14 de setembro de 2010

SÓ Séries

Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries!

É já hoje, por volta das 22:15, que a Fox Life estreia a nova série “The Good Wife”. Um sucesso nos Estados Unidos, a série conta-nos a história da mulher de um advogado do Estado de Chicago, que tenta unir a sua família após um escândalo sexual e político envolvendo o marido. Peter Florrick (Chris Noth) é preso na sequência destes acontecimentos, enquanto a sua mulher, Alicia Florrick (Julianna Margulies), tenta reconstruir a sua reputação e ajudar os seus dois filhos. Assim, Alicia começa uma nova vida e tenta recuperar a sua carreira anteriormente esquecida como advogada de defesa. Começando como associada júnior numa prestigiada sociedade de advogados, ela junta-se ao seu amigo de longa data, companheiro de escola e agora de trabalho, Will Gardner (Josh Charles). Depois d quase 13 anos afastada dos tribunais, Alicia tem agora Diane Lockhart (Christine Baranski)( como sua mentora, no entanto rapidamente se apercebe que esta oferta terá algumas condições inerentes. O sucesso, esse terá que o conquistar sozinha.

Pela primeira vez, Alicia troca a sua imagem e identidade de “boa esposa” e toma conta do seu próprio destino para se tornar uma mulher poderosa, e esquecer de uma vez por todas o passado.

A série foi parcialmente inspirada no escândalo de prostituição de Eliot Spitzer, bem como outros destacados políticos americanos, em especial os de John Edwards e Bill Clinton.
Por agora despeço-me, deixando-lhe o trailer para aguçar a curiosidade. Até para a semana!


Falar Televisão


Ídolos do Ídolos

A nova temporada do talent-show da SIC já começou. Como era previsível, o primeiro episódio, que foi para o ar no último domingo, foi o programa mais visto do dia. Com 13,5% de audiência média e 36,9% de share, o concurso de Carnaxide demonstrou que continua a prender os telespectadores aos ecrãs com o talento nacional.


Curiosamente, no dia de ontem, uma colega minha confessou algum descontentamento com a postura do júri em destruir autênticos sonhos de criança. Todos nós desejamos ser alguém ou seguir determinado caminho. Ao sermos confrontados com especialistas na área sobre a realidade das nossas capacidades vocais, é impossível não ficarmos desiludidos connosco próprios. Afinal, sonhos são sonhos, e por vezes não passam disso mesmo.

No entanto, este Ídolos também vive de emoções, de histórias, de amizades. Como tal, qualquer candidato que decida fazer um casting a este concurso terá de pensar seriamente se canta bem ou não. É normal que seja difícil fazermos um juízo a algo que produzimos.
Nesse sentido, é certo contar com a opinião dos nossos amigos, com a sua sinceridade. Se de
facto cantar é algo que fazemos bem, serão eles a dar-nos força para prosseguir esse caminho ou não. É por isso que considero que são os nossos entes queridos que nos devem julgar, acordar para os nossos talentos. Quando eles não existem, é necessário que nos digam a verdade das verdades. Infelizmente, e pelo que vi no primeiro episódio desta quarta temporada, estas atitudes não foram tomadas por parte dos amigos e familiares dos diferentes participantes. Logo, são eles os grandes culpados de nos castings existirem os chamados "cromos".
Sabendo que o Ídolos vive deles, é impossível que o concurso não se aproveite da timidez, dos nervos e, acima de tudo, da falta de talento de muitos dos concorrentes.


Colocando este aspecto de parte, a nova temporada de Ídolos estreou bem. Não existiram grandes novidades na fase de castings. Apenas os concorrentes mudaram, tal como era de esperar.

Achei bastante engraçado o inicio do programa deste domingo, com um João Manzarra totalmente desprezado pelo júri, devido à sua falta de capacidades vocais. As caras de Cláudia Vieira acabaram igualmente por ser bastante cómicas, o que proporcionou vários momentos de humor aos telespectadores. Afinal, não são só os "cromos" que podem despertar gargalhadas. As próprias representações dos apresentadores conseguem ter essa função.

Para além do talento que se notou neste primeiro episódio da quarta temporada de Ídolos, foi possível visualizar um programa bem produzido, com momentos de ternura, histórias de vida, exemplos de coragem, e uma forma de vencer no futuro. Acima de tudo, amor à música.
De facto, se há algo que liga todos os concorrentes neste talent-show, então então esse algo está relacionado com a paixão pela música. Mais do que a fama fácil, notei que a maior parte dos participantes procura lutar por um sonho.

Um sonho que pode mudar as suas vidas.

"A TVI tem medo do Ídolos", acredita Boucherie Mendes


De que Ídolos é a aposta mais segura da SIC, ninguém tem dúvidas. Nuno Santos, director de programa da SIC, adianta mesmo que o talent show de João Manzarra e Cláudia Vieira foi o programa com mais audiência do canal, em 2010. Mas Pedro Boucherie Mendes vai ainda mais longe nas suas palavras.

O director dos canais temáticos SIC e também jurado do concurso, em declarações à TV 7 Dias desta semana, acredita que a concorrência tem medo do Ídolos. Boucherie baseia-se na forma como a TVI irá contra-atacar a quarta edição doo formato de Carnaxide: "Quem tem medo é a concorrência. A força do Ídolos vê-se no facto de a TVI usar um reality-show para tentar combater com o nosso programa. Reduzimos a cinzas Uma Canção Para Ti, programa que na altura tinha muito boas audiências", refere.

Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite..


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião. A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

André Cerqueira: "Não haverá nenhum famoso em Secret Story"


Depois de na passada semana a revista TV Guia ter noticiado a hipótese de famosos virem a integrar a lista de concorrentes do novo reality-show da TVI, A Casa dos Segredos, eis que André Cerqueira vem à TV 7 Dias desta semana desmentir tudo isso.

O director de programas da TVI refuta essa hipótese, esclarecendo que seria desde logo impossível desvendar segredos de famosos: "Não haverá ninguém conhecido dentro da Casa. Isso seria um contra-senso. Nós procuramos segredos e histórias novas, e isso não seria possível com figuras públicas. A Imprensa já escreveu quase tudo sobre as vidas das figuras públicas e, por isso, não haveria quaisquer surpresas", justifica.

André Cerqueira profere estas declarações na semana em que irá analisar 60 candidaturas sugeridas pela produção do programa e que foram apuradas das 58 000 recebidas ao longo da fase de inscrições. No entanto, a lista final de concorrentes só ficará fechada poucos dias antes de Secret Story estrear obrigando a que os concorrentes sejam literalmente enclausurados à medida que vão sendo seleccionados: "Antes de o programa começar, os 12 escolhidos irão estar espalhados por hotéis de todo o país, sem poderem contactar com o exterior. Tudo será feito sob o maior sigilo", adianta André.

Quanto à data de estreia, essa irá depender da velocidade a que decorrem os castings estando fixado 26 de Setembro como o dia mais provável para o início deste reality-show.

Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 14/09/2010


Boa tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta terça-feira!

Daniel Oliveira

O coordenador executivo de conteúdos e entretenimento da SIC e a apresentadora de Fama Show, Andreia Rodrigues, gozaram uns merecidos dias de férias. Ao que a revista Flash! apurou, o recente casal rumou ao sul de França e ao Mónaco no final de Agosto para descansar do ritmo de trabalho do Verão.

Apesar desta viagem, Daniela Oliveira e Andreia Rodrigues continuam a manter a descrição nos corredores de Carnaxide. De tal modo que é por hábito os dois cumprime
ntaram-se enquanto amigos e não namorados. Uma das razões deste facto está relacionada com o facto de a ex-namorada do apresentador de Alta Definição ser jornalista da SIC Notícias.

Cláudia Vieira


A apresentar a nova temporada de Ídolos na SIC, a apresentadora confessou ao Correio da Manhã de ontem desejar ter mais do que dois filhos.
"Gostava que a Maria tivesse irmãos. Eu tenho dois e passo a vida a falar da relação fortíssima que temos. Até gostava de ter mais do que dois filhos", confessou ao referido jornal.


Sobre o casamento, Cláudia Vieira demonstra que subir ao altar não faz parte dos seus próximos planos: "É óbvio que gostava de casar, como qualquer pessoa, mas não é fundamental para mim nem uma coisa que acho que seja muito importante para a minha felicidade. Já estou com o Pedro há uns bons anos, temos a nossa filhota e não sentimos essa necessidade. Se acontecer, de certeza que será um dia muito especial".

Quiosque: Correio da Manhã; Flash!

Diogo Abreu: "Tinha o coração a sair-me pela boca"


Os vencedores do concurso de moda da SIC, À Procura do Sonho - Face Model Of The Year, deram esta semana uma entrevista à Flash!.
Joana Cruz e Diogo Abreu encontram-se bastante ansiosos com os desafios que se avizinham, e confessaram à referida publicação o que sentiram nos momentos antes de se sagrarem os eleitos de Fátima Lopes. Enquanto a primeira afirmou ter ficado muito feliz, o segundo confessou muito nervosismo na hora da decisão final.
"Não estava muito em mim, só no dia seguinte é que percebi que era mesmo verdade", explicou Joana Cruz.

"Não estava à espera de ganhar, mas o momento em que disseram o meu nome foi muito bom. Os minutos anteriores, com a música de fundo, é que foram de nervosismo. Tinha o coração a sair-me pela boca", confessou Diogo Abreu.

Sobre a amabilidade dos apresentadores de À Procura do Sonho, os dois jovens só têm a apontar qualidades. Prova disso é o facto de Joana Cruz ter demonstrado ter sido bastante apoiada durante o decorrer do concurso por Pedro Guedes e Vanessa Oliveira: "A Vanessa e o Pedro fizeram questão de nos dar conselhos e dicas e, no dia da gala, fizeram de tudo para nos acalmar".

A estilista Fátima Lopes aposta tudo em Diogo Abreu e Joana Cruz. Afinal, são eles que irão representar a designer numa sessão fotográfica para a revista Dealer Deluxe e participar no desfile desta em Paris.
Fátima Lopes afirma: "Eles querem aprender, são trabalhadores e têm muito potencial".

Quiosque: Flash!

Revista de Imprensa - 14/09/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira.

Vítor Espadinha recusou papel em "Laços de Sangue"


Foi na edição de ontem do Correio da Manhã que Vítor Espadinha se demonstrou desiludido com a SIC, pelo facto de lhe ter sido proposto um papel que não lhe agradou. Por esse motivo, rejeitou-o.
Ao referido jornal, o actor confessou que a personagem que lhe tinha sido entregue seria a de um senhor que morreria de um ataque cardíaco nos primeiros capítulos de "Laços de Sangue".
Por este motivo, e "depois de cinco anos a fazer os 'Malucos do Riso' e do sucesso com o 'Máquina' em 'Podia Acabar o Mundo' ", Vítor Espadinha não esperava que a direcção de programas da SIC lhe reservasse tal papel.
"Não esperava ser protagonista, até porque já não sou nenhum galã, mas esperava algo melhor", afirmou ao jornal da Cofina.
Por fim, o actor não deixou de referir a sua posição sobre as novelas brasileiras. Vítor Espadinha confessou que a parceria da SP com a Globo não o agradou: "...está mais do que provado que os portugueses já não vêm novelas brasileiras. Neste momento os campeões de audiência são os portugueses".

Cláudia Vieira acredita no sucesso da nova temporada de "Ídolos"


A apresentadora da SIC mostrou-se bastante confiante sobre os bons resultados da quarta temporada de "Ídolos" na edição de ontem do Correio da Manhã.
"Temos concorrentes com muito potencial. É incrível como a edição anterior motivou pessoas com muito valor e com vontade de cantar, mas que têm algum receio de programas de televisão e vir cá para fora mostrar o seu talento", confessou a também actriz ao referido jornal.
Cláudia Vieira acrescentou ainda que tem sido um prazer trabalhar com João Manzarra, uma das estrelas de Carnaxide: "É óptimo trabalhar com um amigo e com um profissional que admiro muito".


Citação do dia

"Queria ser actriz e, ao crescer, quis ser jornalista"

Marta Leite de Castro

Número do dia


13,5%

A estreia da nova temporada de Ídolos correu bem à SIC. O primeiro episódio emitido no último domingo alcançou 13,5% de audiência média, tendo sido o programa mais visto do dia.

Quiosque: Correio da Manhã

Fecho

Boa noite! O Fecho desta noite incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Mérito para quê?

Não sei se Felisbela Lopes está efectivamente indisponível para o cargo de provedora do Espectador da RTP, como disse na quinta-feira em comunicado, ou se o seu gesto constituiu sobretudo um contributo pessoal para a aceleração do processo de substituição de Paquete de Oliveira, há já tantos meses a gerir o cargo de forma interina e fragilizada. Sei que a sua tomada de posição era inevitável - e que, aliás, o timing escolhido acaba por ser perfeito como alerta para a forma como determinados cargos são preenchidos em Portugal (vide a provável substituição de Gilberto Madaíl na Federação Portuguesa de Futebol, de que ainda vamos ouvir falar muitíssimo).

No meio disto tudo, porém, fica-me uma questão: para que precisa exactamente a estação pública de televisão de um Conselho de Opinião, se já existe um Conselho de Administração (para gerir a empresa), um Provedor (para zelar pelos interesses dos telespectadores) e uma Entidade Reguladora da Comunicação Social (para fazer o escrutínio do funcionamento dos media nacionais, RTP incluída, em nome do Estado)? No meio do turbilhão que é a RTP, um poço sem fundo do ponto de vista financeiro e um desperdício de meios do ponto de vista da gestão (tenho falado aqui repetidamente no caso da RTP/Açores, mas há outros), não vejo que tipo de monitorização esteja a fazer o Conselho de Opinião - e, aliás, que resultados ela tenha produzido.


Quanto à Provedoria do Espectador, pois lá vai Paquete de Oliveira, com a dignidade habitual, segurando as pontas (o seu programa, Voz do Cidadão, regressa no dia 18). E talvez só no momento em que também ele der um murro na mesa e gritar: "Acabou-se!" estejamos, efectivamente, a caminho de uma solução.