5 de fevereiro de 2011

Audimetria Semanal

audimetria_nova

42, é este o número mágico de hoje. Seja bem-vindo a mais uma edição da “Audimetria Semanal”!


Resumo semanal


A semana que passou foi marcada pela estreia de "Portugal Tem Talento" e de "Maternidades", e ainda pelo jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. No primeiro episódio, o novo concurso da SIC arrebatou audiências. Com um lead-in muito forte, Bárbara Guimarães conseguiu agarrar mais um milhão e meio de espectadores aos ecrãs. Já a série da RTP1, acabou por sofrer pelo dia em que foi exibida. Sabendo que à mesma hora estaria no ar uma partida de futebol que colocava a equipa da Luz nos campos, seria impossível que "Maternidades" atingisse um excelente resultado. Assim, o que se verificou foi um share inferior a 20%. Por fim, e em relação ao jogo da Sport TV, o canal de desporto acabou por ser o mais visto do cabo da última quarta-feira, com 7,8% de share. Este, foi um resultado bastante significativo no universo dos temáticos do dia 2 de Fevereiro.


Ainda de salientar que o top dos programas mais vistos do dia não se alterou durante a semana. "Espírito Indomável" continuou à frente, assim como "O Preço Certo". Por outro lado, o duelo entre o "Telejornal" e "Jornal Nacional" continuou intenso.


Manhãs (10:00 – 13:00)


voce_na_tv


“Você na TV!”, tal como na última edição da “Audimetria Semanal”, foi o líder das manhãs das estações generalistas. Com shares superiores a 35%, o programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não deu hipóteses à concorrência, nem mesmo à “Praça da Alegria”, que viu os seus resultados descerem os 30 pontos. Quanto a “Companhia das Manhãs”, Francisco Menezes e Vanessa Oliveira conseguiram que o talk-show marcasse presença nos mais vistos num dia da semana. Apesar disso, as audiências continuaram abaixo das expectativas, com uma média de duzentos mil espectadores.


Tardes (14:00 – 20:00)


conceiao


O início de tardes das generalistas foi renhido, principalmente entre a estação pública e a de Carnaxide. Se, na semana passada, “Alma Gémea” obtinha resultados superiores a ”Ribeirão do Tempo”, nos últimos dias em análise a novela da RTP1 conseguiu vencer a da SIC. Com shares a rondar os 25%, a produção da Rede Record surpreendeu. Quanto aos talk-shows, partindo do princípio que “Boa Tarde” está com grandes problemas em afirmar-se, resta referir que “Portugal no Coração” continuou a registar bons resultados. Apesar de não serem tão elevados como os que a última “Audimetria Semanal” demonstrou, o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira esteve bem. Quanto a “A Tarde é Sua”, Fátima Lopes permaneceu na liderança, mesmo sabendo que durante a semana não entrou sempre para o top dos dez programas mais vistos da TVI. Com a performance das novelas da concorrência em baixa, o talk-show da estação de Queluz de Baixo aproveitou essa benefício.


No horário das 17:00, “Agora é que Conta” rondou os 23% de share. O melhor resultado, ao contrário do que vem sendo habitual, foi registado na terça-feira, quando o concurso apresentado por Leonor Poeiras atingiu os 3,7% de rating e 25,2%. De destacar os maus resultados da repetição do episódio de “Morangos com Açúcar”. Com um lead-in baixo, a série da TVI ficou-se várias vezes pelos 20% de share. Obviamente que, desta forma, o episódio inédito da produção em causa sai prejudicado, não conseguindo roubar a liderança ao concurso de Fernando Mendes. “O Preço Certo” e “Portugal em Directo” continuaram a ser um valor seguro para a RTP1 na semana que passou.


Resta por isso referir a prestação das duas novelas de final de tarde da SIC. “Ti Ti Ti” e “Escrito nas Estrelas” cumpriram os mínimos exigidos, com shares na ordem dos 23%, valor este que “Lua Vermelha” teima em alcançar.


Noite (21:00 – 00:00)


laos


Com “Espírito Indomável” na frente, e com um horário nobre fraco da estação pública, a SIC não conseguiu impor-se. O duelo entre “Mar de Paixão” e “Laços de Sangue” continua a surtir efeitos nos resultados da produção de Carnaxide, e nem mesmo os fracos resultados de “Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão”, muitas vezes abaixo dos 20% de share, levaram a uma melhor audiência da novela. No horário das 23:00, “Sedução” e “Passione” lutam pelo primeiro lugar. Apesar da primeira continuar na liderança, a produção da Globo nunca registou shares tão elevados desde a sua estreia.


De salientar os programas “Salvador”, “30 Minutos” e “Grande Entrevista” que ultrapassaram os 10% de audiência média na RTP1. Por fim, é importante referir o facto de “Linha da Frente” ter passado de 12,4% de rating para 7,8%, no espaço de sete dias.


Figura da semana


FranciscoMenezes


Francisco Menezes


Foi no dia de ontem que o apresentador de “Companhia das Manhãs” se despediu do talk-show matinal da SIC. Depois de muitas críticas e elogios, Francisco Menezes saiu de cabeça erguida de um projecto que nunca chegou a vencer, e muito menos a ameaçar a concorrência. Graças à descida da estação de Carnaxide nas manhãs televisivas, tanto “A Praça da Alegria” como “Você na TV!” conseguiram aumentar as suas audiências. Afinal, nem as contratações de Hernâni Carvalho ou a presença de conceituados criminologistas e psicólogos conseguiram chamar a atenção dos portugueses para "Companhia das Manhãs".


Parece que na próxima segunda-feira o talk-show vai presentear os telespectadores com algumas novidades, porém estes só esperam o inevitável: o regresso de Júlia Pinheiro. Francisco Menezes apenas deu o primeiro passo de um fim há muito tempo anunciado.


O número da semana


40,6%


alta_manuela


Foi este o share que o “Alta Definição” registou no último sábado. Manuela Moura Guedes foi a grande protagonista do programa.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana



A estreia de “Portugal Tem Talento” foi o Minuto Mais Visto da Semana. Às 22 horas e 49 minutos do último domingo, 30 de Janeiro, Bárbara Guimarães conseguiu atingir os 20,4% de audiência média e 50,7% de share. Em números absolutos, mais de um milhão e novecentos mil espectadores estavam sintonizados na SIC.


O segundo lugar pertenceu a “Espírito Indomável” que, no dia 27 de Janeiro, pelas 22:01, registou 19,6% de rating e 45,1% de share.

Esqueceram-se de... Tiago Felizardo!

Boa noite! Neste primeiro sábado de Fevereiro, eis a personalidade que relembramos: Tiago Felizardo.


A viver nos Estados Unidos, Tiago Felizardo há muito desapareceu dos ecrãs nacionais. Depois de se ter popularizado como modelo, e de ter participado na terceira temporada de Morangos com Açúcar, com a personagem Manuel Gouveia, o jovem viu os convites de representação em telenovelas encurtarem. Depois das gravações da série da estação de Queluz de Baixo terem terminado, Tiago Felizardo saltou para as capas das revistas e jornais portugueses por ter sido violentamente agredido na cara. Aos 17 anos, o actor viu o azar bater-lhe à porta, quando numa discoteca um sujeito lhe atirou um copo de vidro. O resultado foi doloroso: 72 pontos na cara.
Os meios de comunicação social não ficaram indiferentes a tal situação, e noticiaram os telespectadores e leitores sobre um mal entendido que alertou os pais dos muitos jovens do nosso país.


Depois de vários meses a recuperar, no Verão do ano passado, Tiago Felizardo viu o agressor condenado a pagar uma multa ao Estado e uma indemnização pelos tratamentos, trabalhos que perdeu e danos morais. Estes foram pormenores noticiados pela revista Lux, que concluiu assim que o actor teve de rejeitar vários convites por motivos de saúde.


