25 de setembro de 2010

Audimetria Semanal


Muito boa noite. Mais um sábado, mais uma edição de Audimetria Semanal. Sintonize-se com o destaque das audiências no Televisão-Opinião/TV Universo a partir deste momento!

Salto Alto - Passione



Deverá ser um resultado passageiro, mas não deixa de ser curioso que Passione, na última quinta-feira, tenha conseguido obter o seu melhor share desde que estreou. A ser transmitida um pouco antes da meia-noite, a novela da Globo subiu aos 29,5% de share. Apesar de Passione ter começado quando Meu Amor já tinha terminado, não deixa de ser um bom resultado para esta história. Talvez seja este o caminho que Passione necessite de tomar, para conseguir subir nas audiências futuramente. O confronto directo com Meu Amor não resulta, tal como já foi possível reparar. E que tal, colocar a novela imediatamente a seguir ao término da da TVI? Se Passione conseguir, desta forma, ganhar fôlego, poderá iniciar-se cada vez mais cedo, combatendo aos poucos Meu Amor. Será um passo atrás, é verdade, mas poderá esta decisão acabar por dar dois ou três em relação ao seu actual estado, se os resultados subirem. A verdade é que é necessário fazer algo, pois os portugueses ainda não se apaixonaram pela Passione da SIC.

A semana de Agora É Que Conta


O novo programa de Fátima Lopes estreou na terça-feira, 21 de Setembro, na estação de Queluz de Baixo. A substituir um fraco Quem Quer Ganha, Agora É Que Conta veio dar ânimo às tardes da TVI. Os shares obtidos pelas quatro emissões do novo concurso do canal da Media Capital foram bastante satisfatórias. Na sua estreia, Agora É Que Conta esmagou a concorrência com uns arrasadores 40,4% de share. Na segunda emissão, o resultado não foi muito diferente: 40,2%. Por fim, na quinta e sexta-feira, os valores do concurso desceram, mas chegaram para vencer as boas tardes da SIC, e as vindimas da RTP. Fátima Lopes só pode estar contente com o sucesso do programa na sua primeira semana de exibição. Afinal, o que pode uma apresentadora ambicionar mais, para além de obter bons resultados, vencer a concorrência, ser uma nova estrela de um canal, ser notícia no Jornal Nacional? Pouco resta, mas muito falta ainda à antiga "senhora das manhãs". O que dirão os críticos de televisão sobre Agora É Que Conta? Será que o concurso conta mesmo para a qualidade da televisão portuguesa? Não estou a afirmar, mas sim a questionar. O que é certo é que Queluz de Baixo deixou de ter um vazio de 15% de share à tarde, e passou a obter uma média superior a 30%. E este é o dado que, de momento, interessa a André Cerqueira.

A Mina - Minutos Mágicos



O novo programa de magia da SIC não esteve bem na sua estreia. Os Minutos Mágicos tornaram-se um fracasso após os primeiros segundos de emissão. Não vi o programa, mas reparei nos seus resultados. Às 22:00, Mário Daniel não conseguiu iludir os portugueses. A magia acabou por obter apenas 5,1% de audiência média e 15% de share. À mesma hora, até Dá-me Música, com Catarina Furtado, conseguiu obter um melhor resultado. Tendo em conta algumas opiniões, parece-me que Minutos Mágicos está bem pensado. No entanto, fará sentido apostar num programa de magia quando, no historial da SIC, já foram transmitidos cerca de dois há pouco tempo? Apesar de ser um produto que, tendo por base o tema, acaba por diversificar a grelha da estação de Carnaxide, conseguirá o programa de Mário Daniel redimir-se do seu primeiro resultado? Quatro anos de espera serviram mesmo para conseguir colocar de pé este programa?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Esta semana, o Minuto Mais Visto pertenceu à RTP1. A partida entre o Benfica e o H. Telaviv alcançou, às 21:31, do dia 14 de Setembro, 19,4% de audiência média e 49,9% de share. Em segundo lugar ficou a gala Somos Portugal, da TVI. No dia 15 deste mês, a gala de Queluz de Baixo conseguiu atingir os 18,6% de rating às 22:43.


Porque No Te Callas Júlia Pinheiro?


A apresentadora de Secret Story já está desvendada. Júlia Pinheiro foi a escolhida, tal como era de esperar. No entanto, a estrela da TVI decidiu só agora confirmar o seu posto no reality-show da TVI. "Porque me apeteceu. Porque é giro", confessou a apresentadora ao Diário de Notícias, quando lhe perguntaram o porquê de ter demorado a assumir-se como condutora de A Casa dos Segredos. Questiono eu, será mesmo por isso Júlia? Ainda não estou totalmente convencido de que será a cara de As Tardes da Júlia a ficar com o reality-show, mas de momento, consigo acreditar nas suas palavras. O que eu acho engraçado é o facto de a estrela de Queluz de Baixo responder que acha giro apresentar-se como a condutora de Secret Story uma semana antes de o concurso estrear. Não será antes uma estratégia? Os valores de Ídolos assustam de tal modo a TVI, que justificam esconder a cara de Secret Story? Porque No Te Callas Júlia?

