22 de dezembro de 2010

Falar Televisão



Solidariedade porta-a-porta


É cada vez mais comum as televisões associarem-se a causas de solidariedade social, principalmente na época que vivemos actualmente. Verdadeiras maratonas de mais de seis horas, galas especiais, tudo gira à volta deste tema. As pessoas ligam, pagam a taxa do operador telefónico e acabam por dar uma certa quantia para as ditas associações.


Ainda assim, muitas vezes, as pessoas acabam por não ligar porque pensam que esse dinheiro nunca chegará às ditas instituições de solidariedade. Por isso é que, cada vez que vejo alguém dar algum bem, ou até mesmo dinheiro para pessoas mais carenciadas acho que vale mesmo a pena acreditar que as pessoas recebem o dinheiro.


É cada vez mais comum, por exemplo, vermos Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha presentearem ou as pessoas em estúdio ou irem bater porta a porta para dar “presentinhos”. Ainda hoje de manhã, o apresentador de Você na TV mostrou uma reportagem em que andou a distribuir vales de 150€ pela região de Porto Salvo por aqueles que mais precisavam. Desde aquele senhor que ficou emocionado ao ver o que acabara de receber, à senhora que ofereceu carapaus e um “copinho” de vinho ao senhor “Couxa”.

Tudo isto é sim fazer televisão e chegar aos que mais precisam. E, embora aqui não sejam os telespectadores a ajudar, é esta uma excelente forma de nos fazer acreditar que vale a pena ver programas, reportagens deste tipo. Isto sim, é fazer serviço público.

Nenhum comentário: