1 de outubro de 2010

Maria João Bastos em "Alta Definição"

mariajoaobastos1

Depois de Lúcia Moniz, Daniel Oliveira volta a conversar com uma actriz muito querida dos portugueses. Embora seja uma das profissionais com contrato de exlusividade com a estação de Queluz de Baixo, Maria João Bastos aceitou o convite e estará amanhã em Alta Definição.


Recorde-se que esta entrevista surge numa altura em que a imprensa adianta que a actriz poderá estar com um pé em Carnaxide, embora esteja escalada para o elenco de Sedução, cujas promos já passam na TVI.


Para ver amanhã, após o Primeio Jornal!

Like & Dislike


Boa noite. Bem-vindo à edição desta semana do Like & Dislike!

 
LIKE
Portugal no Coração


Esta semana marcou o regresso dos programas de day-time da RTP1. A Praça da Alegria e o Portugal no Coração regressaram assim na última segunda-feira à grelha diária da estação pública. 
Mas se de manhã a reformulação foi mais ténue, à tarde houve uma mudança de raiz em termos de cenário e grafismo. E pode-se dizer que esta mudança foi bem conseguida.
Cores fortes e alegres a marcar o novo cenário, com uma disposição alternativa e inteligente, enfim, um refreesh essencial no programa de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. Aliás, este upgrade da imagem e dos conteúdos do Portugal no Coração foi mesmo a cereja no topo do bolo para as tardes da RTP, já que a dupla Tânia e João, essa, há muito que demonstra a fantástica química na apresentação.



DISLIKE
TVI 24


O canal de notícias de Queluz de Baixo voltou a falhar. Na última quarta-feira, minutos depois da importante conferência de imprensa por parte do conselho de ministros, onde eram divulgadas as linhas gerais do orçamento de estado, o TVI 24 transmitia... um documentário internacional! Não houve análise, nem debate nem qualquer tipo de especial em torno deste importante tema.
Quem ficou a ganhar foram as concorrentes, SIC Notícias e RTPN, que, competentemente, desempenharam as suas funções de informar em tempo real, coisa que o TVI 24 apregoa como slogan mas que, afinal de contas, acaba por não praticar.

Falar Televisão



Parabéns ao passado

Numa altura em que se vive um verdadeiro apogeu em Queluz de Baixo, com a bombástica estreia de Secret Story, é em Carnaxide onde (hipoteticamente) se faz a festa. Na próxima quarta-feira a SIC completa 18 anos e promete uma emissão que irá ter tanto de especial como de surreal...!

Actualmente, o canal de Francisco Pinto Balsemão, está a atravessar a maior crise desde o seu fantástico nascimento. Crise de números, com as audiências e, consequentemente, as receitas em baixo. Crise de ideias, com uma grelha pobre, oca e estagnada, em tudo contrastante com a dos anos 90. No fundo, uma severa crise de identidade que tem levado a SIC a embarcar numa triste viagem completamente à deriva, sem rumo e que conta também com crassos erros que apenas ajudam a afundar ainda mais o barco.



Pergunto eu, mas afinal o que irá ser festejado no próximo dia 6 de Outubro. A recente saída de Fátima Lopes, uma das caras mais influentes e marcantes da estação? Os fracos resultados de Laços de Sangue, a novela que foi o principal investimento desta reentré? Ou o mote para a festa será a relação podre que a SIC (leia-se, administração) mantém com inúmeras caras do meio artístico e audiovisual português depois da péssima gestão que manteve com esses mesmos profissionais levando-os a bater com a porta?

Por todas estas contradições, pode-se afirmar que actualmente não há razões de para se celebrar em Carnaxide. O presente é mau, o futuro avizinha-se negro e relembrar o passado desta forma tão saudosista, como tem sido feito nas últimas semanas, não é solução. Com consciência e inteligência, a SIC precisa de muito trabalho, persistência e luta para voltar a merecer a dignidade e o brilho de outros tempos. Já chega de festejar o vazio!

18 anos da SIC serão marcados por algumas surpresas


Será na próxima quarta-feira, 6 de Outubro, que a estação de Carnaxide comemorará os seus dezoito anos. Numa emissão especial a partir do Teatro Tivoli, Cláudia Vieira e João Manzarra serão os anfitriões de Parabéns a Você. A partir das nove horas da manhã do referido dia, os apresentadores estarão à conversa com caras emblemáticas do canal de Pinto Balsemão, tais como Conceição Lino.

Segundo a Notícias TV desta semana, serão ainda esperados depoimentos por parte de Catarina Furtado, Jorge Gabriel, Fátima Lopes e José Alberto Carvalho, ambos com uma carreira que passou pela SIC.


Toda a emissão será dedicada aos telespectadores da estação de Carnaxide, que podem contar com "conversa, música e humor", tal como afirmou Nuno Santos.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves oferece-lhe uma análise rápida e simples sobre o que se destacou pela positiva e negativa nesta semana. Às 21:00!

Miguel Falabella critica opções de Nuno Santos

miguelfalabella


É cada vez mais usual as estações de televisões nacionais optarem por emitir episódios mais curtos das suas telenovelas, quando estas já estão na recta final. Elogiada por uns e criticada por outros, esta acaba por ser a opção tomada pela direcção de programas da estação de Carnaxide.


Um dos grandes críticos desta escolha é Miguel Falabella, autor de várias produções brasileiras, como Negócio da China. É em declarações à edição desta semana da Notícias TV que o argumentista brasileiro dá a sua opinião.


“Eles cortam tudo, nunca vi uma coisa destas, jamais vou entender. É um mistério a ser decifrado pelos futuros arqueólogos”, começou por afirmar Falabella, continuando: “Como é que um produto que tem 40 minutos de repente passa a ter 20? Como é que um espectador vai perceber um beijo entre duas personagens se eles cortam uma cena onde eu digo: ‘eu amo-te’?”, desabafou.


Conhecido por também ter interpretado várias personagens que ficaram na cabeça dos brasileiros, o actor foi ainda mais longe: “É a coisa mais estúpida que já vi na minha vida. É um absurdo. Se fosse autor aqui em Portugal ia causar uma grande confusão”, explicou.


A terminar, Miguel Falabella frisou ainda que esta opção acaba por prejudicar a programação de um canal: “Em termos de programação é muito mau. Se eu fosse director de programas jamais faria uma coisa destas. É uma pena”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se 01/10/2010


Boa tarde. E na última edição desta semana, fala-se de...


Cristina Ferreira


Depois da sua loja de roupa, na Malveira, a apresentadora da TVI e o seu marido, António Casinhas, apostam agora na abertura de um stand automóvel também na Malveira.

Casiraghi Cars, ao contrário da loja de roupa Casiraghi Forever, estará apenas encarregue a António Casinhas, para assim Cristina Ferreira dedicar-se exclusivamente à loja de roupa e à apresentação televisiva, ao lado de Manuel Luís Goucha no programa Você na TV.



Pedro Granger


Prestes a iniciar funções à frente do reality-show Secret Story e também a estrear-se como vilão na nova novela Sedução, Pedro Granger não tem parado de aproveitar o pouco tempo que lhe resta antes dos próximos três meses que vão trazer dias com mais de 12 horas de trabalho.

A revista TV Mais desta semana apanhou o actor numa dessas escapadelas. Num centro comercial lisboeta, Pedro aproveitava de forma atarefada para comprar alguns adereços para casa.



Quiosque: TV Guia, TV Mais

Laura Figueiredo reforça “Fama-Show”

laurafigueiredo


É ela quem conduz os pequenos takes diários do Ídolos, que passam após o Jornal da Noite e parece que a experiência na apresentação não se vai ficar por aqui.


Segundo a edição da revista Flash! desta semana, Laura Figueiredo é a nova repórter do Fama-Show. Depois de brilhar no papel de Laura em Lua Vermelha, a jovem actriz está agora focada em explorar uma outra área em televisão.


Resta saber se Laura Figueiredo fará apenas reportagens ou se será a substituta de Cláudia Borges quando esta entrar em licença de maternidade!


Quiosque: Flash!

Revista de Imprensa 01/10/2010


Sexta-feira, dia 1 de Outubro. As últimas da imprensa escrita!

 
Júlia Pinheiro e André Cerqueira rendidos com A Casa dos Segredos

É já no próximo domingo que tudo vai começar. A poucos dias da estreia de Secret Story, André Cerqueira e Júlia Pinheiro visitaram as instalações daquela que irá ser a casa mais famosa de Portugal, situada na Venda do Pinheiro.