Uma pergunta a... Nuno Santos


A perfomance de Diana Chaves é de tal modo convincente, que justifica o ordenado que a actriz recebe? As audiências de Laços de Sangue tem sido satisfatórias. A novela está bem escrita. No entanto, a prestação da apresentadora do extinto Salve-se Quem Puder é medíucre. Considero-a mesmo inferior ao trabalho que tem sido desenvolvido por Débora Ghira, cujo currículo é bem inferior ao de Diana Chaves. A escolha desta actriz para personagem principal de Laços de Sangue foi uma má opção de Carnaxide e, mais concretamente, de Nuno Santos. Ela ainda está muito verde, e o papel não lhe assenta bem. Cheira-me a "sonsa".

Até para a semana!

Esqueceram-se de...Linda SIlva!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim! Esta noite recordo uma excelente actriz de televisão, teatro e revista. Linda Silva, a actriz que interpretou brilhantemente a reformada Palmira de 'Aqui não há quem viva' é hoje a pessoa que relembramos.

(Linda Silva era casada com o actor Morais e Castro)

Com uma vastíssima carreira que dura à mais de quarenta anos, a actriz, irmã de outro grande nome dos palcos nacionais, Ivone Silva, e viúva do também já falecido actor Morais e Castro tem andado um pouco afastada das lides televisivas desde que terminou a série da SIC, 'Rebelde Way', onde interpretou uma professora.
Procurando por biografia da actriz, deparei-me com a falta de dados sobre ela, sendo que tudo o que existe e que fala dela se refere principalmente ou à sua irmã, Ivone Silva, ou ao seu falecido marido. Não percebo bem a falta de documentos sobre desta actriz que adoro ver em televisão e que nos registos cómicos é algo de excelente. Ainda que não seja o único registo em que está bem, visto ter também ela feito grades dramatizações, é onde se enquadra melhor.
Enquanto actriz passou por todo o lado, desde a televisão, aos palcos e ao cinema português. Começou em 1966 e nunca mais parou. Dos palcos passou também para trás das câmaras e dedicou-se às peças e programas como produtora, trabalho que durou pouco tempo.
Actualmente o seu trabalho é feito com dedicação para a Casa do Artista, estando o seu regresso à televisão incerto com a falta de convites para novas produções.

Vera Kolodzig cansada!



A protagonista de Espiríto Indomável sente-se desgastada com o seu papel na novela de Queluz de Baixo.


"Chego ao final da semana com dores nas costas enormes... A Zé é muito activa... cansa-me muito fisicamente. Anda a cavalo, tem o trabalho no campo... Hoje, por exemplo, dói-me imenso os braços por causa de umas cenas que gravámos, e isto é assim todas as semanas", confessou a actriz à Notícias TV desta semana.

Quiosque: Notícias TV e Lux

Esta noite..


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

"Herman 2010" e "Lado B" regressam este fim-de-semana!


Depois das férias, este fim-de-semana marca o regresso dos late-nights de Herman José e Bruno Nogueira aos serões da RTP1.

Hoje, sábado, Herman 2010 arranca para a sua segunda temporada. Herman José mostra-se alegre, orgulhoso mas também encara este regresso com um grande sentido de responsabilidade: “A primeira edição abriu uma porta de bem-estar e auto-estima artística, que faço questão em ver consolidados. As reacções têm sido as mais encorajantes e estimulantes. O cuidado com que a nossa concorrência mais feroz nos cobre ao minuto, vem também provar de que não somos um produto inócuo e despiciendo”, afirma.

O apresentador do formato de sábado da RTP revela que o programa de hoje será um dos mais fortes em termos humorísticos: “O meu vídeo a brincar com a ministra da educação ficou uma glória e o 'sketch' do mineiro correu muito bem. Mas o sentido de humor do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa foi o que mais nos espantou”

Amanhã é a vez de Bruno Nogueira também voltar com o seu Lado B. Sem grandes ajustes, a mecânica do programa irá manter-se semelhante à da primeira temporada continuando também o programa a ser transmitido em directo, factor aliciante para Bruno: “A base é a mesma da primeira série. Fizemos apenas alguns ajustes, depois de percebermos o que funcionou melhor ou pior. Acho que funciono melhor sobre a pressão do directo. Para mim é uma dose de adrenalina extra que me mantém activo e alerta", garante.

Apesar de ambos os programas terem horários de exibição tardios (por volta da meia-noite) os dois apresentadores não se mostram descontentes com o facto já que acreditam que a maioria do público vê os seus formatos em multi-plataformas, tais como, a internet ou através da gravação de programas.

Quiosque: Jornal de Notícias

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais uma edição de Episódio Seguinte!


Rafael torna-se alcoólico




Convicto de que Rodrigo é o responsável pelo acidente de Hermínia, o filho de Joaquim vai à Herdade do Alto tentar convencer a voltar para casa. Assustada com tudo isto, Teresa cede ao apelo de Rafael e leva-o até ao quarto da filha. Cláudia vê-os e avisa, de imediato, João, dizendo-lhe que é uma óptima oportunidade de impressionar o pai adoptivo.


Calculista, o rapaz informa o pai, que, enraivecido, se dirige até ao quarto de , acompanhado pelo filho. Nesse instante, o antigo namorado de Susana tenta convencer a amada a voltar para a herdade dos Figueira com ele, mas esta recusa. Rodrigo rompe pelo quarto e aponta a caçadeira ao filho do rival. É aqui que entra em acção, colocando-se à frente do amado, para o proteger. No preciso momento em que a filha toma tal atitude, o patriarca dos Monteiro e Castro tem uma visão da mulher a fazer o mesmo por Joaquim no passado e, perante o apelo da filha, acaba por ceder.


acaba por dizer a Rafael para se ir embora, o que o deixa muito magoado. Revoltado e triste, o jovem chega a casa e fecha-se no quarto a beber uma garrafa de whisky.

No dia seguinte, o rapaz continua em baixo e pouco ou nada come. Após o jantar, volta a cumprir o mesmo ritual da noite anterior, tentando levar outra garrafa de whisky para o quarto, acabando por ser impedido pelo pai. Revoltado, o irmão de Joana volta a pegar na garrafa e sai de casa. Já embriagado, vai até à tasca e pede outra garrafa a Ju.


Na manhã seguinte, Joaquim estranha o facto de o filho não ter ido trabalhar cedo e decide ir ao quarto acordá-lo. Disposto a descobrir o que se passa com Rafael questiona-o, mas o rapaz culpa o pai por ter convencido a ir para a Herdade do Alto, argumentando que ela se virou contra eles e que, agora, tem de esquecê-la. Joaquim fica assombrado.


Andreia beija Lourenço




No dia em que Lourenço e os restantes colegas de equipa vão pedir desculpas a Cláudia, Andreia aparece de surpresa e dá um beijo na boca ao rapaz. O jovem fica sem reacção.


No mesmo momento, surgem Cláudia e Carneiro Seixas e os jogadores colocam-se todos em fila, enquanto Lourenço afasta Andreia. O futebolista começa a pedir desculpas, mas Cláudia diz que quer que todos, um por um, façam o mesmo gesto. Todos o fazem, ainda que contrariados. Mais tarde, Pedro oferece uma t-shirt a Lourenço com uma frase a dizer que as miúdas giras o adoram.


Algum tempo depois, já na sala de aula, Zé Milho pede aos alunos que dancem cabaret. Todos se juntam aos pares, e, quando Lourenço se prepara para ir buscar Marta para dançar, Andreia antecipa-se, novamente, e vai buscá-lo. Pouco depois, o professor pede que mudem de par e o rapaz dança, finalmente, com a amada. Andreia, furiosa, faz uma rasteira a Marta, que cai no chão, aflita com dores.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, depois de se ter envolvido em várias confusões, Alexandre confessa que é um agente infiltrado no tráfico, e que o seu objectivo é deter Leonel e desmantelar toda a rede.


Em Laços de Sangue, em casa da família Caldas Ribeiro, Diana recusa-se a dar os comprimidos a Frederico, fazendo com que o avô de João morra.


Em Passione, Clara sai da prisão, com a ajuda de Totó, acabando por aguardar julgamento em liberdade.


Em Caras e Bocas, Piedade e Jacques casam-se.


Quiosque: TV Guia, Telenovelas, ANA, Maria


José Fragoso: "O nosso objectivo é fazer bons programas e ter boas audiências"



José Fragoso, em entrevista à Correio TV, anteviu as próximas semanas da RTP1. Promete novas apostas na ficção, o regresso dos late-nights de fim-de-semana e a reformulação de alguns programas já existentes, como é o caso do Portugal No Coração ou Só Visto.

