22 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Julho



Dizem que o número sete é dotado de muita mística e que é o número da sorte para muito boa gente. Pois, parece que este ano de 2010 teve um mês sete bastante produtivo. Gabriela Sobral deixou a TVI, António Feio despediu-se dos portugueses, Achas que Sabes Dançar chegou ao fim e Projecto Moda estreou na RTP. Ainda assim, houve alguém que marcou ainda mais este sétimo mês do ano e esse alguém é, claro está, Fátima Lopes!

Ainda hoje me recordo do Vida Nova de dia 2 de Julho. Tal como sempre fizera, a apresentadora despediu-se dos telespectadores com um simpático “até segunda, bom fim-de-semana”. Mal imaginava eu que no dia seguinte aquilo que ninguém esperava se tornasse numa realidade: Fátima Lopes rescindira o contrato com a SIC e estava a caminho da rival TVI. Ainda hoje não percebo como digeri esta notícia. Fui de imediato comprar os jornais e deparei-me com a triste realidade. Não, não era mentira. Aquela que era, há já algum tempo, “a cara da SIC” estava mesmo de saída.


Muito aqui falei sobre este tema. As razões que a teriam levado a trocar de camisola, a deixar o canal que a ajudou a ser quem é na actualidade. Os projectos que se seguiriam na sua carreira. O impacto que tudo isto teve na sua vida. Muito se especulou, muito se escreveu e, tal como sempre acontece, nunca se chegará a saber a verdade total.

Ainda assim, dentro de tudo isto, o mais triste mesmo foi a forma como tudo se passou. A indiferença com que tal situação teve junto da apresentadora (acredito que lhe tenha custado muito, mas não o passou cá para fora), a forma como tudo se processou. Fátima chegou a dizer, em entrevistas, que a SIC não a deixara despedir-se do seu público e mostrou arrependimento por tal situação. Não sou nada nem ninguém para a julgar, muito pelo contrário, mas convenhamos que as coisas poderiam ter sido tratadas de outra forma. E é claro que por parte da administração de Carnaxide também.


Mas o sentimento de perda, a tristeza de muitos fãs, onde eu me incluo, por tudo o que se passou foi imensa. Mas, Fátima Lopes era mais do que a SIC, era mais do que a apresentadora actual das tardes do canal: ela era uma das comunicadoras que melhor faz aquilo que muitos tentam fazer: apresentar e interagir com o seu público. E por isso, por ser quem é, por ser uma mulher de que é difícil deixar de se gostar, hoje está no lugar em que está e continua a ter uma grande legião de fãs, no Facebook são já quase 5000.

Esteja ela na TVI, na SIC, na RTP, na Globo, na TV E. Ela será sempre a nossa Fátima Lopes e não tenho dúvidas de que não sou o único a ter esta opinião.


Foi por tudo isto, pelo impacto que teve junto da crítica, por ter aberto uma verdadeira “guerra” entre as televisões privadas portuguesas, por ter desencadeado a desconfiança de “quem virá a seguir”, que a ainda apresentadora de Agora é que Conta é a escolhida para Protagonista de Julho. Ela que, mais do que ninguém, sabe perfeitamente o impacto que este sétimo mês de 2011 teve na sua vida, na sua carreira, no seu futuro. E que grande que é Fátima Lopes.

Curioso mesmo é o facto de se preparar para voltar a fazer algo que já fez na sua anterior estação. Mas isso, isso são outras conversas…

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Entrelaçados


A Rapuzel que conhecemos da nossa infância já lá vai.
Destronada por uma adolescente energética de mágicos cabelos loiros com um comprimento inacreditável, desta vez Rapunzel não é a donzela em apuros, mas sim a raptora do seu principe encantado.
Flynn Rider, o bandido mais procurado (e também o mais encantador) vê-se entre a espada e a parede e acaba por fazer um acordo com Rapuzel, que procura desesperadamente uma saída para fora da torre que a impede de gozar a liberdade.
Esta dupla pouco comum lança-se numa fuga radical na qual participam um super cavalo policia, um camaleão mega protector e um impaciente gang de rufiões.
Os contos de fadas já não são o que eram, mas é sempre divertido podermos ver a evolução de aventuras para nós tão tradicionais.
Os principes encantados são agora salteadores e as princesas deixam de ser angelicais raparigas, para se tornarem irreverentes.



