6 de fevereiro de 2010

"Sinais de Fogo" estreia dia 22

Depois de muito se ter especulado sobre a data de estreia de Sinais de Fogo, a SIC já está a anunciar o grande dia do regresso de Miguel Sousa Tavares. Contrariamente ao que se tinha dito, o programa do escritor irá para o ar no próximo dia 22 de Fevereiro.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Relembramos igualmente que o Televisão-Opinião já está no Facebook. Ainda não nos adicionou? Faça-o aqui!

Goucha é um homem raro

A atitude de Manuel Luís Goucha, quinta-feira na SIC, é um exemplo de como a televisão concorrencial pode ser um mundo civilizado, em que as pessoas se respeitam e se estimam. Para quem não sabe do que falo, aqui vai explicação: na quinta-feira, o programa Companhia das Manhãs, apresentado no canal de Carnaxide por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, comemorou a centésima emissão. Ora acontece que Goucha (TVI) aceitou gravar um depoimento elogioso ao programa concorrente. Não só aceitou, como aproveitou o momento para declarar a sua admiração por Menezes e a sua amizade por Rita. E fê-lo da forma mais simples que alguém pode fazer: com clareza, com elegância, com grandeza.

Manuel Luís Goucha é um caso pouco frequente no palco mediático português. É persistente, é trabalhador, é versátil, é competente, não se mete em tricas com ninguém. É uma vedeta sem ter tiques de vedeta. Atende os telefones, fala aos jornalistas, percebe o nosso trabalho, sabe que deste trabalho conjunto se consegue o nosso e o seu sucesso. E, depois, é um homem que não se mete em bicos de pés. Sabe que tem estatuto, sabe que esse estatuto exige respeito, mas dá-se ao respeito. Quando quis abrir a porta da sua intimidade, abriu para revelar o que quis revelar. Com a dignidade que aqui assinalámos. Depois, encerrou o assunto. Quem achou que, com esse gesto, ele abriria a sua caixa de Pandora, enganou-se. Goucha mantém-se hoje igual, seleccionando as suas aparições públicas e os palcos onde se movimenta. Solidário, fraterno, adulto, Manuel Luís é um homem raro. E isso merece reconhecimento.

Curiosidade - Solange Hilário era a favorita de José Sócrates

Apesar de ter muitos compromissos devido à posição que ocupa no nosso país, José Sócrates é fã de Ídolos. O primeiro ministro português passa os serões de domingo, acompanhado pelos filhos, a ver as galas do programa. A sua concorrente favorita era Solange Hilário.

Fonte: TV Guia

Episódio Seguinte

Boa tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Episódio Seguinte do mês de Fevereiro.

Pedro volta para Márcia
Depois de testemunhar Márcia a tentar matar o filho de ambos, Pedro foge com Simão. O neto de Joana e procura abrigo em casa de Luz. Quando se apercebe de que o filho e o marido não estão em casa, a filha de Gertrudes, acompanhada por agentes da GNR vai a casa da duquesa, onde acusa os dois jovens de terem raptado Simão. O ambientalista ainda tenta explicar ao guarda que a mulher maltrata a criança, mas este diz-lhe que em tribunal é que terá que dizer isso. Até lá, o bebé ficará à guarda da mãe. Desolado com o que acaba de acontecer, Pedro teme o que Márcia poderá fazer com Simão. Algum tempo depois, a irmã de Manuel procura o neto de Joana e diz-lhe que se ele desistir do divórcio, ela retira a queixa na polícia. Caso contrário, a sua vingança será fatal. Sem outra opção, Pedro decide ceder à chantagem de Márcia e regressa a casa.

Sandrinha é assassinada

Apaixonada por Benê, Sandrinha aceita as exigências do namorado e não vai trabalhar para a creche da comunidade, ficando apenas a cuidar do pequeno José. Helena continua a visitar a irmã e mostra-se disposta a ajudar o casal. A top model pede para criar o afilhado, mas o cunhado não o permite. Apesar de tudo, a família da jovem não imagina que a sua vida e a da criança poderão estar em perigo. Isto, porque Benê se envolve num assalto e é perseguido pela polícia, acabando por originar um grande tiroteio. Quem acaba por ser vítima de uma bala é a filha de Edith e por pouco também José é atingido. Quando são informadas da tragédia, a esposa de Marcos e a sua mãe correm para a favela e resgatam o bebé. Completamente arrasada, Helena decide criar José como se esse fosse o seu tão desejado filho.

Curtas:

Em
Meu Amor, vítima de um plano maquiavélico de Jorge e Estela, Mel é raptada e, durante algum tempo, ninguém sabe do seu paradeiro. Os seus amigos e familiares chegam a temer o pior.

Em
Sentimentos, Tiago tenta assassinar Filipa em frente a Diogo. Este acontecimento afecta o estado de saúde do jovem que, abalado, perde a memória.

Em
Morangos com Açúcar, André continua confuso quanto à sua orientação sexual, apesar de sentir uma atracção por Rute. Desiludida, a jovem termina o namoro.

Em
Perfeito Coração, depois de terminar o namoro com Leonor, Pedro cede aos encantos de Vera e os dois apaixonam-se.

Em
Paraíso, Santinha recusa-se a casar apenas pelo registo, o que faz com que Zeca termine o namoro, e consequentemente, desista do casamento.

Fontes: ANA, TV Mais, TV 7 Dias, TV Guia, Maria

E depois do "Ídolos"?

"Nem só o vencedor sai a ganhar do Ídolos", disse Manuel Moura dos Santos recentemente e é bem verdade. Segundo a revista TV Guia, são apenas quatro dos treze concorrentes eliminados aqueles que ainda não receberam qualquer tipo de convites: André Cruz, Inês Laranjeira, Mariana Tavares e Salvador Sobral. Os restantes já têm propostas em "mão", a saber:

Carlos Costa: são vários os convites que tem recebido para actuações ao vivo, todavia, o seu grande objectivo é gravar um álbum de originais que lhe permita fazer carreira internacional.

Carolina Torres: é já no próximo dia 11 de Fevereiro que se estreia na apresentação de Curto Circuito.

Catarina Boto: é a voz do genérico de Lua Vermelha e já foi convidada para gravar dois álbuns, um de originais e um outro como artista convidada.

Diogo Alvarenga: foi convidado por uma produtora alemã para gravar um albúm com um registo pop/latino em alemão e inglês, todavia, recusou a proposta, uma vez que pretende terminar o curso na Academia Contemporânea do Espetáculo. Paralelamente tem feito várias presenças em bares e discotecas.

Márcio Costa: recebeu vários convites de agências de modelos e de produtoras musicais.

Mariline Hortigueira: para além de ser a capa da FHM deste mês, já foi sondada para gravar um álbum.

Marta Silva: ainda não recebeu muitos convites, mas já se candidatou ao lugar de vocalistas dos Donna Maria.

Melina Pires: já recebeu vários convites para gravar singles e fazer live act em discotecas.

Solange Hilário: a sua beleza deu nas vistas e foi contactada por uma agência de modelos. Vai ainda cantar e desfilar na Exponoivos da Figueira da Foz.

Apesar de tudo, muitos destes convites ainda estão em "stand by", uma vez que todos os ex-concorrentes estão "presos" até ao final do mês de Maio pelo contrato de exclusividade que assinaram com a Freemnatle.

