9 de maio de 2010

O Melhor & Pior da Semana

PIOR da SEMANA - TVI
Se no passado fim de semana tudo tinha corrido bem ao Jornal Nacional, a verdade é que a partir de Terça-Feira o cenário inverteu-se e o bloco informativo de Pedro Pinto começou a vacilar e acabou a semana a perder para o Telejornal e o Jornal da Noite!

O Melhor & Pior da Semana

PIOR da SEMANA - RTP 1
A boa apresentação não é tudo num programa de televisão. O exemplo disso é Portugal no Coração, que na passada Quarta-Feira agarrou apenas 150 000 espectadores. O que para as 17 horas da tarde é bastante pouco. Mudanças precisam-se nas tardes do Canal 1!

O Melhor & Pior da Semana


Esta de regresso para a análise ao pior da semana da SIC, RTP 1 e TVI, respectivamente.
PIOR da SEMANA - SIC
É a principal dor de cabeça de Nuno Santos, ou supostamente devia ser. No horário das 19:00 Nós Por Cá nunca deu cartas, mas nos últimos meses o programa foi de mal a pior. Veja-se, por exemplo, na última Segunda-Feira obteve uns mínimos 15% de cota de mercado, o que é péssimo para a SIC neste horário fulcral que antecede o horário nobre.

O Protagonista


Boa noite. O Protagonista desta semana não é uma pessoa, nem duas nem três. São várias. Afinal, quem será a próxima grávida de 2010?

A verdade é que foram já, desde o ano passado, muitas as personalidade que anunciaram estar de esperanças. Andreia Dinis, Inês Castel-Branco, Rita Ferro Rodrigues, Cláudia Vieira, Rita Andrade, Marta Fernandes, Mafalda Vilhena, Rita Mendes, entre outras.
A última a chegar à redacção do Televisão-Opinião foi Cláudia Borges, grávida de três meses.

E é impressão minha ou há aqui qualquer coisa de estranho? Será que reproduzir está agora na moda? Nunca na minha vida vi tantas famosas a engravidarem ao mesmo tempo. De tal maneira que, quando abro uma revista, já estou a imaginar qual será a nova personalidade que me vai aparecer numa fotografia com o seguinte título "Estou grávida, e sinto-me super feliz!".

Serão os ordenados a subir, proporcionando este uma boa qualidade de vida às actrizes e apresentadoras do nosso país? Ou será tudo apenas uma coincidência?

Certo é que ainda nem a meio do ano vamos, e, no meu ver, este "baby boom" poderá ser um claro objecto de estudo. Tendo por base a tinta que as grávidas têm vindo a fazer correr na imprensa, torna-se óbvio perguntar, e tal como o Tiago fez num post: "Quem será a próxima?".

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada da Diário de Notícias.
Às 21:00, fique a par do Protagonista da semana.

Últimos

Se não os podes vencer, junta-te a eles." O conselho popular vem do tempo das nossas avós, mas a SIC voltou a provar esta semana que o ditado continua muito em voga. Ainda na segunda-feira dei por mim a ver um episódio da excelente Viver a Vida (indiscutivelmente, para mim, a melhor novela que está no ar na televisão portuguesa) e lá estava no canto superior esquerdo as duas palavrinhas mágicas "ÚLTIMOS EPISÓDIOS".

A ideia foi banalizada por José Eduardo Moniz para captar a atenção dos espectadores da TVI para a sua ficção. Tinha de se pôr lá qualquer coisa: ou "episódio especial", ou "antestreia", ou "episódio inédito" (como se isso fosse algo absolutamente surpreendente) ou o tal "últimos episódios". Acontece que, na maior parte das vezes, a chamada de atenção prolongava-se por uma, duas ou mesmo três semanas. Na prática, podiam ser "quase, quase... os últimos episódios", mas como ficava muito grande, decidiu-se abreviar. Mesmo que fosse só para ludibriar o espectador. Em bom rigor, não é mentira: depois de uma estreia, os episódios que se seguem são sempre os últimos. Os últimos 180, os últimos 100, os últimos 50… Até ao último.

Viver a Vida só deverá acabar na SIC 15 dias depois de chegar ao fim no Brasil, onde o último capítulo da história de Manoel Carlos termina na próxima semana. Portanto, os portugueses só se despedem de Luciana e seus pares lá para o final do mês. Nada disso, porém, interessa. O que são, afinal, três semanas? Cerca de 20 episódios? E daí? Não são os últimos? Parece que sim...

Sport Lisboa e Benfica campeão!

O Televisão-Opinião congratula o clube da Luz por ter vencido a época de 2009/2010.
Parabéns igualmente ao Sporting de Braga, pelo magnífico desporto que praticou!

Às 21:00..


..fique a par do Protagonista da semana!

RTP grava tema de apoio à selecção


A estação publica é a televisão oficial do Campeonato do Mundo da Africa do Sul e, como não podia deixar de ser, preparou um hino especial, interpretado por várias caras da estação. A letra é da autoria do jornalista João Pedro Mendonça e o tema chama-se Ligados a Portugal.

O vidioclip foi gravado num pequeno espaço relvado, com minibalizas e irá passar nos ecrãs da RTP durante os próximos tempos. Com cachecóis aos ombros, a maioria dos intervenientes deixou-se levar pela boa disposição e deu toques na bola, enquanto entoava a música.


Catarina Furtado, Isabel Figueira, Sandra Felgueiras, Diamantina, Marta Leite Castro, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, Francisco Mendes, João Baião ou Bruno Nogueira foram alguns dos participantes.


Quiosque: 24 Horas

Tomás Alves em “Lua Vermelha”


Os próximos capítulos da trama de fim-de-semana da SIC ganharão ainda mais acção. É que está a chegar um novo vampiro, Vítor, interpretado por Tomás Alves. Irmão de Afonso, os dois jovens foram tornados vampiros simultaneamente, todavia, Vítor esteve preso durante 85 anos e regressa à história para se vingar e ir atrás de Isabel.


Este é também o regresso à televisão do actor, que ultimamente tem estado a trabalhar em teatro e cinema, e cujo último projecto no pequeno ecrã fora em Rebelde Way, do mesmo canal.


Quiosque: Telenovelas

Propostas a Iva Domingues

Iva_Domingues

A Notícias TV desta semana, entrou em contacto com Iva Domingues, para saber o que tem feito esta nos últimos tempos. A ex-apresentadora de Quem Quer Ganha confessou que tem escrito e lido muito, e que esta pausa lhe continua a saber bem: "Faz parte da profissão para, fazer um interregno para depois aparecer em força. Já faltou mais para voltar à TV, mas não posso falar".

Iva Domingues esclareceu ainda o seguinte: "Foi-me proposto um programa e nas condições em que me foi proposto eu não aceitei" -referia-se provavelmente ao facto de ter rejeitado conduzir a segunda temporada de Noticias das Estrelas, do TVI 24.

É caso para dizer: mais pormenores, no próximo episódio!

Quiosque: Notícias TV

Diana Chaves substitui Andreia Diniz


Perfeito Coração entrou na recta final e, como não poderia deixar de ser, a SIC já prepara a sua substituta. Ainda sem nome decidido, o certo é que a nova trama terá a assinatura de um guionista da SP Televisão e será produzida pela mesma empresa.

Ao contrário do inicialmente previsto, ainda não será desta que Andreia Diniz chegará ao papel de protagonista, uma vez que anunciou esta semana o seu estado de graça. Ainda assim, é provável que faça uma pequena participação.


Apesar de tudo, a estação de Carnaxide não baixou os braços e parece já ter encontrado uma solução. Segundo a revista TV Guia, a personagem principal será interpretada por Diana Chaves. Se esta noticia se confirmar, a actriz terá que conciliar as gravações da nova trama com as da segunda temporada de Salve-se Quem Puder.


Na nova telenovela, cujo arranque será para prevê, deverão ainda participar vários actores de Perfeito Coração, bem como outros de Lua Vermelha ou de séries da RTP.


"Viver a Vida" e "Caminho das Índias destinguidas


Depois dos Prémios TV Globo 2010, foi a vez de a revista brasileira Contigo! Distinguir os melhores da televisão brasileira. Numa cerimónia semelhante aos Globos de Ouro portugueses, os vencedores foram:


Melhor Actriz: Alline Moraes, Luciana em Viver a Vida


Melhor Actor: Mateus Solano, Jorge/ Miguel em Viver a Vida


Melhor Actriz Secundária: Dira Paes, Norminha em Caminho das Índias


Melhor Actor Secundário: Bruno Gagliasso, Tarso em Caminho das Índias


Melhor Actriz Revelação: Adriana Birolli, Isabel em Viver a Vida


Melhor Actor Revelação: Fiuk, Bernardo em Malhação


Melhor Actriz Infantil: Klara Castanho, Rafaella em Viver a Vida


Melhor Actor Infantil: Cadu Paschoal, Hari em Caminho das Índias


Melhor Telenovela: Caminho das Índias


Melhor Série/Minissérie: Maysa – Quando Fala o Coração


Melhor Argumentista: Gloria Perez, Caminho das Índias


Melhor Realizador: Jayme Monjardim , Maysa – Quando Fala o Coração


Prémio Carreira: Tony Ramos

Parabéns, Patrícia Henrique!

Foi há 35 anos que nasceu uma das mais recentes apresentadoras da nossa televisão. Apesar de ainda não ter tido uma grande oportunidade, Patrícia Henrique mostrou todo o seu talento em Quando o Telefone Toca, que terminou recentemente na estação de Carnaxide. Resta agora esperar pelo seu regresso ao ecrã. Pode ser que a SIC lhe dê um presente de aniversário especial.

Mas, como hoje é dia de festa, o importante é desejar as maiores felicidades à apresentadora. É que não é todos os dias que se celebram 35 primaveras. Parabéns, Patrícia Henrique!

Marinho Pinto em "Sinais de Fogo"


Depois de ter provocado um dos momentos mais altos em televisão, aquando da sua presença no Jornal Nacional de 6ª Feira, onde entrou numa luta acesa de palavras com Manuela Moura Guedes, o bastonário da Ordem dos Advogados estará amanhã em Sinais de Fogo.

Sem papas na língua, Marinho Pinto irá falar com Miguel Sousa Tavares sobre a situação actual da justiça portuguesa e as relações entre juízes e advogados.

Já sabe, é amanhã, após o Jornal da Noite, pelas 21 horas, na SIC

Quiosque: 24 Horas

O Melhor & Pior da Semana

MELHOR da SEMANA - RTP1
A liderança do bloco informativo matinal da estação pública é incontestável. E nesta semana foi possível observar esse domínio. Nos dois dias em que conseguiu entrar no TOP 10 da RTP 1, Bom Dia Portugal apresentou shares bem altos, acima dos 35%. Não há margem para dúvidas!

O Melhor & Pior da Semana


MELHOR da SEMANA - SIC
Nos últimos dois dias da passada semana o principal bloco informativo da SIC conseguiu liderar no horário, apesar da péssima herança deixada pelo Nós Por Cá.
Concordando-se ou não, a verdade é que a sua duração (até bem perto da 22:00h) ajuda e bastante nas contas finais, acabando por prejudicar o próprio resultado de Mar de Paixão.

O Melhor & Pior da Semana

Bom Dia. Mais um Domingo, mais um O Melhor & Pior da Semana!
Até às 12:00 o melhor da passada semana na TV portuguesa.


MELHOR da SEMANA - TVI
Mais uma semana e o programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira mantém-se na frente. Nem com a subida de Companhia das Manhãs (com Vanessa Oliveira na co-apresentação, durante esta semana) o programa sofreu, acabando por apenas num dia partilhar a liderança, mas com a Praça da Alegria.