31 de maio de 2011

Fecho


Boa noite. Fechamos esta segunda-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

Assobiar para o ar

Os responsáveis da TVI bem podem dizer que estão satisfeitos com as audiências da sua ficção. É conversa para jornalista, claro. Não é possível que quem manda na estação não esteja preocupado com a surpreendente e crescente instabilidade da outrora inexpugnável força do canal, que tinha na ficção o seu maior trunfo. A TVI montou a sua hegemonia na última década à custa da sua indústria de novelas. Uma a seguir à outra, sem grande irregularidade, naquilo que foi chamado várias vezes como rolo compressor. Indepen- dentemente da qualidade da história, independentemente da categoria do elenco, já se sabia que qualquer novela da TVI que estreasse... arriscava-se a ganhar.

Os tempos mudaram. Ainda sábado, a estreia de O Amor é um Sonho, uma minissérie de quatro episódios interpretada por Sara Prata e José Carlos Pereira, não foi além dos 26,9% de quota de mercado, correspondentes a 668 mil espectadores. Valores muito fracos para qualquer estreia na TVI e substancialmente abaixo dos 800 mil portugueses que assistiram ao episódio do dia de Laços de Sangue na SIC (32,9% de quota de mercado).

A noite já tinha começado mal, aliás. Anjo Meu, a novela de época de Maria João Mira, que tem Alexandra Lencastre como protagonista, transmitida às 21.30, ou seja, no melhor horário do prime time, não fez mais do que 870 mil espectadores, enquanto Peso Pesado, à mesma hora, chegava quase a um milhão de pessoas.

Dir-se-á que não há nada de anormal nisto tudo: em regime concorrencial, um contendor só joga o que o outro deixa. É verdade, mas o que é verdadeiramente novo neste duelo é que finalmente a TVI não está a jogar sozinha. Isso faz toda a diferença e é impossível encolher os ombros e assobiar para o ar.

Um comentário:

Maria A. disse...

Por mais que não se queira admitir... o Nuno Azinheira tem razão, em relação à queda da ficção da TVI!

Basta olhar para os actuais TOP 5.
Basta olhar para o top 5 de ontem, onde o share mais alto da ficção( 33,1%) pertenceu a «Laços de Sangue», que voltou a bater «Anjo Meu», com quem competiu!

A única novela da TVI que não ficou abaixo da barreira dos 30%...foi «Remédio Santo», que não foi além dos 31,9%!