22 de outubro de 2010

Falar Televisão


“Uma televisão feita por ti”

Fugindo um pouco da esfera televisiva, foi com alguma surpresa que descobri a nova manobra de marketing da rádio líder em Portugal, RFM: tratar os seus ouvintes por tu, na voz dos seus animadores!

Se partirmos do princípio de que regra geral, e independentemente da idade ou estrato social, tratamos aqueles que nos são mais próximos pela segunda pessoa do singular, este hábito praticado pela primeira vez pela RFM, com este intuito de aproximar quem ouve, dá que pensar.



Actualmente, os órgãos de comunicação social necessitam de ser (ainda mais) parte integrante do seu público. Slogan's como “Estamos juntos!” ou “Uma televisão feita por si” indicam isso mesmo: grupos de comunicação social que pretendem ser vistos como algo que está ao inteiro dispor de quem os segue, à mercê dos espectadores, podendo (hipoteticamente) moldarem-se ao gosto das pessoas porque simplesmente estão todos juntos nessas mudanças e alterações.

Felizmente, a inovação de tratar por tu os espectadores ainda não chegou à televisão (exceptuando produtos do Cabo direccionados especialmente para crianças e jovens, por exemplo). Mas não seria de estranhar que daqui a pouco tempo ouvíssemos frases do género "Uma televisão feita por ti!"


Nenhum comentário: