23 de julho de 2010

Os Escolhidos (3ª Parte)


Pela última vez, no dia de hoje, sem bem-vindo ao último comentário de Os Escolhidos. As votações já estão abertas no Televisão-Opinião e TV Universo!

João Pedro - "Ídolos" e "Operação Triunfo" estão de regresso em Setembro e, curiosamente, trata-se da quarta temporada de ambos. Tendo em conta que no passado se haviam "defrontado", quem pensas que vencerá desta vez? Haverá talento para a música ao quadrado nos jovens portugueses?

A transmissão dos dois programas na mesma altura não é positivo para nenhum dos dois.
Em primeiro, algum do público estará cansado deste tipo de programas visto que o Ídolos 3 não acabou assim há muito tempo.
Em segundo, o público terá uma solução, o reality show que a TVI irá transmitir. Não acredito que o Ídolos consiga manter as audiências da edição anterior. E a OT irá provavelmente fracassar.
Entre os dois o público irá optar pelo Ídolos na sua maioria porque à OT falha um factor super importante: o entretenimento. No Ídolos o público ri-se na fase de castings, torce e identifica-se com alguns concorrentes na fase do teatro e continua a assistir às galas pelo espectáculo que as mesmas proporcionam. A OT ao nos apresentar directamente as galas irá perder. E isso vê-se nas edições anteriores que não alcançaram grande sucesso.
Em relação ao talento dos jovens portugueses não há que preocupar. Portugal é um país talentoso.

Pergunta o leitor, onde está a opinião do Mauro. Infelizmente, e apesar de ser o segundo concorrente mais bem sucedido nesta primeira fase de comentários, ele desistiu. Com pena nossa, claro. No entanto, o concurso continua, agora com 7 concorrentes!

Contamos com o seu voto!

Os Escolhidos (2ª Parte)


Mais uma vez, boa noite! Já sabemos qual o primeiro concorrente a abandonar Os Escolhidos. Resta agora ficar a par das opiniões dos últimos comentários desta semana. Fique agora com mais três deles:

Ruben Baía - "Verão Total" é, mais uma vez, aposta da RTP. Com ou sem vitórias, a verdade é que com este talk-show, Você na TV! deixou de ser competitivo nas manhãs. Mérito da RTP ou do Cabo?

Apesar de ser fã assumido tanto do “Você na TV” como de Cristina Ferreira, tenho que reconhecer que o programa perde muito durante esta época de férias. Uma das principais razões será o facto de não ser apresentado pela dinâmica dupla, mas sim por apenas um dos membros. Na minha opinião, o formato é muito bom, mas quando a dupla está reunida. Caso contrário, perde muito, apesar de tanto Cristina Ferreira como Manuel Luís Goucha terem, como é óbvio, grandes capacidades de conduzi-lo a solo. No entanto, não existe a mesma dinâmica. Juntamente a esta situação, no tempo de férias, existem muito mais crianças em casa, pelo que canais com uma programação mais direccionada para este público ganham terreno. Como também é reconhecível, os programas da manhã são, em grande parte, vistos pelos mais velhos, pelo que tudo o que tenha que ver com a “terra” e com a tradição lhes chama atenção. Daí acreditar que “Verão Total” também ganhe terreno perante “Você na TV” durante as férias. Concluindo, não retirando minimamente o mérito do programa, penso que, durante o Verão, existe uma série de condicionantes que levam a que o formato da TVI perca terreno. No entanto, não tenho qualquer dúvida de que assim que chegar a rentrée televisiva, o “Você na TV” volte a surpreender-nos!

André Costa - Gabriela Sobral é a última aquisição de Carnaxide. Que mudanças prevês com esta aquisição?

Gabriela Sobral – ou “Gabi” para os amigos! – foi a grande contratação da SIC à TVI, depois da ida de Fátima Lopes para Queluz. Para alguns, esta contratação parece ter sido irrelevante (para aqueles em que “televisão” se resume, apenas, às caras que todos os dias aparecem no ecrã), mas a verdade é que foi uma “jogada de mestre”!
Para quem apenas conhece a Gabriela Sobral da definição “braço direito de Moniz” que nos últimos dias invadiu a imprensa, fique a saber que ela é muito mais do que isso. Ela foi a responsável, para além do entretenimento no seu todo, pelos grandes sucessos da ficção da TVI (também pelos maiores fracassos, é certo), por ter ajudado a “olear” esta máquina que foi e é o maior impulsionador de audiências e receitas da estação de Queluz. Será ela que vai endireitar o “caminho” da ficção da SIC?
A imprensa diz que a Gabriela vai tirar algum puder a Nuno Santos… sinceramente, tenho pena que não lhe tire todo o poder! Ela seria, certamente, uma melhor opção para a Direcção de Programas. E, tendo em conta as provas apresentadas, ela é capaz de apresentar, na SIC, uma ficção com continuidade (e não a “conta-gotas”!), a juntar ao entretenimento popular, capaz de mover as massas.

Inês Moreira Santos - "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", tem vindo a obter bons resultados, contribuindo para solidificar o horário nobre da estação pública. No entanto, a reposição de "Pai à Força", que sucede ao concurso, faz com que o público troque de canal. qual a melhor solução para bem da RTP?

“Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão” é, na realidade, uma óptima aposta da RTP. Nesta versão, o concurso ganhou o dinamismo que lhe faltava, acabando por prender mais os telespectadores. Contudo, se as audiências ganhas com o programa se perdem com “Pai à Força”, a RTP deveria ter pensado numa outra solução. Trata-se de uma série interessante mas que foi transmitida muito recentemente. A reposição poderia acontecer, mas nunca em pleno horário nobre.
Seria importante que a televisão pública pensasse na forte concorrência que tem neste horário, como a TVI e as suas novelas. A solução poderia passar por uma nova série (“Maternidade” seria uma óptima hipótese, mas provavelmente só será lançada mais tarde) ou mesmo por uma novela como foi “Paixões Proibidas”. Na minha opinião, uma boa possibilidade seria passar a série “Regresso a Sizalinda” no lugar de “Pai à Força” e não nas tardes de fim-de-semana. O elenco e a própria história mereciam o horário nobre.

Daqui a uma hora, fique com as últimas opiniões! Ainda a partir das 23:00, poderá começar a votar nas suas preferidas!

Os Escolhidos (1ª Parte)


Muito boa noite! Seja bem-vindo à segunda edição da terceira temporada de Os Escolhidos.

Depois de, na semana passada, os concorrentes se terem estreado a comentar os temas atribuídos pelas equipas do Televisão-Opinião/TV Universo, nesta sexta-feira, um deles irá abandonar este concurso. “Quem?”, pergunta o leitor.
A decisão final resulta da união dos votos do público, com os do júri. Na prática, esta avaliação assemelha-se à do Festival da Canção. Por outras palavras, serão atribuídos 9 pontos ao concorrente mais votado pelo público, e outros 9 ao concorrente que mais aplausos despertou por parte do júri (composto por Pedro Esteves, Pedro Vendeira, Sónia Caeiro e Tiago Henriques). No total, e nesta ronda, o máximo de pontos que um concorrente poderá alcançar serão 18. Entendido? Vamos dar início à primeira expulsão deste concurso:

Votação do público:

Inês Moreira – 75 votos – 9 pontos
Mauro Silva - 71 votos - 8 pontos
Xavier Pinto - 39 votos - 7 pontos
João Rodrigo - 37 votos - 6 pontos
Rúben Baía - 36 votos - 5 pontos
João Pedro - 31 votos - 4 pontos
André Costa - 31 pontos - 4 pontos
João Carvalho - 23 votos - 2 pontos
César Castro - 18 votos - 1 ponto

Votação do júri:

Inês Moreira – 33 pontos – 9 pontos
André Costa – 28 pontos – 8 pontos
Mauro Silva – 25 pontos – 7 pontos
João Carvalho – 23 pontos – 6 pontos
Ruben Baía – 22 pontos – 5 pontos
Xavier Pinto – 17 pontos – 4 pontos
João Pedro – 15 pontos – 3 pontos
João Rodrigo – 9 pontos – 2 pontos
César Castro – 8 pontos – 1 ponto

Somatório das duas votações:

Inês Moreira - 9 + 9 = 18 pontos
Mauro Silva - 7 + 8 = 15 pontos
André Costa - 8 + 4 = 12 pontos
Xavier Pinto - 4 + 7 = 11 pontos
Rúben Baía - 5 + 5 = 10 pontos
João Carvalho - 6 + 2 = 8 pontos
João Rodrigo - 2 + 6 = 8 pontos
João Pedro - 3 + 4 = 7 pontos
César Castro - 1 + 1 = 2 pontos

Neste sentido, o primeiro candidato a abandonar Os Escolhidos é..

César Castro.

Após a primeira expulsão, é necessário iniciar a segunda fase deste concurso. São oito os comentários que poderá ler e apreciar esta noite. Fique agora com três deles:

João Carvalho - "Achas Que Sabes Dançar" termina no próximo domingo. Qual o balanço que fazes do programa? Deve apostar-se numa segunda temporada do mesmo?

Sou um pouco suspeito porque já gostava do formato original “So You Think You Can Dance” que passava na Fox Life, mesmo antes de ter estreado a versão portuguesa na SIC. Não porque seja um grande fã de dança, mas porque ficava rendido àquelas coreografias quase acrobáticas. Além disso, adoro as fases de casting, pois os cromos
tornam-nas divertidas.

A versão portuguesa, não ficou atrás da original americana. O apresentador João Manzarra, apesar de alguns percalços nas primeiras galas, esteve bem. Já o júri foi um dos pontos fracos do programa, foi polémico quando não devia ser e não o foi quando deveria, na fase de casting. Contudo, teve mérito em escolher os 20 finalistas que se revelaram grandes bailarinos. Outro ponto negativo a corrigir numa futura edição prende-se com os comentários dos jurados que prediziam quem seria o par eliminado, o que diminuía o factor surpresa na revelação.

Em termos audiométricos “Achas que Sabes Dançar?” não foi um sucesso, porém alcançou resultados razoáveis, acima da média da SIC. Uma segunda temporada deverá ser equacionada num futuro não muito próximo.

Xavier Pinto - A quarta temporada de "Ídolos" está a chegar. João Manzarra vai dar, mais uma vez, a cara pelo programa. Não consideras que o apresentador possa, deste modo, desgastar a sua imagem?

“Ídolos” foi sem dúvida um formato de enorme sucesso e teve sempre audiências muito regulares.
Contudo, este regresso do programa parece-me precipitado. O sucesso da quarta edição deveu-se, em grande medida, à popularidade dos dois finalistas e não será fácil encontrar pessoas tão carismáticas e talentosas que movam multidões como estes dois concorrentes.
Como é óbvio a imagem do Manzarra está super desgastada. Sinceramente já não acho muita graça ao seu registo. É certo que no inicio os seus erros a ler o teleponto até eram engraçados e a forma como ele os encarava sempre com uma piada era divertida, mas tudo o que é demais cansa.
Os erros de pontuação são constante, aparece no teleponto um ponto de interrogação e ele lê como se lá estivesse um ponto final, engasga-se em todas as galas e não tem a segurança necessária para um formato desta qualidade. É certo que ao lado de Cláudia Vieira (quase tão má como Carla Matadinho) até parece que o Manzarra não se engana mas o “Achas que Sabes Dançar “ provou que o apresentador ainda tem um longo caminho para percorrer.
Não percebo porque a SIC não entregou o programa de dança a outro profissional deixando descansar o Manzarra, para aparecer fresco neste regresso que será super competitivo. Mas opções são opções e os dirigentes da SIC tem de arcar com as suas consequências.

João Rodrigo - "Caminho da Felicidade" promete surpreender os telespectadores. Ao que parece, até os actores estão rendidos a esta produção (exemplo de Diogo Morgado). Achas que a nova novela da SIC poderá ser um sucesso?

De facto, existe uma grande expectativa em relação a esta novela, é uma co-produção SIC/TV Globo escrita por Pedro Lopes o autor de "Perfeito Coração" e pelo autor de sucessos brasileiro Aguinaldo Silva, mas também pelo suspense que foi feito ao serem divulgadas poucas noticias sobre a história.
“Caminho da Felicidade” pretende retratar a realidade portuguesa e vai suceder a “Perfeito Coração” que começou timidamente mas que conseguiu agarrar os espectadores chegando ao sucesso. Penso que o mesmo vai acontecer com esta nova novela, dado que houve um corte na ficção da SIC desde a última novela até esta estrear, e porque do outro lado vai estar outra novela que promete ser forte “Malmequer”.
Com as gravações quase a começar, constam do elenco: Diana Chaves, Diogo Morgado, Oceana Basilio, João Ricardo, Ana Guiomar, Ricardo Carriço, Joana Seixas, Ângelo Rodrigues, Dânia Neto, Sisley Dias, Margarida Carpinteiro, Hugo Sequeira, Gracinda Nave e a participação da grande actriz brasileira Suzana Vieira. Deste modo, penso que esta novela vai ter todos os ingredientes para ser um sucesso maior que a produção anterior, mas é preciso promover bem a novela e manter um horário fixo depois de estrear na grelha da SIC. Espera-se uma superprodução em Setembro tanto ao nível dos cenários, actores e da própria história.

Às 22:00, não perca a segunda parte deste concurso!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de
Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não pode perder a primeira expulsão de Os Escolhidos!
No próximo domingo, o Melhor & Pior da Semana vai de férias. Vamos dedicar uma parte do dia a relembrar os melhores momentos de Achas Que Sabes Dançar?. Das 10:00 às 14:00 do dia 25 de Julho, não pode perder!



Alta pressão

A SIC bem tentou ao longo dos últimos largos meses. Mas, afinal, a resposta estava encontrada: a melhor forma de combater a ficção líder da TVI não está em fazer mais do mesmo. Trocado por miúdos, a solução para derrotar as novelas da estação líder não é fazer novelas iguais, como provam os resultados que José Carlos Malato tem conseguido fazer à frente do Milionário - Alta Pressão.


