22 de outubro de 2010

Endemol manipula imagens de “Secret Story”?

anaisabelevitorSS_thumb_medium313_234

Depois das nomeações de terça-feira, muito se te escrito sobre as duas concorrentes que ficaram “na corda bamba” em redes sociais, principalmente.

Quem teve a oportunidade de ver hoje o diário do programa, percebeu que o segredo de Ana Isabel e Vítor está prestes a ser descoberto. Aquilo que não passou nos blocos de imagens foi as bolas que estavam dentro da piscina da Casa dos Segredos que tinham escrito frases como “Vítor diz mal de todos” ou "o Vítor e a Ana são um casal de traidores". Ao que parece, tais objectos foram enviados por alguém fora da produção, que é como quem diz, um comum cidadão...


É certo que esta é uma política corrente no programa, todavia, em qualquer uma das pistas nunca foi referido o nome de concorrentes. Poderão agora o casal verdadeiro da casa queixar-se de injustiça?

Há ainda quem diga que Renato foi “obrigado” pela Endemol a votar na concorrente de Guimarães, não só porque não lhe disse que votara nela, como também porque o fez e demonstrou muita indecisão.


Será tudo isto um adjuvante a que Ana Isabel diga adeus a Secret Story?



As imagens da polémica

Like & Dislike


Mais uma semana que passa, mais um Like/Dislike. Bem-vindo!


LIKE
Judite Sousa


Pela segunda semana consecutiva, não resisto ao destacar positivamente mais uma cara da informação da estação pública. E desta vez dou nota positiva ao principal rosto feminino da informação RTP. É Judite Sousa que continua a surpreender.

Apesar de todo o mérito já demonstrado ao longo da sua longa carreira enquanto jornalista, é em Vidas Contadas (o programa das segundas à noite do canal 1) onde Judite consegue surpreender ainda mais.

Na última segunda-feira a reportagem que relatava o universo das vindímas no Douro, e que contou com a coordenação e execução da jornalista, foi simplesmente sublime. Judite não tem nenhum pudor de ir para o terreno, ao foco da notícia, desempenhando assim um trabalho notável. E felizmente, segundo os dados da Marktest, não sou o único a achar o mesmo. Uma excelente profissional, está tudo dito!



DISLIKE
As Tardes da Júlia

Que Júlia Pinheiro é das profissionais mais 'atarefadas' do audiovisual nacional, já todos calculamos. Que para além de apresentar As Tardes da Júlia e Secret Story, coordena o programa Você na TV e desempenha funções na direcção de programas da TVI, também já sabemos. Até porque, só isso é que justifica a permanente ausência da apresentadora nas suas Tardes.

Nas últimas semanas, tem sido uma constante a presença de Cristina Ferreira, que abandona as manhãs da TVI, para substituir a anfitriã das Tardes da Júlia na condução do talk-show!

O problema não está em Cristina, antes pelo contrário. A colega de Manuel Luís Goucha conduz cada emissão a solo de uma forma brilhante. Mas não deixo de apontar a estranheza e o quão caricato é o facto de as Tardes da Júlia contarem sistematicamente com a apresentação da...Cristina!

Falar Televisão


“Uma televisão feita por ti”

Fugindo um pouco da esfera televisiva, foi com alguma surpresa que descobri a nova manobra de marketing da rádio líder em Portugal, RFM: tratar os seus ouvintes por tu, na voz dos seus animadores!

Se partirmos do princípio de que regra geral, e independentemente da idade ou estrato social, tratamos aqueles que nos são mais próximos pela segunda pessoa do singular, este hábito praticado pela primeira vez pela RFM, com este intuito de aproximar quem ouve, dá que pensar.



Actualmente, os órgãos de comunicação social necessitam de ser (ainda mais) parte integrante do seu público. Slogan's como “Estamos juntos!” ou “Uma televisão feita por si” indicam isso mesmo: grupos de comunicação social que pretendem ser vistos como algo que está ao inteiro dispor de quem os segue, à mercê dos espectadores, podendo (hipoteticamente) moldarem-se ao gosto das pessoas porque simplesmente estão todos juntos nessas mudanças e alterações.

Felizmente, a inovação de tratar por tu os espectadores ainda não chegou à televisão (exceptuando produtos do Cabo direccionados especialmente para crianças e jovens, por exemplo). Mas não seria de estranhar que daqui a pouco tempo ouvíssemos frases do género "Uma televisão feita por ti!"


Esta noite...


... o Pedro Esteves vai dar mais um Like e um Deslike.

Saiba a quê, ou a quem, às 21:00!

Fala-se 22/10/2010


Boa tarde. Pela última vez nesta semana, Fala-se de...


Jorge Gabriel
O rosto da liderança das manhãs na televisão generalista vai de férias a partir da próxima segunda-feira, dia 25. Jorge Gabriel vai tirar uma semana de férias com a família e o local, esse, é o de sempre - a ilha de Porto Santo na Madeira.

Enquanto o apresentador recarrega as baterias, depois de um Verão passado a trabalhar nos especiais do canal 1, a emissões da Praça da Alegria ficarão inteiramente asseguradas por Sónia Araújo.  



Pedro Barroso

Prestes a interpretar Nuno, um entrega pizzas em Sedução, Pedro Barroso resolveu experimentar tirar a carta de mota para não fazer má figura: "Tive os meus tempos de autodidacta, com uma DT, mas nunca tinha andado de mota de verdade. Já na novela anterior, me tinham dado uma e, por isso, decidi que era o momento certo para tirar a carta. E já me vou desenrrascando. Entregar pizzas é que nunca tinha feito", contou.

Pedro Barroso é um dos muitos actores do elenco da novela Sedução, que estreia na próxima segunda-feira.

Quiosque: TV Guia

Figurantes de "Laços de Sangue" são trabalhadores do grupo Impresa!



A notícia é avançada na edição desta semana da revista TV Guia. Ao  que tudo indica, a produção de Laços de Sangue abriu um casting, afim de encontrar novos figurantes para a novela, dentro do universo do grupo Impresa, detentora da SIC e chefiada por Francisco Pinto Balsemão.

O desafio foi lançado e cerca de 108 trabalhadores responderam ao repto. De entre administrativos, jornalistas ou meros colaboradores, a equipa de Virgílio Castelo procura assim novas promessas para figuração e, quem sabe, para a própria representação nesta ou noutras apostas da estação de Carnaxide.

Quiosque: TV Guia

Parabéns, Pedro Esteves!


O nosso Pedro Esteves completa hoje 17 anos! É com alegria que a equipa do Televisão-Opinião lhe deseja as maiores felicidades. É um prazer contar diariamente com o teu trabalho nesta pequena grande família. Esperemos que tenhas um óptimo dia, junto dos que mais gostas.

Quanto ao leitor, já sabe! O Pedro marca encontro consigo ainda hoje com o Fala-se e o com o Like & Deslike! Não falte, pois ele irá estar à sua espera ;)

Revista de Imprensa 22/10/2010


Sexta-feira, 22 de Outubro. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa!


Sandra Felgueiras nervosa com a sua estreia em Hoje


É já a partir da próxima segunda-feira que a jornalista da RTP, Sandra Felgueiras, se estreia enquanto pivô no novo espaço de informação do canal 2, intitulado Hoje. Em declarações à TV Guia desta semana, Sandra Felgueiras mostrou-se entusiasmada mas consciente da responsabilidade que esta nova posição lhe concede: “Estou entusiasmada, mas a sentir a responsabilidade que este passo exige”

A jornalista acrescentou também que não fazia parte dos seus planos para o futuro próximo este desafio: “Nunca pensei em ser pivô, mas era o que me faltava fazer”, afirmou.

Recorde-se que a estreia de Sandra Felgueiras enquanto pivô esteve envolta em grande polémica devido a algumas vozes da redacção da RTP que garantiam esta subida de posto como um favorecimento concedido através da posição privilegiada enquanto figura pública da mãe da jornalista, Fátima Felgueiras.


Final de Mar de Paixão modificado 'a pedido de várias famílias'

Ao contrário do que estava inicialmente previsto e depois de toda a pressão criada por parte do público, o final da novela Mar de Paixão irá ser gravada na praia e com o casal de protagonistas juntos.

Esta decisão foi tomada por André Cerqueira, que decidiu assim juntar para a eternidade Benedita e Miguel, interpretados por Paula Lobo Antunes e Rogério Samora, respectivamente.

Desta forma, a última cena ira decorrer na praia, onde Alice (Eunice Muñoz) começa a tricotar uma manta para lá ser exposta, e onde todas as personagens se juntam para a festa dos pescadores. Também naquele local, Benedita e Miguel celebram também o seu amor depois de todas as adversidades pelo qual passaram ao longo da trama.


CITAÇÃO DO DIA
"Posso motivar as mulheres portuguesas"
Maria João Luís, sobre a sua personagem em Sedução


NÚMERO DO DIA
15,7
Este foi o resultado, em share, da edição nocturna da novela Escrito nas Estrelas da última quarta-feira. Contrastando com os óptimos resultados obtidos à tarde, no horário das 23:00 a novela da Globo obteve péssimos resultados tendo sido já retirada do ar aquela hora pela direcção de programas da SIC.


Quiosque: TV Guia, Mariana

Fecho



Boa noite. Fechamos esta quinta-feira, 21 de Outubro, com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
As últimas notícias da televisão abrem mais dia com a Revista de Imprensa, a partir das 10:00.

Façam-na feliz e verão!

Foram precisos 13 meses para que o bom senso reinasse na relação laboral entre a TVI e Manuela Moura Guedes. Aquilo que estava à vista de todos concretizou-se finalmente: depois de tudo o que se disse, depois de todo o fogo cruzado, depois de todas as provocações, ambas as partes tinham trilhado um caminho sem retorno. Não havia volta a dar - a rescisão de contrato era a única saída viável.

Treze meses depois, a baixa de Moura Guedes pode finalmente acabar. A jornalista diz agora que é "mais uma a engrossar o lote de desempregados no País". É, tecnicamente. Mas poderá ser por pouco tempo, depois de passado um período de "luto".


Ninguém aqui é ingénuo. Manuela, independentemente de se gostar ou não do estilo, é um trunfo para uma televisão comercial. A questão está em saber que formato lhe entregar.

Com as portas da TVI fechadas, com a RTP estatal trancada a sete chaves, resta- -lhe a SIC. E se há coisa de que a SIC precisa como de pão para a boca, neste momento, é de voltar a ser falada e de ser vista. É agitar as águas, é ter visibilidade, é voltar a andar na boca de toda a gente.

Aqui chegados, há uma coisa que me parece óbvia: a SIC não precisa de Manuela para apresentar notícias - aquele não é o seu estilo. Mas a SIC precisa da garra, da experiência, da polémica de Manuela. Ponham-na a apresentar um grande debate, ao género do Terça à Noite (ou do Prós e Contras, se quisermos...), ou dêem-lhe um formato ao género de Raios e Coriscos (que saudades...), ou um que conjugue investigação, debate, uma pivô em pé e público na bancada e veja-se o resultado.

Jornalismo não é só apresentar notícias. Moura Guedes é um animal televisivo e feliz da estação que conseguir voltar a fazê-la feliz...