28 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Outubro


Era umas das estreias mais aguardadas para a rentrée de 2010. No meio de uma série de apostas fortes, Secret Story – A Casa dos Segredos era a cereja no topo do bolo de uma TVI que se prometia bem apetrechada para a próxima temporada. Estreou no início de Outubro na estação líder em Portugal e marcou, irremediavelmente, esse mesmo mês.
.

Secret Story – A Casa dos Segredos



Há muito que se falava e desejava o regresso de um novo reality-show para a televisão portuguesa. Com a última edição do Big Brother datada de 2003, era consensual a ideia de que um novo programa do género fazia falta e continuava a ter um espaço reservado na televisão generalista nacional. E com a chegada de André Cerqueira à direcção de programas da TVI, esta hipótese de regresso voltou a ganhar um outro fulgor.

Foi em Maio quando Cerqueira acendeu o rastilho. Na apresentação da novela Espírito Indomável, o recém-chegado director de programas afirmou à imprensa que “se nós acreditarmos que o público quer de volta uma coisa que é uma marca da TVI como um reality-show, a TVI o fará”. E bastaram poucos meses para que o tão ansiado reality-show, bem ao estilo do Big Brother, regressa-se ao activo.


O Verão foi, todo ele, rico em especulação por parte da imprensa. Primeiro era o formato Big Brother que estrearia em Setembro, depois já era Secret Story. E na apresentação, tanto estava garantido o regresso de Teresa Guilherme, como a estreia nestas lides de Fátima Lopes. Muita foi a quantidade de tinta que este tema deixou correr, mas só com o aproximar da data de estreia é que os pormenores acerca deste novo e arrojado formato começaram a ser descobertos.



Ao contrário do trivial Big Brother, Secret Story vai muito para além da fórmula de sucesso: fechar um grupo de concorrentes numa casa vigiada 24 horas por dia. Neste formato, que obteve um estrondoso sucesso em França, há uma maior parafernália em torno do jogo, baseada maioritariamente no facto de cada concorrente ter um segredo que deve esconder minuciosamente aos restantes companheiros de casa. Para além disso, a própria produção do reality é muito mais perspicaz e interventiva no dia-a-dia dos concorrentes. Exemplo disso é a existência da Voz, um interveniente que no formato Big Brother nunca obteve especial relevo.

Depois de sucessivos adiamentos, finalmente chegava o tão ansiado domingo, 3 de Outubro. Com Júlia Pinheiro, Pedro Granger e Leonor Poeiras nos comandos das galas e dos vários blocos deste concurso, Secret Story começava então a marcar presença na grelha da TVI, aliás, estação essa que sempre foi conhecida como a “televisão dos reality-shows”


Dez anos depois, e apesar de um impacto e de uma popularidade abissalmente mais fracos do que o antecessor, Big Brother, Secret Story – A Casa dos Segredos conseguiu impor uma “nova era” nos reality shows. “Nova era” essa que prescinde de limites mínimos de bom senso e de princípios para dar lugar a uma atraente e arrojada nova filosofia que não impõe regras num jogo onde vale rigorosamente tudo.

Estreou em Outubro, mas Secret Story marcou inevitavelmente o ano televisivo.

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries!
Com o ano novo quase a chegar, novas séries chegam à televisão – hoje falamos de “Defesa à Las Vegas”, a nova série do canal FOX!

Quando se trata de representar os seus clientes, Nick (Kim Belushi) e Pete (Jerry O´Connell), adovogados de defesa em Las Vegas, vão até ao limite. Nick é um homem simples, sincero e charmoso, que aplica as suas melhores habilidades, independentemente do caso ser grande ou pequeno. Por outro lado, Pete é um homem fascinado por mulheres bonitas, carros rápidos e roupas caras, embora partilhe com o seu parceiro da firma que ambos lideram o amor à lei.

A juntar-se à trama temos Lisa Tyler (Jurnee Smollett), uma entusiástica jovem advogada que procura a todo o custo libertar-se dos fantasmas do passado, onde outrora ganhara a vida como dançarina exótica. Paralelamente, temos Zoey (Tanya Fischer), uma doce e ingénua mulher que anseia agradar os seus chefes.
Enquanto a sorte parece estar dos seus lados no campo profissional, os dois parceiros não têm mãos a medir com os problemas nas suas vidas pessoais. Enquanto Nick foca a sua atenção em reparar o seu frágil casamento e aproximar-se da sua esposa e filho, Pete continua a tentar encontrar a sua nova conquista amorosa num bar de strip em Las Vegas.

Independentemente de qual seja o crime, Nick e Pete anseiam provar o seu valor num meio tão competitivo, indo até ao fim do mundo pelos seus clientes.

Repleta de humor irónico e subtil, os nossos leitores podem esperar uma grande comédia dramática, onde não faltarão momentos hilariantes. No próximo dia 5 de Janeiro, às 21:30, no canal FOX!

Um bom ano para todos os leitores, voltamos em 2011 com mais um SÓ Séries!

Falar Televisão


Agora é que Conta


A partir do dia 3 de Janeiro Fátima Lopes vai finalmente dar provas do seu trabalho enquanto comunicadora da TVI. Sem Júlia Pinheiro por perto, a antiga "rainha das manhãs" vai dar cartas nas tardes do canal da Media Capital. Com uma herança fortíssima de As Tardes da Júlia, muitas são as dúvidas em relação ao sucesso de A Tarde é Sua. Afinal, depois de três anos habituados a um talk-show, os telespectadores nacionais vão mudar a sua companhia de um ano para o outro, aliás, de um dia para o outro. Se a 30 de Dezembro os portugueses podem ainda contar com Júlia Pinheiro, a 3 de Janeiro, tudo será diferente. Apesar de compreender que, no que toca ao mercado das transferências, poucas serem as fugas de informação que possam acontecer, neste caso, penso que elas sejam necessárias. Sinto aliás um certo dejá vu, que me leva a querer que Júlia Pinheiro não se despedirá do formato pelo qual deu cara durante largos meses. Um "Até já" seria sensato. Uma explicação seria o mais correcto.

Será que a apresentadora vai seguir o mesmo caminho de Fátima Lopes e não se despedir daqueles que contribuíram para o seu sucesso? Será que a estação de Queluz de Baixo não irá dar-lhe essa oportunidade?
Questões à parte, uma coisa é certa: Fátima Lopes entra em 2011 com uma árdua tarefa: surpreender os seguidores da TVI. Depois de ter encarado o Agora É Que Conta como um passatempo, a apresentadora vai passar a ter um cargo de imensa responsabilidade. Com a saída de Júlia Pinheiro, Fátima Lopes vai ser a sua sucessora, não só nas tardes mas também nas noites. A nova estrela maior de Queluz de Baixo? Talvez. O certo é que para os que disseram que a comunicadora não tinha lugar na TVI, o mercado de transferências acabou por surpreende-los. Resta agora esperar pelo dia 3 de Janeiro... para tudo mudar!

Isaac Alfaiate e Mafalda Matos juntos em “Anjo Meu”



Depois de terem protagonizado a quarta temporada de Morangos com Açúcar, os dois actores preparam-se para voltar a trabalhar juntos e vão, novamente, fazer par romântico.


A notícia é confirmada pela edição desta semana da revista TV 7 Dias que conta um pouco mais das tramas que farão parte de Anjo Meu. Assim, na telenovela que substituirá Mar de Paixão, Mafalda Matos dará vida à jovem Maria Francisca, filha de Felicidade (Cristina Homem de Mello) e Libório (Nuno Melo) e irmã de Maria Clara (Sofia Arruda). Provocadora, ambiciosa e bastante sensual, Maria Francisca gosta de servir-se dos homens e tê-los a seus pés. E consegue fazer isso com todos, excepto com o seu verdadeiro amor, Vasco, personagem de Isaac Alfaiate. Por amor, a rapariga acabará por mudar a sua maneira de ser, com o decorrer da história.


Está prometido muito romance, com um casal que fez sucesso entre os mais pequenos, nos anos de 2006 e 2007.


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite..



... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Margarida Marinho será “mãe” de Rita Pereira

meu_amor_emmy


Depois do sucesso alcançado em Meu Amor, as duas actrizes preparam-se para voltar a trabalhar juntas e, novamente, numa trama de António Barreira, tal como a imprensa vem garantindo nos últimos dias.


Ainda assim, desta vez, o desafio será diferente. É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, na substituta de Espírito Indomável, a vilã interpretada por Rita Pereira será filha da personagem de Margarida Marinho, depois de as duas actrizes terem dado vida a duas aliadas na primeira telenovela portuguesa a conquistar um Emmy Internacional.


Uma história que promete captar a atenção dos portugueses do primeiro ao último episódio. As gravações arrancam já em meados de Março e a tarefa de substituir a actual líder de horário nobre será bastante complicada!


Quiosque: TV 7 Dias

Pai de Neemias acusa produção de “Ídolos”!

neemias_silva


Foi desde o primeiro instante um dos concorrentes mais falado desta quarta temporada do talent-show da SIC e, na hora do adeus não poupou nas críticas. Agora, três semanas depois da expulsão de Neemias Silva, o seu pai acusa a SIC e Fremantle de manipulação.


“O meu filho foi um dos candidatos mais perseguidos no programa. Ele não foi expulso pelo público, ele foi posto na rua pela produção. Eles jogaram muito sujo. Não sei porque é que isso aconteceu, talvez os senhores da SIC já estivessem fartos dele”, diz Marcelo Martini à TV 7 Dias desta semana, durante a festa de aniversário do filho.


E, a terminar, explicou ainda os motivos pelos quais o jovem de Oliveira do Hospital não tem marcado presença nas galas: “O Neemias não vai às galas porque, como é óbvio, ‘rolou’ um mau clima no dia em que ele saiu do programa. Ele só vai estar presente na última gala porque o contrato assim o exige”.


Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 28/12/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Rui Unas


O apresentador da SIC Radical recebeu um presente de Natal antecipado. É que o pequeno Rafael decidiu pregar uma partida aos pais e ainda veio a tempo de celebrar a quadra festiva.

Foi no passado dia 20 que Hanna deu à luz, num hospital particular da capital, o segundo filho de Rui Unas, que “nasceu com 3.800Kg, 51 cms, saúde e quase a andar”, disse o humorista, bem-disposto, à Nova Gente.

Cláudia Vieira


Prestes a terminar mais um ano recheado de sucessos, tanto a nível pessoal, como profissional, a actriz e a presentadora prepara-se agora para um merecido descanso ao lado de Pedro Teixeira, tal como a própria garantiu em entrevista à Vidas:


"Ainda estamos a decidir se a Maria vai ou não. Não se trata de uma questão de precisarmos de estarmos sós, mas faz parte. Um casal não se pode esquecer de namorar. Acho que é importante não ter sempre a nossa filha connosco."

O destino, esse, é que ainda continua no segredo dos deuses.


Quiosque: Vidas, Nova Gente

José Eduardo Moniz em Março na SIC?

joseeduadomonizz


Os últimos reforços da estação de Carnaxide poderão estar prestes a receber o “treinador ideal”. É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, as chegadas de Júlia Pinheiro, Gabriela Sobral e Manuela Moura Guedes poderão trazer “água no bico”.


Como é do conhecimento geral, estas três mulheres têm algo em comum que salta à vista de todos: são mulheres de confiança de José Eduardo Moniz e fizeram parte do seu dream team, em Queluz de Baixo. Assim, a referida revista adianta que as mudanças para Carnaxide poderão culminar com a chegada há muito que falada do homem que fez a TVI renascer das cinzas.


E há ainda que ter em conta que o contrato do marido de Manuela Moura Guedes com o grupo Ongoing chega ao fim em meados de Março do próximo ano e há algum tempo que José Eduardo Moniz tem vindo a manifestar vontade de regressar às suas funções do passado.


Para além disto, caso o governo de Sócrates caia e o Pedro Passos Coelho seja eleito novo primeiro ministro, é quase certo que Luís Marques, conhecido simpatizante do PSD, regresse à televisão pública e leve consigo Nuno Santos…

É caso para dizer, “aguardemos por cenas dos próximos episódios”.


Quiosque: TV 7 Dias

Ex-concorrentes acreditam na vitória de Ana Isabel

ana_isabel

Foi desde o inicio a concorrente que maiores ódios gerou. No entanto, com o decorrer do concurso mostrou-se como uma das mais fortes jogadoras. Apesar de toda a polémica, a maioria dos jovens que já saiu da Casa dos Segredos acredita que será Ana Isabel a conquistar os 50 mil euros na noite de passagem de ano.


É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que cada um dos ex-concorrentes falou sobre quem será o vencedor de Secret Story. O primeiro a sair, Mário Lima, não resistiu a lançar farpas: “Quem gostaria e acho que vai ganhar é o Ivo ou a Vera, porque se for a Ana é uma vergonha para a TVI”. Opinião semelhante tem o gémeo Renato: “Torço pela Vera ou o Ivo, mas quem ganha é a Ana, porque tenho grandes dúvidas sobre as votações”, frisou.


Quem também concorda com os gémeos é Daniela, que afirmou: “Gostaria que ganhasse a Vera ou o Ivo, mas penso que será a Ana Isabel, infelizmente”. Por outro lado, aqueles que foram os maiores aliados da estudante de direito acreditam na sua vitória. Vítor garante: “O público diz que ganha o António, mas claro que para mim, seria a Ana, por ser a pessoa que me está mais próxima e quem entrou comigo no jogo”. Também Hugo F acredita na amiga: “Acho que vai ganhar a Ana e, sinceramente, é aquela que quero que ganhe. Vou votar nela”, explicou. Também Catarina defende a líder dos Toupeira, uma vez que “A Ana é uma lutadora e merece ganhar. Tenho um carinho especial pelo Ivo, mas estou a torcer pela Ana”. Quanto a Jade, o voto é o mesmo: “Acho que ganha a Ana e estou a torcer por ela, é minha amiga, uma grande jogadora e nunca prejudicou ninguém”.


Apesar de ter sido uma das concorrentes mais ligadas à jovem de Guimarães nos últimos tempos, Andreia está dividida: “Gosto muito da Ana, mas acho que quem ganha é o Ivo e eu adoro-o. Os portugueses gostam muito dele, pelo que já percebi… vou votar nos dois”.

Quanto a Hugo M e Joana continuam a torcer por Vera: “Gostaríamos que ganhasse a Vera, por ser uma amiga espectacular. Apesar disso, é o António quem mais merecia, mas vai ser a Ana Isabel, infelizmente”.


Por fim, Doriana, que sempre elogiou Ana Isabel, não está confiante: “Quem vai ganhar é o António, infelizmente, mas gostava que fosse a Ana, porque é excelente jogadora, forte e inteligente”. Também Zé Miguel vota no pastor de Baião: “Eu quero e acredito que o António ganhe. Vou votar nele e fazer propaganda”, garantiu.


Ficou a faltar a opinião de Vasco, um dos mais polémicos jogadores… fora da casa.

O certo é que de entre os quatro finalistas, apenas um poderá levar os 50 mil euros para casa…


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 28/12/2010

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Ruy de Carvalho exclusivo da TVI por mais dois anos!

É um dos mais aclamados actores da nossa praça e tem estado, quase desde sempre, ligado à estação de Queluz de Baixo. Embora a SIC tenha feito uma espécie de rusga recente no canal, Ruy de Carvalho não seguirá essa “onda”.

É em entrevista à Correio TV desta semana que o actor confessa que prolongou o seu vínculo de exclusividade com a TVI: “Não me acenaram com nada, mas também não estou livre. Assinei contrato por mais dois anos há pouco tempo, antes destas mudanças todas.”, começa por dizer, acrescentando ainda: “Eu estou na minha casa, naquela onde estou em exclusividade.”


Ainda assim, confrontado com um possível convite para trabalhar com a SP Televisão, Ruy de Carvalho foi peremptório: “Fui para NBP (hoje Plural), através do António Parente (director da SP Televisão), o grande nome da constrição da novela em Portugal. Ele saiu e eu fiquei. Agora não aceito desafios porque tenho um contrato. Quando me ‘descontratarem' que me convidem. Se eu ainda poder trabalhar (risos). Se ainda puder ser actor, sou.”, confessou.

É caso para dizer que “Ruy de Carvalho continuará na TVI”.


10 aniversário traz uma SIC Notícias de cara nova!

É já no próximo dia 8 de Janeiro que o primeiro canal por cabo do universo SIC celebra uma década de existência. Como é uma data que não pode deixar de ser celebrada, os responsáveis pela estação prepraram já várias surpresas.

Assim, no sábado, dia 8 de Janeiro, um novo estúdio, totalmente equipado em alta definição com cerca de 200 metros quadrados chegará aos televisores dos portugueses. Tudo isto permitirá uma SIC Notícias mais operacional e com uma maior capacidade de actuação.


A justificação é simples e foi dada por António José Teixeira, director da estação, durante a apresentação à imprensa destas novidades, em entrevista ao Diário de Notícias: "A SIC Notícias é uma marca sem igual na televisão portuguesa, mas nós queremos abrir a nossa antena à sociedade civil, a novas instituições", explicou o responsável.

Para além de tudo isto, o canal pretende ainda o reforço da “proximidade com os portugueses". Assim, ao longo da próxima semana, a Edição da Manhã e a Edição do Meio Dia serão transmitidos em directo a partir do Porto, Covilhã, Coimbra, Évora e Faro.


Para além de tudo isto, muitas surpresas estão reservadas para os telespectadores do canal por cabo.


CITAÇÃO DO DIA:


“Não me chegou nenhuma incomodidade (sobre a contratação de Manuela Moura Guedes)”


Alcides Vieira

Curiosidade do dia:


A viver nos Estados Unidos há já três anos, Daniela Ruah não perdeu tempo e já ensinou algumas expressões tipicamente portuguesas aos colegas de Investigação Criminal Los Angels, como algumas asneiras e o típico “tá-se bem”. Uma prova de que a actriz não esquece as suas origens e que mantém a sua língua materna bem presente!

Quiosque: Diário de Notícias, Notícias TV, Correio TV

A partir de Segunda-feira, “A Tarde é Sua”, na TVI!

fatimalopestvi

É já no primeiro dia útil de 2011 que chega à estação de Queluz de Baixo um novo programa das tardes. Com a saída de Júlia Pinheiro da TVI, Fátima Lopes prepara-se agora para substituir a colega, algo que já aconteceu no passado.


Assim, As Tardes da Júlia vão dar lugar a A Tarde é Sua, um formato em todo semelhante ao antecessor, apenas com algumas diferenças a nível cénico, uma vez que o estúdio será em tons de vermelho, segundo adianta uma fonte da TVI ao Diário de Notícias desta terça-feira, e no que à sua cara diz respeito. Ainda assim, o cenário será provisório, uma vez que a meio do ano o programa poderá sofrer algumas alterações.


Ainda segundo a mesma fonte, “A Fátima tem tido intervenção nos conteúdos porque é uma excelente profissional. Este é um formato que se adapta perfeitamente às suas características”. Ainda assim, o referido jornal não conseguiu obter nenhum comentário da comunicadora, que se tem mantido incontactável.


Para além de tudo isto, haverá também um novo passatempo, que substituirá o célebre Casar e Ganhar. Agora denominado de Estrelas da Tarde, o pequeno concurso passará a dar um prémio monetário maior, apesar de continuar a apostar nos rostos populares do canal. Quanto à produção e equipa de conteúdos serão as mesmas de As Tardes da Júlia, até porque Fátima Lopes já está totalmente familarizada com o seu novo grupo de trabalho.


Começa assim o coutdown para as novas tardes de Queluz de Baixo, agora que a apresentadora de tantos anos está de malas aviadas para a concorrência. E o que esperar deste regresso de Fátima Lopes aos formatos talk-show? Segunda-feira é o dia D!


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

"Polícia" de bom gosto

Gente da Minha Terra (SIC Radical) não foi um prodígio de bom gosto. Não falo das piadas sobre a ilha Terceira: apesar de terceirense, permaneço convicto de que os meus vizinhos foram tacanhos e mesquinhos ao queixarem-se da sátira à suposta "grande concentração de homossexuais" existente na ilha. Outras piadas, no entanto, chocaram a minha sensibilidade.


Tenho dificuldades, confesso, em rir-me do humor sobre crianças raptadas ou com cancro, para citar apenas dois exemplos. E nem sempre (nem sempre, repito) foi com especial prazer que assisti ao programa de Rui Sinel de Cordes.


Mas isso é um juízo de gosto. Se gosto, vejo. Se não gosto, não vejo - e se, mesmo não gostando, tenho de ver, então é porque estou a trabalhar. Coisa diferente é esta deliberação da ERC que manda a SIC Radical "abster-se" de emitir episódios do programa com "conteúdos que desrespeitem a dignidade de pessoas".


E outra coisa ainda, quanto a mim grave, é Azeredo Lopes vir entretanto a público defender a deliberação com frases como: "No que toca ao humor, a liberdade de expressão não é ilimitada."


O único limite à liberdade de expressão de uma pessoa, nos domínios do humor como em qualquer outro, é a liberdade da pessoa seguinte. Em Gente da Minha Terra pode haver ofensas à sensibilidade seja de quem for, mas não há, seguramente, ofensas à liberdade de quem quer que seja. E, mesmo que houvesse, não deveria caber a uma instituição como a ERC policiá-las. Estaríamos, quando muito, a falar de matéria para os tribunais.


A ERC está a descambar - e está a descambar perigosamente. Tal como, a partir do momento em que foi criada, era inevitável que acontecesse.