23 de julho de 2010

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!



É já no próximo domingo que chega ao fim Achas Que Sabes Dançar?. na derradeira emissão do programa eleger-se-á o bailarino favorito dos portugueses, como tem vindo João Manzarra a anunciar desde o inicio do formato.


Mas haverá, realmente, apenas um vencedor? Não creio que assim seja. Em primeiro lugar, há pelo menos 20 vencedores. Sim, os 20 magníficos que chegaram à fase final do concurso são, evidentemente, grandes vencedores. Viram o seu trabalho reconhecido e o talento confirmado. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que, num futuro próximo, quando virmos algum deles num espectáculo, num programa de televisão, de imediato os reconheceremos. Talvez por terem sido os primeiros, não sei, mas é a sensação que tenho.


Acima de tudo, Achas que Sabes Dançar? foi também uma vitória da estação de Carnaxide. Sim, eu sei que os resultados audiométricos não foram dos melhores, mas, há muito mais do que simples números. A SIC é uma estação comercial e muito depende das audiências, que influenciam sempre os valores ganhos com a publicidade, mas não tenho dúvidas de que a aposta valeu a pena. Até porque foi uma prova de que pelos lados de Carnaxide não se vive apenas de resultados.


Podia Nuno Santos ter colocado o formato noutro horário, noutro dia de exibição, depois de verificar os resultados inicias? Podia, mas como diria a publicidade da Zon, “não era a mesma coisa”. Ao invés disso, o director de programas enfatizou ainda mais a sua aposta e colocou o programa mais cedo. É ou não uma prova de que acredita no formato? Tenho para mim que sim.


Como não podia deixar de ser, Achas que Sabes Dançar? é também uma vitória da dança portuguesa. Ao contrário do que acontecia em Dança Comigo, em que os dotes para a dança de personalidades famosas eram dadas a conhecer, ou de Febre da Dança, onde se conheciam pequenos talentos deste mundo, aqui foi dada a oportunidade de profissionais e jovens bailarinos demonstrarem todo o seu talento. A partir de agora, quem for a um espectáculo de dança, terá, certamente, ainda mais atenção ao que vê.


Mais do que um formato televisivo, Achas que Sabes Dançar? foi uma “escola” para todos os portugueses aprenderem a apreciar esta arte e a darem-lhe o verdadeiro destaque. Porque a televisão também é isso, uma escola diária para todos nós, publico.

Não sei se haverá uma segunda edição do formato, mas penso que valia a pena. Não digo para já, mas daqui a um ano ou dois faria todo o sentido regressar. Afinal de contas, os portugueses podem não saber dançar, mas sabem apreciar um bom profissional desta área. Parabéns a todos os protagonistas deste espectáculo, desde os bailarinos a coreógrafos, jurados ou responsáveis pela produção!

Nenhum comentário: