1 de fevereiro de 2010

Esta Quarta-feira às 17 horas...

... A Diana e O Filipe vão dar uma sessão de autógrafos na Worten do Centro Comercial Colombo, em Lisboa!

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. Hoje o duelo ocorre entre os dois finalistas de Ídolos - Diana Piedade e Filipe Pinto.

Falar de Diana Piedade é para mim uma honra e uma grande responsabilidade. Ela é uma grande mulher com uma voz fantástica. É também prova de que o talento não se mede aos palmos e de que em Portugal ainda há muito boas vozes.

A jovem tímida e pouco faladora dos castings deu lugar à "fera" em palco, ou "bixo de palco", como a apelidou Laurent Filipe. "A música está-me nas veias. Abrir a boca e cantar só por cantar... não tem qualquer significado. Ao cantar para mim é mais fácil transmitir a mensagem e a alma", disse em entrevistas.

Diana Piedade é uma artista, cuja arte é cantar. Desde Tina Turner a Paulo de Carvalho, tudo fica bem na sua voz. Em palco, Diana dá show, quer cante uma balada, quer nos brinde com uma música mais mexida. Se inicialmente a associava mais ao Rock, hoje não sei bem a que estilo a devo ligar, tudo por culpa da sua enorme versatilidade.

Sabe puxar pelo público, comunica e consegue "arrancar" os melhores aplausos. Tudo o que faz, faz muito bem. É impossível dizer-se que não esteve bem em alguma das suas actuações. É muito bonita e tem um estilo de vestir muito próprio. O seu olhar e a sua expressão facial tornam-na ainda mais fantástica. Quando interpreta uma canção, os seus olhos têm um brilho especial que transmite a enorme alegria que é, para si, cantar.

Tudo isto fez com que o júri se tenha "desmanchado" em elogios, "Ela merece ganhar" (Manuel Moura dos Santos), "A Diana tem que estar na final" (Pedro Boucherie Mendes); mas, sobretudo deixou os portugueses completamente rendidos. Para além destas características, há algo que muito aprecio: a sua humildade. É a partir daí que se constrói um profissional e sem sombra de dúvidas que esta concorrente sabe disso.

Espero, sinceramente, que o público vote em si e que seja ela a grande vencedora de Ídolos. Se não conseguir conquistar o pódio, Diana não poderá dar-se por vencida. Ganhou um lugar no coração de muitos portugueses e marcou este programa.

O Ídolos poderia "viver" sem Diana Piedade? Não, não poderia, e não, também não era a mesma coisa. Eu? Eu voto Diana Piedade.

Tal como aconteceu com Filipa Azevedo, em Família Superstar, Filipe Pinto é o candidato favorito à vitória do Ídolos desde o primeiro episódio. As semelhanças entre os dois concorrentes são muitas. Ambos estavam nervosos no primeiro casting, ambos arrasaram quando cantaram, e ambos demonstraram que há muito talento ainda a mostrar em Portugal. Desde a estreia de Ídolos, que faço figas para que Filipe Pinto vença. Sim, Diana Piedade é uma óptima cantora, tem uma excelente presença, e fez algo que muitos não conseguiriam - ganhar popularidade num curto espaço de tempo, tornando-se assim numa das favoritas. São poucos os que se lembram dela nas audições, talvez pelo facto da SIC não lhe ter dado demasiado destaque. Mas mesmo tendo isso em conta, não deixo de lado o seguinte facto: ao longo das galas tem vindo a evoluir, e mostrar a Portugal o seu talento.

O caso de Filipe Pinto é especial. Desde o primeiro casting, que os espectadores da SIC ficaram fixados na sua voz rouca. Este concorrente é um daqueles casos que se diz: entrou, viu, e venceu/arrasou. Quando as galas começaram, há algo que não se pode dizer de Filipe - esteve mal. Quem o dizer está errado. Até hoje, não houve nenhuma actuação do Filipe em que ele não estivesse bem. Existiram sim, prestações mais e menos conseguidas. Nesta última gala, o Filipe foi o melhor. No entanto, na outra, a Diana tinha ocupado esse lugar. Acima de tudo o que vejo no Filipe é talento, e por isso, nas últimas três galas, votei nele. Aliás, quando vejo que existe uma certa vontade de Carlos Costa em meter o Filipe dali para fora, sou muito sincero - peguei no telefone e liguei. Injustiças não são comigo. Parabéns ao Filipe! E boa sorte também para a Diana.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Rita Pereira/Cláudia Vieira:

Rita Pereira, por Tiago Henriques - 51%

Cláudia Vieira, por Diogo Santos - 49%

Agradeço a todos os que participaram nesta rubrica, pois, pela primeira vez, o Frente a Frente registou 60 votos!

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o grande Frente a Frente entre Diana Piedade e Filipe Pinto. Vote na opinião mais forte!

Nem tudo é televisão

Todas as sextas-feiras, com o rádio no máximo, liberto o mesmo suspiro: "Quem dera à televisão portuguesa ter um debate humorístico com metade da qualidade, da graça e da liberdade de espírito deste…" Refiro-me, naturalmente, a Governo Sombra, da TSF, programa de Carlos Vaz Marques que junta Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares para, a pretexto dos temas da semana, fazer humor e alargar os horizontes daqueles a que se começa a chamar "os novos géneros" do jornalismo.

E, no entanto, funcionaria em televisão? Provavelmente não. Por um lado, Carlos Vaz Marques, que é brilhante na rádio (e mesmo em jornal), não se saiu especialmente bem na sua experiência na SIC Mulher, resistindo a fazer entrevistas aos gritos (como parece que os espectadores de televisão preferem) e deixando que a câmara o apanhasse demasiadas vezes a olhar para as notas que tinha à frente (como parece que os espectadores de televisão não toleram). Por outro, os três comentadores não estão necessariamente todos talhados para o pequeno ecrã: Araújo Pereira tem muita experiência em TV (e não consta que não goste de trabalhar no meio), mas Tavares não - e Mexia, tendo alguma, claramente não gostou da sua passagem por Eixo do Mal (SIC Notícias).

Mas, sobretudo, é difícil acreditar que aquela frescura pudesse ser reeditada em televisão, apesar da imagem, apesar dos papelinhos que cada um teria à frente, apesar da amplificação que a TV faria das suas palavras e apesar das muitas tentativas de condicionamento de que elas imediatamente seriam alvo. Queira-se ou não, a rádio continua, hoje, um espaço de especial liberdade. Apesar da pouca audiência. Ou precisamente por causa dela.

Análise à estreia de "Lua Vermelha"


Depois de na semana passada termos analisado a estreia de Destino Imortal da TVI, hoje fazemos o mesmo, mas em relação a Lua Vermelha.
Ainda relativamente à série da estação de Queluz de Baixo, vi apenas algumas cenas. Não acompanhei nenhum episódio até ao fim, e portanto é difícil ter uma opinião formada. Segundo o que li, o capítulo deste domingo teve mais acção que o primeiro, o que é positivo para Destino Imortal. Do que pude visualizar na televisão, e até no Youtube, posso dizer que os efeitos especiais estão engraçados, e a caracterização dos personagens também.
Tenho a mesma opinião destes dois aspectos sobre Lua Vermelha. No entanto, não posso deixar de concluir que a novela da SIC, não passa de uma recuperação do falhanço de Rebelde Way, com vampiros à mistura.
O colégio, os alunos, os pais e o meio que está à volta do estabelecimento, são factores que me fazem lembrar os "morangos" da SIC.
Segundo o que li, Lua Vermelha assemelha-se mesmo muito ao sucesso do filme Lua Nova. A história tem bastantes parecenças.
Não sei bem qual é a história de Destino Imortal, mas se for como a da novela da SIC, tenho a dizer uma coisa - falta originalidade.
De qualquer forma, e apesar de criticar Lua Vermelha, posso concluir que é uma novela que se vê bem. Sou um espectador que gosta de ver novelas e séries que metam jovens. Por isso acompanho Morangos com Açúcar, 90210, Gossip Girl, One Tree Hill e o mais recente sucesso Glee. E é por essa razão que vou acompanhar Lua Vermelha, caso se mantenha no horário nobre.
No entanto, há que ser justo, e fazer críticas à série da SIC.

Hoje há um Frente a Frente especial!


..saiba mais, às 21:00!

Audimetria - 31/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela SIC. A estação de Carnaxide ascendeu aos 30 pontos. Seguiu-se a TVI, com 27,9% de share, e a RTP1, com 20,2%.

O programa mais visto de ontem foi o duplo episódio de Meu Amor, com 14,7% de rating e 35,8% de share.
Ídolos alcançou o segundo lugar do top5, e aumentou em relação à semana passada. Ultrapassou os 43 pontos!
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O Telejornal conseguiu 13,3% de audiência média.
Destino Imortal venceu o horário das 18:00 às 20:00. A série da TVI foi o nono programa mais visto do dia, com 10,3% de rating, e mais de 30 pontos.


A estreia de Lua Vermelha correu bem à SIC. A novela posicionou-se no lugar quatro da tabela fornecida pela Mediamonitor. Obteve 12,4% de rating e 29,2% de share.
BBC: Vida Selvagem, alcançou no dia de ontem 9,3% de audiência média. O seu share ultrapassou os 40%. Um grande resultado, que contribuiu para a liderança do Primeiro Jornal, da SIC.
Na RTP1, Conta-me Como Foi não esteve mal. No meu ver, 7,6% de rating e 18,4% de share é um bom resultado para a série da estação pública.
De referir por fim, que a estreia de Flash Foward na SIC, liderou no horário em que foi exibido, com 33,5% de share.

Em termos de derrotados, Deixa que te Leve, e tal como aconteceu na semana passada, ficou atrás de Ídolos. Ficou-se pelos 11,1% de audiência média.
Apesar o filme da tarde ter tido 8,1% de rating e 24,7% de share, o Jornal da Noite ficou em terceiro lugar. Não foi além dos 23 pontos.
No campo negativo, destaco ainda Família Família. A repetição do programa apresentado por Sónia Araújo, fez apenas 6,6% de rating e 20,3% de share. Torna-se assim mais difícil combater Destino Imortal da TVI. E que tal colocar O Preço Certo às 19:00 novamente?

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 01/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Fevereiro.

Quem é o Melhor? de regresso?
Depois de ter estreado entre galas de Uma Canção Para Ti, Quem é o Melhor? poderá estar de regresso aos ecrãs da estação de Queluz de Baixo. A direcção de programas pretende fazer preencher o horário nobre de domingo com um grande formato de entretenimento, e tem duas hipóteses em cima da mesa: o programa que demonstra vários talentos de crianças, ou a versão portuguesa de X Factor, Factor X. Todavia, é um dado adquirido que será Júlia Pinheiro a anfitriã do formato, não se sabendo ainda se terá a companhia de Manuel Luís Goucha.

Tânia Ribas de Oliveira poderá regressar ao horário nobre
Está prestes a chegar à RTP1 O Cubo. A um mês de arrancarem as gravações do concurso, José Fragoso está ainda indeciso quanto ao apresentador do formato. Tânia Ribas de Oliveira parece estar no topo das suas preferências, no entanto também Sílvia Alberto e Jorge Gabriel reúnem condições para "agarrarem" o lugar.

Catarina Furtado quer levar "Príncipes do Nada" ao Haiti
Ainda agora começou a gravar Cidade Despida, mas Catarina Furtado já sabe o que quer fazer a seguir. A embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a população pretende levar o seu programa de reportagem até ao país devastado pelo recente sismo. "Nem pensar em não fazer nada", disse à Notícias TV.

TVI interessada em adaptar Rio das Flores
Miguel Sousa Tavares deixou a TVI recentemente, no entanto a estação poderá ainda aproveitar uma das melhores facetas do filho de Sophia de Mello Breyner: a de escritor. Ao que parece o canal de Queluz de Baixo continua interessada em adaptar Rio das Flores para a televisão. Se o desejo se concretizar, o projecto só arrancará no próximo ano.


CITAÇÃO DO DIA


"Não fecho as portas a nada e vou fazendo as minhas escolhas de forma a que possa ir construindo uma carreira sólida"

A citação de hoje pertence a Maria João Bastos







Fala-se de: Joana Seixas
A actriz está novamente apaixonada. Depois de ter terminado o romance que mantinha com o empresário Pedro Xavier, Joana Seixas tem um novo amor, o actor e argumentista Diogo Laço. "Fiz com o Diogo uma viagem fantástica por sítios maravilhosos e posso garantir que estou muito feliz.", disse ao 24 Horas.

Fontes: 24 Horas, TV Guia, Notícias TV

Diário de um Ídolo

Antes de mais nada, tenho de referir que a gala de hoje foi emocionante. De facto, os três finalistas ainda em jogo eram os melhores, e escolher um deles para sair foi uma tarefa injusta. Tanto Carlos, como a Diana e o Filipe, tinham e têm uma particularidade, que os torna únicos.

O início da gala foi agradável. Ouvimos os três finalistas a cantar o Dont't Stop Me Now, dos Queen.

Passemos agora à análise individual dos concorrentes:

No primeiro tema cantou Santana, e cantou muito bem. Um estilo diferente, que o colocou à vontade para dançar e mostrar mais um pouco de si.
Gostei. Soou-me a um Santana mais rock and roll, um Santana à "Filipe".
Na segunda melodia, cantou em português, tendo repetido o tema que interpretou para Roberta Medina, quando passou aos 15 finalistas.
Esteve bem. Teve presença. Cantou com sentimento. Arrasou!
Antes de passar para a terceira música, de referir que Filipe Pinto cantou duas vezes em último lugar.
O terceiro tema era algo completamente adequado ao seu estilo. Mas não foi por isso que Filipe Pinto deixou de ter mérito! Teve muita presença, e demonstrou estar à altura para ir à final. Adorei ouvi-lo! Aquele terminar de música foi espantoso.


A primeira música foi cantada em francês. Um grande desafio que mostrou que Diana estava à altura.
Estava bastante bonita. No que toca à afinação, nada a apontar. Cantou de uma forma suave, sentimental e confiante.
No segundo tema, tal como já tinha feito na gala passada, deu sensualidade à sua interpretação. A segunda parte da música esteve repleta de energia, presença e "show". Arrasou!
Satisfaction, foi a terceira melodia que Diana Piedade cantou. Um tema à sua medida, que tal como na segunda interpretação, fez um show. Foi original, deu "Diana" à música, o que fez com que ganhasse pontos.
Gostei de a ver a agradecer às localidades todas! Afinal, isso também dá votos!


Na primeira melodia esteve bem. Afinal, músicas mexidas, são a praia de Carlos. Sim, é verdade que teve de cantar em espanhol, mas o ritmo do tema foi algo a que este concorrente já está habituado.
Say It Right, de Nelly Furtado, foi a música que Carlos Costa cantou na segunda vez. Nesta, o concorrente da Madeira também dançou, o que faz com que o público cá de casa sinta a vibração e energia que ele pretende transmitir.
Gostei, mas para mim, foi "mais do mesmo".
O terceiro tema de Carlos, When a Men Loves a Women, deixou-me bastante curioso. Esteve muito bem. Foi para mim, a melhor actuação de Carlos Costa da noite. De facto, este concorrente tem uma grande voz, e na qualidade de artista, tem nota máxima!



Quanto à prestação do júri:
"Essa música é um vómito", disse Pedro Boucherie sobre a primeira música que Carlos Costa cantou.
"São os três vencedores", disse Roberta Medina.
São duas das frases proferidas por dois elementos do júri, que estive totalmente de acordo.
Sempre rezingão com o público do estúdio, Manuel Moura dos Santos foi cauteloso nos comentários, o que me pareceu bem. Não quero com isto dizer, que não esteve no seu máximo! Nada disso. Penso sim que teve em conta que os três finalistas, foram os melhores do Ídolos, e só por isso venceram a noite.
O que dizer de Laurent Filipe? Cultura ao máximo nível. As suas apreciações são feitas com a maior sinceridade, e com um objectivo extremamente claro: ajudar o concorrentes.


Quanto à prestação dos apresentadores
, achei João Manzarra mais solto. Soube brincar com os concorrentes sem vacilar, tal como aconteceu quando se meteu com Filipe.
Não reparei em grandes erros cometidos por parte da dupla.
Apesar de ainda notar que há muitas pessoas que não gostam do trabalho efectuado por ela (dupla), eu sou sincero - cada vez gosto mais!



Aqui fica a minha avaliação dos 3 concorrentes, de 0 a 10:

Carlos Costa - 9
1ª actuação - 8,5
2ª actuação - 9
3ª actuação - 9,5

Diana Piedade - 9,5
1ª actuação - 9,5
2ª actuação - 10
3ª actuação - 9

Filipe Pinto - 10
1ª actuação - 9
2ª actuação - 10
3ª actuação - 10

Análise aos resultados finais:

Concordei inteiramente com as votações do público. Tendo como base esta gala, penso que os dois finalistas mereciam ser dúvida o Filipe Pinto (votei nele) e a Diana Piedade.