Ainda terça-feira à noite, o novo game show do prime time da RTP1 conseguiu 29,9% de quota de mercado e mais de um milhão de espectadores. Já se perderam nos arquivos da RTP os tempos que a televisão pública conseguia sem futebol ou sem qualquer evento especial esta marca em horário nobre. Não foi assim há tanto tempo, é verdade, mas já lá vão uns bons quatro anos, seguramente.


À hora em que Malato colocava os nervos em franja a concorrentes e espectadores, a SIC passava mais um episódio de Lua Vermelha (22% de share) e a TVI exibia mais um capítulo de Espírito Indomável (33,4%). Ou seja, entre a novela da TVI e o concurso da RTP ficaram apenas três pontos percentuais.


Nos 13 programas já exibidos pelo primeiro canal, a média caminha nos 26,6%, muito acima dos 18 pontos que Sílvia Alberto fazia com os Supermiúdos e que o próprio Malato conseguia com Jogo Duplo.


Um resultado, e uma subida, que permitirá à RTP1 atenuar a perda que o seu day time tem habitualmente durante o Verão, devido a uma programação mais agressiva que as privadas oferecem também nesta altura do ano.

Oceana Basílio fora de “Laços de Sangue”


Ao contrário do inicialmente anunciado, a actriz não fará parte do elenco da substituta de Perfeito Coração. Embora o seu nome tenha sido anunciado por inúmeras publicações, o certo é que Oceana Basílio não entra, pelo menos nesta fase em Laços de Sangue.


Existe, contudo, a possibilidade de a actriz fazer uma curta participação ou entrar a meio da história. Todavia, fala-se também na hipótese de Oceana poder estar de regresso à TVI, sendo que esta noticia poderá não passar de um rumor.

Recorde-se de que o seu ultimo trabalho em televisão foi na série Cidade Despida, da RTP.

Alexandra Lencastre protagoniza substituta de “Mar de Paixão”


Terminadas as gravações de Meu Amor, a actriz já se encontra a desfrutar de uns dias de descanso. Todavia, as férias serão curtas. É que, como já é do conhecimento geral, Alexandra Lencastre está de regresso ao teatro no próximo mês de Setembro.


Para além dos palcos, também está para breve um novo projecto televisivo. Segundo a revista Telenovelas, a conceituada actriz será a protagonista da substituta de Mar de Paixão. Embora ainda falte algum tempo para o inicio das filmagens, que ao que tudo indica começam em meados de Outubro ou Novembro, o certo é que a história será escrita por Maria João Mira. A fazer companhia a Alexandra Lencastre estarão, ao que tudo indica, José Carlos Pereira, Joana Solnado, Sandra Celas, Lourenço Ortigão, Isaac Alfaiate e António Pedro Cerdeira, entre outros actores de Meu Amor e Sentimentos.


A estreia está prevista para o mês de Dezembro.


Quiosque: Telenovelas

Qual o novo protagonista de “Mar de Paixão”?

Após a confirmação oficial da saída de José Carlos Pereira do elenco da telenovela da TVI, o trio de protagonistas vê-se assim reduzido a apenas duas personagens.

Embora seja de esperar que com a entrada de Sónia Brazão no elenco, na pele de Laura, a história ganhe um novo de rumo, a Telenovelas desta semana afirma que é provável que surja um novo amor para Benedita.


Caso se confirme a aposta, a referida publicação avança com os nomes dos actores António Pedro Cerdeira, Marco d’Almeida, Paulo Pires e Rodrigo Menezes. Não se sabe qual deles será o escolhido, mas se a personagem de Paula Lobo Antunes ganhar um novo amor, é certo que será um destes profissionais. Tendo em conta que o Quim de Meu Amor já foi par romântico da actriz em Deixa-me Amar, parece ser ele o mais forte colocado à vaga.


Quiosque: Telenovelas

Fala-se 23/07/2010


Boa Tarde! 15 horas é sinonimo de mais um Fala-se!


José Fidalgo


A trabalhar em Lisboa, onde se encontra a gravar a série Maternidade, o actor garantiu à revista Vidas que, durante a semana, morre de saudades do pequeno Lourenço.


“Aos fins-de-semana, sempre que posso, vou para Fafe. Está a custar-me imenso estar longe do meu filho”, começou por dizer José Fidalgo, que ainda garantiu que a mudança definitiva para a capital está longe de acontecer: “Neste momento não penso em vir viver para Lisboa. É certo que é a minha cidade de eleição mas agora moro em Fafe. É lá que está a minha família”, explicou o actor.




Ana Rita Clara


Depois das fotografias publicadas na imprensa, a apresentadora confirmou o seu romance com Kevin Sampaio.