Agora, e passados cerca de quatro anos, a verdade é que o actor viu as portas fecharem-se com tal incidente. Tanto por parte das estações de televisão, como também por vontade própria. A ida para os Estados Unidos da América acabou por ter como objectivo fugir a um mundo onde todos o reconheceriam como o "rapaz que foi agredido numa discoteca". Segundo as suas declarações aos meios de comunicação social portugueses: "Não podia trabalhar com a cara assim".

Depois de um acidente tão penoso para a idade de um jovem, gostaria de voltar a ver Tiago Felizardo nos ecrãs nacionais. Nunca fui seu fã como actor, pois a sua forma de representar não me cativava. No entanto, e apesar disso, considerava na altura que não se saia mal para os 17 anos que tinha.
Uma entrevista ao Alta Definição seria um bom regresso e, quem sabe, um convite para uma telenovela. Tudo está obviamente nas mãos dos directores de programas das estações televisivas. Como sempre...



(Um dos últimos trabalhos de Tiago Felizardo em Portugal - Anúncio do Optimus Kanguru)

Quiosque: Lux, Vidas

Passaporte para o amor de "Pedro" e "Inês"


Apesar de David Carreira e Gabriela Barros perderem protagonismo na temporada de Verão de Morangos com Açúcar, Ricardo Duarte e Sofia Baltar, o divertido casal da série da TVI, irá ganhar um maior destaque. O amor proibido entre Pedro e Inês está a ganhar confiança juntos dos mais jovens, e a TVI quer continuar a apostar no mesmo nos dias mais quentes do ano.

Actualmente os dois actores são muito amigos e as cenas que gravam juntos decorrem sem grandes problemas, porém nem sempre tudo foi tão fácil. Segundo Sofia Baltar, no início de Morangos com Açúcar existiam algumas dificuldades nas gravações "porque o Ricardo era tão tímido que eu até pensava que era alguma coisa comigo".


O passaporte de Pedro e Inês para a série de Verão é vista como um voto de confiança, que é igualmente marcado pela nostalgia daqueles que não continuam nos Morangos.

Quiosque: Telenovelas

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Sofia Alves e Pedro Lima protagonistas de “A Terceira Vez”?

sofiaalves2

Depois de terem trabalhado juntos Fala-me de Amor e Olhos de Água, os dois actores estão a um passo de voltar a ser par romântico. Pelo menos é este o intento de Tozé Martinho.


É em entrevista à edição desta semana da revista Telenovelas que o argumentista revela que gostaria de voltar a ter Sofia Alves e Pedro Lima como protagonistas de uma telenovela sua, no caso, A Terceira Vez. Sobre a actriz, Tozé Martinho não esconde o quanto a admira: “Gosto muito da Sofia. Fizemos juntos Olhos de Água, que ofi um enorme sucesso, e adorava voltar a trabalhar com ela. É muito talentosa”, elogiou.


Já sobre o Tristão de Espírito Indomável, o argumentista não tem dúvidas: “O Pedro Lima acabou de fazer o papel da vida dele. Era óptimo que pudesse estar na minha novela. Sou amigo dele e acho que é um excelente actor, portanto deixar-me-ia muito feliz poder contar com ele”, afirmou.


Contactado pela referida publicação, Pedro Lima afirma que esta é uma hipótese que poderá ser concretizada: “Não me admira que integre o elenco da novela do Tozé. Temos uma relação próxima, somos grandes amigos, e é sempre um prazer fazer um papel dele”, explicou, mostrando ainda vontade de voltar a trabalhar com Sofia Alves: “Sempre me dei muito bem com a Sofia. Temos uma química muito grande e adoraria voltar a contracenar com ela”, concluiu.