“Estamos a trabalhar na renovação do Portugal No Coração, que aparecerá no final do mês com novidades em termos de cenografia e com rubricas novas. O mesmo se passará com o TOP + e o Só Visto que estão também a ser objecto de reorganização de conteúdos e espaços. O Portugal Sem Fronteiras também vai aparecer renovado”, garante.

Sobre outras estreias da estação pública, José Fragoso promete, entre outras coisas, dois formatos completamente inovadores e que, segundo ele, “não são sitcoms nem programas de sketches ou de stand-up, nem sei como lhes vamos chamar quando os apresentarmos”

Director de programas da RTP desde Janeiro de 2008, José Fragoso considera que o mais importante na televisão pública não é liderar mas sim apresentar conteúdos transversais a todas as faixas etárias: “A RTP não é um canal comercial e por isso a nossa lógica obedece a critérios diferentes. A minha preocupação não deve ser em nenhum momento liderar. Se liderar é muito importante para nós, queremos ter público e chegar aos públicos todos. A preocupação é uma programação que possa ser vista por toda a gente”

Preocupado com a diversidade de conteúdos no canal 1, Fragoso lança farpas à concorrência realçando que na RTP os formatos de informação são contínuos e duradouros: “Temos formatos permanentes [na informação], não andamos a dizer que vamos investir na informação e daqui a duas semanas acabamos com um programa… Vejo permanentemente essas chamadas de atenção para o investimento na informação e depois o que acontece é que os programas desaparecem do ar sem deixar rasto…”

Afastando a hipótese de entrar no mercado da produção de telenovelas nacionais e apoiando a inclusão das transmissões futebolísticas na grelha do canal do estado, José Fragoso considera que a RTP é uma referência televisiva de serviço público ao nível europeu: “O serviço público não se esgota num canal. A RTP é uma grande marca de serviço público na Europa, como a TVE, a BBC… Temos um modelo de televisão em Portugal que se reparte por uma oferta muito vasta. Quando se fala em serviço público fala-se da RTP1, RTP2, RTPN, RTP Memória, dos canais internacionais”

Quiosque: Correio TV

"Cuidado Com a Língua" está de regresso à RTP



O famoso programa totalmente dedicado ao uso correcto da língua portuguesa está de regresso à RTP.

Diogo Infante vai regressar com o educativo formato Cuidado Com a Língua que nesta sétima temporada vai estar especialmente focado nas alterações promovidas pelo acordo ortográfico.

Todas as dúvidas e questões serão resolvidas em breve, nos ecrãs da televisão pública!

Quiosque: Correio TV

Momentos


Produzido pela Fremantle em 2007, e com apresentação de Sílvia Alberto, Aqui Há Talento colocou à prova as aptidões artísticas dos portugueses.
Com um prémio de 75 mil euros, os vencedores deste concurso foram os Abstractin'. Fazia parte dele, entre outros elementos, Rita Spider e Tiffanie Jorge, ex-concorrentes de Achas Que Sabes Dançar.
Relembre agora uma das actuações do grupo.


Fecho


Boa noite. Fechamos esta sexta-feira, dia 24 de Setembro, com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Este sábado começa com as melhores recordações televisivas em Momentos, logo a partir das 10h da manhã. Bom fim de semana!



A bomba explodiu

E pronto! Fátima Lopes chegou à TVI, viu e venceu. Surpresa? Zero! Ninguém que perceba minimamente de televisão (os hábitos dos consumidores, o contexto em que vivemos, as competências da apresentadora e os públicos disponíveis aquela hora) pode estar surpreendido com o impacto da estreia: nos dois primeiros dias de exibição, 40% de quota de mercado, liderança absoluta.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que Agora é que conta é simples e terrivelmente eficaz uma espécie de Não se esqueça da escova de dentes, mais A ganhar é que a gente se entende, mais Mesmo a Tempo: os jogos são tontos mas prendem, a conversa é rápida mas diverte. Algumas situações são tão absurdas que é difícil acreditar nelas, como a da mãe que partiu os dentes ao morder o filho e que, depois, foi à televisão toda contente contar o sucedido na esperança que a "dona Fátima" lhe ajudasse a pagar a factura do dentista.

O programa resulta por causa do pagamento das contas, claro, mas também porque na monotonia do que são as tardes televisivas há mais de uma década, Agora é que conta rompe com a lógica discursiva instalada: aqui não reina o fadinho desgraçado, mas sim o absurdo divertido. Se fosse emitido ao sábado à noite, ninguém acharia estranho. Não deixa de ser curioso que seja a televisão líder, a que menos precisava, afinal, a romper com esse status quo.

Fátima Lopes está muito bem neste registo diferente do que lhe conhecemos. Mas, assalta-me a pergunta, teria ela aceitado este tipo de programa se ele lhe tivesse sido proposto há dez meses pelos responsáveis da SIC?