sempre uma temática, um objectivo, um fim. E isso é bastante importante. Rui fá-lo bastante bem e tem conseguido melhorar a vida destas pessoas que tanto precisam.

Quando decidimos fazer este Frente a Frente, pedi logo para falar do treinador masculino, até porque tem sido aquele que me tem despertado mais uma vontade de fazer exercício físico, aquele que, quando está a puxar pelos concorrentes me dá uma maior sensação de que está totalmente concentrado na sua missão. Não é que Sara Freitas não o faça, mas não o consegue manifestar tão bem como o seu colega.

Não querendo fazer comparações, e até porque é sempre injusto, tenho para mim que, quem nunca acompanhou a versão original de The Biggest Loser não perde nada em não conhecer o famoso Bob, até porque Rui Barros consegue muito bem fazer a missão que lhe compete! Eu estou fã!






Comparar Sara Freitas a Jillian Michaels é, de facto, difícil. Os contextos da versão norte-americana e portuguesa de "Biggest Loser", são diferentes, contudo a associação entre estas duas personal trainers torna-se impossível de não ser estabelecida. Jillian é uma mulher de armas, que não se contenta com a desistência dos concorrentes com quem trabalha. Para além disso, procura perceber o que os levou a chegar ao peso assinalado pela balança do programa, de forma a enfrentarem os problemas com toda a frontalidade possível. Posso ainda acrescentar que a parceira de Bob procura representar o sexo feminino, demonstrando que a mulher também tem capacidade e força para perder peso.

No caso de Sara Freitas, e nunca descredibilizando o seu trabalho, a postura é diferente. Nas emissões que vi de "Peso Pesado" não a considerei tão dura como Jillian, mas sim mais compreensiva, procurando falar com os concorrentes e dar-lhes força para continuar. Apesar de existirem situações mais difíceis, isso não a leva a cair em extremos.



Tendo a seu lado Paulo Barros, na pele de Bob Harper, Sara Freitas tem tentado entrar na vida das duplas a pouco e pouco. Com um excelente forma física, parece-me que do ponto de vista desportivo pouco ou nada lhe acrescentava. Em termos de atitude, e forma de se expressar, penso que lhe aconselharia uma maior força de comunicação. Apesar de o seu papel não ser o de uma apresentadora, é perceptível que muitos dos seus discursos parecem um pouco treinados e, até, decorados. À excepção dos momentos no ginásio, não considero que a treinadora tenha tido até agora a força necessária para conduzir o físico dos diferentes concorrentes.

Talvez por isso considere esta verão portuguesa de "Biggest Loser" demasiado parada, sem acção. De facto, existem momentos de suspense que colocam o telespectador agarrado ao ecrã, contudo nem todas as situações se inserem nesta apreciação. Sara Freitas tem cumprido o seu trabalho da melhor forma que sabe, porém se à sua atitude fosse acrescentada mais força, entusiasmo no discurso, acção, todos teriam a ganhar! Porquê? Porque afinal isto é televisão!


Iniciado mais uma edição do "Frente a Frente", damos por terminado o anterior. Assim, o duelo que opunha Pepe Rapazote e Pedro Granger registou os seguintes resultados:


Pedro Granger - 75%
Pepe Rapazote - 25%



Falar Televisão


Peso Perdido

Se continuo a ter algum apego às audiências, de as consultar diariamente, é porque a luta de canais está renhida. Apesar de nem sempre ser assim, ao domingo as coisas agudizam-se. Nesse sentido, e através do meu Android, às 9:30 de segunda-feira, em pleno autocarro, é altura de visitar o site da Mediamonitor para me actualizar dos resultados do dia anterior.
Mais uma vez, o concurso de Leonor Poeiras venceu o de Júlia Pinheiro. Questionei os meus colegas sobre isso, e a resposta foi óbvia: "Peso Pesado" está a ser demasiado explorado. Ao ser transmitido de domingo a sábado, o reality-show deixa de provocar aquela "ansiedade" que caracteriza os telespectadores que desejam ver um programa. Assim, "Perdidos na Tribo" fica a ganhar, aliás, bastante a ganhar.



De tal forma que a diferença em audiências neste domingo foi bastante significativa. Enquanto o concurso da estação de Queluz de Baixo atingiu os 16,3% de rating e 41,7% de share, o da estação de Carnaxide não foi além 11,1% de rating e 28,6% de share, um resultado bastante inferior ao do dia de estreia.
Mais? A TVI ganhou o dia com 31,1% de share, uma percentagem bastante satisfatória, obtida devido a um horário nobre forte. Poderíamos dizer que o resultado de "Perdidos na Tribo" teria sido influenciado pelo final de "Espírito Indomável", contudo duvido que os portugueses tivessem sintonizado o canal da Media Capital durante uma hora e meia para ver a novela.

Se há um vencedor, então esse é de certeza "Perdidos na Tribo". Só tenho pena de um aspecto, que já o referenciei noutras alturas: Leonor Poeiras deveria ter ido para a selva! Sem dúvida alguma que o sucesso do programa acaba por dever-se aos concorrentes, e praticamente nada à apresentadora. Por mais argumentos que lancem, é esta a verdade...

"A Família Mata" regressa em Setembro



Com a chegada de Peso Pesado aos ecrãs da SIC a série de humor protagonizada por José Pedro Vasconcelos, Rita Blanco, Maya Booth e André Nunes acabou por chegar ao fim.


No entanto, a segunda temporada já acabou de ser gravada e está pronta a ser emitida! De acordo com o Facebook oficial da SP Televisão, produtora de A Família Mata, esta série regressará à antena da televisão de Carnaxide, na rentrée televisiva, que é como quem diz, em Setembro próximo.


Resta saber se conseguirá superar os resultados da primeira temporada, que ficaram um pouco abaixo das expectativas.

Ex-Just Girl na final do "CC Casting"


Depois de se ter sabido que Miguel Mouzinho, sócio e antigo companheiro de Rita Pereira, é um dos finalistas do casting do conhecido programa da SIC Radical foram agora revelados os 24 finalistas e há algumas caras que já são conhecidas do público português.


Helga Posser, que se notabilizou como actriz de Morangos com Açúcar e como membro da Girslband de sucesso Just Girls é uma das finalistas, bem como Maria Botelho Moniz, actriz que participou em algumas produções da SIC, como Podia Acabar o Mundo ou Laços de Sangue.


No grupo dos rapazes, para além de Miguel Mouzinho, também Bruno Abreu, um dos finalistas do Achas Que Sabes Dançar? está neste grupo de finalistas.

Esta noite...



... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Saiba tudo sobre "Remédio Santo"!




A poucas horas da estreia nos ecrãs da TVI, o nosso parceiro, TV Universo, apresenta mais uma Reportagem TVU, desta vez com tudo aquilo que precisa de saber sobre Remédio Santo.

Clique aqui para ler!

Fala-se! 16/05/2011

Boa Tarde! Seja Bem-vindo a mais um Fala-se!

Daniel Oliveira e Andreia Rodrigues


Depois de terem oficializado o namoro em plena gala dos Troféus TV 7 Dias de Televisão, o “casalinho” da SIC prepara-se agora para uns merecidos dias de descanso a dois.


“Ainda não há um destino certo, mas vai ser para o calor”, começa por dizer Andreia Rodrigues, em entrevista ao Correio da Manhã.


Na referida entrevista, a apresentadora do Fama-Show confessou ainda que não há problemas em trabalhar directamente com o namorado: "Para mim, não há qualquer motivo de constrangimento e continua a ser tudo igual. Conseguimos separar bem as coisas. O profissionalismo está acima de tudo".

Núria Madruga


Depois de muita expectativa com o sexo dos dois gémeos que espera, a actriz já sabe que está grávida de dois rapazes, que serão gémeos falsos. Quem o garante é a edição desta semana da Nova Gente.


Ainda de acordo com esta revista, os nomes já estão escolhidos: “Sebastião e Salvador”, que deverão nascer em meados de Agosto. Núria Madruga garantiu ainda que até ao momento, e ao contrario do que é comum, engordou apenas 4.5Kg.


Quiosque: Nova Gente, Correio da Manhã

"Perdidos na Tribo" 2 - "Peso Pesado" 0


Mais um domingo, mais um duelo entre os dois programas da SIC e TVI. E, depois de uma estreia que correu bem, o doc-reality da televisão de Queluz de Baixo continua no pódio. E conseguiu, inclusivamente, melhorar os resultados da estreia.


É que o segundo episódio de Perdidos na Tribo fez 16.3% de rating, mais 0.2% da semana anterior, e 41.7% de share, curiosamente, mais duas décimas do que na semana anterior.

Peso Pesado piorou os seus resultados. Uma tendência que se vem a manifestar desde a estreia, há três semanas. Ontem, o programa apresentado por Júlia Pinheiro alcançou 11.1% de audiência média, menos 3.9% do que na semana anterior, e 28.6% de quota de mercado média, o que equivale a uma diferença de mais de seis pontos percentuais.


Quanto à aposta da RTP, que não concorre directamente com as da concorrência, subiu. Fez mais 0.2% de rating, 7.5%, e mais 2% de share, 19.9%.

No total do dia, a TVI venceu, com uma quota de mercado média de 31.1%, contra 23.6% do conjunto de canais por Cabo e IPTV, 23.5% da SIC e 19% da RTP.

"Espírito" com despedida "Indomável"


Terminou ontem à noite mais uma produção que captou, desde o primeiro instante, a atenção dos portugueses. E, nem na despedida os telespectadores deixaram de seguir a história de e Rafael, embora o episódio tenha começado apenas às 22h55.


É que Espírito Indomável foi o programa mais visto do último domingo, com uma audiência média de 17.4% e uma quota de mercado média de 59.8%, batendo, deste modo a concorrência. Mistérios de Lisboa, da RTP, que curiosamente também terminou ontem, ficou-se pelos 1.9% de rating e 5.5% de share, enquanto que Minutos Mágicos fez 5% de audiência média e 15.8% de share.

Revista de Imprensa 16/05/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!


António Barreira confiante no êxito de Remédio Santo

É já hoje à noite que chega aos ecrãs da TVI a sucessora de Espírito Indomável. Romance, traição, humor, crime e suspense são alguns dos sustentos desta história que promete cativar os portugueses.


E é em entrevista à Correio TV desta semana que o autor fala sobre este novo projecto. “Sou eu que exijo o melhor de mim e quero que esta novela seja melhor do que a anterior”, começa por dizer António Barreira, acrescentando que acredita que esta trama “vai prender os portugueses” aos ecrãs.


Convidado a resumir Remédio Santo em poucas palavras o argumentista foi peremptório: “A história é muito pertinente em afectos e desafectos, cheia de mitos, acção e humor e vai ser interpretada por um elenco de luxo”. E nesta trama, cada uma das vinte e oito personagens “procura um remédio santo para todos os seus males”, resume António Barreira.


Face aos actuais tempos de crise, o autor viu-se obrigado a trabalhar com um orçamento reduzido, à semelhança do que aconteceu com Meu Amor: “Tendo em conta a conjuntura temos de ser mais comedidos nos gastos, mas já estou habituado”, confessou, bem-disposto, o escritor.


A terminar, António Barreira justificou a escolha da zona de Viseu para a rodagem da sua nova história: “é talvez a melhor cidade do país onde o urbanismo e o ruralismo se interligam sem choques nem contrastes”. Para o autor, “dá um gozo especial sair da cidade para gravar nas aldeias e no interior do país”, concluiu.


Castings de MasterChef já arrancaram

Foi no passado sábado, em frente à Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril que os primeiros 150 concorrentes, de 6 mil inscritos começaram os castings para o novo programa da RTP. Munidos de lancheiras e sacos com comida para mostrar o prato frio que servirá de primeiro prato sujeito à validação dojúri, o nervosismo era geral, adianta o Diário de Notícias.


Arquitectos, bancários, empresários, consultores informáticos, entre tantos outros, têm em comum o gosto pela cozinha e candidatam-se agora aos primeiros castings da versão portuguesa de MasterChef, um dos programas de maior sucesso em território australiano.


O ritual repetiu-se ontem e hoje, ainda na capital e, no próximo fim-de-semana é a vez de a cidade Invicta receber a equipa do novo programa da RTP.


Entrevistado pelo referido jornal, o Chef Fausto Airoldi, o responsável pela decisão de passar ou não cada um dos concorrentes, confessou: "Para impressionar um chef é preciso fazer coisas simples, bem feitas, bem tratadas e com muito sabor", acrescentando ainda que "Vamos ver pessoas amadoras que vão trazer pratos que vão impressionar. Da minha parte, vou ter que provar muito pouco de cada prato, cuspir de vez em quando, quando não souber bem. Só espero que a Endemol (produtora do concurso) tenha um seguro contra intoxicações", concluiu.


CITAÇÃO DO DIA:


“Sinto que tenho uma estrelinha, que me tem ajudado ao longo dos anos. A vida tem-me dado tudo de bom”

Rita Pereira


Número do dia:


165 mil euros


É o valor estimado que custará à autarquia de Viseu e a investidores privados a nova telenovela da TVI, Remédio Santo.

Quiosque: Nova Gente, Correio TV, Diário de Notícias

Fecho


Em fecho, esta noite, mais uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Vermelho e verde

1. O argumento de Jorge Lacão sobre a necessidade da manutenção de publicidade na RTP, agora como meio de combate ao défice do Estado, tem algo de risível. No fundo, a mensagem que o ministro da tutela pretende de repente fazer passar é a de que a estação pública de televisão, que há décadas vilipendia o Orçamento do Estado e depois ainda dá prejuízo, virou de repente uma empresa com capacidade para não onerar as contas públicas e, ainda por cima, dar lucro. Um absurdo. De resto, só discute a publicidade na RTP quem não tem a mínima noção, nem da dimensão da nossa estação pública, nem das urgências da chamada consolidação orçamental. Aquilo de que a RTP precisa (porque a concorrência leal precisa e porque Portugal precisa também) não é de deixar de emitir publicidade, mas de ser reduzida à sua justa dimensão. O canal 1 tem de continuar a ter publicidade. O que o canal 1 não pode é continuar a ser um canal público. E isso não tem nada que ver com "desmantelar o serviço público de televisão", como lhe chama Jorge Lacão. Se a RTP fez nos últimos anos um nadinha mais de serviço público do que a SIC e a TVI, foi por vergonha. De resto, estão lá a RTP2, a RTPN, os dois canais regionais e a RTP Interna-cional para garantir o serviço público necessário.

2. O AXN escolheu a melhor maneira de lançar-se em Portugal. Boardwalk Empire, garante a melhor crítica internacional, é um estrondo. Num contexto em que a própria FOX se prepara para suspender uma data de séries importantes (Lie to Me, Traffic Light, etc., etc.), ter de repente acesso a uma saga lançada por Martin Scorcese, com Steve Buscemi como protagonista, é um oásis de esperança.