10 de junho de 2010

Para lá das 24

Boa noite. A análise, a crítica e a opinião Para lá das 24...

Na passada Sexta-Feira aconteceu algo de bom mas que infelizmente não se voltará a repetir no futuro próximo: o Jornal da Noite da SIC teve uma duração de uns simbólicos 38 minutos! E digo que isto dificilmente se voltará a repetir porque esta curta duração deveu-se simplesmente ao horário nobre da SIC, que naquele dia estava especialmente preenchido.

A verdade é que desde há 10 anos para cá as televisões portuguesas, em especial as privadas, esticam os seus informativos nocturnos ao máximo. Todos nós nos lembramos dos intermináveis Jornais Nacionais de Manuela Moura Guedes no início da década, que durante as cerca de duas horas de emissão (na maioria dos dias) tinham de tudo, até mesmo as últimas sobre os reality shows da estação.
Actualmente é a SIC quem cultiva esse hábito, que apesar de o praticar com um selectividade jornalística significativamente mais apurada que a de Moura Guedes, estica o seu jornal até bem perto das 22h com reportagens, debates ou emissões especiais.

Obviamente que não quero pôr em causa a qualidade do trabalho desempenhado pelos jornalístas que fazem a informação televisiva em Portugal, que curiosamente não é nada má em comparação com os homólogos internacionais. Mas o que ponho em causa é a forma como os nossos telejornais são alinhados e orientados. É perfeitamente incompreensível que jornais tão longos como os portugueses ingorem e remetam para segundo plano temas como o desporto (além futebol), a actualidade internacional, a cultura, a ciência, entre outros, que apenas chegam à antena em ocasiões muito especiais.

Mais uma vez friso que a qualidade do que vemos (mesmo em 'quantidades industriais') é indiscutível, mas para quê tanto tempo dedicado a faits divers, esses sim desnecessários, quando olhando 'lá para fora' conseguimos ver o essencial do dia em pouco mais de meia hora?

Em Portugal também se consegue fazer isso ou até melhor, prova disso foram os 38 minutos de Sexta, que por um dia não se deixaram marcar pelos 90 minutos demasiadamente habituais...!

2 comentários:

Carlos Teixeira disse...

Pq continua mos num país um pouco retrogado.... 40 minutos de noticiario era o suficiente! 40 minutos as 13h e outros 40 as 20h!
Para que q existem afinal a sic noticias, rtpn e tvi24?

DS disse...

Excelente Para lá das 24 Pedro! Gostei bastante :)
E tenho de concordar com o Carlos. Se os Jornais demoram tanto tempo, então para quê se apostas nos canais informativos do Cabo? Não deveriam ser estes uma complementaridade à informação dos generalistas? Muitas vezes acabam por ser uma repetição..