Audimetria - 05/02/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo afastou-se da concorrência, com 29% de share. A SIC subiu aos 25,9%, e a RTP1 desceu aos 22,4%.
Há um claro vencedor do dia, a par das novelas da TVI. Bom dia Portugal bateu ontem os 45 pontos, e merece por isso destaque na Audimetria de hoje.
A estreia de Poder Paralelo não fez o mesmo resultado que Chamas da Vida, o que fez com que o público passa-se para As Tardes da Júlia. Júlia Pinheiro regressou assim à liderança, com 3,5% de rating (empatou com Mulheres Apaixonadas) e 31,4% de share. Mas desengane-se quem pensa que Vida Nova esteve mal. O programa de Fátima Lopes passou ontem a barreira dos 30 pontos, e ajudou mais uma vez à liderança de Paraíso.

Às 19:00, Morangos com Açúcar venceram O Preço Certo. A série da TVI chegou aos 10,3% de rating e o concurso da RTP1 aos 9,9%. Nós por Cá, apesar de longe, obteve 22,7% de share.
No que toca aos espaços de informação, o Jornal da Noite foi o grande vencedor. Tal como previ, a polémica da TVI, que o noticiário da SIC desenvolveu, deu frutos à estação de Carnaxide.
Perfeito Coração foi o sexto programa mais visto do dia, com 26,4% de share.

A segunda temporada de Família, Família, está longe dos resultados aceitáveis da primeira série. Esta sexta-feira fez 12,5% de share. Muito pouco para Sónia Araújo.
Pai à Força também não esteve bem. Ficou-se pelos 16 pontos.
O mesmo se pode dizer de Companhia das Manhãs, que apesar de parecer estar a melhorar os seus resultados, continua afastada da concorrência.

José Afonso Pimentel de regresso à representação

Depois de se ter dedicado à realização (Morangos com Açúcar, Deixa que te Leve, Feitiço de Amor e Olhos nos Olhos), o actor será um dos protagonistas de Espirito Indomável da TVI.

Fonte: 24 Horas

Marques Mendes no TVI24


A partir de Março, o ex-líder do PSD, vai ter um espaço de opinião semanal, no canal informativo da TVI. O programa, com a duração de 25 minutos, vai ser conduzido por Paulo Magalhães.
Fonte: Sol

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi aparentemente ganho pela TVI e SIC. No entanto, e se olharmos para o número de espetactores, foi o Jogo Contra a Pobreza que obteve o melhor resultado da semana. Pelas 21:37, a partida de futebol registava mais de um milhão e oitocentos e noventa mil espectadores.
Tanto na RTP1, como na RTP2, o Minuto Mais Visto foi ganho por um desporto. No primeiro canal o futebol, e no segundo, o futsal.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para la das 24

É já neste domingo que Destino Imortal chega ao fim. Depois de um grande aparato e polémica quanto ao dia de estreia e ao horário da mesma, Hector, Sofia, Valentina e Miguel, entre outros, dizem adeus aos ecrãs da TVI.

Foram apenas três os dias de emissão, mas poderiam ter sido seis, ou até mais. Não foi só Bernardo Bairrão que errou. Também a produção da mini-série fez uma má escolha. O telespectador quer ver mais. A "febre" dos vampiros invadiu os nossos lares e agora poderá ir-se embora.

Porque é que Destino Imortal não durou mais tempo? Receio de má aceitação, ou falta de tempo ou recursos para fazer uma produção mais extensa? Não sei o verdadeiro motivo, mas, falando por mim, queria ver mais. Gostaria de ver durante mais tempo o desenrolar da história de Sofia e Miguel, de ver mais "lutas" entre vampiros. Como eu, muitos outros portugueses gostariam de ter esta oportunidade, todavia, parece que ninguém pensou nesta hipótese.

Com tudo isto, quem poderá ficar a ganhar? A SIC. A estação de Carnaxide tem Lua Vermelha que, embora não seja tão "vampiresca", poderá ir buscar espectadores à trama da TVI. Sim, eu sei que são formatos diferentes, contudo, continuo a acreditar que Destino Imortal poderá ajudar a série da SIC.

E se a TVI fizesse uma segunda temporada da mini-série? Teria o mesmo sucesso? Agora já é tarde para se pensar nisso...