“A visita correu muito bem. A casa é incrível e, para dizer a verdade, está tudo pronto. Só faltam os concorrentes”, revela André Cerqueira, director de programas da TVI. Ele e Júlia Pinheiro, a apresentadora central deste formato, não estiveram mais de uma hora no interior da casa, mas mesmo assim aprovaram o resultado final com enorme agrado: “A Júlia adorou. Nós até vivamos aqui”, remata André.

Está assim tudo pronto para a abertura oficial da Casa dos Segredos, que será já no próximo domingo à noite, na TVI!


Informação e futebol no quarto aniversário do Porto Canal


Foi na passada quarta-feira que o canal oficial da cidade do Porto comemorou o seu quarto aniversário. Em jeito de balanço dos últimos quatro anos, o director-geral do Porto Canal, Juan Figueroa Boullosa, olha para este projecto com bastante confiança e promete novas apostas em breve.

"Ao longo destes anos fomos construindo um projecto muito sólido. Não temos uma carreira de fundo, não é de sprint, pois vamos fazendo as coisas de forma que, cada passo que seja dado, seja o mais seguro possível", sintetiza Juan Figueroa Boullosa.
Para além da aposta central na informação regional, o director-geral do Porto Canal adianta que uma das outras fortes estreias será a transmissão em directo dos jogos do Boavista: "Já fizemos um acordo com o Boavista para cobrirmos os jogos do clube. Serão transmissões que permitam aos amantes do futebol seguir um histórico da cidade do Porto e que tem muito valor em todo o país", garante Juan Figueroa Boullosa.

Uma nova imagem gráfica também irá marcar este quarto aniversário, de um canal que se assume cada vez mais como o canal do Norte.

 
CITAÇÃO DO DIA
"A televisão já abandonou a fase do erotismo e entrou na pornografia"
 
Rodrigo Guedes de Carvalho
sobre novo programa de Fátima Lopes na TVI
 
 

NÚMERO DO DIA
30
Este é o número de câmaras que irão captar todos os movimentos dos residentes da Casa dos Segredos que abre portas no próximo domingo, dia 3.
 

Quiosque: TV Guia, Jornal de Notícias, TV Mais

Fecho

Boa noite. Fechamos o último dia de Setembro com a habitual crónica retirada do Diário de Notícias e que conta hoje com a autoria de Nuno Azinheira.


Jornal ginasticado

Que desconto na mensalidade do Holmes Place estão a conseguir os colaboradores da SIC pelos 20 minutos de publicidade que a estação fez à cadeia de ginásios em pleno Jornal da Noite? É esta a pergunta que, por estes dias, corre na Internet, em blogues e redes sociais. É justa esta apreciação ética e de carácter aos profissionais da SIC? Não. É justificada? É.


Um telejornal é um espaço nobre de informação, não é um programa de variedades. Com o relevante pretexto jornalístico da polémica em redor de Elena Miró, excluída do desfile da Moda Milão, a SIC decidiu fazer um especial sobre saúde e beleza no seu jornal. E para isso enviou a sua principal pivô, Clara de Sousa, para o Holmes Place de Miraflores. O cenário estava montado, com cartazes com o logo da cadeia colocados estrategicamente, e 20 minutos de conversa em directo. Porquê apenas o Holmes Place? E o Solinca? E o Soleil? E o Clube VII? E o Club Fit? E o Ginásio Clube Português?




E porquê Clara de Sousa? Ela costuma fazer reportagens no Jornal da Noite? Só um inocente achará que a escolha de Clara, excelente pivô e jornalista bem preparada, foi por acaso. E não é a mesma coisa, em termos de mensagem, ter em directo Clara de Sousa do que ter Luís Garriapa, Bernardo Ferrão ou Joana Latino, com todo o respeito.



Que Júlio Magalhães, director de Informação da TVI, peça em directo um aplauso ao Continente, do Eng. Belmiro de Azevedo, por ser patrocinador da gala da TVI, já é suficientemente estranho para um profissional com as suas funções. Agora que a SIC, que sempre criticou estas ligeirezas da concorrência, opte pelo mesmo caminho parece-me mais grave.