Irá a TVI satisfazer todos estes desejos? Recorde-se de que Pedro Górgia e Vera Kolodzig estão quase certos no elenco desta trama, cujas gravações deverão arrancar em meados de Março ou Abril e que deverá substituir Sedução.


Quiosque: Telenovelas

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Inês agride Diana




Depois de a vilã conseguir separar a irmã do ex-marido e tê-lo de volta, Inês descobre tudo o que se passou. Revoltada e de cabeça perdida, a rapariga vai prestar contas com Diana. Tudo acontece em frente à casa de Eunice, quando Inês agarra com força o braço da irmã e acusa-a de, mais uma vez, ter estragado a sua vida.


Diana faz-se de vítima e tenta fugir, mas a proprietária do M agarra-a ainda com mais convicção e exige-lhe que pare de fazer chantagem com João. Completamente fora de si, Inês vai mais longe e diz à vilã que tem quase a certeza de que ela está envolvida na morte de Henrique e que pode ter sido ela a assassina.


Sonsa, Diana nega tudo, até que a irmã lhe aperta o colarinho com força e a magoa. A morena grita enfurecida e Eunice chega entretanto. Aflita, a mãe das jovens obriga Inês a largar a irmã. Mais uma vez, a amada de João fica desgostosa com a progenitora, uma vez que esta ainda não percebeu que a irmã não é a menina doce que todos julgam. Vitoriosa e satisfeita, Diana sorri.


Rui descobre que Ester o trai


Na produtora, a escritora confessa a Carmo que terminou o caso que mantinha com Danilo, pois desde que teve uma arma apontada à sua cabeça no programa de José Carlos, percebeu que Rui é o seu verdadeiro amor. Depois, entrega-lhe a carta que havia escrito para o marido antes de entrar no ar.


Carmo acaba por concordar em ler o que a amiga escreveu, mas, quando abre o envelope, repara que só lá está uma folha em branco. Ester fica em pânico e sem saber o que aconteceu ao documento que escreveu.


Nesse instante, em casa, Rui pega num CD que levou para ouvir com a esposa e deixa cair um envelope. Depois de deitar Martim, senta-se e lê a carta da mulher, descobrindo que esta teve um amante.


Atordoado, vai a casa de Irene e diz-lhe que, como boa empregada que é, já devia saber que a patroa o traía. A mãe adoptiva de Diana garante-lhe que nunca viu nada, mas desconfiou quando viu Ester no seu prédio, que é também onde Danilo mora.


Rui decide, então, tocar à porta do cabeleireiro para terem uma conversa. Mal este o convida a entrar, o pai de Martim esmurra-o, com toda a força.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, depois de uma hesitação entre Ju e Tininha, Passarinho descobre que gosta mesmo da Miss Coruche. Enquanto vê que a sua amada corre perigo, ganha coragem e vai para Espanha, resgatar Tininha, que está envolvida numa rede de prostituição.


Em Mar de Paixão, Alice faz frente a Laura e diz-lhe que vai arranjar forma de a mandar para casa da tia, no Norte. A vilã não se conforma, mas a mãe de Miguel diz-lhe que vai perceber que é o melhor para ela.


Em Lua Vermelha, Afonso confronta Isabel sobre os seus sentimentos e a jovem não resiste a contar que ainda nutre uma imensa paixão por ele. O vampiro promete ficar do seu lado.


Em Escrito nas Estrelas, Vivane fica emocionada, quando entra, pela primeira vez, numa sala de espectáculos.


Em Passione, chega finalmente o dia do casamento de Fátima e Sinval. Feliz, o noivo não consegue conter a emoção por ter como padrinho Danilo.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, Maria

“Operação Triunfo – Ao vivo” hoje à noite na RTP!

operacaotriunfo_thumb_other337_183

Duas semanas depois de Jorge Roque se ter sagrado vencedor da quarta temporada do talent-show, Sílvia Alberto conduz uma emissão especial, em directo, a partir de Arena de Évora.


Num concerto ao vivo em que estarão presentes todos os concorrentes, muitas são as surpresas reservadas, para além de um vasto leque de convidados nacionais. Anjos, que ao lado de Diogo interpretaram o êxito de outros tempos Quero Voltar, Kátia Guerreiro, que em dueto com Jorge entoará Vira dos Malmequeres, Jorge Fernando e Sam the Kid, que se juntarão a Lia, com a música Pois É, Nu Soul Family, que actuarão ao lado de cinco ex-concorrentes com o tema This is for my People, UFH, que com mais alguns dos ex-candidatos darão voz a Rua do Carmo Muxima, que com três das meninas cantará Maria Rita são os músicos convidados.


Mas, para além disto, haverá duetos de ex-concorrentes desta temporada, bem como músicas onde todos os finalistas darão o ar da sua graça. Êxitos internacionais como Alejandro, Uprising ou os fenómenos nacionais Deixa-me Rir ou Contentores fazem parte do alinhamento.

Já sabe, não pode perder, logo à noite, pelas 21h30, na RTP.

Francisco Menezes tem novo projecto na SIC

franciscomenezescm


Despediu-se ontem do Companhia das Manhãs, depois de mais de um ano e meio de trabalho. O balanço é positivo, garantiu, e a prova de que é uma aposta SIC é o facto de esta saída ser motivada por novos projectos.


Segundo Nuno Santos, esta saída prende-se com a “preparação de um novo projecto” por parte do humorista, avança o Diário de Notícias deste sábado. Já Francisco Menezes garante que esta despedida foi estratégia da televisão de Carnaxide: “Eu saí mais cedo, isto tem a ver com a estratégia da SIC. Foi a decisão que foi tomada. Eu saí, mas há mais pessoas que trabalham nos bastidores que se vão embora e isso é triste”, frisou.


A partir de segunda-feira e até dia 12 de Março, data em que o Companhia das Manhãs chegará ao fim, Nuno Graciano estará ao lado de Vanessa Oliveira.


Quiosque: Diário de Notícias

Pedro Górgia é o grande vilão de “A Terceira Vez”

pedrogorgia


Ainda as gravações de Eclipse não se iniciaram, e começam a surgir rumores sobre a “senhora” que se segue. Face ao pouco sucesso de Sedução, a TVI pretende, ao que tudo indica, começar a gravar a sua substituta o quanto antes.


E se Vera Kolodzig deverá ser uma das personagens centrais, o grande vilão da história já “tem dono”. Em A Terceira Vez, Pedro Górgia vai ter um desafio ainda maior que os anteriores. É que, segundo a edição desta semana da revista Mariana, o Alexandre de Espírito Indomável foi o escolhido por Tozé Martinho para dar vida ao “mauzão” da sua nova história.


Desta forma, o actor volta, assim, a trabalhar com o argumentista, depois de se terem “cruzado” há dez anos, em Nunca Digas Adeus.


Quiosque: Mariana

Director-geral da TVI elogia ficção SIC

joo_cotrim_figueiredo

Os bons resultados de Laços de Sangue, a forma como a telenovela está feita e o sucesso que tem feito entre o público português também não ficaram indiferentes a João Cotrim Figueiredo. Em entrevista à Notícias TV o responsável da TVI elogia a trama, mas não poupou algumas criticas à estratégia da concorrência.


“Estou muito atento ao trabalho que a SIC está a fazer e acho que estão a fazer um trabalho muito bem feito”, começa por dizer, quando questionado sobre a ficção de Carnaxide, admitindo, de seguida, que vê Laços de Sangue: “Vejo, claro. Muito frequentemente. Quer em directo, quer em gravações”. Ainda assim, o director-geral de Queluz de Baixo vê mais as novelas da casa que dirige: “vejo principalmente as da TVI, mas também vejo as da concorrência”, admite.


Convidado a comentar se a trama que Aguinaldo Silva supervisionou está bem feita, João Cotrim Figueiredo foi peremptório: “Sim, acho que sim. Acho que fazemos melhores novelas. Mas acho que está bem feita”. Como não podia deixar de ser, o sucessor de José Eduardo Moniz falou ainda sobre a saída de vários actores para a SIC: “Preferia que não tivessem saído, na maior parte dos casos. Mas é natural que, quando há um concorrente que adopta um modelo que é idêntico ao nosso, queira vir cá buscar profissionais”.


E é aqui que o gestor tece algumas críticas à televisão dirigida por Luís Marques: “Copiar é sempre a melhor forma de resolver os problemas mas, tipicamente, a cópia nunca tem o nível do original. A resposta à sua pergunta é: sim, provavelmente nalguns horários menos críticos, poderia copiar. Naqueles que são decisivos, até para distinguir, tentaria ao máximo não copiar”, confessou.


Ainda antes de terminar, Cotrim Figueiredo comentou as recentes polémicas com Sedução: “Eu percebo (Rui Vilhena). Mas o que Rui tem aqui na TVI é a capacidade de vir aqui, entrar neste gabinete, sentar-se à minha frente e dizer-me isso na cara. Gostaria muito que o Rui Vilhena continuasse na TVI a fazer as grandes novelas que tem feito.”, começa por dizer, acrescentando: “Os números não mentem: a novela não conseguiu captar para a TVI o número de espectadores habitual das novelas do mesmo horário.” Para o director-geral os motivos que levaram a toda esta troca de horários são simples: “Pela primeira vez, em muitos anos, a TVI não ganhava um slot (horário) no prime-time”.


A concluir, João Cotrim Figueiredo acabou por elogiar Sedução: “Vejo. Há pouco perguntava-me se era uma má novela. Devo confessar-lhe que é a novela da TVI que vejo com mais prazer”.


Quiosque: Notícias TV

Momentos


Bom dia! Depois de muitas repetições por parte da estação pública, neste sábado recordamos uma série que de certeza poucos esqueceram. O humor de Mr. Bean deixava qualquer um bem disposto. Lembra-se?
Fique agora com um excerto de um episódio desta série de comédia, na qual os gestos valiam muito mais do que palavras.



Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Peso pesado

A notícia de que Nicolau Breyner vai ter um talk show na RTP1 a partir do dia 25 é uma excelente notícia. Para ele, para quem gosta de programas inteligentes e para a própria televisão. Há muito que defendo que a televisão portuguesa perdeu memória. É estranho dizer isto quando olho para o bilhete de identidade e verifico que ainda nem cheguei aos 40 anos. Mas é verdade: na voracidade dos dias que correm, a televisão generalista, por culpa das privadas, claro, tornou-se uma corrida horizontal, em que a uma novela se contrapõe uma novela, a um concurso, um concurso e a um talk show... um talk show. É, pois, neste cenário que vivemos: tudo o que é diferente e genuíno vem do estrangeiro ou está no cabo. E é por isso que faz sentido saudar a RTP. É lá que, por estes dias, é possível ver algo de novo, diferente da norma.

Nicolau Breyner é um dos nossos melhores. Um dos nossos melhores actores, um dos nossos melhores artistas, um dos nossos melhores conversadores, um dos nossos melhores comunicadores. Um homem cheio, rico, vivido, culto, capaz de desconstruir um discurso e brincar com as palavras de uma forma tão encantadora que nos prende ao ecrã. Ora, um homem como estes (tal como Joaquim Letria, ou, no passado, Raul Solnado, Henrique Mendes, Fialho Gouveia) não pode estar fora da televisão, não pode estar fora das nossas vidas.

Até pode acontecer que Nico à Noite venha a ser esmagado por uma novela, por um concurso ou por um programa de cantorias. É a lei da vida e da concorrência. A RTP, como operador de serviço público, tem obrigação de promover esse combate. Mesmo que o perca, ganhará sempre. E isso faz toda a diferença.