Foi durante a apresentação de Boading Pass e em declarações à Notícias TV que Ana Rita Clara assumiu a boa fase amorosa que atravessa: “Estou muito feliz e apaixonada. Fui apanhada de surpresa com essa notícia. Faz parte da minha exposição pública e percebo que as pessoas tenham curiosidade, mas apenas gostava de dizer que estou feliz”, disse.


Quiosque: Vidas, Notícias TV

Em primeira mão TV Universo – Televisão-Opinião: Laços de Sangue, os pormenores!


O TV Universo e o Televisão - Opinião tiveram acesso, em primeira mão, às primeiras informações oficias da nova produção da SIC.


Decorreu hoje a apresentação à imprensa de Laços de Sangue, até aqui conhecida por Caminho da Felicidade, e, como não podia deixar de ser, esta é mais uma produção que promete prender os telespectadores aos ecrãs.


As gravações da nova telenovela começam a ser gravada já no próximo dia 26 de Julhoe conta com cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira. O Brasil será também pano de fundo de Laços de Sangue, com gravações que terão lugar em vários estados, como por exemplo o Rio de Janeiro.


Garantido está um elenco de luxo. Saiba então os nomes das personagens e respectivos interpretantes:


Inês Nogueira (Diana Chaves) – Nasceu em Lisboa, cidade onde vive com a mãe - Eunice e o irmão - Tiago. É licenciada em gestão hoteleira.

Eunice Nogueira (Lia Gama) – Viúva. Mãe de Inês e de Tiago.

Tiago Nogueira (Sisley Dias) – Filho de Eunice e irmão mais novo de Inês. Licenciado em engenharia informática.

Graciete Silva (Margarida Carpinteiro) – Mãe de Diana e casada com António. Vende flores no mercado.

Diana Silva (Joana Santos) – Filha de Graciete e de António Silva. Trabalha no mercado com a mãe, a vender flores. Apesar de ter crescido num bairro pobre e no seio de uma família humilde, é sofisticada e tem sede de dinheiro e de poder.

António Silva (Pompeu José) – Marido de Graciete. É camionista de longo curso no ramo da distribuição alimentar.

Frederico Caldas Ribeiro (Sinde Filipe) – Pai de Francisca e Adelaide. Descendente da alta burguesia. Estudou arquitectura, mas a sua paixão é os brinquedos.

Francisca Sobral (Emília Silvestre) – Pianista e apaixonada por música. Estudou na escola superior de música. Tem três filhos (João, Alice e Rita).

Henrique Sobral (Virgílio Castelo) – Marido de Francisca. Abandonou a família há algum tempo.

João Caldas Ribeiro (Diogo Morgado) – Médico. Filho de Francisca e Henrique. Preocupa-se mais em ajudar os outros do que em construir uma reputação. Parte frequentemente pelo mundo fora em acções humanitárias ao serviço dos médicos sem fronteiras. É apaixonado pela namorada - Inês.

Alice Ribeiro Fonseca (Mª Botelho Moniz) – Filha de Francisca e de Henrique. Tal como os pais, toca piano e expressa-se através da música.

Rita Ribeiro Fonseca (Joana Seixas) – Irmã de João e de Alice e casada com Vicente Fonseca. Embora marcada pelo peso do seu nome de família, revelou desde sempre a independência e força necessárias para fazer o seu próprio percurso.

Vicente Fonseca (Manuel Wiborg) – Casado com Rita. É designer e trabalha na empresa da família Caldas Ribeiro.

Adelaide Carvalhais (Sofia Sá da Bandeira) – Casou cedo com Gastão e nunca fez nada na vida, pois os rendimentos do marido e a herança de família assim lho permitem.

Gastão Carvalhais (Alexandre de Sousa) – Marido de Adelaide. Advogado. Não tem qualquer pudor em defender causas menos escrupulosas, desde que seja bem pago para isso.

Ricardo Carvalhais (Carlos Vieira) – Gestor. Nunca se apaixonou verdadeiramente por ninguém, até ao dia em que conhece Diana.

Jaime Vilar (Ricardo Carriço) – Engenheiro de um parque eólico. Após um convite para jantar, torna-se amigo da família Carvalhais.

Armando Coutinho (João Ricardo) – Natural de Lisboa. Casado com Gi. Um homem cheio de charme e bem-parecido, ao mesmo tempo, é um burlão que sabe enrolar bem os mais incautos.

Gi (Custódia Gallego) – Organizadora de eventos. Odeia o seu nome verdadeiro, Geraldina Natércia. E fútil, mas não é má pessoa.

Bernardo Coutinho (Hugo Sequeira) – Filho de Armando e Gi Coutinho. Um verdadeiro “pintas” do imobiliário, um playboy mimado e caprichoso que trata as mulheres como brinquedos, os empregados como escravos e os clientes… como lerdos.

