15 de fevereiro de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série "Ossos", que continua a marcar pontos na televisão, que vai já na sua sexta temporada!




A série conta-nos a história da Dra. Temperance Diasse "Bones" Brennan (Emily Deschanel) é uma antropóloga forense que trabalha no Instituto Jeffersonian em Washington, DC. Com uma personalidade única, o seu passado traumático detém um importante papel na sua vida, enquanto procura lidar com o desaparecimento dos seus pais. Ao longo das passadas temporadas, o mistério da sua família vai sendo desenvolvido.

Contudo, a relação primordial que prende os telespectadores à série é precisamente a entre Bones e o agente especial Seeley Joseph Booth (David Boreanaz). Brennan ajuda o Agente Especial Booth nas suas investigações, envolvendo restos humanos que não podem ser identificados sem habilidades da antropologia forense. É pai solteiro de um rapaz chamado Parker.

Outras personagens detêm um papel igualmente relevante e construtivo de uma série carregada de sucesso. Angela Montenegro (Michaela Conlin) é uma artista forense no Instituto de Jeffersonian e é a melhor amiga de Brennan. Zach Addy (Eric Millegan) é apresentado como estudante de pós-graduação e assistente no Instituto de Jeffersonian no início da série. Embora bem-intencionado, útil e amigável, quando a situação exige uma interação social ou da intuição, ele é muitas vezes confuso.

Uma série extraordinária que tem vindo a afirmar-se por entre o público, e que já deu provas da sua qualidade. A não perder!

Até para a semana!

Falar Televisão



Teve tudo, mas não chegou a um todo


Chegou ontem à televisão de Carnaxide um dos melhores documentários que já vi. Não sou muito fã, mas as minhas expectativas em relação a este programa eram altas. E, não, não saíram defraudadas, muito pelo contrário.


Ficheiros Médicos foi, simplesmente, muito, muito bom. Um formato sem qualquer tipo de teatralização, conduzido e muito bem por médicos, sem jornalistas a narrarem. Há muito que não me emocionava a ver televisão e posso dizer que a incrível história do pequeno Daniel me tocou bastante. Não que já tenha vivido algo semelhante, mas porque foi bastante comovente.


Todavia, e tal como já esperava, o programa não alcançou uma grande audiência. Ficou, inclusivamente, atrás da concorrência directa. Nada que me surpreenda, uma vez que os portugueses não estão habituados e “educados” para este tipo de formatos. Por muito bom que Ficheiros Médicos tenha sido, e foi, de facto, nem a excelente antecedência do Jornal da Noite foi suficiente para um resultado mais expressivo.

Porque terá isto acontecido? Sinceramente, não percebo, mas creio que o facto de ter sido emitido a uma segunda-feira poderá ter sido prejudicial. Talvez se tivesse ido para o ar a um domingo, dia em que os telespectadores estão mais abertos para ver espaços de reportagens, conseguisse chegar a um maior número de pessoas. Contudo, não creio que haja de mal em Ficheiros Médicos. Como já disse anteriormente, o formato está muito bem conseguido.

O problema reside, precisamente, no facto de os portugueses não estarem habituados a este tipo de formatos, nem a ver a SIC às segundas-feiras após o Jornal da Noite, arrisco-me a dizer.

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Sofia Alves certa em “Eclipse”

sofiaalves23

Embora Tozé Martinho tenha vindo a público afirmar que queria que a actriz protagonizasse A Terceira Vez, parece que a TVI não vai fazer a vontade ao argumentista. É que Sofia Alves vai mesmo entrar na nova trama de António Barreira, garante a TV 7 Dias desta semana.


É o próprio autor quem fala sobre a personagem que escreveu para a actriz: “A Sofia é uma mais-valia para qualquer projecto. É muito querida pelos portugueses. É uma honra para qualquer autor tê-la num projecto seu”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “A personagem que escrevi para a Sofia é uma surpresa absoluta, mas… nem uma só palavra”.


Apesar de tudo, a referida publicação descobriu qual o papel que será entregue a Sofia Alves, algo completamente diferente do que fez até hoje: nada mais, nada menos do que uma personagem ligada ao humor.


Conhecida em Viseu como Viúva Branca, Hortense Monforte é uma mulher misteriosa. Já se casou três vezes e enviuvou outras tantas. O curioso da situação e que os três maridos se chamavam todos e morreram sempre no mesmo dia do ano. Novamente sozinha, a mulher já procura a nova vítima. Porém, Hortense nunca ligou muito à sua família, que está actualmente na miséria. Irmã das personagens de Sílvia Rizzo e Marcantónio Del Carlo, a viúva nasceu no seio de uma família conservadora e terá dois lados, um bom e outro mau.


Outro dos seus segredos, é que se envolveu com o eterno amor de Violante, a personagem de Margarida Marinho. Estão assim prometidos muita intriga e bons momentos neste regresso de Sofia Alves ao pequeno ecrã.


Quiosque: TV 7 Dias

José Carlos Pereira defende-se!


