27 de outubro de 2009

Para lá das 24


Não perca às 00:05, no Televisão-Opinião.

Audimetria - 26/10/2009

Afinal a equipa do blog, arranja sempre tempo para não defraudar expectativas e então são lançadas agora as audiências relativamente ao dia de ontem (segunda feira). A TVI a voltar a liderar com um share de 28.8%, seguida da RTP1 com 25%. A SIC em terceiro muito perto do Cabo como é visto pela tabela.
O TOP5 do dia foi constituído por duas novelas e pelos noticiários da noite como é visto pelo quadro. Deixa Que Te Leve liderou acima dos 40% seguida por Meu Amor. De seguida o Jornal Nacional que foi a informação mais vista e único acima dos 30%, seguido pelo Jornal da Noite e depois o Telejornal.
Visto o TOP5, os outros programas tiveram os seguintes números.
No período do final da tarde a RTP1 liderou com Portugal em Directo a fazer 6.4% de rating e 30.1% de share. Preço Certo alcançou 10.5% de rating e 32% de share. Já a TVI ficou em segundo com a Repetição de Morangos com Açúcar a fazer 5.2% de rating e 25.2% de share enquanto o episódio inédito alcançou 9.8% de rating e 29.4% de share. Já a SIC com Paraíso não foi além dos 19.9% de share e 3.9% de rating. Nós Por Cá subiu até aos 7% de rating e 20.9% de share.
Depois das 21h, na RTP1, Notas Soltas alcançou 8,1% de rating e 20% de share. Salvador não foi além dos 6.8% de rating e 16.9% de share. Jogo Duplo fez 7.4% de rating e 20% de share. Prós e Contras não foi além dos 3.2% de rating e 13.8% de share.
Na SIC, Gato Fedorento Segredos fez 9.4% de rating e 24.1% de share. M/F: Sarilhos em Casa continua a perder espectadores com 5.1% de rating e 15.5% de share. Viver a Vida nos 4.3% de rating e 21.8% de share.
Na TVI, as novelas têm uma queda de espectadores com Sentimentos a fazer 9.8% de rating e 37.8% de share. Flor do Mar alcançou 6.4% de rating e 34.8% de share.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Fecho


Boa noite. Hoje o dia foi grande para a equipa do Televisão-Opinião. Devido a falta de tempo, hoje não são publicadas as audiências. Ficamo-nos pelo Fecho e pelo Para lá das 24 às 00:05.
Os problemas no slideshow do blog serão resolvidos esta noite (por o menos tentaremos).
Deixo-vos então com dois conteúdos nesta rubrica. Uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias e ainda a data de estreia da segunda série do "5 para a Meia-Noite".


Vida de Pobre

É sempre assim: instala- -se a recessão económica e as pessoas passam de imediato a ver mais televisão, um entretenimento barato e exercido no conforto do lar, essa fortaleza a que nunca falta pelo menos alguma capacidade para blindar-nos do inimigo lá fora. Ainda esta semana Roma Khanna, presidente da Universal Networks International, uma das referências mundiais no mercado da TV por subscrição, o dizia, regozijando-se com a subida do número de clientes: "Perante o aumento do custo de vida, a opção pelo entretenimento em casa, com a família e os amigos, tornou-se mais atraente."

Daí que não seja fácil entender a entrevistada dada aqui há uns dias, ao Correio da Manhã, por Manoel Carlos, autor da telenovela da SIC Viver a Vida. Dizia ele, em tom pesaroso: "Hoje, com a Internet, já ninguém sai de casa." Ora, eu pergunto-me se, aos 76 anos, e depois de mais de 30 a escrever telenovelas, Manoel Carlos ainda não percebeu o segredo do sucesso do seu negócio. Quanto mais gente pobre (ou com medo da pobreza) existir, mais gente estará a ver televisão - e, quanto mais gente pobre estiver a ver televisão, mais gente haverá para prender durante horas ao ecrã, ao longo das intermináveis maratonas de telenovelas em que as estações comerciais portuguesas e brasileiras baseiam o seu prime time.

Felizmente, o futuro não passa por aqui. Mas, enquanto durar o presente, talvez não ficasse mal pelo menos algum decoro.


30 de Novembro é a data de estreia do takl-show que fez furor este Verão na RTP2. Não perca!

Revista de Imprensa 27/10/09

Bom dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira. Fique a par das últimas sobre o universo televisivo.



Angélico Vieira continua na TVI


Contratriamente ao que a TV Mais avançou, e que o Televisão-Opinião escreveu nesta mesma rubrica, Angélico Vieira não irá fazer parte do elenco de "Lua Vermelha". O cantor e actor vai permanecer no canal de Queluz de Baixo. Quem o garante é Gabriela Sobral ao afirmar ao 24 Horas: "Ele é um produto TVI e, portanto, não vai sair da casa." A directora adjunta de produção nacional revela ainda que o ex-DZR'T "vai passar a ser exclusivo" da TVI, e que "irá integrar um dos projectos de ficção que iremos começar a gravar em breve."


São José Lapa critica "Dança Comigo no Gelo"

São José Lapa, que foi júri em todas as edições de "Dança Comigo", afirmou ao 24 Horas que o novo formato não dá "espaço aos mais velhos". A actriz não poupa críticas a "Dança Comigo no Gelo". "É uma pena escolherem um formato daqueles, que é extremamente restritivo. Não permite que as pessoas de idade possam entrar nele porque é perigoso." As críticas À RTP1 vão ainda mais longe e, entre outras coisas, São José Lapa deixa um aviso: "O orçamento geral do Estado injecta dinheiro na RTP para depois saírem estas coisas. Atenção senhores administradores."

Fonte:24 Horas

Para Lá das 24


Boa noite! Está em linha mais uma edição do Para Lá das 24. Hoje o destaque vai para a recentemente estreada telenovela da SIC.


Já conta com 4 episódios transmitidos pela SIC, mas teima em não convencer os telespectadores. Já li diversos artigos de opinião em que a trama protagonizada por Sandra Barata Bello e Ricardo Pereira é bastante elogiada. Qual será então a razão para o aparente insucesso de "Perfeito Coração"? A telenovela tem tudo para ser um sucesso. Tem um bom elenco, destaco Andreia Dinis, Sandra Barata Bello e Custódia Gallego, que estão melhores do que nunca; tem acção, é movimentada, também tem as magnificas paisagens de Berna. Então o que não tem "Perfeito Coração"? A resposta é simples: Não tem o selo TVI. Não tenho quaisquer tipo de dúvidas que se esta telenovela fosse transmitida pelo canal de Queluz de Baixo teria excelentes audiências. À SIC falta-lhe alcançar a notoriedade em termos de ficção nacional, que actualmente pertence a Queluz de Baixo. Contudo permanece a esperança de que os resultados surjam e esta telenovela alcance uma melhor audiência e "ocupe" o lugar que lhe é devido. Se isso acontecer será um sinal de mudança, e uma prova de que o "Perfeito Coração" estará a bater no peito dos telespectadores...