Luís Barros (Pêpê Rapazote) – Formado em publicidade e marketing. É casado com Isabel, de quem tem um filho - David.

Isabel Barros (Gracinda Nave) – Esposa dedicada e mãe exemplar. Vive para a família.

David Barros (Bernardo Oliveira) – Filho de Isabel e Luís Barros. Miúdo alegre muito ligado aos pais. Gosta de jogar consola.

Manuel Dantas (Rui Santos) – Designer. Trabalha com Vicente, sob a autoridade de Luís Barros, o director criativo. É o melhor amigo de João.

Gabriela Miranda (Carla Maciel) – Formada em Gestão. É uma mulher moderna. Tem aversão a germes e à desarrumação.

Lourenço Miranda (Jorge Mourato) – Casado com Gabriela. Trabalha no sector imobiliário. É humilde e tímido.

Domingos Machado Pai de Sandra. Bom vizinho e um trabalhador honesto. É caseiro na herdade da família Caldas Ribeiro há vinte e três anos.

Sandra Machado (Juana Pereira da Silva) – Filha de Domingos. Trabalha com o pai na herdade dos Caldas Ribeiro.

Orlando Ayres (Ângelo Rodrigues) – Engenheiro agrónomo. Nasceu, cresceu e nunca saiu do Alentejo. Adora a vida no campo.

Catarina Marques (Teresa Tavares) – Melhor amiga de Diana. Trabalha na fábrica desde os dezoito anos.

Álvaro Brito (António Cordeiro) – Casado com Fátima e pai de Marco. Humilde e trabalhador, é dono de um café.

Fátima Brito (Sílvia Filipe) – É uma das funcionárias mais antigas da fábrica de Armando Coutinho, conhecida por toda a gente que por lá trabalha.

Marco Brito (João Maria Prates) – Filho de Álvaro e Fátima. Rebelde. Tem alguns comportamentos desviantes.

César Martins (Pedro Diogo) – Empregado no café de Álvaro. Culto e muito simpático. É apaixonado por Marisa.

Marisa Pereira (Dânia Neto) – Foi mãe aos 16 anos. Trabalha no mercado, como vendedora de frutas e legumes e foi lá que conheceu César, com quem vive.

Filipa Pereira (Daniela Marques) – Filha de Marisa. Inteligente, imaginativa e cheia de vida. É muito apegada a César, que vê como um pai.

Sheila Baptista (Débora Ghira) – Nasceu e cresceu na Mouraria. É fanática por fados e pelas marchas de Lisboa. Quer ser famosa.

“Tremoço” Gameiro (Tomás Alves) – Órfão. Mora com Zé e Liliana na antiga casa da avó, que agora lhe pertence.

Zé Gonçalves (João Baptista) – Entrega pizzas ao domicílio. Vive com Zé e Liliana.

Liliana Pimentel (Ana Guiomar) – Natural de Aveiro. Estudante universitária em Lisboa. Instável e indecisa, ainda não conseguiu perceber o que quer da vida.


Parabéns, Camilo de Oliveira!


Embora a segunda temporada da série por ele protagonizada não tenha conseguido bons resultados a nível audiométrico, o aniversário de tão popular e talentoso actor jamais poderia ser deixado em branco.


Num dia tão especial, cujas 76 primaveras são comemoradas, toda a equipa do Televisão – Opinião deseja as maiores felicidades ao grande humorista!


Parabéns, Camilo de Oliveira!

Teresa Guilherme critica “Depois da Vida”


É conhecida pela sua enorme ligação a fenómenos do oculto e fascínio pela vida depois da vida. Chegou a especular-se, na imprensa, que ela teria sido a primeira escolha para a condução do popular formato da TVI.

Afastada da televisão há algum tempo, Teresa Guilherme mantém um espaço de opinião na revista Notícias TV e, como é habitual, a crónica desta semana volta a ser polémica. Tudo porque a apresentadora criticou Depois da Vida, cuja segunda temporada estreou há três semanas.


“Eu não consigo é acreditar no Depois da Vida na TVI. (…) Não sei se é o arzinho de dona de casa inglês de Anne Germain que não me convence quando baixinho diz ‘lembrem-se de que a vida é curta mas quando forem espíritos será eterna’! O público preenche antes do programa um questionário e acredita que Anne não recebe nenhuma informação dos presentes, além da que lhe chega dos ausentes”, começa por escrever, para depois lançar farpas à nova cara do programa, Iva Domingues: “A Iva com a sua roupinha de Domingues está discreta e, ela sim, ouve vozes, mas é no auricular, que para traduzir o que os mortos portugueses falam em inglês é preciso ter espírito santo de orelha”.



Quiosque: Notícias TV

Fátima Lopes continua sem revelar futuro na TVI


Início de tarde, fim de tarde ou horário nobre? Parecem ser estas as três grandes possibilidades de horário para a mais recente estrela da galáxia TVI.

Todavia, Fátima Lopes continua sem revelar o seu futuro, como é possível ver na mais recente entrevista concedida à Notícias TV. “Em Setembro contarei tudo”, começou por referir a apresentadora. O certo é que será algo diferente do que fez anteriormente, uma vez que “A TVI teve o cuidado de me dar a oportunidade de variar o meu registo”, confessou.


Na imprensa muito se fala sobre a sua presença no novo reality-show que a estação prepara para a rentrée. “não posso confirmar, nem desmentir”, revela, para depois confirmar que veria com bons olhos a apresentação de um formato deste género: “Não tenho nada a opor. Já tive uma ideia, no passado, muito rígida sobre reality-shows. Mas na verdade apresentei um embrionário do género, o All You Need Is Love. Na altura lembro-me dos artigos que saíram na imprensa. Nós éramos as cobras da existência do ser humano. É natural que os formatos vão evoluindo e as formas de apresentar também. É possível apresentar qualquer formato de programa com classe, dignidade e respeito, quer por quem faz, quer com quem vê”, explicou.


Quiosque: Notícias TV

Teresa Guilherme aposta em Júlia Pinheiro


Embora André Cerqueira tenha afirmado que também se deve colocar o nome de Manuel Luís Goucha nas “apostas” para a apresentação do novo reality-show da estação, o certo é que as grandes apostas da imprensa são Júlia Pinheiro e Fátima Lopes.

E não são só da comunicação social. Também há profissionais ligados ao pequeno ecrã que começam a revelar as suas “ideias”.


Uma delas é Teresa Guilherme, que deu o seu parecer à revista Correio TV: “provavelmente será a Júlia Pinheiro a apresentá-lo, que tem uma larga experiência neste tipo de formato”. Apesar de tudo, a eterna “senhora televisão” não descarta a hipótese de ser Fátima Lopes a escolhida: “A Fátima também tem capacidade para isso, claro, apesar de não ter a experiência da Júlia”, concluiu.


Esta é a escolha da carismática apresentadora, e a sua? Qual é?


Quiosque: Correio TV

Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha à frente de reality-show?




















Ainda falta bastante tempo para o inicio daquela que é a grande aposta da TVI para a rentrée, no entanto, a pouco e pouco, a especulação da imprensa sobre os apresentadores começa a ser cada vez maior.

É já um dado adquirido de que Teresa Guilherme não será a escolhida. Os nomes mais falados, neste momento, são, então, os de Fátima Lopes e Júlia Pinheiro.


Todavia, parece existir outra grande hipótese: Manuel Luís Goucha. Quem o garante é André Cerqueira, que, em entrevista à Correio TV disse: “acho que deveríamos incluir o Manuel na lista das apostas para os prováveis apresentadores de Big Brother. Já temos a Júlia e a Fátima. Só falta o Goucha”.


A par de tudo isto, começa também a ganhar forma a possibilidade de, tal como aconteceu com A Bela e o Mestre, o novo reality-show da estação ser conduzido em dupla. E, nesse caso, adianta o mesmo artigo, há uma forte possibilidade de os escolhidos serem o apresentador das manhãs do canal e a recentemente contratada Fátima Lopes. É que há muito que os dois amigos desejam trabalhar juntos: “Tenho uma relação de anos com o Manuel. Às vezes brincávamos e dizia-lhe: ‘um dia ainda vou trabalhar contigo’. Era sempre uma festa quando nos encontrávamos. E ele dizia: ‘sabe-se lá as voltas que a vida dá’. Se calhar, finalmente, vamos fazer alguma coisa juntos. E eu gostava imenso”, contou a antiga cara de Vida Nova à mesma publicação.


Será esta a grande surpresa que a direcção de programas está a prepara?

Apesar de tudo, há ainda que ter em conta uma outra possibilidade: ser Manuel Luís Goucha, a solo, a conduzir o formato.

Por enquanto, ainda tudo é especulativo, mas, num futuro próximo, é de aguardar novos desenvolvimentos e confirmações oficiais.


Quiosque: Correio TV

Revista de Imprensa 23/07/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


“Mesmo que me convidassem, não saía da SIC”, diz Maya




A edição desta semana da revista TV 7 Dias inclui uma entrevista exclusiva com aquela que é uma das tarólogas mais conhecidas do país. Nela, Maya fala de tudo um pouco, desde os tempos da infância, até à sua paixão pelo Benfica.