Tem sido um dos alvos da imprensa cor-de-rosa das últimas semanas, com o alegado romance com a nova namorada e também com supostas recaídas na bebida. No entanto, José Carlos Pereira é o primeiro a desmentir todas as acusações que têm vindo a ser publicadas: "Nunca mais bebi álcool, apesar de certas e determinadas revistas e jornais o escreverem. Desminto tudo", confessou à TV 7 Dias desta semana.
Em relação ao facto de ter sido forçado a abandonar o protagonismo de Anjo Meu, o actor confessa que essa foi a melhor decisão que poderia ter sido tomada: "Saí de uma clínica há pouco tempo e um protagonista grava 12 horas por dia. Era uma sobrecarga de trabalho e a TVI, ajuizadamente, perguntou-me se achava melhor ter um papel mais pequeno e eu concordei, como é óbvio".

Assim, José Carlos Pereira interpretará uma "personagem diferente e cómica". O actor esclareceu ainda o seguinte: "Estou ansioso por voltar a gravar. Sinto que a TVI está do meu lado... Ainda gravei duas semanas, custou-me porque era uma personagem que já me era querida, mas, por muito que eu quisesse, estava a gravar aquelas 12 horas seguidas outra vez e não sobrava tempo para mim e para a minha recuperação e manutenção das coisas".


De referir ainda a postura de Maria João Mira em relação a esta situação. Defendendo sempre José Carlos Pereira, a autora não esquece o profissionalismo de Pedro Teixeira: "É preciso que fique muito claro que não foi uma substituição. Existem os actores exclusivos da TVI, como é o caso deles. Ambos estavam indicados para a novelas e, na apreciação que se foi fazendo, ficou decidido que, devido à carga horário da personagem, seria o Pedro a interpretá-la".

Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 15/02/2011


Boa Tarde! Está em linha o Fala-se! desta terça-feira!





Vanessa Oliveira


Depois de confirmar a relação com Rui Porto Nunes, a apresentadora vem agora dizer que não pensa casar nem ter filhos num futuro próximo.


“Não penso casar”, começa por afirmar à Vidas, acrescentando em seguida: “Não penso ser mãe”. Ainda assim, Vanessa Oliveira continua feliz e a relação com o colega da SIC vai de vento em poupa, bem como o trabalho.


Por tudo isto, a jovem aproveita “o fim-de-semana para estar com a família e com os amigos. Vou repartindo os dias por toda a gente. Mas há sempre tempo para sermos felizes, basta querer”, confessou ainda.


Andreia Rodrigues


A pouco e pouco a apresentadora da SIC vai dando mais pistas sobre o seu romance com Daniel Oliveira. Embora não tenha proferido o nome do namorado, Andreia Rodrigues falou sobre ele durante o lançamento da colecção de jóias da Tommy Hilfiger, no Olivier Avenida, em Lisboa, avança a Nova Gente on-line:


“Ainda não pensei nisso. Eu sou o presente dele. Penso em presentes de Natal e no aniversário, mas acho que o Dia dos Namorados é todos os dias e gosto de dar presentes fora de datas. Faz mais sentido estar a fazer compras e, de repente, ver uma coisa e pensar que é aquilo que dar”, frisou.


Quiosque: Nova Gente, Vidas

Granger na SIC em Junho!


O conhecido apresentador e actor da estação de Queluz de Baixo está de malas aviadas para a SIC. Tal como tem vindo a ser noticiado pela imprensa, as conversações de Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral falaram mais alto na consciência de Pedro Granger. Desta forma, será em Junho que o Tiago de Sedução se mudará para o canal de Pinto Balsemão. Esta produção será mesmo a última em que participará na TVI, depois de longos sucessos tais como Dei-te Quase Tudo ou Olhos nos Olhos.

"Já se sabia há algum tempo que, pelas ligações de amizade do Pedro à Gabriela Sobral, e até à Júlia, seria uma questão de tempo até ele se mudar", confessou uma fonte à TV 7 Dias.
Foi também por esta transferência que o júri de "Uma Canção Para Ti" foi reformulado, sendo este agora constituído por Sofia Ribeiro, Vítor Fonseca, Luís Jardim e Rita Pereira.

Quiosque: TV 7 Dias

Estreia de “Ficheiros Médicos” perde para a concorrência

ficheirosmedicos

Estreou ontem à noite o novo espaço informativo da estação de Carnaxide. Apesar da forte promoção e da qualidade do programa, o mesmo acabou por não cativar os portugueses.

É que, tal como pode ser visto pelos dados fornecidos pela Marktest e pelo blogue A Minha TV, Ficheiros Médicos ficou atrás da concorrência directa, com apenas 9.4% de audiência média e 21.8% de quota de mercado, o que equivale a pouco mais de 800 mil telespectadores.


À mesma hora, a telenovela Espírito Indomável, na TVI, fez 15.5% de rating e 37.8% de share. Já na RTP, Quem quer ser Milionário ficou-se pelos 9.5% de audiência média e 22.1% de quota de mercado.

O resultado de Ficheiros Médicos acabou também ele por contribuir para um novo empate entre a televisão de Carnaxide e o serviço de canais por cabo e IPTV, com 22.9% de quota de mercado média.

Revista de Imprensa 15/02/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Andreia Leal começa a gravar telenovela da TVI em Outubro



É cada vez mais certo que a participação em Secret Story valeu bastante à ex-acompanhante de luxo. Assinado o contrato de exclusividade com a TVI, Andreia Leal confessa agora o que vai fazer no futuro.


Carpe Diem (filme que conta com vários ex-concorrentes de Secret Story) são histórias de vida, cuja venda já está a ser negociada com a Endemol para posterior exibição na TVI. Vou também fazer uma participação especial numa peça de teatro e fui contratada para fazer uma telenovela que vou começar a gravar em Outubro”, explicou a portuense à edição desta semana da Mariana.


Já em depoimentos à Nova Gente, a ex-acompanhante de luxo garantiu: “O que eu gostava mesmo era de fazer um talk-show, como o da Júlia Pinheiro. Adorava ajudar pessoas, falar de casos reais, como a violência doméstica por exemplo”. Confrontada ainda com a possibilidade de fazer um programa sobre sexo, Andreia Leal garantiu: “Não quer dizer que não falasse no assunto, mas preferia que fosse mais abrangente”.


Apesar de tudo, é assim certo que a antiga concorrente da Casa dos Segredos irá mesmo seguir uma carreira no mundo da representação. Tendo em conta que começa a gravar em Outubro, é de esperar que integre o elenco da substituta de Anjo Meu ou Eclipse, que ainda nem estrearam na TVI.


Paulo Manso em “Peso Pesado”?




A especulação em torno da versão portuguesa de The Biggest Loser é cada vez maior. Iniciados os castings começa a contagem decrescente para o inicio do programa. E, como não podia deixar de ser, novos nomes para a equipa técnica vão surgindo.


Depois de José Moutinho ter sido dado como possível treinador dos concorrentes, é a vez de Paulo Manso se mostrar receptivo a esta experiência. “Gostava e tenho toda a formação. Há 21 anos que faço ginásio”, declarou o actor e também personal trainer à revista TV Guia.


Contudo, Paulo Manso terá que contar com a concorrência de muitos outros profissionais da área, até porque a experiência parece agradar a muitas outras pessoas, que ambicionam ser os grandes impulsionadores desta experiência única.


CITAÇÃO DO DIA:


"Nunca trabalhei dentro de nenhuma estação de televisão. E agora que passei para dentro da TVI tudo mudou. Sinto que sou uma peça da engrenagem. Se isto é um corpo, eu sou um órgão"


Fátima Lopes

Curiosidade do dia:


Desde o início de Janeiro que paga, todas as tardes, várias contas aos portugueses, mas a própria Leonor Poeiras já se esqueceu de pagar as suas contas por diversas vezes. “Ainda no mês passado cortaram-me o gás! Eu pensava que o esquentador tinha avariado, mas não, era mesmo o gás cortado porque não houve o tal pagamento da conta”, explicou, divertida, à Notícias TV desta semana.




Quiosque: Notícias TV, TV Guia, Correio TV, Mariana

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


O novo cabo

A actualização do universo Audicabo, que agrega os canais de cabo, IPTV e ainda o vídeo, por parte da Marktest, confirma a ideia, há muito existente na cabeça de quem estuda estes assuntos, de que as audiências não eram bem representativas da realidade do consumo televisivo no nosso país. De uma assentada, quase da noite para o dia, os canais temáticos saltaram dos 16%, 17% que conseguiam habitualmente para uma média de 20%, 21%, sendo que ao fim-de-semana esses valores chegam aos 24 pontos percentuais. A operação da Marktest não está fechada: durante as próximas semanas o universo de audímetros nos lares cablados aumentará, o que significa que este crescimento pode ainda não ter terminado.



Estamos, pois, neste cenário: os canais alternativos aos ditos quatro generalistas valem já cerca de um quarto do mercado, o que não só confirma Portugal como um caso raro na Europa em que o cabo se implantou de forma positiva, como ajuda o próprio mercado audiovisual. O crescimento dos canais temáticos arrasta consigo uma maior dispersão do investimento publicitário, outrora concentrado nos generalistas. Com mais ganhos comerciais, haverá mais dinheiro para investir nesses canais. Com mais dinheiro para investir, haverá mais apostas em produtoras e conteúdos próprios.


Sejamos, porém, verdadeiros: este "castigo" à TV generalista (por via de um certo cansaço de formatos repetidamente exibidos há décadas) não é exclusivo de Portugal. Nos EUA, os canais temáticos já representam 35% do mercado. Em Espanha, não através do cabo mas da TDT, valem igualmente um quarto de mercado, numa realidade ainda mais fragmentada por causa dos canais autonómicos. O tempo das estações que fabricavam presidentes já lá vai...