15 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O espaço "Apostas" volta novamente ao blog. Hoje o canal que concorre para o melhor do Verão é a RTP2.


A RTP2 surpreendeu-me neste Verão. Sou directo e sincero, digo isto muito devido ao "5 para a Meia-Noite", programa que me acompanhou nas madrugadas que fazia. Os convidados, as rubricas, os momentos, a diversão, foram elementos chave para o sucesso deste talk-show. Foi certeira esta aposta da RTP2, e talvez por isso ela já tenha estado presente neste espaço.
Mas a par de "5 para a Meia-Noite", há outros aspectos a destacar.
As séries transmitidas: desde Sobrenatural a Serviço de Urgência, passando ainda por Mad Men e a repetição de Anatomia de Grey à tarde. A RTP2 apostou no Verão. Notou-se à distância, e por isso algumas vezes entre as 22:00 e as 24:00 ficava à frente da RTP1.
E por falar nas audiências, também foi possível verificar os notáveis 8, 9 e quase 10% de share que muitas vezes alcançou. Os Mundiais de Atletismo de Berlim, muito contribuíram para resultados tão altos, mas mesmo assim é preciso não ter só isso em conta. Foi um conjunto de programas, desde os desenhos animados, aos documentários e séries que já falei. Programas alternativos é verdade, mas que conseguiram vingar. Parabéns à 2!

SÓ Séries


Hoje analiso as estreias do canal americano CW.


Melrose Place (o remake) e The Vampire Dairies estrearam na passada terça e quinta-feira, respectivamente.

Resultados:
Melrose Place fez 1,3/4 (rating/share) atraindo 2,27 milhões de espectadores (em dia de estreia).
The Vampire Dairies fez 2,1/6 (rating/share) atraindo 4,8 milhões de espectadores (em dia de estreia).

Melrose Place 2009 é o remake da famosa série sensação da década de 80 com o mesmo nome. Uma espécie de 90210 mais transgressor e mais adulto, a meu ver. Muito pouco posso dizer pois o piloto deixou tudo muito no ar relativamente às personagens e aos seus conflitos. Um mundo de amizade que em certas situações se pode tornar falsa.

The Vampire Dairies é um típico drama adolescente onde o vampiro bom (protagonista) não se alimenta de humanos e acaba por se apaixonar por uma rapariga do liceu. E depois temos um irmão que é mau e que lhe faz a vida negra. Todo o percurso do vampiro bom é escrito em pequenos diários sobre os quais, em vários momentos, ouvimos pequenas passagens.

Melrose Place foi uma série que desiludiu muitos por talvez não se enquadrar nos padrões da série antiga e por ter um enredo algo complexo no piloto porque somos assolados com inúmeras personagens e temos de separar as águas para perceber a história de cada um. Contudo, gostei e surpreendeu-me.

Para quem é fã de Crepúsculo e True Blood desilude-se com The Vampire Dairies porque esta última segue muito os padrões clássicos de vampiros: não entra em casa sem ser convidado, de dia transformar-se em cinza e por aí. Como não sou espectador assíduo de nenhum dos dois, digo que gostei bastante de The Vampire Dairies. É diferente e, desde logo, gosto de dramas adolescentes.

Irei acompanhar as duas, claramente. E só daqui a algum tempo poderei fazer uma análise completa das duas séries que prometem ser um renascer da CW.

Novidades da semana
FOX
Hoje, a partir das 22h25, InFANity + estreia de Fringe.

FOX Life
Hoje, às 21h25, estreia da segunda temporada de Eli Stone.
Hoje, às 22h15, estreia da série Cupid.
Quinta, 17 de Setembro, às 22h25, estreia a sexta temporada de L Word.

Audimetria 14/09/2009

O dia de ontem trouxe de volta à primeira posição a TVI, com 27.2% de share. Com 24% de share a RTP1 alcançou o segundo lugar, e em terceiro surge a SIC, com 23.1% de share. A RTP2 ficou-se pelos 7% de share.

O programa mais visto do dia foi Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, que alcançou 14.3% de rating e 35.8% de share.

De seguida, surge a telenovela Deixa que te Leve, com 12.9% de rating e 32.7%.

O terceiro lugar pertence ao Telejornal, da RTP1, que obteve 11.5% de rating e 34.2% de share.

A quarta posição do top coube à telenovela Sentimentos que ontem se fixou pelos 11.5% de rating e 34.1% de share.

A fechar o top, surge o programa Salve-se Quem Puder, com 10.4% de rating e 26.8% de share.

No segundo canal da RTP, o programa mais visto foi a série Serviço de Urgência, com 2.8% de rating e 9% de share.

Outras audiências:

19:00 - 20:00

O Preço Certo - 8,5% de rat e 34,1% de share
Morangos com Açúcar - 8% de rat e 31,2% de share
Nós por Cá - 4,1% de rat e 15,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 9,8% de rat e 28,2% de share
Jornal da Noite - 9,5% de rat e 26,7% de share

21:00 - 24:00

Notas Soltas - 10,1% de rat e 26,6% de share
Flor do Mar - 9% de rat e 37,7% de share
Jogo Duplo - 8,3% de rat e 20,7% de share
Caminho das Índias - 5,8% de rat e 23,8% de share
Prós e Contras - 4,1% de rat e 15,8% de share

Notícia - Anunciado Sucessor de José Eduardo Moniz

40 Dias depois do adeus de José Eduardo Moniz, foi anunciada a nova estrutura directiva do canal de Queluz de baixo.

O antigo director interino Luís Cunha Velho foi nomeado pela administração da TVI, como director da nova direcção de coordenação de programas, antena e meios de produção da estação.

Luís Cunha Velho pode ser um desconhecido para o público da TVI mas não o é para os que trabalham no canal. É tido como "um pilar" da estação, onde trabalha desde 1992. Cabia-lhe decidir mudanças na antena, por exemplo.

A nova área terá três direcções, que serão assumidas por Júlia Pinheiro (directora de formatação de conteúdos), Gabriela Sobral (directora adjunta de produção nacional) e Margarida Victória Pereira (directora adjunta da programação internacional). A esta área refere ainda Paulo Soares, responsável pela direcção de audimetria e Research.

Hoje, a apresentação da nova série de "Morangos com Açúcar" inaugurará outro estilo, uma vez que a nova equipa assumiu ontem funções.



Fontes: Jornal de Noticias e Correio da Manhã