10 de junho de 2010

Esqueceram-se de.. Paula Luiz!

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim.

Foi nos corredores da minha faculdade que vi anunciar, num panfleto, que se iria realizar um workshop em teatro, com a actriz Paula Luíz. Quando vi o nome, confesso, não percebi quem era, não imaginei a sua cara, nem procurei perguntar a alguém de quem se tratava. No entanto, quando reparei dias mais tarde na imagem que acompanhava esse mesmo papel, percebi que "essa tal" Paula Luiz tinha integrado o elenco de Anjo Selvagem. Concluí logo que era uma personalidade interessante para relembrar nesta rubrica.

A sua carreira televisiva não é muito extensa. Em 2001 participou em Olhos de Água, no papel de Eduarda. Nesse mesmo ano integrou o elenco de Anjo Selvagem, como Anabela. 2003 foi o ano de O Teu Olhar. Só em 2007 voltou a dar o ar da sua graça em Vingança, na pele de Patrícia Lacerda. No ano seguinte entrou em Resistirei, na SIC, novela que foi retirada do ar antes de ter terminado.


Relembrando-me dos seus papeis, sempre a vi como uma actriz versátil, capaz de interpretar qualquer personagem, fosse ela boa ou má. O seu talento era perceptível nas novelas em que entrou. No entanto, e talvez por alternativa aos convites que lhe foram feitos, percebo que Paula Luíz se "virou" para o teatro.
A sua última peça, foi Crime na Casa do Museu, encenada por Michel Semeão.

Actualmente, e tal como o panfleto publicitava, a actriz dedica-se a formar alunos em teatro. O curso de teatro Espaço Reflexo, terminou a 10 de Junho, e teve a duração de oito meses.
É bastante curioso ver o percurso desta actriz, uma vez que, apesar de não ter uma participação com uma grande destaque numa novela há já algum tempo, nota-se que ela não parou. Fez anúncios, procurou melhorar a sua performance através de workshops, integrou algumas curtas-metragens, e ainda deu a cara por alguns anúncios publicitários.
Paula Luíz é assim, a prova viva de que a vida se contrói para além da televisão.

SÓ Séries - Extra


Já foi divulgado o trailer da nova série da CBS - Hawaii Five-0. Esta produção deverá estrear em Setembro, sendo um remake da série com o mesmo nome, que foi transmitida entre 1960 e 1970, nos Estados Unidos da América.




Sheen a caminho da prisão?


O actor de Dois Homem e Meio, que recenetemente renovou o seu contrato com a CBS, poderá passar uns dias na prisão, devido a uma acusação de violência por parte da sua mulher, Brooke Mueller. Segundo as últimas notícias, a queixa só será retirada após o cumprimento de 45 dias de Charlie Sheen atrás das grades.

Lanterna Verde na TV

O conhecido canal de animação, Cartoon Network, vai adaptar a banda desenhada a história de Lanterna Verde. A série deverá chamar-se Green Lantern: The Animated Series, e só irá ser exibida por volta de Novembro de 2011.

Quiosque: Notícias TV, TV Guia

Paula Santos e Bruno Veloso vão a banhos


Depois de terem recebido os irmãos Ricardo e Pedro Guedes, Marco Horácio e Diana Chaves terão como convidados do especial famosos desta semana os actores Paula Santos e Bruno Veloso.

Os dois jovens divertiram-se a valer e, enquanto ela vai defender a equipa vermelha, ele vai chefiar os azuis.


A não perder, amanhã, após Estás Aqui, Estás Apanhado.

Esta noite..

..às 20:00, no Fecho!

"Hoje, fazia mais episódios de 'Perfeito Coração'", diz Nuno Santos


É já amanhã que a trama que marcou a ficção nacional da estação de Carnaxide se despede dos portugueses.

Inicialmente, Perfeito Coração foi para o ar aos fins-de-semana e, aquando da sua estreia, esta notícia causou reboliço em vários actores, que, embora a compreendessem, criticaram-na. Algum tempo volvido e a história de Leonor e Pedro começou a apaixonar os portugueses, que foram brindados com um novo horário de exibição: de segunda a sexta-feira, em horário nobre, debatendo-se, assim, com a concorrência directa da TVI.


Não fez resultados muito elevados, mas chegou a ser o programa mais visto do dia e, com o passar do tempo, o seu share veio a aumentar progressivamente.


Na hora da despedida, o director de programas da SIC revelou à imprensa a enorme satisfação por Perfeito Coração ter sido um marco na ficção que o canal faz e confessou à TV Guia: "Hoje, fazia mais episódios de Perfeito Coração."


Estará o facto de a trama ter visto as suas gravações terminarem há muito tempo relacionado com esta decisão? E se a telenovela tivesse começado a ser exibida no seu horário actual, teria tido o mesmo sucesso? São perguntas para as quais não existem respostas.


Perfeito Coração, o último episódio, amanhã, entre as 22h45 e as 23h55, na SIC. Não perca!

Fala-se 10/06/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



Nuno Janeiro


Depois de ter terminado o romance que mantinha há vários anos com Sofia Ribeiro, o actor parece já ter encontrado novamente o amor. Foi num dos dias do Rock in Rio que Nuno Janeiro foi visto aos beijos com a também actriz Dânia Neto. As fotos foram publicadas pela revista Flash! E demonstram a existência de muito carinho entre ambos.


Apesar de tudo, nenhum dos dois confirmou a notícia, no entanto, um amigo do actor disse à TV Guia que ele já esqueceu Sofia e que tem passado os dias a trocar mensagens com Dânia Neto.




Ricardo Pereira


O actor e a companheira, Francisca Pinto Ribeiro já escolheram a data do casamento. Será a 17 de Julho, numa quinta em plena planície alentejana que o casalinho trocará juras de amor eterno.


Na cerimónia estarão presentes várias personalidades bem conhecidas dos portugueses, entre os quais alguns actores da TV Globo, colegas de trabalho de Ricardo.


Quiosque: TV Guia, Flash!

E os padrinhos são...


É já no próximo sábado à noite que, tal como vem sendo hábito há muitos anos, desfilarão pela avenida da Liberdade as marchas representativas de vários bairros lisboetas. No final, o grupo de jurados escolherá apenas uma vencedora, no entanto, a participação por si só é já um motivo de orgulho para qualquer um dos marchantes.

À semelhança do que é já uma tradição, cada bairro apresenta uma madrinha e um padrinho bem conhecido do público português. Este ano não é excepção e são várias as caras da televisão portuguesa que desfilam pela avenida da Liberdade. Ei-las:

Marcha Infantil da Voz do Operário (não está a concurso) : Ana Guiomar e Miguel Costa


Marcha dos Mercados (não está a concurso) : Anita Guerreiro e João Carvalho


Alcântara : Linda Rodrigues e Miguel Dias


Alfama : Cinha Jardim e Carlos Mendonça


Alto do Pina: Wanda Stuart


Bairro Alto : Raquel Strada e Pedro Barroso


Baixa : Luís Lourenço


Beato : Mónica Sofia e Quimbé


Bela-Flor : Samanta Castilho e Vítor Ennes


Benfica : Ana Bacalhau e Pedro Martins


Bica : Marina Mota e Tiago Torres da Silva


Carnide : Mané Ribeiro e João Ricardo


Castelo : Oceana Basílio e Romeu Costa


Graça : Carla Andrino e João Manzarra


Lumiar : Paula Marcelo e Paulo Matos


Madragoa : Marta Melro e Pedro Teixeira


Marvila : Vanessa Silva e Rui Santos


Mouraria : Filipa de Castro e Duarte Siopa


Olivais : Anabela Teixeira e António Calvário


Penha de França : Olívia Correia Martins e Carlos Alberto Moniz


Santa Engrácia : Bibá Pitta e Francisco Mendes


São Vicente : Melânia Gomes e Ricardo Castro


De realçar o facto de o padrinho da marcha do Alto do Pina ser o cantor Beto, que faleceu recentemente e que não foi substituído. A marcha fará uma homenagem ao cantor, que muito ajudou este bairro. Já a marcha da Baixa tem como madrinha uma senhora comum, residente no bairro, que fará companhia a Luís Lourenço.

Quiosque: TV Guia, TV 7 Dias

Revista de Imprensa 10/06/2010

Bom dia. Quinta-Feira, 10 de Junho.
Bem-vindo à Revista de Imprensa deste feriado!