Saoirse Ronan é uma assassina contratada de 14 anos
«Hanna» é o novo filme de Joe Wright, o realizador de «Orgulho e Preconceito» e «Expiação», e coloca a jovem Saoirse Ronan como a assassina perfeita, numa fita com Eric Bana e Cate Blanchett. O primeiro trailer já está na internet.

Johnny Depp combate sereias e zombies no novo «Piratas das Caraíbas»
«Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides» é o título do quarto filme da saga flibusteira protagonizada por Johnny Depp como Jack Sparrow, que estreará em Maio de 2011 mas cujo primeiro «trailer» acaba de chegar à internet.

Falar Televisão



Solidariedade porta-a-porta


É cada vez mais comum as televisões associarem-se a causas de solidariedade social, principalmente na época que vivemos actualmente. Verdadeiras maratonas de mais de seis horas, galas especiais, tudo gira à volta deste tema. As pessoas ligam, pagam a taxa do operador telefónico e acabam por dar uma certa quantia para as ditas associações.


Ainda assim, muitas vezes, as pessoas acabam por não ligar porque pensam que esse dinheiro nunca chegará às ditas instituições de solidariedade. Por isso é que, cada vez que vejo alguém dar algum bem, ou até mesmo dinheiro para pessoas mais carenciadas acho que vale mesmo a pena acreditar que as pessoas recebem o dinheiro.


É cada vez mais comum, por exemplo, vermos Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha presentearem ou as pessoas em estúdio ou irem bater porta a porta para dar “presentinhos”. Ainda hoje de manhã, o apresentador de Você na TV mostrou uma reportagem em que andou a distribuir vales de 150€ pela região de Porto Salvo por aqueles que mais precisavam. Desde aquele senhor que ficou emocionado ao ver o que acabara de receber, à senhora que ofereceu carapaus e um “copinho” de vinho ao senhor “Couxa”.

Tudo isto é sim fazer televisão e chegar aos que mais precisam. E, embora aqui não sejam os telespectadores a ajudar, é esta uma excelente forma de nos fazer acreditar que vale a pena ver programas, reportagens deste tipo. Isto sim, é fazer serviço público.

TVI pondera processar Rogério Samora!

rogeriosamorasic_thumb_other399_265

Foi uma das mudanças mais surpreendentes, mas pode não ser tão simples como se espera. É que, segundo a TV Guia desta semana, o actor pode ficar um ano sem trabalhar!


Tudo se deve ao facto de Rogério Samora ainda ter contrato com a TVI, cujo fim seria apenas em 2011. No entanto, o Miguel de Mar de Paixão rescindiu-o. Ainda assim, a estação de Queluz de Baixo pondera processar o actor, uma vez que a rescisão foi sem justa causa.

“Estamos a analisar tudo e, se avançarmos para tribunal, ele pode ficar um ano sem trabalhar”, revelou uma fonte do canal à referida publicação.


Apesar de tudo, Luís Marques não deu importância a questão, uma vez que Rogério Samora “não tinha trabalho, que não estava escalado para nenhuma novela e, portanto, não deve haver problemas.” O director-geral da SIC garantiu ainda que “se houver, o nosso gabinete jurídico tratará do caso”.


Por outro lado, a TV Guia garante ainda que um dos objectivos da TVI neste caso concreto trata-se de impedir que uma das suas antigas estrelas maiores protagonize uma das próximas telenovelas da rival SIC, para a qual o actor está já escalado. “Não faz isso e não fará nada aqui. Ficará parado”, garante a mesma fonte”.

Conseguirá a TVI levar a sua avante?


Quiosque: TV Guia

Manuela Couto desvaloriza perda de actores


A preparar-se para a nova novela da estação de Queluz de Baixo, Anjo Meu, Manuela Couto desvaloriza a saída de vários actores do canal pelo qual dá a cara. Enquanto directora de actores, a também actriz afirmou o seguinte: "São perdas, obviamente, mas ainda temos muitos e continuamos a apostar em actores. Não se pode prender as pessoas, que são livres de fazer as suas opções".

Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Bruno Santos sucede Júlia Pinheiro


Com as transferências para a SIC a darem que falar, parece que a TVI já está a combater as falhas que estas possam trazer. Bruno Santos, sub-director de programas da RTP1, está de malas aviadas para a estação de Queluz de Baixo. Ao que parece a sua função será simples: assumir a direcção de Conteúdos, posto que era ocupado por Júlia Pinheiro.
"Mudo para ser mais feliz ainda", confessou à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

Andreia: "Saio de cabeça erguida"


A ex-concorrente da Casa dos Segredos, que abandonou o reality-show da TVI no último domingo, não tem dúvidas que a sua estadia no concurso foi positiva. "Saio de cabeça erguida, confessou à TV Guia desta semana. Andreia Leal considerou mesmo que foi o seu segredo que lhe deu força para continuar na casa mais vigiada do país: "Há poucas mulheres que destapam a casa com este segredo. Eu fiz muita gente feliz ao assumir o que assumi. E não tive medo nenhum. Ninguém me traz comida a casa, ninguém sustenta os meus filhos, ninguém ajuda a minha família. Fiz aquilo por uma honoris causa e voltaria a fazê-lo".
Sem exercer a sua actividade há dois anos, a mulher que teve um relacionamento com Jorge Nuno Pinto da Costa revelou ainda que a sua filha Beatriz sempre soube o seu segredo. "A minha filha Benedita sempre soube o que eu fiz. Nunca o escondi, nem dela nem da minha mãe... mas o meu pai não sabia".

De destacar igualmente que Andreia se iniciou nessa profissão quando partiu para Itália. "Se a minha vida tivesse corrido bem nunca teria feito isto. Foi num Natal... aconteceu um problema na minha vida e resolvi pôr mãos à obra, pois precisava de fazer dinheiro. Pus uma mochila às costas, fui para Itália, onde uma amiga tinha uma agência de acompanhantes de luxo e comecei por aí", revelou.

Em relação às últimas notícias que davam conta da perda da custódia dos seus dois filhos, a ex-concorrente é directa: "A mim ninguém me tirar os filhos e ponto final. Não tiram. Ser acompanhante de luxo não é crime. Nunca me droguei, nunca bati nas crianças, nunca lhes faltou nada para comer. Até me criticam por dar excesso de mim... marimbei-me para os meus ex-marido e não tenho pachorra para os aturar".


Quiosque: TV Guia

Fala-se! 22/12/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta quarta-feira!


Sofia Alves


Embora tenha participado recentemente na telenovela Sedução, a actriz continua sem ter um projecto a longo prazo.


Empenhada no teatro, Sofia Alves confessou à TV 7 Dias desta semana qual o seu verdadeiro desejo para o novo ano que se avizinha: “O meu desejo à meia-noite de dia 31 vai ser que em 2011 termine a espera – que já vai em três anos – pela criança que quero adoptar”.


Conseguirá a actriz concretizar esta ambição?


Margarida Marinho


Separada de Ricardo Zúquete há relativamente pouco tempo, a actriz vive esta época de uma forma especial. Foi em entrevista à Caras que Margarida Marinho falou sobre como vai comemorar o seu Natal:


"É uma época comovente... O amor tem de ser usado. Eu sinto-me bastante amada e amo muito. O amor dos meus filhos preenche-me bastante.", começa por dizer a talentosa actriz, revelando ainda a forma como a sua filha, Carlota, vive esta época: “"Ela está a vibrar imenso e foi o primeiro ano em que me ajudou a decorar a árvore de Natal. E fez imensos desenhos.", finalizou.


Quiosque: Caras, TV 7 Dias


Júlia para as manhãs!


A apresentadora do talk-show As Tardes da Júlia, emitido pela TVI, irá provavelmente dar a cara pelas manhãs do terceiro canal, depois de abandonar a estação de Queluz de Baixo. Quem o garante é uma fonte próxima de Júlia Pinheiro à TV Guia. "Ela, o Luís Marques e a Gabi acreditam que está aqui a chave do sucesso e foi fácil de chegarem a esta conclusão", confessou. Assim, e antes de dar a cara pela versão portuguesa do The Biggest Loser, a ainda mulher forte da TVI, abraçará as manhãs de Carnaxide: "Se ela ganhar ao Você na TV! e à Praça da Alegria, a estação passa a ter uma rica almofada para as tardes, que também não têm grandes alegrias".

No entanto, e se pensa que a direcção de programas da SIC tenciona lançar uma nova dupla televisiva, desengane-se. Júlia Pinheiro estará sozinha, a apresentar o novo talk-show do terceiro canal. "Acha que ela precisa de alguém para vencer? Só ia atrapalhar...", explicou a mesma fonte.


Quiosque: TV Guia

A história de “Anjo Meu”

alexandralencastre_thumb_other384_256

Actores revelados, a TV 7 Dias desta semana adianta agora um pouco do enredo da nova trama da TVI. Uma história que promete trazer vários “Anjos e Demónios” aos ecrãs de Queluz de Baixo e que tem como grande tarefa surpreender os telespectadores.


Tudo se inicia no Verão do ano de 1975. A família Rebelo da Cunha de tinha um império empresarial, agora nacionalizado. Originária do Alentejo, tem as contas bancárias congelados e o patriarca, Geraldo (João Reis) está em vias de ser preso. A herdade da Tamagueira, propriedade da família, é ocupada pelos camponeses que perderam as suas terras.

Geraldo e a família preparam a fuga, mas, durante os acontecimentos que precedem o grande momento, a esposa de Geraldo acaba por falecer, quando é atingida por uma bala perdida. Nesse momento, o homem parte com a filha, Eva (Sara Matos), para Nova Iorque. Mas, antes de fugir, confia as jóias da família a uma criada de confiança, Joana Rita (Alexandra Lencastre), para que esta lhas mandasse, mais tarde. No entanto, tal nunca acaba por acontecer.


Dez anos depois, na cidade norte-americana, Geraldo está cada vez mais desgostoso com aquilo que aconteceu no passado e por nunca mais reaver as jóias. Abalado, começa a frequentar casas clandestinas de jogo e contrai dívidas com a Máfia. Para ajudar o pai, Eva posa, sem este saber, para uma escola de Belas Artes. Apesar de tudo, um dia a sorte de Geraldo muda e este ganha uma fortuna no jogo, decidindo, assim, regressar a território português.

Em terras alentejanas, Joana Rita já não é criada, mas sim uma poderosa empresária da região. Comprou a herdade onde trabalhara e é figura de proa na Vila do Anjo. Paralelamente a tudo isto, prepara-se para concorrer às eleições locais.


Todavia, a chegada de Geraldo pode vir a mudar tudo. O patriarca dos Rebelo da Cunha quer descobrir a verdade sobre o falecimento da esposa e o desaparecimento das jóias da família. A antiga empregada é, claro está, o grande alvo das suspeitas.

Tudo isto trará uma nova revolução na Vila do Anjo. Nem mesmo Eva e Matias (José Carlos Pereira) conseguirão escapar. Eles que se conheceram no passado em situações dramáticas e que, desde então têem trocado cartas e juras de amor. Só que o jovem escondeu da amada de quem era filho e pode deitar tudo a perder. Mas não é só isto que porá em causa o futuro deste amor…


Para ver em meados de Março, na TVI.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 22/12/2010




Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Elenco de Anjo Meu reforçado


Foi no passado sábado que aqui lhe revelámos, em exclusivo, grande parte dos actores que fazem parte da trama que substituirá Mar de Paixão. Ainda assim, a lista não estava completa e a TV 7 Dias desta semana dá a conhecer mais alguns profissionais que já estão em testes de imagem.


À semelhança do que avançara na sua edição anterior, a referida publicação volta a incluir João Reis no elenco de Anjo Meu, que será um dos protagonistas, fazendo de rival de Alexandra Lencastre. Também Rui Mendes e os jovens Marta Peneda e Alexandre Jorge estão confirmados, bem como Rita Alves.


Para além destes nomes, a mesma revista confirma que Mafalda Matos está de regresso à televisão, depois de ter protagonizado a sexta temporada de Morangos com Açúcar, bem como Hélder Agapito, que deu vida ao terrível vilão da sétima temporada de Verão da mesma série juvenil.


Um elenco de estrelas que se prepara para manter o sucesso e outras produções TVI.


Joaquim Horta critica RTP

Brilha actualmente na TVI, onde dá vida a Rui em Sedução, mas antes deste papel fez uma série para a RTP. E, apesar de ter sido um projecto de que gostou, acabou por não poupar nas críticas à estação pública.


“Este é o segundo trabalho que faço e que não sei se vai estrear. Há uns tempos fiz a segunda série de Liberdade XXI, que ainda não foi para o ar, e agora fiz a Maternidade, que disseram que estreava em Outubro, mas até agora nada”, começa por dizer o actor em entrevista à TV 7 Dias desta semana.


Ainda assim, Joaquim Horta não poupou nos elogios à série que a SP Televisão produziu para a RTP: “Foram dois trabalhos que me deram um prazer enorme, mas fazer a Maternidade foi muito giro porque andei nos hospitais a ver partos, o que não é nada fácil de assistir”, explicou.


CITAÇÃO DO DIA:


"É uma nova fase da minha vida. Estou entusiasmadíssima. Que comece depressa o trabalho"


Helena Laureano

Número do dia:


5


É o número de anos da duração do contrato que Rogério Samora assinou recentemente com a SIC.

rogeriosamorasic


Quiosque: Diário de Notícias, TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. Fechamos esta terça-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Memórias do passado

1. Habituados a viver de costas voltadas, apesar de terem muito mais em comum do que gostam de fazer crer, televisão e rádio deram sexta-feira ao País um bom exemplo de uma saudável convivência. Durante quase duas horas e meia, a rádio teve honras de prime time na televisão. O espectáculo Heróis do Ar, evocativo dos 75 anos da rádio pública, e transmitido em directo na RTP1, teve alguns momentos interessantes e, sobretudo, o mérito de mostrar os rostos de profissionais que há décadas dão as suas vidas pela rádio e que são desconhecidos dos portugueses. Sobretudo se não aparecem habitualmente na televisão. Pode discutir-se se não haveria forma de fazer uma gala diferente, original, moderna. Havia, claro, mas o simples mérito de dar à rádio a visibilidade que merece, para mim, justifica tudo o resto...

2. A SIC mostrou sábado à noite o circo na sua verdadeira essência: um espectáculo fascinante, mas pobre, sem glamour. Fazem coisas que mais ninguém consegue, mas depois tudo aquilo é triste: os palhaços com as mesmas piadas, os animais com as mesmas peladas, as tendas com as mesmas (poucas) condições de sempre, o espírito nómada de terra em terra, à procura de quem lhe dê um pouco de carinho. O circo é, afinal, como a SIC, uma estação perdida em si, em busca de um rumo, de uma purpurina, de algo que brilhe e que a faça sorrir. Sábado à noite, o Circo SIC foi mau de mais. Mal realizado, mal apresentado (Nélson e Sérgio Rosado bem tentaram ter graça...), mal produzido. As câmaras bem tentaram apanhar "caras SIC", mas o melhor que conseguiram foi repetir à exaustão Luís Marques. E pensar que ambos, SIC e circo, já foram grandes...