Quando questionada sobre projectos futuros em televisão, a empresária foi directa: “Apresentei este ano um projecto à SIC, que ficará em stand-by, pois ainda não é altura para ele. Porém, tenho a noção que não estarei em antena por muito mais tempo. Eu não sou propriamente nova, mas o meu futuro na televisão passará pela autoria e pela produção… seguramente. Tenho muitas ideias”, começou por dizer, para depois revelar o projecto que apresentou à estação de Carnaxide: “Era um reality-show do género Cougar, um projecto demasiado cara para não ser exibido em horário nobre. Era caro demais e ousado, uma grande produção para passar à meia-noite ou uma da manhã. Era uma espécie de Ídolos com senhoras famosas que dançavam no varão”.


Embora muitos outros temas tenham também sido discutidos, talvez o mais importante desta entrevista prende-se com uma resposta dada por Maya, em que demonstrou a sua vontade de permanecer durante muitos anos no canal de Francisco Pinto Balsemão: “Mesmo que me convidassem, não saía da SIC!”, declarou a antiga professora.


Patrícia Tavares já não dirige actores de Espírito Indomável




Depois de Paula Neves ter abandonado a função de directora de actores da produção da TVI, uma vez que se mudou para o elenco de Malmequer, é a vez de a sua substituta também dizer adeus ao cargo.


Anunciada como a nova responsável pelo elenco de Espírito Indomável, Patrícia Tavares transitou de Meu Amor para a história de e Rafael. No entanto, segundo a revista TV Guia, a actriz decidiu abdicar do cargo para poder desfrutar em pleno das férias da filha.

Resta esperar para saber qual será a nova directora de actores da telenovela.


CITAÇÃO DO DIA:


“A TVI foi o meu ponto de partida, foram eles que acreditaram no meu trabalho”


Vanessa Oliveira



Número do dia:


14.5%


Foi este o resultado médio de share alcançado pela emissão da passada quarta-feira de 5 Para a Meia Noite. Apresentada por Nilton e com Nuno Gomes como convidado, o programa alcançou um dos melhores resultados de sempre.



Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!



É já no próximo domingo que chega ao fim Achas Que Sabes Dançar?. na derradeira emissão do programa eleger-se-á o bailarino favorito dos portugueses, como tem vindo João Manzarra a anunciar desde o inicio do formato.


Mas haverá, realmente, apenas um vencedor? Não creio que assim seja. Em primeiro lugar, há pelo menos 20 vencedores. Sim, os 20 magníficos que chegaram à fase final do concurso são, evidentemente, grandes vencedores. Viram o seu trabalho reconhecido e o talento confirmado. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que, num futuro próximo, quando virmos algum deles num espectáculo, num programa de televisão, de imediato os reconheceremos. Talvez por terem sido os primeiros, não sei, mas é a sensação que tenho.


Acima de tudo, Achas que Sabes Dançar? foi também uma vitória da estação de Carnaxide. Sim, eu sei que os resultados audiométricos não foram dos melhores, mas, há muito mais do que simples números. A SIC é uma estação comercial e muito depende das audiências, que influenciam sempre os valores ganhos com a publicidade, mas não tenho dúvidas de que a aposta valeu a pena. Até porque foi uma prova de que pelos lados de Carnaxide não se vive apenas de resultados.


Podia Nuno Santos ter colocado o formato noutro horário, noutro dia de exibição, depois de verificar os resultados inicias? Podia, mas como diria a publicidade da Zon, “não era a mesma coisa”. Ao invés disso, o director de programas enfatizou ainda mais a sua aposta e colocou o programa mais cedo. É ou não uma prova de que acredita no formato? Tenho para mim que sim.


Como não podia deixar de ser, Achas que Sabes Dançar? é também uma vitória da dança portuguesa. Ao contrário do que acontecia em Dança Comigo, em que os dotes para a dança de personalidades famosas eram dadas a conhecer, ou de Febre da Dança, onde se conheciam pequenos talentos deste mundo, aqui foi dada a oportunidade de profissionais e jovens bailarinos demonstrarem todo o seu talento. A partir de agora, quem for a um espectáculo de dança, terá, certamente, ainda mais atenção ao que vê.


Mais do que um formato televisivo, Achas que Sabes Dançar? foi uma “escola” para todos os portugueses aprenderem a apreciar esta arte e a darem-lhe o verdadeiro destaque. Porque a televisão também é isso, uma escola diária para todos nós, publico.

Não sei se haverá uma segunda edição do formato, mas penso que valia a pena. Não digo para já, mas daqui a um ano ou dois faria todo o sentido regressar. Afinal de contas, os portugueses podem não saber dançar, mas sabem apreciar um bom profissional desta área. Parabéns a todos os protagonistas deste espectáculo, desde os bailarinos a coreógrafos, jurados ou responsáveis pela produção!