Camilo, O Presidente - A incógnita do regresso

Camilo, o Presidente esteve para estrear em Maio mas a visita do Papa Bento XVI ao nosso país levou a direcção de programas da SIC a adiar essa estreia sem, contudo, adiantar nova data... até hoje!
Camilo de Oliveira diz também desconhecer quando é que a nova temporada da sua sitcom vai para o ar, rementendo essa resposta para a direcção de programas: "Desconheço, por completo, o que a direcção pensa sobre esse assunto. Só sei que estou a cumprir com o calendário de gravações previamente estabelecido, e que dos 26 programas previstos, já só faltam gravar 10", esclarece.
Independentemente do dia de estreia, o humorista mostra-se satisfeito com o trabalho que tem estado a desenvolver até agora.
A verdade é que a 2ª série de Camilo, o Presidente está pronta para arrancar, apesar de não se saber quando.

Rita Pereira fala sobre Mel
Com o final de Meu Amor já escrito, Rita Pereira promete reviravoltas surpreendentes para a sua personagem, Mel.
Sem querer desvendar o final, Rita até já tem um eleito para preencher o coração da costureira que ao longo da trama viveu dividida entre o amor de Bernardo (Marco D'Almeida) e Cláudio (Rodrigo Menezes). Mas a preferência da actriz recai sobre o contabilista que desde o início da novela sempre mostrou um carácter intocável e um amor incondicional por Mel: "Gostava que ela ficasse com o Cláudio porque ele merece. Sem dúvida que ele é uma pessoa melhor que o Bernardo que é um desistente e um fraco", defende Rita Pereira que até já fez de par romântico com Rodrigo Menezes em Doce Fugitiva quando encarnava a popular Estrelinha.
Apesar do ritmo intenso das gravações a actriz garante que não está cansada e mostra-se entusiasmada com a gravação dos últimos capítulos da novela: "Estou muito ansiosa. Só faltam três semanas para terminarmos as gravações e agora vou gravar cenas brutais", conta.
CITAÇÃO DO DIA
"Sou muito feliz e realizado"
João Manzarra


CURIOSIDADE DO DIA
Foram aprovadas na passada Terça-Feira em Conselho de Ministros alterações à Lei da Televisão. Entre elas destacam-se a eliminação do limite mínimo de 20 minutos entre as pausas publicitárias. Desta forma, as televisões podem escolher o momento mais apropriado para inserirem publicidade. Esta regra apenas não abrange as obras cinematográficas que, por sua vez, só poderão ser interrompidas em cada período mínimo de 30 minutos.

Quiosque: TV Guia, 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite. A análise, a crítica e a opinião Para lá das 24...

Na passada Sexta-Feira aconteceu algo de bom mas que infelizmente não se voltará a repetir no futuro próximo: o Jornal da Noite da SIC teve uma duração de uns simbólicos 38 minutos! E digo que isto dificilmente se voltará a repetir porque esta curta duração deveu-se simplesmente ao horário nobre da SIC, que naquele dia estava especialmente preenchido.

A verdade é que desde há 10 anos para cá as televisões portuguesas, em especial as privadas, esticam os seus informativos nocturnos ao máximo. Todos nós nos lembramos dos intermináveis Jornais Nacionais de Manuela Moura Guedes no início da década, que durante as cerca de duas horas de emissão (na maioria dos dias) tinham de tudo, até mesmo as últimas sobre os reality shows da estação.
Actualmente é a SIC quem cultiva esse hábito, que apesar de o praticar com um selectividade jornalística significativamente mais apurada que a de Moura Guedes, estica o seu jornal até bem perto das 22h com reportagens, debates ou emissões especiais.

Obviamente que não quero pôr em causa a qualidade do trabalho desempenhado pelos jornalístas que fazem a informação televisiva em Portugal, que curiosamente não é nada má em comparação com os homólogos internacionais. Mas o que ponho em causa é a forma como os nossos telejornais são alinhados e orientados. É perfeitamente incompreensível que jornais tão longos como os portugueses ingorem e remetam para segundo plano temas como o desporto (além futebol), a actualidade internacional, a cultura, a ciência, entre outros, que apenas chegam à antena em ocasiões muito especiais.

Mais uma vez friso que a qualidade do que vemos (mesmo em 'quantidades industriais') é indiscutível, mas para quê tanto tempo dedicado a faits divers, esses sim desnecessários, quando olhando 'lá para fora' conseguimos ver o essencial do dia em pouco mais de meia hora?

Em Portugal também se consegue fazer isso ou até melhor, prova disso foram os 38 minutos de Sexta, que por um dia não se deixaram marcar pelos 90 minutos demasiadamente habituais...!