16 de maio de 2011

Frente a Frente









Muito boa noite. Depois de debatidos os vilões de duas das produções nacionais, esta semana o "Frente a Frente" direcciona-se para o desporto e, mais concretamente, para os treinadores mais falados dos últimos tempos. Rui Barros e Sara Freitas são os protagonistas da rubrica desta semana!


Muitas pessoas dizem que o sucesso de The Biggest Loser se deve a dois factores determinantes: os concorrentes e os treinadores. Por cá, embora nem tenhamos uma Jilian, nem um Bob, temos também dois excelentes profissionais. Não querendo ser injusto, não posso deixar de frisar que, tendo em conta a performance televisiva, e esquecendo um pouco o lado mais desportivo, que não é, de todo, a minha área, Rui Barros é o mais carismático dos treinadores de Peso Pesado.

Sabe falar, sabe puxar pelos concorrentes e tem uma excelente imagem televisiva, uma voz que resulta muito bem. e, embora os resultados físicos dos concorrentes sejam, fundamentalmente, a maior preocupação, não deixa de ser importante que os dois responsáveis pelos treinos dos concorrentes do reality-show da SIC ajudem também a um melhor show televisivo. E aí, claramente que Rui Barros está à frente.

À entrada na terceira semana de programa, pode ver-se que os concorrentes que têm sido treinados por ele têm conseguido bons resultados e os treinos que vemos durante a semana têm sempre uma temática, um objectivo, um fim. E isso é bastante importante. Rui fá-lo bastante bem e tem conseguido melhorar a vida destas pessoas que tanto precisam.

Quando decidimos fazer este Frente a Frente, pedi logo para falar do treinador masculino, até porque tem sido aquele que me tem despertado mais uma vontade de fazer exercício físico, aquele que, quando está a puxar pelos concorrentes me dá uma maior sensação de que está totalmente concentrado na sua missão. Não é que Sara Freitas não o faça, mas não o consegue manifestar tão bem como o seu colega.

Não querendo fazer comparações, e até porque é sempre injusto, tenho para mim que, quem nunca acompanhou a versão original de The Biggest Loser não perde nada em não conhecer o famoso Bob, até porque Rui Barros consegue muito bem fazer a missão que lhe compete! Eu estou fã!






Comparar Sara Freitas a Jillian Michaels é, de facto, difícil. Os contextos da versão norte-americana e portuguesa de "Biggest Loser", são diferentes, contudo a associação entre estas duas personal trainers torna-se impossível de não ser estabelecida. Jillian é uma mulher de armas, que não se contenta com a desistência dos concorrentes com quem trabalha. Para além disso, procura perceber o que os levou a chegar ao peso assinalado pela balança do programa, de forma a enfrentarem os problemas com toda a frontalidade possível. Posso ainda acrescentar que a parceira de Bob procura representar o sexo feminino, demonstrando que a mulher também tem capacidade e força para perder peso.

No caso de Sara Freitas, e nunca descredibilizando o seu trabalho, a postura é diferente. Nas emissões que vi de "Peso Pesado" não a considerei tão dura como Jillian, mas sim mais compreensiva, procurando falar com os concorrentes e dar-lhes força para continuar. Apesar de existirem situações mais difíceis, isso não a leva a cair em extremos.



Tendo a seu lado Paulo Barros, na pele de Bob Harper, Sara Freitas tem tentado entrar na vida das duplas a pouco e pouco. Com um excelente forma física, parece-me que do ponto de vista desportivo pouco ou nada lhe acrescentava. Em termos de atitude, e forma de se expressar, penso que lhe aconselharia uma maior força de comunicação. Apesar de o seu papel não ser o de uma apresentadora, é perceptível que muitos dos seus discursos parecem um pouco treinados e, até, decorados. À excepção dos momentos no ginásio, não considero que a treinadora tenha tido até agora a força necessária para conduzir o físico dos diferentes concorrentes.

Talvez por isso considere esta verão portuguesa de "Biggest Loser" demasiado parada, sem acção. De facto, existem momentos de suspense que colocam o telespectador agarrado ao ecrã, contudo nem todas as situações se inserem nesta apreciação. Sara Freitas tem cumprido o seu trabalho da melhor forma que sabe, porém se à sua atitude fosse acrescentada mais força, entusiasmo no discurso, acção, todos teriam a ganhar! Porquê? Porque afinal isto é televisão!


Iniciado mais uma edição do "Frente a Frente", damos por terminado o anterior. Assim, o duelo que opunha Pepe Rapazote e Pedro Granger registou os seguintes resultados:


Pedro Granger - 75%
Pepe Rapazote - 25%



Nenhum comentário: