31 de maio de 2011

Falar Televisão

O Verão vai ser quente (ou não)


Estamos prestes a entrar numa época do ano em que o consumo televisivo perde bastante interesse, em que surge uma panóplia de programas novos ou renovados, em que as caras dos mais variados formatos vão de férias. Ainda hoje, durante uma aula, em que discutíamos estas férias calhou em conversa uma frase “célebre”: “No Verão não há movimentações na televisão”.


E, de facto, até que é verdade. À excepção de uma ou outra notícia, em época de muita praia os portugueses e o próprio mercado televisivo vão a banhos e só em Setembro voltam “a fundo”. Pois bem, se o ano passado foi atípico, ficando marcado pela mudança de Fátima Lopes para a TVI, de Hernâni Carvalho e Gabriela Sobral para a SIC, este ano promete ir pelo mesmo caminho.


É que, a avaliar pela notícia da TV 7 Dias de hoje, avizinha-se uma nova revolução na televisão portuguesa. Ao que parece, caso o Partido Social Democrata vença mesmo as eleições deste domingo, Luís Marques regressará à RTP (algo que há muito se especula), mas não é tudo. Esta mudança fará ainda com que Nuno Santos, que assumiu a liderança da informação da televisão do estado há poucos meses deverá transitar para a direcção de programas e José Fragoso, que por enquanto ocupa esse lugar, deverá, finalmente, mudar-se para a TVI.

Confuso? É fácil de perceber. E mais fácil é ainda de prever que esta autêntica troca de cadeiras culminará, claro está, com outra bomba há muito prevista: José Eduardo Moniz assume a posição de director-geral da SIC.


É claro que tudo isto pode não passar de especulação e não se tornar realidade, mas, é-me quase possível afirmar que vêm aí grandes mudanças e que em Setembro as cadeiras do poder dos principais canais da televisão portuguesa terão várias alterações. Resta esperar, entre um e outro banho de sol.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas a sic não fica só a ganhar com tudo isto!!
É de esperar que a informação da sic, venha a ter os moldes da informação que a tvi tinha...
E será que Moniz consegue voltar a fazer o trabalho que fez na tvi????
É que o Peso Pesado não se revelou um big brother para a sic...
É verdade que a tendência de liderança muda após algum tempo de liderança de um determinado canal, mas as condições de hoje, não são iguais às de 2000...
A sic pode ter alguns trunfos, mas a tvi ainda tem muito poder e muitos trunfos, para não falar de que o público mostra-se agarrado à tvi, ou seja, está reticente em mudar, para não falar de que o público não gostou da mudança de júlia... para o público a tvi ainda é a referência, apesar de a tvi já fazer alguns resultados menos bons...
Veremos...

nuno s. disse...

acabas por ter razao, mas o que acontece e que mesmo e so com a julia a gabi e a manela nada ainda mudou e elas sao as que mechem nos conteudos, nao ira ser tambem com o ze eduardo que a sic fica mais forte, porque neste momento a tvi tem uma direcao muito forte neste momento antecedida de uma administracao tambem forte o que lhe confere protecao e no meio disto tudo e que tenho a certeza que a rtp e a tvi e que vao ficar a ganhar , a tvi com uma direcao totalmente renovada nos programas e na informaçao e a rtp com uma estrutura tambem ela renovada .